Pular para o conteúdo principal

MÃE, SUBLIME MISSÃO



Por Gilberto Veras (*)



A natureza física da mulher é relativamente frágil, a mais forte delas detém força que poderá ser superior ao do homem fraco, porém ainda muito distante do limite da identificada no sexo oposto, o homem hercúleo que pode mover toneladas. O avanço expressivo da mulher não é material, e sim espiritual, nelas encontramos sentimentos à frente que no homem ainda hiberna ou engatinha. Em campo comparativo, há em algumas sensibilidade apurada em grau inalcançável pelo melhor dos homens. Podemos dizer, então, que as mulheres têm poderes sutis além e mais desenvolvidos do que os nossos. Tão somente elas estão prontas para a sublime missão da maternidade que ativa o sentimento do amor em condução confortável, construída por virtudes sinceras, desprovidas de interesses compensatórios, a mãe é pura doação, não espera retorno, perdoa sem condicionar, educa sem cansar e ama sem restringir, compreende as faltas e estimula sempre.
Encanto-me com a riqueza das mães
e congratulo-me com a mulher
que no ventre acolheu
rebento que Deus lhe deu,
parabéns a todas elas
do filho reconhecido que sou eu.


(*) poeta e escritor espírita, autor das obras: Vinte Contos Conclusivos, Extrato do Ser, Recompensa do Bem.

Comentários

  1. Nossas homenagens e preces, nesta data, devem ser dirigidas às mães das meninas nigerianas sequestradas e mantidas em cativeiro por grupo armado. Das 276 sequestradas, 55 fugiram e 223 não se sabe ainda do paradeiro.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

PESTALOZZI E KARDEC - QUEM É MESTRE DE QUEM?¹

Por Dora Incontri (*) A relação de Pestalozzi com seu discípulo Rivail não está documentada, provavelmente por mais uma das conspirações do silêncio que pesquisadores e historiadores impõem aos praticantes da heresia espírita ou espiritualista. Digo isto, porque há 13 volumes de cartas de Pestalozzi a amigos, familiares, discípulos, reis, aristocratas, intelectuais da Europa inteira. Há um 14º volume, recentemente publicado, que são cartas de amigos a Pestalozzi. Em nenhum deles há uma única carta de Pestalozzi a Rivail ou vice-versa. Pestalozzi sonhava implantar seu método na França, a ponto de ter tido uma entrevista com o próprio Napoleão Bonaparte, que aliás se mostrou insensível aos seus planos. Escreveu em 1826 um pequeno folheto sobre suas ideias em francês. Seria quase impossível que não trocasse sequer um bilhete com Rivail, que se assinava seu discípulo e se esforçava por divulgar seu método em Paris. Pestalozzi, com seu caráter emotivo e amoroso, não era de ...

OS FILHOS DE BEZERRA DE MENEZES

                              As biografias escritas sobre Bezerra de Menezes apresentam lacunas em relação a sua vida familiar. Em quase duas décadas de pesquisas, rastreando as pegadas luminosas desse que é, indubitavelmente, a maior expressão do Espiritismo no Brasil do século XIX, obtivemos alguns documentos que nos permitem esclarecer um pouco mais esse enigma. Mais recentemente, com a ajuda do amigo Chrysógno Bezerra de Menezes, parente do Médico dos Pobres residente no Rio de Janeiro, do pesquisador Jorge Damas Martins e, particularmente, da querida amiga Lúcia Bezerra, sobrinha-bisneta de Bezerra, residente em Fortaleza, conseguimos montar a maior parte desse intricado quebra-cabeças, cujas informações compartilhamos neste mês em que relembramos os 180 anos de seu nascimento.             Bezerra casou-se...

ALLAN KARDEC, O DRUIDA REENCARNADO

Das reencarnações atribuídas ao Espírito Hipollyte Léon Denizard Rivail, a mais reconhecida é a de ter sido um sacerdote druida chamado Allan Kardec. A prova irrefutável dessa realidade é a adoção desse nome, como pseudônimo, utilizado por Rivail para autenticar as obras espíritas, objeto de suas pesquisas. Os registros acerca dessa encarnação estão na magnífica obra “O Livro dos Espíritos e sua Tradição História e Lendária” do Dr. Canuto de Abreu, obra que não deve faltar na estante do espírita que deseja bem conhecer o Espiritismo.