Pular para o conteúdo principal

BEM-VINDO ENLACE




 
Em O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. 1, item 8, o magnânimo codificador da Doutrina Espírita, Allan Kardec, enfatiza que "a Ciência e a Religião são os dois instrumentos da inteligência humana. Uma revela as leis do mundo material e a outra as do mundo moral; mas como ambas têm o mesmo princípio, que é Deus, não se podem contradizer. Se uma fosse a negação da outra, necessariamente que uma estaria fora da razão e a outra com ela, pois Deus não viria destruir a sua própria obra. A incompatibilidade que se supôs haver entre essas duas ordens de leis proveio da falta de observação e do grande exclusivismo de cada uma das partes. Daí o conflito que gerou a incredulidade e a ignorância.


“São chegados os tempos em que os ensinos do Cristo devem ter a sua execução, em que o véu propositadamente lançado sobre alguns pontos desses ensinos deve ser erguido, em que a Ciência, deixando de ser exclusivamente materialista, tem de levar em conta o elemento espiritual, e em que a Religião, deixando de ignorar as leis orgânicas e imutáveis da matéria, reconheça que estas duas forças se amparam uma à outra e seguem harmonicamente, prestando-se mútuo auxílio. A Religião, já não sendo mais desmentida pela Ciência, adquirirá então uma força invulnerável, porque estará de acordo com a razão, e terá a seu favor a irresistível lógica dos fatos”.

Cada vez mais a ciência se agrega aos conceitos espíritas e o tempo chegará em que o casamento efetivo acontecerá, com a ciência amalgamando-se com a Doutrina Espírita. Enfim, o enlace tão esperado e aguardado, desde que o Pai Amado é o presente criador de tudo.

Na internet, está sendo divulgada a informação de que cientistas brasileiros fizeram descoberta inusitada, confirmando que a energia humana emanada da mão pode curar.

Trata-se de um estudo desenvolvido recentemente pela USP (Universidade de São Paulo), em conjunto com a Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), comprovando que a energia liberada pelas mãos tem o poder de curar qualquer tipo de mal-estar.



BOX-1   Ratificação Científica do Johrei, do Passe Espírita e da Imposição de Mãos no Evangelho

É observado, na internet, que o trabalho foi elaborado devido às técnicas manuais já conhecidas na sociedade, caso do Johrei, utilizada pela igreja Messiânica do Brasil e, no Espiritismo, do chamado passe. Importante considerar que o Cristo usava a imposição das mãos para realizar curas ou para abençoar as pessoas, sendo agora ratificado pela ciência hodierna.

No Evangelho de Mateus (XIX, 13-15), é descrito que “foram apresentados a Jesus vários meninos, para ele lhes impor as mãos e orar por eles”. Marcos ressalta que “os meninos que foram apresentados a Jesus foram abençoados por ele, pondo sobre eles as mãos” (X, 13 -16). Como, igualmente, “em Nazaré, sua pátria, Jesus curou alguns poucos enfermos, impondo-lhes as mãos” (Marcos VI, 1 a 6).

Quase sempre nos Evangelhos, quando o Mestre curava alguém, é descrita a prática do uso das mãos: “Um surdo-mudo pedia para que Jesus pusesse a mão sobre ele para o curar” (Marcos VII, 31 a 37). “O cego de Betsaida ficou curado com a imposição das mãos de Jesus” (Marcos VIII, 22-26). “E quando já era posto o sol, todos os que tinham enfermos de diversas moléstias, lhos traziam. E ele, pondo as mãos sobre cada um, sarava-os” (Lucas IV, 40).

Muito comentada a passagem descrita em Lucas XIII, 11-13: “Vendo a mulher que estava possessa dum espírito que a tinha doente havia 18 anos, e andava ela curvada, e não podia absolutamente olhar para cima, Jesus chamou-a a si, e lhe disse: Mulher, estás livre do teu mal. E pôs sobre ela as mãos, e no mesmo instante ficou ereta, e glorificava a Deus”.

Houve algumas exceções, como no Evangelho de Mateus 8:8, descrevendo Jesus curando o servo do centurião sem passar perto da sua casa, à distância.



BOX-2- Como iniciou e como é explicada a Importante Pesquisa Brasileira

Em relação ao trabalho científico, revelado na rede virtual, tudo começou em 2000, com o tema de mestrado do pesquisador Ricardo Monezi, na Faculdade de Medicina da USP. O insigne doutor teve a iniciativa de investigar quais seriam os possíveis efeitos da prática de imposição das mãos e que se interessou pelo assunto por conta de uma vivência própria, onde “o Reiki (técnica) já havia lhe ajudado, na adolescência, a sair de uma crise de depressão”.

Segundo o cientista, hoje pesquisador da Unifesp, durante seu mestrado foram investigados os efeitos da imposição em camundongos, nos quais foi possível observar um notável ganho de potencial das células de defesa contra células tumorais. “Agora, no meu doutorado que está sendo finalizado na Unifesp, estudamos não apenas os efeitos fisiológicos, mas também os psicológicos”.

Segundo a informação pela internet, “a constatação no estudo de que a imposição de mãos libera energia capaz de produzir bem-estar foi possível porque a ciência atual ainda não possui uma precisão exata sobre esses efeitos. A ciência chama estas energias de ‘energias sutis’, e também considera que o espaço onde elas estão inseridas esteja próximo às frequências eletromagnéticas de baixo nível”.

Foram constatadas a redução da percepção de tensão, do stress e de sintomas relacionados à ansiedade e à depressão. “O interessante é que este tipo de imposição oferece a sensação de relaxamento e plenitude. E além de garantir mais energia e disposição”. 

Finalizando, foi descrito que, no estudo do mestrado, foram utilizados 60 ratos, enquanto, no doutorado, foram avaliados 44 idosos com queixas de stress. A partir de abril de 2018, a Unifesp está prestes a iniciar novas pesquisas em relação aos efeitos do Reiki e práticas semelhantes.



BOX3- Outros Valiosos Trabalhos Científicos comprovando a Importância da Fé

Na última década, muitas pesquisas estão vindo a lume, referendando o fator espiritual no efeito de cura dos pacientes. Por exemplo, a quarta escola de medicina mais antiga dos Estados Unidos, localizada em Hanover, New Hampshire, “A Geisel School of Medicine”, revelou um estudo realizado com 232 pacientes operados do coração, apresentando um percentual de cura dos pacientes religiosos três vezes superior ao dos que não apareciam como interessados por qualquer crença. Outra pesquisa, realizada no North Carolina Hospital, demonstrou que a depressão, a par com as doenças físicas, tem incidência menor em pessoas religiosas.

Pesquisadores da Universidade Columbia, nos EUA, publicaram um estudo, observando que o córtex cerebral de pessoas religiosas é mais espesso, o que proporciona um risco menor de desenvolver depressão do que as que não nutrem sentimentos religiosos.

Mais uma vez a fé aparece relacionada à boa saúde: A McMaster University, em Ontário, Canadá, desenvolveu uma pesquisa declarando que as pessoas religiosas regularmente têm menos propensão que as demais a desenvolver diabetes ou pressão arterial elevada e, quando adoecem, lidam melhor com o infortúnio que os não religiosos. A crença religiosa serve, segundo a pesquisa, como algo “terapêutico”.

Na Universidade de Missouri foi realizado um estudo onde foi observado que as crenças espirituais ajudam as pessoas a desenvolver uma melhor saúde mental. A pesquisa demonstrou que pessoas religiosas têm melhor resposta a doenças físicas do que ateus e agnósticos, inclusive alta capacidade de superar ou conviver com doenças crônicas.

Realmente, muito próximos estamos do momento em que a ciência atestará os fenômenos transcendentais, sabendo que, nos Estados Unidos e Inglaterra, já existe o projeto AWARE, consistindo na colocação de painéis, fotografias e objetos em prateleiras escondidas no teto dos centros cirúrgicos e das salas de emergência, a fim de, nos casos de Desdobramento ou Projeção da Consciência do Espírito (“Quase-Morte), possam ser observados pelo ser extrafísico, fora do corpo que se apresenta em aparente morte, em completa parada cardiorrespiratória.

No Canadá, foi elaborado o chamado COOL STUDY, com figuras projetadas no chão durante as cirurgias com indução de paradas cardíacas. No momento em que o indivíduo retornar da “ressurreição” realizada, e relatar que viu, em pleno desdobramento, do alto, as imagens no chão, estará comprovado que a mente é extrafísica e o cérebro é apenas o local onde ela se manifesta, conforme já apontam as atuais pesquisas científicas.



BOX-4- O Esplendor da Luminosa Alvorada  

Com a comprovação científica do transcendental, uma nova era surgirá para a humanidade, conforme Kardec previu, dizendo: “Uma vez constatadas pela experiência essa relação, uma nova luz se fez: a luz se dirigiu à razão, esta nada encontrou de ilógico na fé, e o materialismo foi vencido” (“OESE”, cap. I:8).

Quem estiver encarnado, nessa sublime época, acreditamos, não muito distante, presenciará as sublimes consequências decorrentes desse grande porvir, sacudindo a humanidade e descerrando os véus do obscurantismo científico e religioso dogmático.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PESTALOZZI E KARDEC - QUEM É MESTRE DE QUEM?¹

Por Dora Incontri (*) A relação de Pestalozzi com seu discípulo Rivail não está documentada, provavelmente por mais uma das conspirações do silêncio que pesquisadores e historiadores impõem aos praticantes da heresia espírita ou espiritualista. Digo isto, porque há 13 volumes de cartas de Pestalozzi a amigos, familiares, discípulos, reis, aristocratas, intelectuais da Europa inteira. Há um 14º volume, recentemente publicado, que são cartas de amigos a Pestalozzi. Em nenhum deles há uma única carta de Pestalozzi a Rivail ou vice-versa. Pestalozzi sonhava implantar seu método na França, a ponto de ter tido uma entrevista com o próprio Napoleão Bonaparte, que aliás se mostrou insensível aos seus planos. Escreveu em 1826 um pequeno folheto sobre suas ideias em francês. Seria quase impossível que não trocasse sequer um bilhete com Rivail, que se assinava seu discípulo e se esforçava por divulgar seu método em Paris. Pestalozzi, com seu caráter emotivo e amoroso, não era de ...

OS FILHOS DE BEZERRA DE MENEZES

                              As biografias escritas sobre Bezerra de Menezes apresentam lacunas em relação a sua vida familiar. Em quase duas décadas de pesquisas, rastreando as pegadas luminosas desse que é, indubitavelmente, a maior expressão do Espiritismo no Brasil do século XIX, obtivemos alguns documentos que nos permitem esclarecer um pouco mais esse enigma. Mais recentemente, com a ajuda do amigo Chrysógno Bezerra de Menezes, parente do Médico dos Pobres residente no Rio de Janeiro, do pesquisador Jorge Damas Martins e, particularmente, da querida amiga Lúcia Bezerra, sobrinha-bisneta de Bezerra, residente em Fortaleza, conseguimos montar a maior parte desse intricado quebra-cabeças, cujas informações compartilhamos neste mês em que relembramos os 180 anos de seu nascimento.             Bezerra casou-se...

DEUS¹

  No átimo do segundo em que Deus se revela, o coração escorrega no compasso saltando um tom acima de seu ritmo. Emociona-se o ser humano ao se saber seguro por Aquele que é maior e mais pleno. Entoa, então, um cântico de louvor e a oração musicada faz tremer a alma do crente que, sem muito esforço, sente Deus em si.

SOCIALISMO E ESPIRITISMO: Uma revista espírita

“O homem é livre na medida em que coloca seus atos em harmonia com as leis universais. Para reinar a ordem social, o Espiritismo, o Socialismo e o Cristianismo devem dar-se nas mãos; do Espiritismo pode nascer o Socialismo idealista.” ( Arthur Conan Doyle) Allan Kardec ao elaborar os princípios da unidade tinha em mente que os espíritas fossem capazes de tecer uma teia social espírita , de base morfológica e que daria suporte doutrinário para as Instituições operarem as transformações necessárias ao homem. A unidade de princípios calcada na filosofia social espírita daria a liga necessária à elasticidade e resistência aos laços que devem unir os espíritas no seio dos ideais do socialismo-cristão. A opção por um “espiritismo religioso” fundado pelo roustainguismo de Bezerra Menezes, através da Federação Espírita Brasileira, e do ranço católico de Luiz de Olympio Telles de Menezes, na Bahia, sufocou no Brasil o vetor socialista-cristão da Doutrina Espírita. Telles, ao ...

SOBRE ATALHOS E O CAMINHO NA CONSTRUÇÃO DE UM MUNDO JUSTO E FELIZ... (1)

  NOVA ARTICULISTA: Klycia Fontenele, é professora de jornalismo, escritora e integrante do Coletivo Girassóis, Fortaleza (CE) “Você me pergunta/aonde eu quero chegar/se há tantos caminhos na vida/e pouca esperança no ar/e até a gaivota que voa/já tem seu caminho no ar...”[Caminhos, Raul Seixas]   Quem vive relativamente tranquilo, mas tem o mínimo de sensibilidade, e olha o mundo ao redor para além do seu cercado se compadece diante das profundas desigualdades sociais que maltratam a alma e a carne de muita gente. E, se porventura, também tenha empatia, deseja no íntimo, e até imagina, uma sociedade que destrua a miséria e qualquer outra forma de opressão que macule nossa vida coletiva. Deseja, sonha e tenta construir esta transformação social que revolucionaria o mundo; que revolucionará o mundo!

ESPIRITISMO E POLÍTICA¹

  Coragem, coragem Se o que você quer é aquilo que pensa e faz Coragem, coragem Eu sei que você pode mais (Por quem os sinos dobram. Raul Seixas)                  A leitura superficial de uma obra tão vasta e densa como é a obra espírita, deixada por Allan Kardec, resulta, muitas vezes, em interpretações limitadas ou, até mesmo, equivocadas. É por isso que inicio fazendo um chamado, a todos os presentes, para que se debrucem sobre as obras que fundamentam a Doutrina Espírita, através de um estudo contínuo e sincero.

O AUTO-DE-FÉ E A REENCARNAÇÃO DO BISPO DE BARCELONA¹ (REPOSTAGEM)

“Espíritas de todos os países! Não esqueçais esta data: 9 de outubro de 1861; será marcada nos fastos do Espiritismo. Que ela seja para vós um dia de festa, e não de luto, porque é a garantia de vosso próximo triunfo!”  (Allan Kardec)             Por Jorge Luiz                  Cento e sessenta e três anos passados do Auto-de-Fé de Barcelona, um dos últimos atos do Santo Ofício, na Espanha.             O episódio culminou com a apreensão e queima de 300 volumes e brochuras sobre o Espiritismo - enviados por Allan Kardec ao livreiro Maurice Lachâtre - por ordem do bispo de Barcelona, D. Antonio Parlau y Termens, que assim sentenciou: “A Igreja católica é universal, e os livros, sendo contrários à fé católica, o governo não pode consentir que eles vão perverter a moral e a religião de outros países.” ...

É HORA DE ESPERANÇARMOS!

    Pé de mamão rompe concreto e brota em paredão de viaduto no DF (fonte g1)   Por Alexandre Júnior Precisamos realmente compreender o que significa este momento e o quanto é importante refletirmos sobre o resultado das urnas. Não é momento de desespero e sim de validarmos o esperançar! A História do Brasil é feita de invasão, colonização, escravização, exploração e morte. Seria ingenuidade nossa imaginarmos que este tipo de política não exerce influência na formação do nosso povo.

O ESPIRITISMO É PROGRESSISTA

  “O Espiritismo conduz precisamente ao fim que se propõe todos os homens de progresso. É, pois, impossível que, mesmo sem se conhecer, eles não se encontrem em certos pontos e que, quando se conhecerem, não se deem - a mão para marchar, na mesma rota ao encontro de seus inimigos comuns: os preconceitos sociais, a rotina, o fanatismo, a intolerância e a ignorância.”   Revista Espírita – junho de 1868, (Kardec, 2018), p.174   Viver o Espiritismo sem uma perspectiva social, seria desprezar aquilo que de mais rico e produtivo por ele nos é ofertado. As relações que a Doutrina Espírita estabelece com as questões sociais e as ciências humanas, nos faculta, nos muni de conhecimentos, condições e recursos para atravessarmos as nossas encarnações como Espíritos mais atuantes com o mundo social ao qual fazemos parte.

OS ESPÍRITAS E OS GASPARETTOS

“Não tenho a menor pretensão de falar para quem não quer me ouvir. Não vou perder meu tempo. Não vou dar pérolas aos porcos.” (Zíbia Gaspareto) “Às vezes estamos tão separados, ao ponto de uma autoridade religiosa, de um outro culto dizer: “Os espíritas do Brasil conseguiram um prodígio:   conseguiram ser inimigos íntimos.” ¹ (Chico Xavier )                            Li com interesse a reportagem publicada na revista Isto É , de 30 de maio de 2013, sobre a matéria de capa intitulada “O Império Espírita de Zíbia Gasparetto”. (leia matéria na íntegra)             A começar pelo título inapropriado já que a entrevistada confessou não ter religião e autodenominou-se ex-espírita , a matéria trouxe poucas novidades dos eventos anteriores. Afora o movimento financeiro e ...