Pular para o conteúdo principal

ANÁLISE "FOFA" PARA GRUPOS E INSTITUIÇÕES ESPÍRITAS

 

Por Marcelo Henrique

 

O Conhecimento foi, é e será sempre uma arma de transformação.

 

Considerando o palco planetário como o local de aprendizado e experimentação, desde que o homem atingiu o estágio de consciência de si mesmo, superando a fase dos (meros) instintos da animalidade inferior, sua inteligência permitiu planejar e executar voos mais altos. Em um filme praticamente mudo, chamado “A Guerra do Fogo”, homens com uma comunicação bastante rudimentar, baseada em grunhidos e sons ininteligíveis para o padrão de linguagem das eras posteriores, é retratado o uso da inteligência, seja por dados indivíduos seja por agrupamentos coletivos, rompendo as barreiras de obstáculos físico-materiais e obtendo qualidade de vida, nos níveis permitidos por aquele cenário.

Assim, então, as Ciências vieram sendo concebidas e desenvolvidas, com base no binômio teoria-prática, com os fatos e acontecimentos do empirismo motivando o surgimento de teorias e, também, se permitindo teorizar, previamente, sobre atos ainda não realizados. Mas desejados.

Todas as Ciências, sem exceção, derivadas da departamentalização (especialização) do Conhecimento, têm contribuído, inegavelmente, para a melhoria das condições de vida de homens e sociedades. E o aprimoramento, sequencial, não possui limites, sendo, pois, infinito.

Um dos ramos da Ciência que mais nos diz, pessoalmente, respeito, é a Ciência da Administração. Nela encontramos teorias e experimentos que são ferramentas importantes para a gestão (pública ou privada) das organizações coletivas humanas. Variados instrumentos, então, podem ser adaptados conforme o cenário e os objetivos, permitindo uma variação incomensurável de opções e aplicações.

É sobre um destes instrumentos que iremos tratar neste ensaio e sua aplicabilidade às instituições e grupos espíritas.

Trata-se da análise de Planejamento Estratégico segundo a Matriz FOFA (ou, no inglês, SWOT): Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças, considerando dois ambientes organizacionais (o interno e o externo). Veja a imagem na abertura:

Vamos conhecer um pouco melhor esta análise.

Primeiro, é preciso identificar os ambientes, interno e externo, que podem ser assim caracterizados:

Interno – composto pela própria organização, seus dirigentes e colaboradores, isto é, aqueles que fazem parte da estrutura de pessoal (recursos humanos) da instituição, seja ela qual for.

Externo – composto por pessoas que não participam da gestão organizacional, mas mantém, com ela, alguma relação ou vínculo, em razão da proximidade de interesses.

Todo e qualquer grupo ou entidade espírita, portanto, possui os dois ambientes (cenários), o interno e o externo, devendo estar atenta para ambos. Não pode ela, desmerecer ou subdimensionar os elementos externos, baseada na ideia da sazonalidade ou da raridade de participação ou envolvimento, nem pode superdimensionar sua própria estrutura, de modo a não estar atenta para variáveis que podem lhe permitir a necessária oxigenação das ideias (por meio de sugestões de terceiros). Como estamos falando de planejamento e execução, o desempenho organizacional pode ter ganhos qualitativos a partir da interação entre os dois ambientes e para a (necessária) filtragem das contribuições vindas de atores que pertencem a um ou a outro.

Em termos de variáveis (FOFA), temos dois grupos positivos (Força, Oportunidades) e dois negativos (Fraquezas, Ameaças), que podem ser facilmente observados na imagem anterior. Observe, também, que Força/Fraquezas pertencem ao ambiente INTERNO e Oportunidades/Ameaças ao EXTERNO. Convém não misturar os elementos, para que a análise possa ser melhor realizada e os resultados desta possam contribuir para a dinâmica e o planejamento de futuras atividades institucionais ou grupais.

A composição entre pontos positivos e negativos, virtudes e defeitos, acertos e erros é, assim, importantíssima para o constante processo de aperfeiçoamento (individual e coletivo). Em termos práticos, se a instituição não valoriza os positivos, deixa de investir no reconhecimento da contribuição que cada participante pode ofertar a projetos e ações, desmotivando seja seus membros seja os colaboradores ou os interessados. E se deixa de avaliar os negativos, incorre na infeliz diagnose de “já ser” o que poderia ser, impedindo avanços e o crescimento (novamente, individual e coletivo).

Assim, de forma coordenada e planejada, convém sempre estar se perguntando e avaliando, individual e coletivamente: – Como vai o seu grupo ou a sua entidade espírita? Que resultados ela vem obtendo? Qual o grau de satisfação dos membros ou frequentadores?

Recomenda-se, então, sempre que possível, inclusive periodicamente, os gestores do grupo ou instituição listarem – em debates coletivos – quais os elementos “FOFA” que podem ser enumerados em relação ao mesmo. Quais são, então, as Forças, as Fraquezas, as Oportunidades e as Ameaças da entidade ou do grupo? Você saberia listar, individualmente, com base nas suas vivências, estes quatro elementos em relação ao ambiente de que você participa, seja como gestor, dirigente, colaborador ou frequentador?

Vamos usar, exemplificativamente, uma situação pela qual todos de nós passamos ou estamos passando: uma sala de aula. Você como aluno (que é a condição mais comum de todos nós) poderia listas as seguintes forças: estrutura física; equipamentos disponíveis; preparo do professor; material didático; etc. Como fraquezas: tempo curto das aulas; oscilação da internet; falhas da rede elétrica; desvio da sua atenção por colegas interessados em outros temas; etc. Como oportunidades: palestrantes convidados pelo professor; intercâmbio com outras turmas; programações de eventos escolares; contato com outros alunos nos intervalos, informações sobre eventos extracurriculares, filmes, peças de teatro, eventos esportivos e culturais, etc. E, como ameaças: interrupções na sequência das aulas exigindo sobrecarga de conteúdo ou reposições de horários; ruídos externos (um carro de som na frente do colégio); etc.

Os elementos acima são, é claro, meramente enumerativos. Não são satisfativos nem definitivos. É possível abrir um leque de muitas outras variáveis a serem consideradas. E, também, talvez, alguns dos citados não façam parte do ambiente educacional de que você participa. É importante estar atento a todas essas variações em relação à análise proposta, para não enrijecer desnecessariamente a ferramenta.

Convido, então, você, a realizar esta experiência. A aplicar o método FOFA no grupo ou instituição que você participa. Inicialmente, você pode fazer isso como um exercício pessoal e restrito. Ao perceber sua validade e oportunidade, tenho certeza que poderá propor à direção do grupo/instituição a realização coletiva desta análise, inclusive para permitir outras visões (diferentes da sua) sobre o ambiente e as ações organizacionais.

Agora, o elemento mais importante: o objetivo. Para que, então, realizar a análise FOFA?

Poderíamos, de pronto, responder: para melhorar o desempenho, para aperfeiçoar métodos, para alcançar mais interessados, para proporcionar mais bem-estar e prazer na convivência coletiva, para proporcionar maior conhecimento, para atender mais pessoas, para contribuir para a transformação social. Etc.

Portanto, ao concluir a análise, é necessário listar:

1) Quais ações (individuais/coletivas) podem ser melhoradas;

2) Que atividades ou comportamentos devem ser suprimidos;

3) Que aporte de recursos (humanos, financeiros, materiais-instrumentais) seria necessário para o aperfeiçoamento do grupo/instituição;

4) Que público se pretende atingir;

5) Que equipes de trabalho podem/precisam ser compostas ou melhoradas;

6) Como melhorar o ambiente organizacional do grupo/instituição; e,

7) Quando se fará, novamente, uma análise similar à realizada.

Fica, aqui, a sugestão da aplicabilidade do método FOFA aos grupos/instituições espíritas. Nós já aplicamos, com excelentes resultados. E a prova disto é o constante aperfeiçoamento coletivo, que contribui para a manutenção dos membros, a agregação de novos participantes e a qualificação dos resultados obtidos.

Mãos à obra, com o FOFA, então!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DEUS¹

  No átimo do segundo em que Deus se revela, o coração escorrega no compasso saltando um tom acima de seu ritmo. Emociona-se o ser humano ao se saber seguro por Aquele que é maior e mais pleno. Entoa, então, um cântico de louvor e a oração musicada faz tremer a alma do crente que, sem muito esforço, sente Deus em si.

OS FILHOS DE BEZERRA DE MENEZES

                              As biografias escritas sobre Bezerra de Menezes apresentam lacunas em relação a sua vida familiar. Em quase duas décadas de pesquisas, rastreando as pegadas luminosas desse que é, indubitavelmente, a maior expressão do Espiritismo no Brasil do século XIX, obtivemos alguns documentos que nos permitem esclarecer um pouco mais esse enigma. Mais recentemente, com a ajuda do amigo Chrysógno Bezerra de Menezes, parente do Médico dos Pobres residente no Rio de Janeiro, do pesquisador Jorge Damas Martins e, particularmente, da querida amiga Lúcia Bezerra, sobrinha-bisneta de Bezerra, residente em Fortaleza, conseguimos montar a maior parte desse intricado quebra-cabeças, cujas informações compartilhamos neste mês em que relembramos os 180 anos de seu nascimento.             Bezerra casou-se...

09.10 - O AUTO-DE-FÉ E A REENCARNAÇÃO DO BISPO DE BARCELONA¹ (REPOSTAGEM)

            Por Jorge Luiz     “Espíritas de todos os países! Não esqueçais esta data: 9 de outubro de 1861; será marcada nos fastos do Espiritismo. Que ela seja para vós um dia de festa, e não de luto, porque é a garantia de vosso próximo triunfo!”  (Allan Kardec)                    Cento e sessenta e quatro anos passados do Auto-de-Fé de Barcelona, um dos últimos atos do Santo Ofício, na Espanha.             O episódio culminou com a apreensão e queima de 300 volumes e brochuras sobre o Espiritismo - enviados por Allan Kardec ao livreiro Maurice Lachâtre - por ordem do bispo de Barcelona, D. Antonio Parlau y Termens, que assim sentenciou: “A Igreja católica é universal, e os livros, sendo contrários à fé católica, o governo não pode consentir que eles vão perverter a moral e a religião de outr...

AS DEFORMIDADES COGNITIVAS PRETENSOS “HERCULANISTAS”

  Por Jorge Hessen O livre-pensamento, a liberdade de consciência e a fraternidade são princípios kardecianos que não combinam com patrulhamento doutrinário, condenações sistemáticas e apropriações ideológicas do Espiritismo. Há uma contradição curiosa entre alguns atuais admiradores de José Herculano Pires: proclamam fidelidade absoluta a Allan Kardec, mas adotam posturas que merecem ser confrontadas com os próprios fundamentos da Codificação.

PESTALOZZI E KARDEC - QUEM É MESTRE DE QUEM?¹

Por Dora Incontri (*) A relação de Pestalozzi com seu discípulo Rivail não está documentada, provavelmente por mais uma das conspirações do silêncio que pesquisadores e historiadores impõem aos praticantes da heresia espírita ou espiritualista. Digo isto, porque há 13 volumes de cartas de Pestalozzi a amigos, familiares, discípulos, reis, aristocratas, intelectuais da Europa inteira. Há um 14º volume, recentemente publicado, que são cartas de amigos a Pestalozzi. Em nenhum deles há uma única carta de Pestalozzi a Rivail ou vice-versa. Pestalozzi sonhava implantar seu método na França, a ponto de ter tido uma entrevista com o próprio Napoleão Bonaparte, que aliás se mostrou insensível aos seus planos. Escreveu em 1826 um pequeno folheto sobre suas ideias em francês. Seria quase impossível que não trocasse sequer um bilhete com Rivail, que se assinava seu discípulo e se esforçava por divulgar seu método em Paris. Pestalozzi, com seu caráter emotivo e amoroso, não era de ...

SE O UNIVERSO É TÃO GRANDE, POR QUE IMAGINAMOS UM MUNDO ESPIRITUAL TÃO HUMANO?

    Por Wilson Garcia     Se a ciência expandiu nosso conhecimento sobre o cosmos de forma impressionante, talvez seja hora de perguntar: será que nossa visão sobre o mundo espiritual não ficou pequena demais — terrestre demais, humana demais? Uma leitora fez uma pergunta que me deixou pensando. Ela havia lido meu texto anterior,  Um bilhão de galáxias e uma única pergunta: e o espírito? , e trouxe uma questão que merece ser levada a sério. Ela disse, em resumo: — Tudo bem, falamos de bilhões de galáxias, de um universo gigantesco… mas e o outro lado? O que tudo isso tem a ver com a realidade espiritual? Será que o tamanho do universo material diz algo sobre o universo espiritual? A pergunta é boa. A resposta, porém, pede cuidado.

DARWINISMO ESPIRITUAL E A SOCIOBIOLOGIA DO REINO: A LUTA DE IDEIAS COMO MOTOR DA TRANSIÇÃO

           Por Jorge Luiz                    A Espiral da Transição e o Equívoco do Evento                 Uma celeuma existente no movimento espírita acerca de leituras literais de transições planetárias desviou aquilo que é um processo profundo de adaptação biossocial para a transição vista como um mero evento cronológico. A evolução não se opera em uma constante, mas sim em uma espiral de eventos. A evolução dos mundos está atrelada à evolução dos Espíritos vinculados a eles.             Para compreender esse mecanismo na escala macro, é imperativo analisar o microcosmo das relações humanas. No livro Missionários da Luz (Cap. 13), psicografado por Francisco C. Xavier, o espírito André Luiz relata o grave trauma sofrido por um núcleo familiar em virtude das atitudes predatória...

ESPIRITISMO E POLÍTICA¹

  Coragem, coragem Se o que você quer é aquilo que pensa e faz Coragem, coragem Eu sei que você pode mais (Por quem os sinos dobram. Raul Seixas)                  A leitura superficial de uma obra tão vasta e densa como é a obra espírita, deixada por Allan Kardec, resulta, muitas vezes, em interpretações limitadas ou, até mesmo, equivocadas. É por isso que inicio fazendo um chamado, a todos os presentes, para que se debrucem sobre as obras que fundamentam a Doutrina Espírita, através de um estudo contínuo e sincero.

AS BETS E O JOGO DA VIDA

      Por Jorge Luiz                     A Encomenda da Esperança: A Captura do Imaginário             Muito recentemente, os símbolos da Pátria foram sequestrados por uma corrente partidária de extrema-direita. De repente, o imaginário do brasileiro foi dilacerado: o que era símbolo de pertencimento e brasilidade transmutou-se em sentimento de aversão por aqueles alinhados a ideologias progressistas. Com a camisa da Seleção Brasileira, o fenômeno não foi diferente. Esse episódio escancara algo fundamental: o imaginário é o campo onde se travam as disputas centrais da nossa época.             O imaginário, para Castoriadis (2012), não significa o fictício, o ilusório ou o especulativo, mas o elemento determinante — e não determinado — de novas formas e significações; uma criação autônoma que não se ...

16.11 - DIA INTERNACIONAL DA TOLERÂNCIA

“Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.” (Jesus, Mt, 22:34-40)                            John Locke (1632-1704), filósofo inglês, com o propósito de apaziguar católicos e protestantes, escreveu em 1689, Cartas sobre a Tolerância. Voltaire (1694-1778), filósofo iluminista francês, impactado com o episódio ocorrido em 1562, conhecido como Massacre da Noite de São Bartolomeu , marcado pelos assassinatos de milhares de protestantes, por fiéis católicos, talvez inspirado por Locke, em 1763, escreveu o Tratado sobre a Tolerância.             Por meio da  UNESCO¹, em sua 28ª Conferência Geral, realizada de 25.10 a 16.11.1995, com apoio da Carta das Nações Unidas que “declara a necessidade de preservar as gerações vindouras do flagelo da guerra,...a reafirmar a fé nos direitos fundamentais do homem, na dignidade e...