Pular para o conteúdo principal

EU SOU QUEM, EU SOU O QUÊ?¹

                                        



Por Roberto Caldas (*)


            Correria, exaltações, pânico, estampidos certeiros e o mundo até conseguiu esquecer os milhares de mortes impostas pelos conflitos que cercam os territórios dominados pelas guerras, guerrilhas e perseguições étnicas. O coração da democracia moderna pulsava sangrento e dolorido. A simples troca da caneta pelo fuzil, dois instrumentos em mãos humanas, criava uma assinatura capaz de estarrecer uma humanidade adaptada aos noticiários que proclamam diariamente a violência que nos atinge de todos os lados.
            Retrospectivamente percebemos que criamos deuses que obedecem aos nossos clamores de ignomínia, fracos e pusilânimes que nos licenciam a seguir orientações e produzir cometimentos que nos embrutecem numa forma de selvageria jamais encontrada sequer entre os mais primitivos seres da fauna planetária em todos os tempos. Tamanha desproporção, de pronto nos lançou no pior dos infernos, jamais descrito por teólogos ou eruditos, aquele de labaredas frias quais lâminas que dilaceram a cada navalhada. A sociedade humana inteira bradou: Je suis (eu sou)! Uma imediata busca de identidade numa conturbada esquina de incredulidade, estupor mesmo. O grito mais pareceu uma pergunta assustada: quem sou eu? O que sou eu?

            Finalmente conseguimos tornar renascida a prática da punição fatal tão somente por exprimir-se o pensamento, nos moldes modernos, sem julgamentos eclesiais, sem fogueiras, agora representadas pelo fogo das armas pesadas, sem a pretensa desculpa de salvar almas, apenas para vingar os deuses que erguemos.
            O brado, porém, não soa em vão. A busca da identidade (Je suis) é a necessidade de tomar para si as complexas dores que invadem as ruas. A terra que universalizara os princípios da Liberdade, Igualdade e Fraternidade agora conclama ao exercício do compromisso individual, ao fazer-nos vestir a carapuça do que exigimos para o mundo ainda em trevas.
            A Doutrina Espírita esclarece desde os seus primórdios que vivemos como intérpretes das leis naturais, entre as quais os Espíritos Superiores definem na questão 648 (ver O Livro dos Espíritos) ser a Lei de Justiça, Amor e Caridade, aquela que resume todas as demais. A força das idéias que expressa dignifica a capacidade de cada pessoa (Je suis) em contemplar as diversidades interpessoais com o senso da crítica com respeito e da ação construtiva naquilo que lhe compete. O Deus que não fabricamos e nada tem de semelhança com a nossa imagem, define na questão 875 (LE) que “A justiça consiste no respeito aos direitos de cada um”, desdobrando o entendimento que tais direitos são defendidos pelas leis - humana e natural.

            Reflitamos nos riscos de assumirmos a posição Je suis, cujas cobranças e ônus haverão de recair oportunamente sobre cada pessoa, cedo ou tardiamente porque, não importa quantos deuses inventados aplaudam as nossas barbaridades, é a consciência que pulsa em cada um que terá de se reinventar tantas vezes quantas necessárias até que se diluam as brumas das ilusões que nos afundam na ignorância de intentar silenciar o pensamento de alguém. Vencemos um período negro da história e haveremos de fazê-lo outra vez, em nome de Deus!    

(¹) editorial do programa Antena Espírita de 11.01.2015.

(*) escritor e expositor espírita e voluntário do C.E. Grão de Mostarda.

Comentários

  1. Jorge veja esse comentário, no facebook, feito por Edi Carlos R. de Oliveira.
    Edi Carlos R. de Oliveira "Vera Silva, conheci o canteiro de idéias por conta de suas publicações. Um espaço muito bem elaborado com textos muito bons. Continue postando, e por aqui também. Abraço!!!"

    ResponderExcluir
  2. Olá, amiga!
    Quanto tempo!
    Grato pela sua contribuição em divulgar o Canteiro de Ideias. Felizes, mais ainda, pelo reconhecimento dos esforços de todos nós em levar aos corações espíritas e não espíritas, a consoladora Doutrina Espírita.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

PESTALOZZI E KARDEC - QUEM É MESTRE DE QUEM?¹

Por Dora Incontri (*) A relação de Pestalozzi com seu discípulo Rivail não está documentada, provavelmente por mais uma das conspirações do silêncio que pesquisadores e historiadores impõem aos praticantes da heresia espírita ou espiritualista. Digo isto, porque há 13 volumes de cartas de Pestalozzi a amigos, familiares, discípulos, reis, aristocratas, intelectuais da Europa inteira. Há um 14º volume, recentemente publicado, que são cartas de amigos a Pestalozzi. Em nenhum deles há uma única carta de Pestalozzi a Rivail ou vice-versa. Pestalozzi sonhava implantar seu método na França, a ponto de ter tido uma entrevista com o próprio Napoleão Bonaparte, que aliás se mostrou insensível aos seus planos. Escreveu em 1826 um pequeno folheto sobre suas ideias em francês. Seria quase impossível que não trocasse sequer um bilhete com Rivail, que se assinava seu discípulo e se esforçava por divulgar seu método em Paris. Pestalozzi, com seu caráter emotivo e amoroso, não era de ...

OS FILHOS DE BEZERRA DE MENEZES

                              As biografias escritas sobre Bezerra de Menezes apresentam lacunas em relação a sua vida familiar. Em quase duas décadas de pesquisas, rastreando as pegadas luminosas desse que é, indubitavelmente, a maior expressão do Espiritismo no Brasil do século XIX, obtivemos alguns documentos que nos permitem esclarecer um pouco mais esse enigma. Mais recentemente, com a ajuda do amigo Chrysógno Bezerra de Menezes, parente do Médico dos Pobres residente no Rio de Janeiro, do pesquisador Jorge Damas Martins e, particularmente, da querida amiga Lúcia Bezerra, sobrinha-bisneta de Bezerra, residente em Fortaleza, conseguimos montar a maior parte desse intricado quebra-cabeças, cujas informações compartilhamos neste mês em que relembramos os 180 anos de seu nascimento.             Bezerra casou-se...

ALLAN KARDEC, O DRUIDA REENCARNADO

Das reencarnações atribuídas ao Espírito Hipollyte Léon Denizard Rivail, a mais reconhecida é a de ter sido um sacerdote druida chamado Allan Kardec. A prova irrefutável dessa realidade é a adoção desse nome, como pseudônimo, utilizado por Rivail para autenticar as obras espíritas, objeto de suas pesquisas. Os registros acerca dessa encarnação estão na magnífica obra “O Livro dos Espíritos e sua Tradição História e Lendária” do Dr. Canuto de Abreu, obra que não deve faltar na estante do espírita que deseja bem conhecer o Espiritismo.