sexta-feira, 13 de maio de 2016

13.05 - 4º ANO DE CRIAÇÃO DO BLOG CANTEIRO DE IDEIAS



            O blog Canteiro de Ideias, completa hoje (13), quatro anos desde sua criação.

O propósito

            O blog foi criado com o propósito de se resgatar algumas ideias elaboradas por um grupo de confrades espíritas, do qual participamos, que visavam oferecer nova dinâmica ao movimento espírita cearense. De um diálogo nosso com o confrade Francisco Castro, articulista do blog, a ideia materializou-se.

O título

            “Canteiro de Ideias” foi uma sugestão nossa a ação que deveria ser lançada no movimento espírita cearense, para avançarmos nos ideais de união e unificação entre os espíritas. Leia-se, trecho do primeiro artigo, com o título Escola de Líderes:

“Portanto, decidi, a partir de hoje, semanalmente, partilhar algumas dessas ideias com outras pessoas, principalmente com os dirigentes de casas espíritas, que certamente as enriquecerão. O propósito maior é que resulte em um “canteiro de ideias” e, através dele, possamos colher diretrizes robustas para alavancar os processos de União e Unificação, fundamentais para que o Espiritismo atinja, em nosso Estado, os objetivos a que se destina: a regeneração Moral da Humanidade.”

Articulistas

Os primeiros artigos foram escritos pelos articulistas Jorge Luiz e Francisco Castro. Depois se somaram a nós, outros confrades: Everaldo Mapurunga, Gilberto Veras, Roberto Caldas (editoriais do programa Antena Espírita) Luciano Klein Filho, Francisco Cajazeiras, dentre outros, inclusive de outros Estados, como a confreira Dora Incontri. O último a se integrar ao grupo de articulistas foi o confrade Richard Simonetti, reconhecido escritor espírita.

Política

            Adotamos como política somente publicarmos artigos, mediante contato direto com os articulistas.

Artigos

            Nesses quatro anos foram publicados mais de 800 artigos de temáticas diversas e de diversos articulistas, versando e privilegiando sempre o aspecto doutrinário espírita. Duas obras espíritas foram editadas de coletâneas de artigos aqui publicados: “Antena de Luz”, de Roberto Caldas e “Um Mundo das Pessoas sem Corpo”, de Francisco Castro.

Acessos

            Ultrapassamos a marca de 122.500 acessos nesse período, total que alcança a marca de 2.500 acessos mensais.

Alcance

            Surpreendeu-nos, certo dia, ao vasculharmos as ferramentas do blog, visualizarmos acessos em outros países, coisa que jamais passou pela nossa ideia quando da criação do blog. Hoje temos leitores em cerca de 80 países. Entendemos ser representativo em termos de divulgação da ideia espírita.

Parceria

            O programa Antena Espírita, produzido pelo confrade Jean Rodrigues, transmitido todos os domingos, a partir das 22:00 horas, pela rádio Cidade AM - 860 MHZ, tem sido o principal parceiro na divulgação do blog. Integra a equipe do programa: Francisco Castro, Roberto Caldas, Paulo Vale, Paulo Eduardo, dentre outros e outras.

Domínio

            O blog acabou de adquirir domínio próprio – www.canteiroideias.com.br. Em muito breve, estaremos revitalizando o layout do blog. Para esse mister, solicitamos algumas sugestões e críticas.

Leitores

            Rogamos uma maior interação dos nossos leitores com o blog, principalmente os de fora do País, com comentários, sugestões de temas para artigos, questionamentos, pois isso valoriza e torna a dinâmica do blog mais atraente.

Homenagens

            A partir de hoje, como justa homenagem, iremos reeditar os 10 (dez) mais acessados artigos publicados no blog.
            Por fim, selamos nossos agradecimentos aos leitores, articulistas e seguidores, conscientes que o Espiritismo, através da união dos espíritas e da unificação do ideal, cumprirá o seu desiderato: A regeneração da Humanidade.

6 comentários:

  1. Parabéns pela iniciativa e propostas na publicação das matérias.
    O núcleo de trabalhadores do BEZERRA DE MENEZES CRATO, compartilham dessa importante data.
    Abraço fraterno Luíza

    ResponderExcluir
  2. Parabéns amigo! Esta iniciativa (da criação do Blog) foi das mais felizes, em se tratando de divulgação da Doutrina Espírita. Com conteúdo maravilhoso, o blog Canteirodeideias desperta o gosto pela pesquisa espírita. Parabéns mais uma vez! Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Queridas amigas - Vera (Maracanaú) e Marilac (Crato),
      São demasiadamente gratificantes os seus comentários. São duas pessoas que estão em lugar reservado em meu coração. Por tudo isso, a ideia por si só, já é gloriosa. Muito obrigado pela força!

      Excluir
  3. Parabéns! Tem sido de muita valia. Prossigam.

    ResponderExcluir
  4. Francisco Castro de Sousa13 de maio de 2016 às 23:56

    Caro Jorge Luiz, o espaço ocupado pelo Canteiro de Ideias estava reservado há muito tempo, apenas aguardando que essa boa ideia fosse colocada em prática! Sua dedicação e empenho na construção e direção do Blog são dignos de todos os aplausos! Parabéns, especialmente aos leitores que dispõem de uma ferramenta como o Canteiro de Ideias. Como sugestão: Que tal uma ferramenta que permita formatar os textos para impressão, por quem se interessar com o destaque que é um texto do Canteiro de Ideias? Vida longa para o Canteiro de Ideias!

    ResponderExcluir
  5. NOS QUE FAZEMOS O BLOG SONHAR GRANDE, NA PESSOA DE BRUNO FILHO, QUEREMOS

    PARABENIZAR O BLOG CANTEIRO DE IDEIAS,POR SEUS 4 ANOS, PELO SUCESSO DO MESMO.



    ResponderExcluir