quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

KARDEC E HAECKEL






 
Allan Kardec (1804-1869)


Não se tem notícia se um sabia da existência do outro, mas o fato é que o professor francês Hippolyute Léon Denizard Rivail (que chamaremos aqui de Allan Kardec, pseudônimo utilizado por ele para assinara as obras básicas da Codificação) e o naturalista alemão Ernst Heinrich Haeckel tinham muita coisa em comum.
Ernst Haeckel (1834-1919)

Ambos possuíam múltiplas habilidades profissionais e obtiveram sucesso e reconhecimento em vida. Nasceram e trabalharam em países fronteiriços (França e Alemanha) e divulgaram suas novas descobertas na mesma época, num intervalo apenas de nove anos (Kardec lançou O Livro dos Espíritos em 1857, enquanto Haeckel cunhou a expressão Ecologia em 1866). Ambos simpatizavam com a Teoria da Evolução de Darwin e, cada um a seu modo perceberam rapidamente que incomodavam a Igreja Católica, em particular o Santo Ofício. (1)
A preocupação em utilizar o método científico como base de sustentação para suas teses e princípios unia Kardec e Haeckel. Pode-se dizer, portanto, que tanto um como outro pensou e agiu como cientista.

(1)       A Congregação para a Doutrina da Fé, originalmente chamada Sagrada Congregação da Romana Universal Inquisição, foi fundada por Paulo III em 1542 com a Constituição “Licet ab initio”, para defender a Igreja das heresias. É a mais antiga das nove Congregações da Cúria. Em 1908, o Papa São Pio X mudou seu nome para Sagrada Congregação do Santo Ofício. Finalmente, em 1965, recebeu o nome atual sob o Pontificado de Paulo Vi. Fonte: http://www.veritatis.com.br/article/1893 - acesso em: 17 jul.2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário