quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

CALCANHAR DE AQUILES





 Segundo a mitologia grega, quando nasceu seu filho Aquiles, Tétis, esposa de Peleu, rei de Ftia, na Tessália, pretendeu que seria imortal.

​Para tanto passou-lhe ambrósia no corpo e o mergulhou no rio Estige, cujas águas deveriam torná-lo invulnerável.

Mas houve um descuido.

Ao fazê-lo, segurou-o por um calcanhar, a única parte de seu corpo não que não recebeu o banho mágico.

​Foi sua perdição.


Na Guerra de Tróia, Aquiles foi morto por Páris, que lhe desfechou uma flecha envenenada, atingindo-o no pé desprotegido.

​Daí a expressão “calcanhar de Aquiles” –  o ponto fraco, a parte vulnerável, num mecanismo, numa estrutura, numa pessoa…

• O calcanhar de Aquiles do Titanic, que provocou seu naufrágio, foi o casco frágil, fruto da ganância dos produtores, que forneceram chapas de aço inferior para a construção
• O calcanhar de Aquiles do Zepelim, dirigível de imensa estrutura que se elevava aos ares, era o hidrogênio altamente inflamável que lhe servia de sustentação, causando trágicos e monumentais incêndios. 

• O calcanhar de Aquiles da educação no Brasil é a crônica falta de recursos.

• O calcanhar de Aquiles de Garrincha (1933-1983), o endiabrado bicampeão mundial de futebol, era o alcoolismo, que precipitou sua morte prematura.

• O calcanhar de Aquiles de Judas Iscariotes foi a ambição, que comprometeu irremediavelmente sua tarefa como discípulo de Jesus.

​***

​A reencarnação é como um mergulho nos turbilhões da matéria.

Revestimo-nos de uma “armadura carnal” que nos oferece relativa proteção diante das investidas de inimigos e malfeitores do Além.

Não fosse assim e estaríamos inteiramente à sua mercê, como desprevenidos viajores em terra de assaltantes.

​Não obstante, temos o nosso “calcanhar de Aquiles”.

​Para situá-lo, lembremos um balão.

​Inflado indefinidamente terá um limite de expansão. Tenderá a romper-se onde for mais fina e frágil a borracha de que é feito.

​Algo assim ocorre quando sofremos influências espirituais inferiores, gerando tensões e angústias que repercutem em nossos pontos vulneráveis, com consequências imediatas:

Nenhum comentário:

Postar um comentário