Pular para o conteúdo principal

PAI NOSSO – SÚPLICAS SUBVERSIVAS *

 

            Por Jorge Luiz

            

Embora muitos discordem, o Pai Nosso (Mt, 6:9-13) transformou-se em um mantra. A quantidade de repetições é determinante para a absolvência do penitente, e se configura em uma oração que se universalizou e é encontrada em todas as religiões que se afirmam cristãs, inclusive no Espiritismo. Allan Kardec o estuda em O Evangelho Segundo o Espiritismo. Falando aos espíritas de Lyon Kardec interdita o Pai Nosso e qualquer prece litúrgica em reuniões públicas no Centro Espírita. Uma diferença se destaca nas profissões católicas e protestantes: a palavra dívida, mantida entre os protestantes, é substituída por ofensas pelo catolicismo. A tradução correta é dívida.

            O Pai Nosso como oração só se encontra nos dois evangelhos considerados sinóticos, no de Lucas (11:24) e Mateus (6:9-13). O evangelho de Marcos, o primeiro a ser escrito e que inaugura o gênero literário conhecido como “evangelho”, isto é, uma boa notícia trazida por Jesus, não o considera, muito embora enfatize o perdão das dívidas e a questão da fome dentro do contexto histórico em que Jesus conviveu.

            Esse mediano resenhista confessa que há de concordar com o evangelista Marcos e John Dominic Crossan, teólogo irlandês, cofundador do controverso Jesus Seminar (saiba mais), quando afirma que o surgimento de uma oração desse tipo parece marcar o ponto em que um grupo começa a se distinguir ou até mesmo se separar de uma comunidade religiosa mais ampla. O Pai Nosso não tem nada de apocalíptico. Desde que não se faça uma leitura exclusivamente espiritual dessa oração, ela serve como um belo resumo dos temas e preocupações que estão por trás da visão que Jesus tinha do reino de Deus. (Crossan, 1994). Estou em boa companhia!

            Analisar o Pai Nosso exige se observar determinantes históricos presentes no momento em que ele foi proferido por Jesus e que se revelam duas súplicas determinantes ali inseridas: o pão, as dívidas. Isso fica ainda mais óbvio se encararmos o pão “de cada dia” exatamente como tal, isto é, o mínimo de pão material necessário para suprir as necessidades diárias, e se o mútuo perdão das dívidas também for compreendido ao pé da letra, como o perdão de dívidas monetárias. O pão e a dívida eram simplesmente os dois problemas mais imediatos que os camponeses, os trabalhadores diaristas e os habitantes das cidades da Galileia tinham de solucionar. O alívio dessas duas preocupações seria o benefício mais óbvio a ser trazido pelo reinado de Deus (Crossan, 1994).

            Os milagres de Jesus sempre figuraram entre o maravilhoso e o sobrenatural – Allan Kardec os estuda em A Gênese – entretanto, eles ofereciam aos seus discípulos sinais como material político-programático sobre o Reino, que ele acabara de fundar. A multiplicação dos pães é importância primordial para a superação da fome que se operava à época. O evangelista Marcos está atento a essa situação em que a fome entre as massas era resultado de estruturas de poder e de privilégios. Essa atenção é dispensada a problemas concretos de privação que confere maior peso ao argumento de que o Evangelho na qual foi elaborado em ambiente em que a exploração socioeconômica do povo comum constituía problema agudamente sentido. O mundo narrativo do texto reflete forte inclinação para os pobres rurais e compromisso com a redistribuição econômica da riqueza. Portanto, os sinais não eram do céu, mas do Reino na terra. O milagre da multiplicação por meio da partilha implícita nas de alimento no deserto fica, assim, ligado à nova prática econômica da comunidade (Myers, 1988). Uma atitude de Jesus que explicita bem isso é quando ele orienta os doze apóstolos que saíssem de dois em dois, que não levassem nada pelo caminho, a não ser um cajado, nem pão, nem sacola, nem dinheiro à cintura, mas que calçassem sandálias e não usassem duas túnicas. Disse Jesus, a casa que não os recebessem e não os escutassem, disse Jesus, sai de lá  e sacudam a poeira, para que sirvam de testemunho contra eles. Prova cabal de que havia já uma comunidade que se consolidava na solidariedade.

A esse respeito, notícias, preservadas de forma bastante acidental, demonstram que até o ano 98, em cerca de 42 localidades, até 180, em cerca de 74, até 325, em mais de 550 localidades havia comunidades cristãs (Kautsky, 2010). A fraternidade entre os primeiros cristãos, inclusive com o compartilhar dos bens espirituais e materiais está registrada em Atos dos Apóstolos (2:42-46).

 O que agravava mais ainda o quadro da pobreza entre camponeses e agricultores era o grau de endividamento determinado pela obrigação do excedente à elite. Somando-se a isso, os pequenos arrendatários estavam sujeitos ao imposto da terra ou tributo dos reis herodianos ou ao anoma (produção) dos romanos, cada um deles variando de um quarto a um terço da colheita. Interessante notar que aqui não são considerados os dízimos para as autoridades judaicas que (diversamente do sábado) não receberam reconhecimento romano. A estrutura do pagamento do dízimo estipulada na tradição rabínica era a seguinte:

1.    Um décimo da colheita como terumah (contribuição) para os sacerdotes;

2.    Um décimo do restante como o primeiro dízimo para os levitas;

3.    Um décimo do restante como segundo dízimo no primeiro, segundo, quarto e quinto anos, e o dízimo do homem pobre no terceiro e sexto anos do ciclo sabático.

 

Considerem que, além de tudo isso, havia várias taxas e tarifas per capita cobradas do pequeno fazendeiro quando ele levava seu produto aos mercados da cidade (Myers, 1988).

Sérios conflitos surgiram a propósito de quem deveria controlar a distribuição de vários dízimos. A maioria dos produtores não podia fazer a viagem anual a Jerusalém para recolher os dízimos e, assim sendo, o clero de Jerusalém tentava controlar a distribuição local, muitas vezes com a desvantagem de sacerdotes levitas locais (Myers, 1988). Ocorreram situações de servos maus que iam com outros tomar à força as décimas, agredindo os que se recusavam a dá-las. Outros faziam a mesma coisa levando os sacrificadores, que não tinham outro meio de vida, reduzindo-os à extrema penúria (Josefo, 2000). Pode-se ver que o peso econômico que a estrutura do dízimo impunha aos produtores de alimento era a causa de ressentimento entre os camponeses, isso consolidava o que entendemos hoje como luta de classes.

Perante todo esse quadro é natural que a tensão social dê lugar a um selvagem ódio de classes (Kautsky, 2010), que se retrata na história de Lázaro e o rico (Lc, 16: 19-31), onde o rico vai para o inferno. O rico é condenado pela única razão de ser rico (idem).

Desse ódio de classe insurgirão movimentos sociais, como por exemplo, banditismo social, messiânicos, profetas e movimentos proféticos, zelotas e sicários, o último, usam punhais de lâmina curva, daí vem a denominação. É necessário compreender que o bandido social não tinha o mesmo significado de bandido que passou a ter a partir de sociedades com classes e Estado, e as suas transformações. Eric Hobsbaswm, historiador britânico, estudando o banditismo, onde chegou a afirmar que Lampião praticava o banditismo social, sendo defensor do povo e vingador dos oprimidos, tinha a fome como a terceira fase do banditismo social. Para ele o ritmo da fome determinava a estrutura básica do ritmo do banditismo (Hobsbaswm, 2000).

É de fácil compreensão que simbolicamente a ordem social do judaísmo palestinense tinha em sua estrutura a “dívida” e a “pureza”. A questão da “pureza” é muito determinante na passagem em que se faz observação aos discípulos de Jesus que se servem do pão sem lavarem as mãos (Mc 7,1-13). As “dívidas” articulavam a organização e a herarquia sociais e não eram inteiramente estranham às nossas formações sociais modernas. Merece destaque, no entanto, na questão da “pureza” nessa ordem social, o fato que os indivíduos que com alguma anomalia física ou mental, serem considerados “impuros”, portanto, marginalizados, pois não faziam parte dessa estruturas social. O perdão – dos devedores e credores – que Jesus manifesta no Pai Nosso é sem limites. Quando ele concebia as curas conhecidas como milagres, restaurava-os não só a saúde, como também a sua condição social, assim, também, era o condicionante aos que faziam parte das comunidades do Reino.

A fome e o endividamento nas formações sociais modernas são estatuídas na ideologia do contrato social e na economia política de comércio, como projeto político de exploração e opressão a partir da apropriação da força de trabalho do precariado. Ambos são fenômenos estruturais do capitalismo que se relacionam e se retroalimentam.

Dom Hélder Câmara definiu de forma muito objetiva, embora em outro momento, aquilo que Pe. Júlio Lancelotti vem enfrentando nos dias atuais e tantos que se arvorem em assim agir; disse ele: "Quando dou comida aos pobres, me chamam de santo. Quando pergunto porque eles são pobres, chamam-me de comunista."

“Numa sociedade organizada segundo a lei do Cristo, ninguém deve morrer de fome. ” (Kardec, 2000, q. nº 930), o que avaliza que o Pai Nosso ainda continua subversivo



Referências:

CROSSAN, John Domenic. Jesus histórico. Rio de Janeiro; Imago, 1991;

HOBSBAWN, Eric. Bandidos. São Paulo; Paz & Terra, 2015;

HORSLEY & HANSON. Richard e John S. Movimentos populares no tempo de Jesus. São Paulo; Paulus, 1995;

JOSEFO, Flávio. História dos hebreus. Rio de Janeiro; Cpad; 2000;

KARDEC, Allan. O Evangelho segundo o espiritismo. São Paulo; Lake, 2007;

_____________ A Gênese. São Paulo; Lake, 2010;

_____________ O Livro dos espíritos. São Paulo; Lake, 2000;

_____________ Viagem Espírita em 1862. São Paulo; Clarim, 2020;

KAUTSKI, Karl. A Origem do Cristianismo. Rio de Janeiro;  Civilização Brasileira, 2010;

MYERS, Ched. O Evangelho de São Marcos. São Paulo; Paulus, 2021.

 

* a etimologia de subversivo, vem do latim (sub=abaixo) e (vertere=dar voltas) + (ivo=efetividade, capacidade). De subverter = verter por baixo; executar atos visando à transformação ou derrubada da ordem estabelecida; revolucionário.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O ESPIRITISMO ANTE AS IDEOLOGIAS DE ESQUERDA E DE DIREITA

  Por Elias Moraes O movimento espírita não teve como se furtar ao acirramento das disputas ideológicas no campo político partidário, observadas nas duas últimas décadas; ao contrário, foi fortemente atingido por essas disputas. A princípio, mediante manifestações ostensivas de muitas das suas principais lideranças em defesa das pautas do campo ideológico da Direita, ainda que sob a forma de uma fingida neutralidade. A essas manifestações seguiu-se uma forte reação dos que discordavam dessa postura, e que foram estigmatizados sob o rótulo de "espíritas de Esquerda". Ante o clima de confronto que se estabeleceu, o argumento mais utilizado pelos que adotavam a negação como estratégia de silenciamento das discussões era que o Espiritismo não era nem de Esquerda e nem de Direita, mas "de cima", ou "do alto", como se a doutrina espírita não tivesse posições muito bem definidas a respeito de cada um dos temas colocados em pauta pelos atores de ambos os campos ...

O AMOR É PARA SEMPRE...

Por Dora Incontri (*) (Escrevi esses pensamentos, muito sentidos, há alguns anos. Pretendia publicá-los num livro, mas antes que ficarem guardados, na memória do computador, melhor partilhar com outros que, como eu, estejam amadurecendo essa que é a maior herança divina em nós: a capacidade de amar.) Parque Nacional da Tijuca - Rio de Janeiro O amor é o oposto da indiferença. O amor nunca tanto faz, com o que o ser amado faz. Por isso se empenha sempre por um fazer de luz. O amor pode curar, salvar, elevar, educar, regenerar. Mas tudo a longo prazo, pois para se mostrar, atuar e agir, precisa muito ter paciência, perseverar, persistir, muitas, infinitas vezes perdoar… Tudo devagar. O amor desgovernado, tumultuado pelas paixões, queima os corações, provoca afastamentos, descontentamentos, dilacerações… Por isso, o amor precisa se asserenar, se suavizar, alimentando-se de eternidade!

UM PALHAÇO NA MEDIÚNICA

Existe um ponto que reúne o melhor de mim nesta curta jornada pelas estradas pedagógicas da vivência espírita: a mesa mediúnica! Lembro como agora da primeira participação, e como aquilo mudou minha percepção de mundo, com um sentimento de vastidão insondada para tão distante de todos os conceitos construídos pelos setores formais aos quais me ligava.

À MUSA ESTUPRADA

"O Rapto das Sabinas", pintura de Nicolas Poussin           Há indignações tão profundas, que só podem ser expressas em poesia, pelo menos para mim. Nos últimos meses, no meio do espetáculo constrangedor e bizarro em que o país mergulhou, a mulher brasileira foi alvo das mais absurdas violências: uma presidenta que não cometeu nenhum crime afastada do poder por um bando de criminosos, depois de ter sido xingada por uma parte da população, com as maiores baixarias e depois de ter sido ofendida por um Bolsonaro, que invocou seu torturador, num gesto de fascismo e supremo desrespeito humano; a primeira dama do presidente golpista posta como modelo de “beleza, do lar e recato”; um ministério inteiro só de homens (a maioria envolvidos com corrupção); um fundamentalismo religioso avançando no Estado, ameaçando os direitos da mulher; a visita de um ator machista, de filmes pornô, que nada tem a ver com Educação e que se ufana de ter estuprado uma mulher, no ...

COMO SUPERAR A DEPRESSÃO?

A depressão é a segunda causa de incapacidade no trabalho (a projeção é que, até 2020, seja a primeira da lista) e apenas 10% das pessoas deprimidas recebem tratamento adequado, conforme a Organização Mundial de Saúde. Infelizmente, muitas pessoas não buscam tratamento para Depressão por confundi-la com uma tristeza profunda. A causa da depressão é tida como multifatorial, isto é: converge vários fatores como o estilo de vida, o tipo de personalidade, a história pessoal e a predisposição genética. Não há um momento único ou específico em que a depressão comece. A depressão tem características neuroquímicas importantes e não depende necessariamente de um evento gatilho para se manifestar. Muitas pessoas apresentam sintomas depressivos na infância ou na adolescência. Tenho pacientes que após uma sequência de eventos traumáticos na idade adulta manifestaram a depressão. 

UM TAL SR. M...

                                                Anos atrás o pesquisador espírita Clóvis Nunes falou de um suposto encontro entre Allan Kardec e Karl Marx. Ele se escorou em duas mensagens insertas em Obras Póstumas , de 30 de abril de 1856  (saiba mais) e de 12 de maio de 1856 (saiba mais) . Leia-se um trecho da primeira, em que o Espírito se refere a um dos presentes, que para Nunes seria Marx: “A você, Rivail, sua missão está aí (livre, a cesta virou fortemente para meu lado, como o teria feito uma pessoa que me indicasse com o dedo). A você, M..., compete a espada que não fere, mas que mata. Contra tudo o que existe, será você que virá primeiro. Ele, Rivail, virá em segundo lugar, é o trabalhador que reconstrói o que foi destruído”.   ...

INVISÍVEIS TAMBÉM SE COMPRAZEM EM ILUDIR

  Por Orson P. Carrara Sabe-se que os espíritos não sabem tudo. Eles nada mais são que homens e mulheres que já deixaram a vida material ou estão para nela retornar, e que guardam conteúdos morais, intelectuais, emocionais e psicológicos, habilidades, tendências e gostos do estágio em que se encontram. Há que se lembrar que a morte não é uma varinha mágica que transforma o espírito; este terá que evoluir pelo esforço próprio visando o aprimoramento intelecto moral. E como não há privilégios, nem preferências, todos teremos que trilhar esse caminho.

DEPOIS DE HARARI: A ERA DA CONSCIÊNCIA

  Por Wilson Garcia A recente entrevista de Yuval Noah Harari ao  El País  pode ser lembrada não tanto pelas respostas que ele deu, mas pelas perguntas que provocou. Como em  Sapiens ,  Homo Deus  e  Nexus , o historiador israelense tem o dom de observar a história de cima, captando transformações que ainda mal percebemos enquanto acontecem. É bom refletir com o olhar espírita sobre isso.               Sua preocupação explícita é a Inteligência Artificial. Mas a implícita — e talvez a mais urgente — é outra: o próprio ser humano.             Durante séculos, acreditamos que nosso diferencial estava na inteligência. Hoje, começamos a descobrir que talvez esse não seja o nosso trunfo. A IA calcula melhor, memoriza mais, escreve mais rápido, traduz centenas de idiomas e analisa milhões de documentos em segundos. Se inteligência for ap...

DA QUIMERA HUMANA AO VOTO ANÔMICO

        Por Jorge Luiz                   A Contradição como Condição Ontológica             A paisagem político-social contemporânea expõe com crudeza o colapso dos filtros ético-morais no exercício da cidadania, revelando um fenômeno ainda mais perverso: a eleição consagradora de indivíduos formalmente denunciados por crimes gravíssimos, impulsionada justamente pelas parcelas mais vulneráveis da população. Desprovidos de amparo social e desarmados de senso crítico por um histórico de exclusão, esses grupos tornam-se alvos prioritários de apelos religiosos instrumentalizados, em que a fé é dobrada para anestesiar o discernimento ético e sacralizar a barbárie. Ao converter a transgressão em capital político com a chancela dos próprios espoliados, o corpo social escancara a sua contradição ontológica e o ponto cego do Brasil anômico — aquele em que a desori...

INTERDEPENDÊNCIA E LIBERDADE INDIVIDUAL

      Por Doris Gandres   “A liberdade individual e a interdependência são essenciais para a vida em sociedade.” Mahatma Gandhi (1)               Hoje ainda, em geral, imaginamos que temos liberdade para realizar tudo aquilo que nos agradar, tudo que atender aos nossos interesses, independentemente de estarmos atingindo ou não a liberdade alheia. Muito frequentemente ignoramos o limite para o exercício da nossa liberdade.             Usualmente somos muito cônscios dos nossos direitos, porém muito relapsos quanto aos nossos deveres. Léon Denis nos recomenda “considerar a vida e suas responsabilidades sob um aspecto mais grave, a submeter mais estritamente nossos atos à regra austera do dever” (2).             No Evangelho Segundo o Espiritismo, Cap.XVII, item 7, Lázaro Espírito transmite ...