sexta-feira, 1 de junho de 2012

VISÃO DE FUTURO


                                                                                                                       Por Jorge Luiz
     
           Qual a visão de futuro no que diz respeito ao movimento espírita do Estado do Ceará?
            Com certeza muitas respostas soarão. Algumas divagações. Outras arranjadas de improvisos. E muitas, pois já as ouvi, transferindo-as para a Espiritualidade Superior.
            A visão de futuro do movimento espírita sempre será a união dos espíritas e das Instituições espíritas; a unificação em torno da Doutrina codificada por Allan Kardec; e a sua própria dinamização.
         É bom lembrar que o movimento espírita é feito por vivos. Cabem, portanto, aos encarnados a tarefa de estabelecer providências para a dinamização de suas atividades.

                Li recentemente o opúsculo “Direção de Órgãos de Unificação”, editado pela U.S.E., em 1993, onde apresenta um quadro do movimento espírita do Estado de São Paulo, no ano de 1947, cuja constatação deu surgimento a referida U.S.E. – União das Sociedades Espíritas. Era o reflexo do que se passava em todo o Brasil.
            Passados todos esses anos constato que avançamos muito pouco em termos de unidade de princípios e união entre os espíritas. Muitas das situações ali diagnosticadas são ainda hoje tenazes na seara espírita Cearense.
              Não se está aqui à caça de culpados. Todos, somos responsáveis. Portanto, cabe a todos inciativas para se alterar esse estado de coisas que a cada dia se aprofunda mais.
            O dirigente espírita não pode ficar refém dos Espíritos. É necessário que o Órgão Federativo Estadual avance em processos dialógicos, chamando para em torno de si os dirigentes espíritas, discutindo caminhos, alternativas e se perseguir um futuro menos sombrio daquele que se mostra no momento.
               O Espiritismo é uma Doutrina coletiva. E os seus resultados coletivos e gerais serão fruto do seu desenvolvimento como um todo, assim afirma Allan Kardec.
            Há a necessidade de se criar uma agenda com metas discutidas e amadurecidas juntamente com os dirigentes, trabalhadores e juventude espírita principalmente, pois nela se depositam as aspirações para o futuro da Doutrina em solo Alencarino. Nessa agenda devem ser avaliadas algumas das macrotendências da nova ordem social, como por exemplo:

  • religião e espiritualidade;
  • as novas ortodoxias e a politização das religiões;
  • a individualização da religião dentro de um cenário religioso multiforme;

                 Além de:
  • os novos rumos para o Centro Espírita;
  • o dirigente espírita e
  • a administração espírita, frente a essas macrotendências.
            O movimento de um ideal como o Espiritismo, que deve operar reformas morais no tecido social do Planeta, não deve se deixar ao sabor dos acontecimentos. É preciso atitude. O que nos faltam são atitudes e iniciativas.
            Estamos nos fechando em nossos “mundinhos” do passe, da água fluidificada, das reuniões mediúnicas e achando que somente isso é suficiente para dar conta das mazelas físicas e morais que afligem o Homem. Essas atividades, por si sós, deformam a função e o significado do Centro Espírita, como escola do Espírito.
            Jesus operou com macrotendências quando disse: “Tenho muito a vos dizer, mas vós não podeis suportar agora.” Mas, quando vier o Espírito da Verdade, ele vos guiará em toda a verdade.”
            Allan Kardec compreende o sentido das macrotendências, quando ao comentar em A Gênese, “Sobre o Caráter da Revelação Espírita”, assim pontua: “Achando madura a Humanidade para penetrar o mistério do seu destino e contemplar, a sangue-frio, novas maravilhas, permitiu Deus fosse erguido o véu que ocultava o mundo invisível ao mundo visível.” Portanto, nada está ao sabor do acaso. Tudo segue um planejamento Divino. O Espiritismo é fundamentado em Leis Divinas, portanto, está sujeito a esse planejamento. A Divindade trabalha com metas.
            Consciente dessa realidade, o projeto que o grupo ÉTICA, TRANSPARÊNCIA E FIDELIDADE ESPÍRITAS elaborou para promover mudanças sensíveis na estrutura do movimento espírita Cearense, contempla essa necessidade, tanto que definiu no 1º Pilar – Mudanças Conceituais, a seguinte diretriz:

  • DEFINIR COM AS CASAS ESPÍRITAS AS AÇÕES NECESSÁRIAS À IMPLEMENTAÇÃO DOS OBJETIVOS FEDERATIVOS PROPOSTOS
           
            Como bem advertiu Jesus, na “Parábola do Mordomo Infiel”: “Dá contas da tua administração, porque já não poderás ser meu administrador.”
                       
           

5 comentários:

  1. Parabenizo ao amigo e irmão Jorge, pela iniciativa deste site, que disponibiliza ao movimento espírita cearense um espaço para pensar o nosso movimento de uma forma democrática, debatendo idéias e buscando caminhos para divulgação e disseminar a doutrina em nosso estado.

    ResponderExcluir
  2. Parabenizo ao amigo e irmão Jorge, pela iniciativa deste site, que disponibiliza ao movimento espírita cearense um espaço para pensar o nosso movimento de uma forma democrática, debatendo idéias e buscando caminhos para divulgação e disseminar a doutrina em nosso estado. Abraço, Fernando Bezerra.

    ResponderExcluir
  3. Sempre leio, mas só agora pude registrar. Sou suspeito para dizer, por ser muito amigo do autor: Gostei! O momento pelo qual passa o planeta é dificílimo. O progresso alcançado é daquelas atenuantes referidas por Jesus, quando afirmou "por causa dos escolhidos aqueles dias serão abreviados". Mas como toda ameaça traz uma oportunidade, nós, espíritas, poderíamos fazer muito mais, coletivamente, se compreendêssemos melhor a Doutrina e nosso papel perante ela. Mas tudo bem... sigamos mesmo assim! "Para frente e para o alto!". Everaldo C. Mapurunga - Viçosa do Ceará.

    ResponderExcluir
  4. A unificação é o bem mais almejado dos próprios centros espíritas, porém, quando a rotina se apresenta e faz morada nos nossos corações fazer parte das atividades espíritas passa a ser apenas mais uma atividade somente. Porém, é bem mais que isso, senão uma escola de aperfeiçoamento. Todos nós estamos matriculados. Excelente post. Have a nice day to all!!! =)

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Jorge! Muito bom! Reflexões importantes sobre o nosso movimento...

    ResponderExcluir