segunda-feira, 5 de novembro de 2012

EDITORIAL DO PROGRAMA ANTENA ESPÍRITA DE 04.11.2012

A PARTIR DE HOJE, TODAS AS SEGUNDAS-FEIRAS, ESTAREMOS PUBLICANDO O EDITORIAL DO PROGRAMA "ANTENA ESPÍRITA" QUE VAI AO AR TODOS OS DOMINGOS, NA RÁDIO CIDADE AM 860 MHZ, DAS 21:00H AS 22:00H.

Ainda se encontram frescas em nossas mentes as muitas previsões em torno do final do mundo com data determinada para os primeiros raios do ano 2000. A história das civilizações mostra que nos períodos de transição que envolvem o século ou milênio crescem expectativas em torno de grandes mudanças e as ocorrências globais passam a ser contabilizadas como se fossem o presságio de uma hecatombe. Alguns livros de ilibada reputação indicam os temores que tomaram conta das populações das cidades em tais períodos de mudança de época.
Somos testemunhas de que o advento do século XXI nos alcançou sem deflagrar qualquer turbulência que ameaçasse a existência da vida sobre o planeta e isso calou os milhões de pessimistas de plantão que previam a iminência do final do mundo fosse pelo choque de um asteróide ou pelo avanço dos oceanos em direção aos continentes, que submergiriam cessando a vida humana.

A heterogeneidade das culturas, fé e crenças dos homens, no entanto permitem todos os tipos de informações que circulam ampla e fartamente pelas mídias. Personalidades do mundo contemporâneo, desejosos pelos holofotes da fama encontram facilidades para a disseminação de qualquer idéia ou vislumbre que lhes passe pela cabeça, e quase de imediato, milhares de pessoas se lhe acercam compondo grupos de profitentes a ampliarem o barulho de suas previsões alucinatórias. De novo surge o tema do fim do mundo em dezembro próximo, pasmem. Há milhares de pessoas amedrontadas e influenciadas, muitas fazendo migrações de uma cidade para outra com melhor condição geográfica e menor possibilidade de ser atingida pela onda da destruição. Os alarmistas fora de época se encontram em várias partes do mundo, no Brasil inclusive.
Enquanto isso o escopo da Ciência mergulha na compreensão do Universo e compreende que os movimentos do Infinito se mostram na contagem de bilhões de anos tempo afora e que as ocorrências que envolvem o planeta sempre estiveram presentes e muito mais fortes nos milhões de anos que passaram do que na atualidade. Os fenômenos que vemos hoje (terremotos, maremotos, furacões) ocorriam em número infinitamente maior no passado do planeta. Está provado que depois de formadas as calotas polares, os degelos fazem parte do ciclo natural da Terra, não há nada de novo embaixo dos céus.
No livro A Gênese, Allan Kardec ao discutir o tema Cataclismos Futuros(item 14) faz entender que a Terra a cada dia que passa entra em fase de maior estabilidade planetária e chama a atenção para a real finalidade de sua existência que é a evolução da espécie humana: “Fisicamente, a Terra teve as convulsões da sua infância; entrou agora num período de relativa estabilidade: na do progresso pacífico, que se efetua pelo regular retorno dos mesmos fenômenos físicos e pelo concurso inteligente do homem. Está, porém, ainda, em pleno trabalho de gestação do progresso moral. Aí residirá a causa das suas maiores comoções. Até que a Humanidade se haja avantajado suficientemente em perfeição, pela inteligência e pela observância das leis divinas, as maiores perturbações ainda serão causadas pelos homens, mais do que pela Natureza, isto é, serão antes morais e sociais do que físicas.”      

5 comentários:

  1. Sempre que posível assisto o programa. Ontem eu perdí. Mas acho uma excelente idéia, pois assim registraremos e leremos se por algum motivo não ouvir ao vivo. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. Boa noite! Meu nome é Rogério, sempre que posso escuto o programa. Só tenho 1critica.
    1-Por que programas que ajudam o homem a evoluir tem pouco tempo de duração.
    Continuem assim vocês fazem um ótimo trabalho!

    ResponderExcluir
  3. BRUNO FILHO AGRADEÇO O BRINDE DO BLOG, CANTEIROS DE IDEIAS.

    ASSISTO TODO DOMINGO


    ABÇOS E SUCESSOS PRA VCS E OUVINTES

    ResponderExcluir