Pular para o conteúdo principal

LEVANTAMENTO CENSITÁRIO



“Que intensifiquem os esforços para a integração dos Centros Espíritas ainda não adesos ao trabalho de Unificação.” (Diretrizes das Dinamizações das Atividades Espíritas – Cap. II, alínea “i” – CFN) 
      
Por Jorge Luiz


     Dou sequência aos comentários do último “canteiro”, quando abordei o Centro Espírita como “pedra angular” que equilibra toda a estrutura de uma edificação doutrinária segura, tendo como argamassa a Doutrina Espírita e suas atividades práticas.
     Portanto, comentarei sobre mais uma diretriz do 3º PILAR – MUDANÇAS CONJUNTURAIS, que se interrelaciona diretamente com aquela, agora tendo como parâmetro a orientação do Conselho Federativo Nacional, citada na abertura:

·         FAZER UM LEVANTAMENTO CENSITÁRIO DE TODAS AS CASAS ESPÍRITAS DO ESTADO DO CEARÁ

     A execução de um “Levantamento Censitário” no universo espírita cearense carece de urgência. Não há uma estatística oficial de quantas Instituições espíritas existem em todo o Estado do Ceará.
     Para a realização dessa diretriz há a imperiosa necessidade de se estabelecer uma metodologia – quantitativa e qualitativa - para atender às exigências do processo e seus naturais desdobramentos: criação da categoria de Sócio Federativo e redimensionamento dos órgãos de extensão (AREs e UDEs), que serão comentados nos próximos “canteiros”.
     A metodologia a ser aplicada deverá contemplar, dentro de um planejamento, as seguintes variáveis:

a.  Variável Administrativa (Diretoria, Estrutura Física, e Equipe de Trabalho)
b.  Variável Doutrinária (Estudo, Difusão e Prática da Doutrina Espírita)
c.  Variável Social (Assistência Social Espírita)

     O trabalho de pesquisa inicial será realizado pelos órgãos de extensão - pelo menos dois dirigentes -, com o propósito de se fazer o primeiro contato.
     Compilados os dados da pesquisa, obter-se-á um diagnóstico preciso para que se inicie a etapa seguinte, que contemplará a reunião da Diretoria da Federação Espírita com as Diretorias das Instituições pesquisadas.
     A esse respeito assim pondera o Espírito Emmanuel, pela psicografia de Francisco C. Xavier, em suas orientações ao trabalho de unificação:
“(...) Reunir elementos dispersos, concatená-los e estruturar-lhes o plano de ação, na ordem superior que nos orienta o idealismo, é serviço de indiscutível benemerência porque demanda sacrifício pessoal, oração e vigilância na fé renovadora e, sobretudo, elevada capacidade de renunciação.”
     Poucos sabem, mas existe em nossa cidade um grupo, algo em torno de 12 a 15 casas, intitulado “Grupo Fraterno”, que postula iniciativas com o propósito de promover a união no movimento espírita cearense, o que é louvável. Existem outras dezenas de Centros Espíritas que estão alijados dos processos de união e unificação, fundamentais para restabelecer o Cristianismo Redivivo para que se operem as transformações morais necessárias para o surgimento do Homem Novo anunciado pelo Mestre Galileu.
     Nessa etapa deverão ser conjugados todos os esforços no sentido de agregar essas Instituições ao trabalho de unificação prestando-lhes as orientações pertinentes e adequando-as para o melhor atendimento de suas finalidades, mantendo, naturalmente, a autonomia administrativa de cada unidade.
     Interessante notar ainda nesse quesito o contato com as Casas afiliadas que não estão participando dos encontros realizados pelos órgãos de extensão que as jurisdicionam.
     Que se observe o convite do Espírito Bezerra de Menezes em ações e não só em palavras: “Recordemos, na palavra de Jesus, que a ‘casa dividida rui’, todavia ninguém pode arrebentar um feixe de varas que se agregam numa união de forças.”
     Parafraseando Santo Agostinho(1), é impossível continuar-se “andando sobre um pé só” achando que se está a caminhar seguramente em direção aos objetivos colimados pelo Espiritismo.


(1)   Santo Agostinho (Sermões, 2,2,2), ironiza os que acreditam ‘in via Dei posse se uno pede ambulare,’ “poder andar com um só pé pelo caminho de Deus”.

Comentários

  1. “Se os espíritas soubessem o que é o centro espírita, quais são realmente a sua função e a sua significação, o Espiritismo seria hoje o mais importante movimento cultural e espiritual da Terra.” (J. Herculano Pires)
    Estas palavras de Herculano Pires mexem demais comigo! Fico lendo e pensando nesta verdade... Quanto tempo mal aproveitado, por nós, espíritas...
    Vamos divulgar esse blog rsrs
    Parabéns Jorge!
    Abraços,
    Vera.

    ResponderExcluir
  2. Esta é a minha primeira visita ao Blog e já vou atestando a sua importância para a divulgação da Doutrina Espírita, assim como o seu papel na condução e discussão de assuntos relevantes ao nosso adiantamento moral e doutrinário. Visita obrigatória a todos os que estão envolvidos na construção de um mundo renovado pelo conhecimento e pela prática do amor!!!!

    ResponderExcluir
  3. Caríssimo amigo,

    Belo espaço para felexão de nossa redentora doutrina. Apreciei a coerência do texto , tão bem referenciado. Já adicionado aos "favoritos".

    Grande abraço,

    Aline

    ResponderExcluir
  4. Quero parabenizar voces pela iniciativa, acho estavamos a muito tempo precisando ver reflexoes tão pertinentes à Doutrina Espírita, sempre visando a Unificação do Movimento Espírita. Confesso que no inicio fiquei um pouco na duvida quanto a eficiencia da reflexão do canteiro....Mais depois de ler todos os postulados aqui expostos a discussão...sempre me vem a mente de que: Agua mole e pedra dura, tanto bate ate que fura. Vamos que vamos...Continuem nesse caminho....Abraço.

    ResponderExcluir
  5. Excelente iniciativa.
    Grande abraço!
    Karla Saraiva

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

PESTALOZZI E KARDEC - QUEM É MESTRE DE QUEM?¹

Por Dora Incontri (*) A relação de Pestalozzi com seu discípulo Rivail não está documentada, provavelmente por mais uma das conspirações do silêncio que pesquisadores e historiadores impõem aos praticantes da heresia espírita ou espiritualista. Digo isto, porque há 13 volumes de cartas de Pestalozzi a amigos, familiares, discípulos, reis, aristocratas, intelectuais da Europa inteira. Há um 14º volume, recentemente publicado, que são cartas de amigos a Pestalozzi. Em nenhum deles há uma única carta de Pestalozzi a Rivail ou vice-versa. Pestalozzi sonhava implantar seu método na França, a ponto de ter tido uma entrevista com o próprio Napoleão Bonaparte, que aliás se mostrou insensível aos seus planos. Escreveu em 1826 um pequeno folheto sobre suas ideias em francês. Seria quase impossível que não trocasse sequer um bilhete com Rivail, que se assinava seu discípulo e se esforçava por divulgar seu método em Paris. Pestalozzi, com seu caráter emotivo e amoroso, não era de ...

OS FILHOS DE BEZERRA DE MENEZES

                              As biografias escritas sobre Bezerra de Menezes apresentam lacunas em relação a sua vida familiar. Em quase duas décadas de pesquisas, rastreando as pegadas luminosas desse que é, indubitavelmente, a maior expressão do Espiritismo no Brasil do século XIX, obtivemos alguns documentos que nos permitem esclarecer um pouco mais esse enigma. Mais recentemente, com a ajuda do amigo Chrysógno Bezerra de Menezes, parente do Médico dos Pobres residente no Rio de Janeiro, do pesquisador Jorge Damas Martins e, particularmente, da querida amiga Lúcia Bezerra, sobrinha-bisneta de Bezerra, residente em Fortaleza, conseguimos montar a maior parte desse intricado quebra-cabeças, cujas informações compartilhamos neste mês em que relembramos os 180 anos de seu nascimento.             Bezerra casou-se...

ALLAN KARDEC, O DRUIDA REENCARNADO

Das reencarnações atribuídas ao Espírito Hipollyte Léon Denizard Rivail, a mais reconhecida é a de ter sido um sacerdote druida chamado Allan Kardec. A prova irrefutável dessa realidade é a adoção desse nome, como pseudônimo, utilizado por Rivail para autenticar as obras espíritas, objeto de suas pesquisas. Os registros acerca dessa encarnação estão na magnífica obra “O Livro dos Espíritos e sua Tradição História e Lendária” do Dr. Canuto de Abreu, obra que não deve faltar na estante do espírita que deseja bem conhecer o Espiritismo.

UM POUCO DE CHICO XAVIER POR SUELY CALDAS SCHUBERT - PARTE II

  6. Sobre o livro Testemunhos de Chico Xavier, quando e como a senhora contou para ele do que estava escrevendo sobre as cartas?   Quando em 1980, eu lancei o meu livro Obsessão/Desobsessão, pela FEB, o presidente era Francisco Thiesen, e nós ficamos muito amigos. Como a FEB aprovou o meu primeiro livro, Thiesen teve a ideia de me convidar para escrever os comentários da correspondência do Chico. O Thiesen me convidou para ir à FEB para me apresentar uma proposta. Era uma pequena reunião, na qual estavam presentes, além dele, o Juvanir de Souza e o Zeus Wantuil. Fiquei ciente que me convidavam para escrever um livro com os comentários da correspondência entre Chico Xavier e o então presidente da FEB, Wantuil de Freitas 5, desencarnado há bem tempo, pai do Zeus Wantuil, que ali estava presente. Zeus, cuidadosamente, catalogou aquelas cartas e conseguiu fazer delas um conjunto bem completo no formato de uma apostila, que, então, me entregaram.

"FOGO FÁTUO" E "DUPLO ETÉRICO" - O QUE É ISSO?

  Um amigo indagou-me o que era “fogo fátuo” e “duplo etérico”. Respondi-lhe que uma das opiniões que se defende sobre o “fogo fátuo”, acena para a emanação “ectoplásmica” de um cadáver que, à noite ou no escuro, é visível, pela luminosidade provocada com a queima do fósforo “ectoplásmico” em presença do oxigênio atmosférico. Essa tese tenta demonstrar que um “cadáver” de um animal pode liberar “ectoplasma”. Outra explicação encontramos no dicionarista laico, definindo o “fogo fátuo” como uma fosforescência produzida por emanações de gases dos cadáveres em putrefação[1], ou uma labareda tênue e fugidia produzida pela combustão espontânea do metano e de outros gases inflamáveis que se evola dos pântanos e dos lugares onde se encontram matérias animais em decomposição. Ou, ainda, a inflamação espontânea do gás dos pântanos (fosfina), resultante da decomposição de seres vivos: plantas e animais típicos do ambiente.

REENCARNAÇÃO E O MUNDO DE REGENERAÇÃO

“Não te maravilhes de eu te dizer: É-vos necessário nascer de novo.” (Jesus, Jo:3:7) Por Jorge Luiz (*)             As evidências científicas alcançadas nas últimas décadas, no que diz respeito à reencarnação, já são suficientes para atestá-la como lei natural. O dogmatismo de cientistas materialistas vem sendo o grande óbice para a validação desse paradigma.             Indubitavelmente, o mundo de regeneração, como didaticamente classificou Allan Kardec o estágio para as transformações esperadas na Terra, exigirá novas crenças e valores para a Humanidade, radicalmente diferenciada das existentes e que somente a reencarnação poderá ofertar, em face da explosiva diversidade e complexidade da sociedade do mundo inteiro.             O professor, filósofo, jornalista, escritor espírita, J. Herc...

OS FANATISMOS QUE NOS RODEIAM E NOS PERSEGUEM E COMO RESISTIR A ELES: FANATISMO, LINGUAGEM E IMAGINAÇÃO.

  Por Marcelo Henrique Uma mensagem importante para os dias atuais, em que se busca impor uma/algumas ideia(s), filosofia(s) ou crença(s), como se todos devessem entender a realidade e o mundo de uma única maneira. O fanatismo. Inclusive é ainda mais perigoso e com efeitos devastadores quando a imposição de crenças alcança os cenários social e político. Corre-se sérios riscos. De ditaduras: religiosas, políticas, conviviais-sociais. *** Foge no tempo e na memória a primeira vez que ouvi a expressão “todos aprendemos uns com os outros”. Pode ter sido em alguma conversa familiar, naquelas lições que mães ou pais nos legam em conversas “descompromissadas”, entre garfadas ou ações corriqueiras no lar. Ou, então, entre algumas aulas enfadonhas, com a “decoreba” de fórmulas ou conceitos, em que um Mestre se destacava como ouro em meio a bijuterias.

A PROPÓSITO DO PERISPÍRITO

1. A alma só tem um corpo, e sem órgãos Há, no corpo físico, diversas formas de compactação da matéria: líquida, gasosa, gelatinosa, sólida. Mas disso se conclui que haja corpo ósseo, corpo sanguíneo? Existem partes de um todo; este, sim, o corpo. Por idêntica razão, Kardec se reportou tão só ao “perispírito, substância semimaterial que serve de primeiro envoltório ao espírito”, [1] o qual, porque “possui certas propriedades da matéria, se une molécula por molécula com o corpo”, [2] a ponto de ser o próprio espírito, no curso de sua evolução, que “modela”, “aperfeiçoa”, “desenvolve”, “completa” e “talha” o corpo humano.[3] O conceito kardeciano da semimaterialidade traz em si, pois, o vislumbre da coexistência de formas distintas de compactação fluídica no corpo espiritual. A porção mais densa do perispírito viabiliza sua união intramolecular com a matéria e sofre mais de perto a compressão imposta pela carne. A porção menos grosseira conserva mais flexibilidade e, d...

PROGRESSO - LEI FATAL DO UNIVERSO

    Por Doris Gandres Atualmente, caminhamos todos como que receosos, vacilantes, temendo que o próximo passo nos precipite, como indivíduos e como nação, num precipício escuro e profundo, de onde teremos imensa dificuldade de sair, como tantas vezes já aconteceu no decorrer da história da humanidade... A cada conversação, ou se percebe o medo ou a revolta. E ambos são fortes condutores à rebeldia, a reações impulsivas e intempestivas, em muitas ocasiões e em muitos aspectos, em geral, desastrosas...

TRÍPLICE ASPECTO: "O TRIÂNGULO DE EMMANUEL"

                Um dos primeiros conceitos que o profitente à fé espírita aprende é o tríplice aspecto do Espiritismo – ciência, filosofia e religião.             Esse conceito não se irá encontrar em nenhuma obra da codificação espírita. O conceito, na realidade, foi ditado pelo Espírito Emannuel, psicografia de Francisco C. Xavier e está na obra Fonte de Paz, em uma mensagem intitulada Sublime Triângulo, que assim se inicia: