Pular para o conteúdo principal

VISÃO DE FUTURO


                                                                                                                       Por Jorge Luiz
     
           Qual a visão de futuro no que diz respeito ao movimento espírita do Estado do Ceará?
            Com certeza muitas respostas soarão. Algumas divagações. Outras arranjadas de improvisos. E muitas, pois já as ouvi, transferindo-as para a Espiritualidade Superior.
            A visão de futuro do movimento espírita sempre será a união dos espíritas e das Instituições espíritas; a unificação em torno da Doutrina codificada por Allan Kardec; e a sua própria dinamização.
         É bom lembrar que o movimento espírita é feito por vivos. Cabem, portanto, aos encarnados a tarefa de estabelecer providências para a dinamização de suas atividades.

                Li recentemente o opúsculo “Direção de Órgãos de Unificação”, editado pela U.S.E., em 1993, onde apresenta um quadro do movimento espírita do Estado de São Paulo, no ano de 1947, cuja constatação deu surgimento a referida U.S.E. – União das Sociedades Espíritas. Era o reflexo do que se passava em todo o Brasil.
            Passados todos esses anos constato que avançamos muito pouco em termos de unidade de princípios e união entre os espíritas. Muitas das situações ali diagnosticadas são ainda hoje tenazes na seara espírita Cearense.
              Não se está aqui à caça de culpados. Todos, somos responsáveis. Portanto, cabe a todos inciativas para se alterar esse estado de coisas que a cada dia se aprofunda mais.
            O dirigente espírita não pode ficar refém dos Espíritos. É necessário que o Órgão Federativo Estadual avance em processos dialógicos, chamando para em torno de si os dirigentes espíritas, discutindo caminhos, alternativas e se perseguir um futuro menos sombrio daquele que se mostra no momento.
               O Espiritismo é uma Doutrina coletiva. E os seus resultados coletivos e gerais serão fruto do seu desenvolvimento como um todo, assim afirma Allan Kardec.
            Há a necessidade de se criar uma agenda com metas discutidas e amadurecidas juntamente com os dirigentes, trabalhadores e juventude espírita principalmente, pois nela se depositam as aspirações para o futuro da Doutrina em solo Alencarino. Nessa agenda devem ser avaliadas algumas das macrotendências da nova ordem social, como por exemplo:

  • religião e espiritualidade;
  • as novas ortodoxias e a politização das religiões;
  • a individualização da religião dentro de um cenário religioso multiforme;

                 Além de:
  • os novos rumos para o Centro Espírita;
  • o dirigente espírita e
  • a administração espírita, frente a essas macrotendências.
            O movimento de um ideal como o Espiritismo, que deve operar reformas morais no tecido social do Planeta, não deve se deixar ao sabor dos acontecimentos. É preciso atitude. O que nos faltam são atitudes e iniciativas.
            Estamos nos fechando em nossos “mundinhos” do passe, da água fluidificada, das reuniões mediúnicas e achando que somente isso é suficiente para dar conta das mazelas físicas e morais que afligem o Homem. Essas atividades, por si sós, deformam a função e o significado do Centro Espírita, como escola do Espírito.
            Jesus operou com macrotendências quando disse: “Tenho muito a vos dizer, mas vós não podeis suportar agora.” Mas, quando vier o Espírito da Verdade, ele vos guiará em toda a verdade.”
            Allan Kardec compreende o sentido das macrotendências, quando ao comentar em A Gênese, “Sobre o Caráter da Revelação Espírita”, assim pontua: “Achando madura a Humanidade para penetrar o mistério do seu destino e contemplar, a sangue-frio, novas maravilhas, permitiu Deus fosse erguido o véu que ocultava o mundo invisível ao mundo visível.” Portanto, nada está ao sabor do acaso. Tudo segue um planejamento Divino. O Espiritismo é fundamentado em Leis Divinas, portanto, está sujeito a esse planejamento. A Divindade trabalha com metas.
            Consciente dessa realidade, o projeto que o grupo ÉTICA, TRANSPARÊNCIA E FIDELIDADE ESPÍRITAS elaborou para promover mudanças sensíveis na estrutura do movimento espírita Cearense, contempla essa necessidade, tanto que definiu no 1º Pilar – Mudanças Conceituais, a seguinte diretriz:

  • DEFINIR COM AS CASAS ESPÍRITAS AS AÇÕES NECESSÁRIAS À IMPLEMENTAÇÃO DOS OBJETIVOS FEDERATIVOS PROPOSTOS
           
            Como bem advertiu Jesus, na “Parábola do Mordomo Infiel”: “Dá contas da tua administração, porque já não poderás ser meu administrador.”
                       
           

Comentários

  1. Parabenizo ao amigo e irmão Jorge, pela iniciativa deste site, que disponibiliza ao movimento espírita cearense um espaço para pensar o nosso movimento de uma forma democrática, debatendo idéias e buscando caminhos para divulgação e disseminar a doutrina em nosso estado.

    ResponderExcluir
  2. Parabenizo ao amigo e irmão Jorge, pela iniciativa deste site, que disponibiliza ao movimento espírita cearense um espaço para pensar o nosso movimento de uma forma democrática, debatendo idéias e buscando caminhos para divulgação e disseminar a doutrina em nosso estado. Abraço, Fernando Bezerra.

    ResponderExcluir
  3. Sempre leio, mas só agora pude registrar. Sou suspeito para dizer, por ser muito amigo do autor: Gostei! O momento pelo qual passa o planeta é dificílimo. O progresso alcançado é daquelas atenuantes referidas por Jesus, quando afirmou "por causa dos escolhidos aqueles dias serão abreviados". Mas como toda ameaça traz uma oportunidade, nós, espíritas, poderíamos fazer muito mais, coletivamente, se compreendêssemos melhor a Doutrina e nosso papel perante ela. Mas tudo bem... sigamos mesmo assim! "Para frente e para o alto!". Everaldo C. Mapurunga - Viçosa do Ceará.

    ResponderExcluir
  4. A unificação é o bem mais almejado dos próprios centros espíritas, porém, quando a rotina se apresenta e faz morada nos nossos corações fazer parte das atividades espíritas passa a ser apenas mais uma atividade somente. Porém, é bem mais que isso, senão uma escola de aperfeiçoamento. Todos nós estamos matriculados. Excelente post. Have a nice day to all!!! =)

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Jorge! Muito bom! Reflexões importantes sobre o nosso movimento...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

PESTALOZZI E KARDEC - QUEM É MESTRE DE QUEM?¹

Por Dora Incontri (*) A relação de Pestalozzi com seu discípulo Rivail não está documentada, provavelmente por mais uma das conspirações do silêncio que pesquisadores e historiadores impõem aos praticantes da heresia espírita ou espiritualista. Digo isto, porque há 13 volumes de cartas de Pestalozzi a amigos, familiares, discípulos, reis, aristocratas, intelectuais da Europa inteira. Há um 14º volume, recentemente publicado, que são cartas de amigos a Pestalozzi. Em nenhum deles há uma única carta de Pestalozzi a Rivail ou vice-versa. Pestalozzi sonhava implantar seu método na França, a ponto de ter tido uma entrevista com o próprio Napoleão Bonaparte, que aliás se mostrou insensível aos seus planos. Escreveu em 1826 um pequeno folheto sobre suas ideias em francês. Seria quase impossível que não trocasse sequer um bilhete com Rivail, que se assinava seu discípulo e se esforçava por divulgar seu método em Paris. Pestalozzi, com seu caráter emotivo e amoroso, não era de ...

OS FILHOS DE BEZERRA DE MENEZES

                              As biografias escritas sobre Bezerra de Menezes apresentam lacunas em relação a sua vida familiar. Em quase duas décadas de pesquisas, rastreando as pegadas luminosas desse que é, indubitavelmente, a maior expressão do Espiritismo no Brasil do século XIX, obtivemos alguns documentos que nos permitem esclarecer um pouco mais esse enigma. Mais recentemente, com a ajuda do amigo Chrysógno Bezerra de Menezes, parente do Médico dos Pobres residente no Rio de Janeiro, do pesquisador Jorge Damas Martins e, particularmente, da querida amiga Lúcia Bezerra, sobrinha-bisneta de Bezerra, residente em Fortaleza, conseguimos montar a maior parte desse intricado quebra-cabeças, cujas informações compartilhamos neste mês em que relembramos os 180 anos de seu nascimento.             Bezerra casou-se...

DEUS¹

  No átimo do segundo em que Deus se revela, o coração escorrega no compasso saltando um tom acima de seu ritmo. Emociona-se o ser humano ao se saber seguro por Aquele que é maior e mais pleno. Entoa, então, um cântico de louvor e a oração musicada faz tremer a alma do crente que, sem muito esforço, sente Deus em si.

SOCIALISMO E ESPIRITISMO: Uma revista espírita

“O homem é livre na medida em que coloca seus atos em harmonia com as leis universais. Para reinar a ordem social, o Espiritismo, o Socialismo e o Cristianismo devem dar-se nas mãos; do Espiritismo pode nascer o Socialismo idealista.” ( Arthur Conan Doyle) Allan Kardec ao elaborar os princípios da unidade tinha em mente que os espíritas fossem capazes de tecer uma teia social espírita , de base morfológica e que daria suporte doutrinário para as Instituições operarem as transformações necessárias ao homem. A unidade de princípios calcada na filosofia social espírita daria a liga necessária à elasticidade e resistência aos laços que devem unir os espíritas no seio dos ideais do socialismo-cristão. A opção por um “espiritismo religioso” fundado pelo roustainguismo de Bezerra Menezes, através da Federação Espírita Brasileira, e do ranço católico de Luiz de Olympio Telles de Menezes, na Bahia, sufocou no Brasil o vetor socialista-cristão da Doutrina Espírita. Telles, ao ...

SOBRE ATALHOS E O CAMINHO NA CONSTRUÇÃO DE UM MUNDO JUSTO E FELIZ... (1)

  NOVA ARTICULISTA: Klycia Fontenele, é professora de jornalismo, escritora e integrante do Coletivo Girassóis, Fortaleza (CE) “Você me pergunta/aonde eu quero chegar/se há tantos caminhos na vida/e pouca esperança no ar/e até a gaivota que voa/já tem seu caminho no ar...”[Caminhos, Raul Seixas]   Quem vive relativamente tranquilo, mas tem o mínimo de sensibilidade, e olha o mundo ao redor para além do seu cercado se compadece diante das profundas desigualdades sociais que maltratam a alma e a carne de muita gente. E, se porventura, também tenha empatia, deseja no íntimo, e até imagina, uma sociedade que destrua a miséria e qualquer outra forma de opressão que macule nossa vida coletiva. Deseja, sonha e tenta construir esta transformação social que revolucionaria o mundo; que revolucionará o mundo!

ESPIRITISMO E POLÍTICA¹

  Coragem, coragem Se o que você quer é aquilo que pensa e faz Coragem, coragem Eu sei que você pode mais (Por quem os sinos dobram. Raul Seixas)                  A leitura superficial de uma obra tão vasta e densa como é a obra espírita, deixada por Allan Kardec, resulta, muitas vezes, em interpretações limitadas ou, até mesmo, equivocadas. É por isso que inicio fazendo um chamado, a todos os presentes, para que se debrucem sobre as obras que fundamentam a Doutrina Espírita, através de um estudo contínuo e sincero.

O AUTO-DE-FÉ E A REENCARNAÇÃO DO BISPO DE BARCELONA¹ (REPOSTAGEM)

“Espíritas de todos os países! Não esqueçais esta data: 9 de outubro de 1861; será marcada nos fastos do Espiritismo. Que ela seja para vós um dia de festa, e não de luto, porque é a garantia de vosso próximo triunfo!”  (Allan Kardec)             Por Jorge Luiz                  Cento e sessenta e três anos passados do Auto-de-Fé de Barcelona, um dos últimos atos do Santo Ofício, na Espanha.             O episódio culminou com a apreensão e queima de 300 volumes e brochuras sobre o Espiritismo - enviados por Allan Kardec ao livreiro Maurice Lachâtre - por ordem do bispo de Barcelona, D. Antonio Parlau y Termens, que assim sentenciou: “A Igreja católica é universal, e os livros, sendo contrários à fé católica, o governo não pode consentir que eles vão perverter a moral e a religião de outros países.” ...

É HORA DE ESPERANÇARMOS!

    Pé de mamão rompe concreto e brota em paredão de viaduto no DF (fonte g1)   Por Alexandre Júnior Precisamos realmente compreender o que significa este momento e o quanto é importante refletirmos sobre o resultado das urnas. Não é momento de desespero e sim de validarmos o esperançar! A História do Brasil é feita de invasão, colonização, escravização, exploração e morte. Seria ingenuidade nossa imaginarmos que este tipo de política não exerce influência na formação do nosso povo.

O ESPIRITISMO É PROGRESSISTA

  “O Espiritismo conduz precisamente ao fim que se propõe todos os homens de progresso. É, pois, impossível que, mesmo sem se conhecer, eles não se encontrem em certos pontos e que, quando se conhecerem, não se deem - a mão para marchar, na mesma rota ao encontro de seus inimigos comuns: os preconceitos sociais, a rotina, o fanatismo, a intolerância e a ignorância.”   Revista Espírita – junho de 1868, (Kardec, 2018), p.174   Viver o Espiritismo sem uma perspectiva social, seria desprezar aquilo que de mais rico e produtivo por ele nos é ofertado. As relações que a Doutrina Espírita estabelece com as questões sociais e as ciências humanas, nos faculta, nos muni de conhecimentos, condições e recursos para atravessarmos as nossas encarnações como Espíritos mais atuantes com o mundo social ao qual fazemos parte.

OS ESPÍRITAS E OS GASPARETTOS

“Não tenho a menor pretensão de falar para quem não quer me ouvir. Não vou perder meu tempo. Não vou dar pérolas aos porcos.” (Zíbia Gaspareto) “Às vezes estamos tão separados, ao ponto de uma autoridade religiosa, de um outro culto dizer: “Os espíritas do Brasil conseguiram um prodígio:   conseguiram ser inimigos íntimos.” ¹ (Chico Xavier )                            Li com interesse a reportagem publicada na revista Isto É , de 30 de maio de 2013, sobre a matéria de capa intitulada “O Império Espírita de Zíbia Gasparetto”. (leia matéria na íntegra)             A começar pelo título inapropriado já que a entrevistada confessou não ter religião e autodenominou-se ex-espírita , a matéria trouxe poucas novidades dos eventos anteriores. Afora o movimento financeiro e ...