sábado, 21 de junho de 2014

EXPERIÊNCIA DE QUASE-MORTE E TRANSFORMAÇÃO ESPIRITUAL

           



            O caminho de Damasco é o símbolo da transformação espiritual do homem. Desde o encontro de Paulo com o Cristo e sua radical autotransformação, a meta de todos os cristãos é o encontro transformacional na estrada de Damasco de cada um.
            Transformações radicais da forma de enxergar o mundo podem ser vistas na literatura religiosa, de forma mística, mitológica e folclórica. Transformações verdadeiras são construídas à custa de muito esforço e longo sacrifício.
            A literatura médica defronta com histórias de transformações radicais, que, guardadas as devidas proporções, podem ser comparadas com o numinoso evento do caminho de Damasco. O único relato de caso brasileiro de Experiência de Quase-Morte (EQM), é um relato transformacional descrito pela literatura médica (Braghetta, Santana et al. 2013). Os autores descrevem a transformação de um homem condenado por vários crimes, incluindo assassínios, após ter passado por fenômeno de EQM.
            A EQM ainda não é compreendida em sua totalidade mas ocorre quando a vida biológica cessa temporariamente, a ponto de os registros elétricos de atividade cerebral e cardíaca estarem planos, compatíveis com estado de morte clínica.
            A EQM ocorre em até 12% dos que sofreram parada cardiorrespiratória (Van Lommel, van Wees et al. 2001) e tem como característica o relato de vivencias anômalas, com características místicas, como encontro com a luz e com seres desencarnados (Hood 2005). O aspecto mais interessante da EQM, todavia, é a transformação pessoal que os que passaram pela experiência relatam. Essa transformação pode ser verificada através de escalas próprias e específicas, capazes de detectar mudanças pessoais importantes, como aumento da resiliência e da forma de enfrentar a realidade (Greyson 1983). Uma revisão interessante sobre EQM foi publicada em língua portuguesa (Greyson 2007).
            Existem tentativas para localizar no cérebro uma área responsável pelas experiências místicas durante a EQM (Britton and Bootzin 2004), mas esses ensaios paradoxalmente desconsideram que, na EQM, o cérebro não funciona (evidenciado por ausência de sinais de atividade elétrica pelo EEG).
            Concluímos, como espírita e médico, que o ser espiritual, durante a EQM, passa por experiência transformacional comparável com os relatos bíblicos, notadamente com a transformação de Paulo de Tarso.


Braghetta, C. C., et al. (2013). "Impact of a near-death experience and religious conversion on the mental health of a criminal: case report and literature review." Trends in Psychiatry and Psychotherapy 35(1): 81-84.
           
Britton, W. B. and R. R. Bootzin (2004). "Near-death experiences and the temporal lobe." Psychological Science 15(4): 254-258.
           
Greyson, B. (1983). "The near-death experience scale: Construction, reliability, and validity." The Journal of nervous and mental disease 171(6): 369-375.
           
Greyson, B. (2007). "Experiências de quase-morte: implicações clínicas." Rev Psiq Clín 34(Supl 1): 116-125.
           
Hood, R. W. (2005). "Mystical, spiritual, and religious experiences." Handbook of the psychology of religion and spirituality: 348-364.
           
Van Lommel, P., et al. (2001). "Near-death experience in survivors of cardiac arrest: a prospective study in the Netherlands." The Lancet 358(9298): 2039-2045.
           


Um comentário:

  1. Pertinente a abordagem do confrade Jorge Daher. O filme "Salvo pela Luz", baseado em fatos reais, é um exemplo do uma EQM pode proporcionar.
    Vale a pela ver:https://www.youtube.com/results?search_query=salvo+pela+luz

    ResponderExcluir