Pular para o conteúdo principal

BEM-VINDO ENLACE




 
Em O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. 1, item 8, o magnânimo codificador da Doutrina Espírita, Allan Kardec, enfatiza que "a Ciência e a Religião são os dois instrumentos da inteligência humana. Uma revela as leis do mundo material e a outra as do mundo moral; mas como ambas têm o mesmo princípio, que é Deus, não se podem contradizer. Se uma fosse a negação da outra, necessariamente que uma estaria fora da razão e a outra com ela, pois Deus não viria destruir a sua própria obra. A incompatibilidade que se supôs haver entre essas duas ordens de leis proveio da falta de observação e do grande exclusivismo de cada uma das partes. Daí o conflito que gerou a incredulidade e a ignorância.


“São chegados os tempos em que os ensinos do Cristo devem ter a sua execução, em que o véu propositadamente lançado sobre alguns pontos desses ensinos deve ser erguido, em que a Ciência, deixando de ser exclusivamente materialista, tem de levar em conta o elemento espiritual, e em que a Religião, deixando de ignorar as leis orgânicas e imutáveis da matéria, reconheça que estas duas forças se amparam uma à outra e seguem harmonicamente, prestando-se mútuo auxílio. A Religião, já não sendo mais desmentida pela Ciência, adquirirá então uma força invulnerável, porque estará de acordo com a razão, e terá a seu favor a irresistível lógica dos fatos”.

Cada vez mais a ciência se agrega aos conceitos espíritas e o tempo chegará em que o casamento efetivo acontecerá, com a ciência amalgamando-se com a Doutrina Espírita. Enfim, o enlace tão esperado e aguardado, desde que o Pai Amado é o presente criador de tudo.

Na internet, está sendo divulgada a informação de que cientistas brasileiros fizeram descoberta inusitada, confirmando que a energia humana emanada da mão pode curar.

Trata-se de um estudo desenvolvido recentemente pela USP (Universidade de São Paulo), em conjunto com a Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), comprovando que a energia liberada pelas mãos tem o poder de curar qualquer tipo de mal-estar.



BOX-1   Ratificação Científica do Johrei, do Passe Espírita e da Imposição de Mãos no Evangelho

É observado, na internet, que o trabalho foi elaborado devido às técnicas manuais já conhecidas na sociedade, caso do Johrei, utilizada pela igreja Messiânica do Brasil e, no Espiritismo, do chamado passe. Importante considerar que o Cristo usava a imposição das mãos para realizar curas ou para abençoar as pessoas, sendo agora ratificado pela ciência hodierna.

No Evangelho de Mateus (XIX, 13-15), é descrito que “foram apresentados a Jesus vários meninos, para ele lhes impor as mãos e orar por eles”. Marcos ressalta que “os meninos que foram apresentados a Jesus foram abençoados por ele, pondo sobre eles as mãos” (X, 13 -16). Como, igualmente, “em Nazaré, sua pátria, Jesus curou alguns poucos enfermos, impondo-lhes as mãos” (Marcos VI, 1 a 6).

Quase sempre nos Evangelhos, quando o Mestre curava alguém, é descrita a prática do uso das mãos: “Um surdo-mudo pedia para que Jesus pusesse a mão sobre ele para o curar” (Marcos VII, 31 a 37). “O cego de Betsaida ficou curado com a imposição das mãos de Jesus” (Marcos VIII, 22-26). “E quando já era posto o sol, todos os que tinham enfermos de diversas moléstias, lhos traziam. E ele, pondo as mãos sobre cada um, sarava-os” (Lucas IV, 40).

Muito comentada a passagem descrita em Lucas XIII, 11-13: “Vendo a mulher que estava possessa dum espírito que a tinha doente havia 18 anos, e andava ela curvada, e não podia absolutamente olhar para cima, Jesus chamou-a a si, e lhe disse: Mulher, estás livre do teu mal. E pôs sobre ela as mãos, e no mesmo instante ficou ereta, e glorificava a Deus”.

Houve algumas exceções, como no Evangelho de Mateus 8:8, descrevendo Jesus curando o servo do centurião sem passar perto da sua casa, à distância.



BOX-2- Como iniciou e como é explicada a Importante Pesquisa Brasileira

Em relação ao trabalho científico, revelado na rede virtual, tudo começou em 2000, com o tema de mestrado do pesquisador Ricardo Monezi, na Faculdade de Medicina da USP. O insigne doutor teve a iniciativa de investigar quais seriam os possíveis efeitos da prática de imposição das mãos e que se interessou pelo assunto por conta de uma vivência própria, onde “o Reiki (técnica) já havia lhe ajudado, na adolescência, a sair de uma crise de depressão”.

Segundo o cientista, hoje pesquisador da Unifesp, durante seu mestrado foram investigados os efeitos da imposição em camundongos, nos quais foi possível observar um notável ganho de potencial das células de defesa contra células tumorais. “Agora, no meu doutorado que está sendo finalizado na Unifesp, estudamos não apenas os efeitos fisiológicos, mas também os psicológicos”.

Segundo a informação pela internet, “a constatação no estudo de que a imposição de mãos libera energia capaz de produzir bem-estar foi possível porque a ciência atual ainda não possui uma precisão exata sobre esses efeitos. A ciência chama estas energias de ‘energias sutis’, e também considera que o espaço onde elas estão inseridas esteja próximo às frequências eletromagnéticas de baixo nível”.

Foram constatadas a redução da percepção de tensão, do stress e de sintomas relacionados à ansiedade e à depressão. “O interessante é que este tipo de imposição oferece a sensação de relaxamento e plenitude. E além de garantir mais energia e disposição”. 

Finalizando, foi descrito que, no estudo do mestrado, foram utilizados 60 ratos, enquanto, no doutorado, foram avaliados 44 idosos com queixas de stress. A partir de abril de 2018, a Unifesp está prestes a iniciar novas pesquisas em relação aos efeitos do Reiki e práticas semelhantes.



BOX3- Outros Valiosos Trabalhos Científicos comprovando a Importância da Fé

Na última década, muitas pesquisas estão vindo a lume, referendando o fator espiritual no efeito de cura dos pacientes. Por exemplo, a quarta escola de medicina mais antiga dos Estados Unidos, localizada em Hanover, New Hampshire, “A Geisel School of Medicine”, revelou um estudo realizado com 232 pacientes operados do coração, apresentando um percentual de cura dos pacientes religiosos três vezes superior ao dos que não apareciam como interessados por qualquer crença. Outra pesquisa, realizada no North Carolina Hospital, demonstrou que a depressão, a par com as doenças físicas, tem incidência menor em pessoas religiosas.

Pesquisadores da Universidade Columbia, nos EUA, publicaram um estudo, observando que o córtex cerebral de pessoas religiosas é mais espesso, o que proporciona um risco menor de desenvolver depressão do que as que não nutrem sentimentos religiosos.

Mais uma vez a fé aparece relacionada à boa saúde: A McMaster University, em Ontário, Canadá, desenvolveu uma pesquisa declarando que as pessoas religiosas regularmente têm menos propensão que as demais a desenvolver diabetes ou pressão arterial elevada e, quando adoecem, lidam melhor com o infortúnio que os não religiosos. A crença religiosa serve, segundo a pesquisa, como algo “terapêutico”.

Na Universidade de Missouri foi realizado um estudo onde foi observado que as crenças espirituais ajudam as pessoas a desenvolver uma melhor saúde mental. A pesquisa demonstrou que pessoas religiosas têm melhor resposta a doenças físicas do que ateus e agnósticos, inclusive alta capacidade de superar ou conviver com doenças crônicas.

Realmente, muito próximos estamos do momento em que a ciência atestará os fenômenos transcendentais, sabendo que, nos Estados Unidos e Inglaterra, já existe o projeto AWARE, consistindo na colocação de painéis, fotografias e objetos em prateleiras escondidas no teto dos centros cirúrgicos e das salas de emergência, a fim de, nos casos de Desdobramento ou Projeção da Consciência do Espírito (“Quase-Morte), possam ser observados pelo ser extrafísico, fora do corpo que se apresenta em aparente morte, em completa parada cardiorrespiratória.

No Canadá, foi elaborado o chamado COOL STUDY, com figuras projetadas no chão durante as cirurgias com indução de paradas cardíacas. No momento em que o indivíduo retornar da “ressurreição” realizada, e relatar que viu, em pleno desdobramento, do alto, as imagens no chão, estará comprovado que a mente é extrafísica e o cérebro é apenas o local onde ela se manifesta, conforme já apontam as atuais pesquisas científicas.



BOX-4- O Esplendor da Luminosa Alvorada  

Com a comprovação científica do transcendental, uma nova era surgirá para a humanidade, conforme Kardec previu, dizendo: “Uma vez constatadas pela experiência essa relação, uma nova luz se fez: a luz se dirigiu à razão, esta nada encontrou de ilógico na fé, e o materialismo foi vencido” (“OESE”, cap. I:8).

Quem estiver encarnado, nessa sublime época, acreditamos, não muito distante, presenciará as sublimes consequências decorrentes desse grande porvir, sacudindo a humanidade e descerrando os véus do obscurantismo científico e religioso dogmático.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PESTALOZZI E KARDEC - QUEM É MESTRE DE QUEM?¹

Por Dora Incontri (*) A relação de Pestalozzi com seu discípulo Rivail não está documentada, provavelmente por mais uma das conspirações do silêncio que pesquisadores e historiadores impõem aos praticantes da heresia espírita ou espiritualista. Digo isto, porque há 13 volumes de cartas de Pestalozzi a amigos, familiares, discípulos, reis, aristocratas, intelectuais da Europa inteira. Há um 14º volume, recentemente publicado, que são cartas de amigos a Pestalozzi. Em nenhum deles há uma única carta de Pestalozzi a Rivail ou vice-versa. Pestalozzi sonhava implantar seu método na França, a ponto de ter tido uma entrevista com o próprio Napoleão Bonaparte, que aliás se mostrou insensível aos seus planos. Escreveu em 1826 um pequeno folheto sobre suas ideias em francês. Seria quase impossível que não trocasse sequer um bilhete com Rivail, que se assinava seu discípulo e se esforçava por divulgar seu método em Paris. Pestalozzi, com seu caráter emotivo e amoroso, não era de ...

FILOSOFIA DE VIDA

  Por Doris Gandres Deolindo Amorim, renomado espírita, em seu livro O Espiritismo e os Problemas Humanos, capítulo Definição e Opção, afirma que: “O Espiritismo é, para nós, uma filosofia de vida, não é simplesmente uma crença”.   E continua afirmando, no capítulo Entre Deus e César, que: “o pensamento social da doutrina espírita ainda não foi descoberto em sua plenitude”; e ainda que: “a doutrina espírita nunca esteve e não está à margem dos problemas humanos.” (1) Essa visão clara do pensamento e do aspecto social do Espiritismo deve ser, ou deveria ser, de suma importância para o espírita. E, certamente, quando se lê inteiramente esses capítulos, percebe-se nitidamente que Deolindo não está se referindo ao assistencialismo, lamentavelmente ainda necessário e largamente praticado por vários segmentos religiosos e laicos. Ele se refere à questão social propriamente dita, que abrange a situação e a condição de vida das criaturas; aquela que se debruça sobre os problemas...

OS FILHOS DE BEZERRA DE MENEZES

                              As biografias escritas sobre Bezerra de Menezes apresentam lacunas em relação a sua vida familiar. Em quase duas décadas de pesquisas, rastreando as pegadas luminosas desse que é, indubitavelmente, a maior expressão do Espiritismo no Brasil do século XIX, obtivemos alguns documentos que nos permitem esclarecer um pouco mais esse enigma. Mais recentemente, com a ajuda do amigo Chrysógno Bezerra de Menezes, parente do Médico dos Pobres residente no Rio de Janeiro, do pesquisador Jorge Damas Martins e, particularmente, da querida amiga Lúcia Bezerra, sobrinha-bisneta de Bezerra, residente em Fortaleza, conseguimos montar a maior parte desse intricado quebra-cabeças, cujas informações compartilhamos neste mês em que relembramos os 180 anos de seu nascimento.             Bezerra casou-se...

TRANSFORMAÇÃO SOCIAL

  Por Jerri Almeida A aspiração por uma sociedade mais justa e feliz, esteve presente em vários momentos na história do pensamento ocidental. O humanista inglês Thomas More, ao escrever seu livro A Utopia, no século XVI, imaginou uma ilha aonde seus habitantes viviam felizes, num sistema social justo e sábio, retomando a ideia da república em Platão. Condorcet, no final do século XVIII, havia escrito nas páginas de seu Tableau , dez etapas para o avanço triunfal da humanidade, rumo à ciência, à sabedoria e à felicidade.  Mais tarde, Victor Hugo, em sua magistral obra: Os Miseráveis , de 1862, escreveu: “Cidadãos, o século XIX é grandioso, mas o século XX será feliz [...]. Não se terá mais a temer a fome e a exploração, [...] a miséria, as batalhas e todas as rapinagens do acaso na floresta dos acontecimentos. Poder-se-ia quase dizer: não haverá mais acontecimentos. Seremos felizes.[...]”. Havia um imaginário, um otimismo literário no tocante aos avanços e promessas de um mundo...

O ESPÍRITO DA JUSTIÇA

    "O que é justiça? É ela possível? E se ela não devesse ser possível,  como se  haveria de suportar a vida?" - desse modo eu me  questionava  sem cessar. Assustava-me profundamente  encontrar por toda parte  onde escavava em mim mesmo apenas paixões,  apenas perspectivas  de um ângulo, apenas a inescrupulosidade daquilo a que já  faltam as pré-condições  da justiça: onde estava a circunspecção?  - ou seja,  a circunspecção a partir  da compreensão vasta?  (Nietzsche)         “ – A justiça consiste no respeito aos direitos de cada um.” Assim definem os Espíritos a justiça, na questão nº 875 de “O Livro dos Espíritos.” Esses direitos, respondem os Espíritos na questão seguinte, são determinados pela lei humana e a lei natural. A lei humana é fadada ao progresso moral das civilizações. A segunda, apoiada na afirmativa de Jesus “Querer para os outros o que querereis p...

UM POUCO DE CHICO XAVIER POR SUELY CALDAS SCHUBERT - PARTE II

  6. Sobre o livro Testemunhos de Chico Xavier, quando e como a senhora contou para ele do que estava escrevendo sobre as cartas?   Quando em 1980, eu lancei o meu livro Obsessão/Desobsessão, pela FEB, o presidente era Francisco Thiesen, e nós ficamos muito amigos. Como a FEB aprovou o meu primeiro livro, Thiesen teve a ideia de me convidar para escrever os comentários da correspondência do Chico. O Thiesen me convidou para ir à FEB para me apresentar uma proposta. Era uma pequena reunião, na qual estavam presentes, além dele, o Juvanir de Souza e o Zeus Wantuil. Fiquei ciente que me convidavam para escrever um livro com os comentários da correspondência entre Chico Xavier e o então presidente da FEB, Wantuil de Freitas 5, desencarnado há bem tempo, pai do Zeus Wantuil, que ali estava presente. Zeus, cuidadosamente, catalogou aquelas cartas e conseguiu fazer delas um conjunto bem completo no formato de uma apostila, que, então, me entregaram.

PROGRAMA ANTENA ESPÍRITA - 8 ANOS NO AR¹

Por Roberto Caldas (*) Antena Espírita completa 08 anos de circulação, nesse setembro de 2014, a partir das ondas hertzianas da Rádio Cidade AM 860 e pelo acesso www.cidadeam860.com.br , com transmissão global e gerando uma onda invisível que se encontra muito além do que podemos imaginar, limitados que estamos pelo ponto de vista fragmentado que o corpo físico nos confere. Sua criação e manutenção, mais do que uma empreitada necessária ao encargo desses humildes serviçais que semana pós semana ocupam esse estúdio de rádio, estão ancoradas numa iniciativa muito maior, sob o comando da espiritualidade que julga urgente e necessária a divulgação da mensagem espírita para o mundo.

IDOSOS, UNI-VOS!

 Quinta-feira, em um lugar qualquer, 61.000.003 a.C, em um conclave de dinossauros, o ancião de todos, consciente de que não podia acompanhar o rebanho - levantava-se 16 vezes na noite – decidiu que deveria ser jogado no penhasco, em um tonel de piche. A partir daquele dia, aquela data passou a ser conhecida pelo “dia do arremesso” . Para todo dinossauro, ao completar 72 anos de idade, um familiar deveria cumprir o dito ritual. O genro poderia fazê-lo também. Essa é a história relatada em um episódio da “Família Dinossauro”, série americana que, apesar de ser concebida como um programa infantil, é uma sátira da sociedade e dos costumes da classe média daquele país, apresentada entre os anos de 1991 a 1994.

ATAVISMO DO SENHORIO: A GÊNESE DO DESEJO DE EXPLORAR

     Por Jorge Luiz De onde brota esse desejo insaciável de oprimir e explorar o outro, transformando a vida alheia em mero recurso para o proveito próprio?   A Inquietação Fundamental e a Soberba O filme Guerra do Fogo , embora ficcional, é emblemático para determinar a disputa de duas tribos pelo domínio do fogo, que só uma sabia produzi-lo. O fogo não representava só o calor e a arma para enfrentar os predadores, mas, sim, um “poder tecnológico”. Quem o possuía dominava o ambiente e outras tribos. A tribo que rouba o fogo não quer apenas sobreviver; ela descobre que o medo da outra tribo a torna “soberana”. (*) O cientista britânico Robert Winston considera que o instinto de dominação é uma herança instintiva da nossa luta pela sobrevivência, proporcionada pela testosterona. Sabemos, diz ele, que para enfrentar os predadores violentos, os hominídeos tinham de ser fortes e poderosos. É ela a responsável pela formação da massa muscular e, portanto, da form...

A REENCARNAÇÃO DE SEGISMUNDO

            O material empírico acerca da comprovação da reencarnação disponível já é suficiente para que a ciência materialista a aceite como lei biológica. Esse material é oriundo de várias matrizes de pesquisas, que sejam das lembranças espontâneas de vivências passadas em crianças, principalmente as encabeçadas por Ian Stevenson (1918 - 2007), desenvolvidas por mais de 40 anos. Da mesma forma, o milhares de casos de regressão de memórias às vidas passadas como terapia, com vistas a soluções para a cura de enfermidades psicossomáticas (TRVP). As experiências de quase morte (EQM), além das pesquisas desenvolvidas pela Transcomunicação instrumental através de meios eletrônicos (TCI).