segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

PERGUNTE...E A DOUTRINA ESPÍRITA RESPONDE¹






Por Roberto Caldas (*)

A Doutrina Espírita longe de se pronunciar como detentora da verdade, vem a público, desde idos de 18/04/1857, marco do lançamento de O Livro dos Espíritos, com o objetivo de facilitar o entendimento dos homens para questões que os têm afligido em toda sua história. Sua missão não é salvacionista, é esclarecedora. Não promete recompensas nem encomenda regiões espirituais sob qualquer hipótese ou pretexto. Simplesmente clarifica a mente de quem a estuda, com seriedade, comprometendo a pessoa ao constante cuidado com as próprias atitudes. No afã de colaborar com a evolução dos homens e a consequente evolução do planeta, tem servido à humanidade com respostas transformadoras de consciências, tais como:

1. O Cristo salva? - Jesus é o modelo de perfeição que a Terra aspira (LE; q 625). Sua vinda ao mundo não teve o objetivo de promover a salvação pelo seu derramamento de sangue. A sua doutrina de amor é que representa um dos maiores caminhos para a paz de espírito e evolução para quem a segue.


2-O céu e o inferno existem? -Não há regiões determinadas do espaço para tal. O céu e o inferno são estados de consciência pelos quais as pessoas se agrupam por sintonia. Fazer o bem e buscar estar em paz com a vida é uma forma de conquistar o céu interior, o contrário é estar no inferno. De toda forma são condições passageiras, pois eterna apenas a nossa destinação para o progresso.
3-Por que a morte? -A morte além de ser um processo de decomposição biológica, configura no retorno do Espírito à pátria espiritual, onde continua seu processo de aprendizado, enquanto se prepara para o retorno a outro corpo, em nova encarnação, num período que compreende um tempo bastante variável, nunca menor que 10 meses sem determinação máxima.
4- Vive-se mais de uma vez? -A vida é uma só; as existências é que são múltiplas. Cada uma das existências permite ao ser encarnado a condição de desenvolver o intelecto e a moral, isso explica a diversidade das inteligências, as desigualdades sociais, os exemplos de sofrimento de uns em paralelo ao gozo de outros. Durante as diversas encarnações o ser espiritual é a mesma individualidade, apesar dos corpos diferentes que utiliza.
5-O que produz as diferenças e desigualdades que vemos no mundo? -As atitudes do ser imortal em viagem pelas múltiplas existências, no fenômeno chamado Reencarnação. O usufruto do livre arbítrio confere ao Espírito agir como lhe aprouver, mas não o exime de responder pelas suas práticas. Não é pela vontade de Deus que os males nos alcançam, como muitos pensam.
6-Como considerar Deus e sua Justiça nesses casos? -É justamente porque Deus é justo que não julga, não condena, não absorve, nem estabelece penas. Apenas oportuniza ao ser espiritual, que ele mesmo refaça o seu caminho, propiciando-lhe a condição de renascer. A reencarnação é o que há de mais genuíno e comprobatório da Justiça de Deus, cuja maior característica é ser Misericordioso, dando oportunidades iguais a todos indistintamente.
A Doutrina Espírita é uma verdadeira centelha de esclarecimentos contribuindo com o engrandecimento humano pelo chamado à razão, mas também pelo apelo ao coração, as duas asas que nos permitem alçar voos mais altos. Perguntemos a nós mesmos o que o Espiritismo tem para nos ensinar nesse momento de nossas vidas a resposta provavelmente será:
            Conhecereis a verdade e a verdade vos tornará livres, como, aliás, dizia Jesus.




      

¹ editorial do programa Antena Espírita de 31.01.2016.
(*) escritor espírita, editorialista do programa Antena Espírita e voluntário do C.E. Grão de Mostarda. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário