quinta-feira, 22 de setembro de 2016

SEMANA MAURÍCIA




Cap. Maurício - Patrono da CME


CAPITÃO MAURÍCIO era o comandante da Legião Tebana. Essa legião era originária do Egito e seus soldados eram todos cristãos. No ano (286 d.C.), o Império Romano convocou a Legião Tebana para debelar a Revolta dos Bagaudos .
Era costume do Exército romano, antes de entrar em combate, realizar os “sacrifícios propiciatórios aos deuses pagãos” para sucesso da batalha.
Capitão Maurício e toda a sua Legião, por serem cristãos, recusam-se a participarem daqueles rituais. A mentalidade cristã não poderia, naturalmente, coincidir com a pagã. Embora respeitando as leis e sendo leais ao Império, não colocavam a pátria terrena acima de tudo.
Contrariado com a atitude do Capitão Maurício e seus comandados, Maximiano determinou uma dizimação da Legião Tebana, ou seja, a cada dez soldados, um seria decapitado. Essa punição não surtiu efeito naqueles soldados determinados em manterem fidelidade ao Cristo. Então, o imperador manda executar uma segunda dizimação que não abalou a fé dos legionários tebanos.
Maximiano então, tomado de ira, manda o Exército romano decapitar toda a Legião Tebana. Antes de ser decapitado, o intimorato Capitão Maurício, diz para o imperador:
Somos teus soldados e não menos servidores de Deus. Sabemos perfeitamente a nossa obrigação como militares, mas não nos é lícito atraiçoar a Lei do nosso Criador. Fomos testemunhas da morte dos nossos companheiros e não nos queixamos; antes, com eles nos congratulamos. Tuas ameaças não nos provocam sentimentos ou planos de rebelião de nossa parte. Estamos com as armas nas mãos, mas delas não faremos uso para nos defender. Antes, queremos morrer inocentes, do que viver culpados .

Essa é a síntese da história de Maurício e seus comandados. Fato que, segundo as narrativas históricas, aconteceu no dia 22 de setembro de 286.

Capitão Maurício é o Patrono da Cruzada dos Militares Espíritas (CME) e, desde a sua fundação, no dia 10 de dezembro de 1944, vem homenageando este mártir cristão do terceiro século. Porém, foi somente a partir de 1952 que se começou a comemorar o Dia de Maurício, a 22 de setembro, data do provável sacrifício da Coorte Auxiliar Tebana. Neste dia, na sede da CME e nos Núcleos da CME, distribuídos por todo o território nacional, é lida a Mensagem Maurícia, escrita por um Cruzado, especialmente convidado para isso.
Em 1954, quando a Cruzada completou 10 anos de fundação, foi organizada e aprovada pela Diretoria Executiva da CME a Semana de Maurício ou Semana Maurícia.
A primeira Semana de Maurício aconteceu entre os dias 15 e 22 de setembro de 1954, respectivamente, na sede da CME, no Núcleo da Guarnição de Deodoro – Vila Militar, no Colégio Militar do Rio de Janeiro e na Academia Militar das Agulhas Negras, em Resende, culminando com a festividade máxima, o dia 22 de setembro, na sede da Cruzada.

Os temas tratados nessas festividades foram os seguintes:
a) Retrospecto das atividades da Cruzada desde a sua fundação – desenvolvido pelo Cel Méd Paulino Barcellos;
b) Cap Maurício como Patrono da CME – desenvolvido pelo Ten Cel Flammarion Pinto de Campos;
c) Conexões da Doutrina Espírita com os Evangelhos – desenvolvido pelo Prof Carlos Torres Pastorino;
d) Posição do Espiritismo na vida contemporânea – desenvolvido pelo Cel Lin-dolpho Ferraz Filho, e,
e) Posição da Cruzada no Movimento Espírita contemporâneo – desenvolvido pelo Maj Ruy Kremer.
No dia 21 de setembro, coincidindo esta data com a realização dos trabalhos mediúnicos, na CME, foram transmitidas diversas mensagens mediúnicas faladas e psicografadas, dentre as quais, destacamos a psicografia do médium General Augusto da Cunha Duque-Estrada, na época, presidente da Cruzada:

Exultai-vos (Francisco – Espírito)
Abri os vossos corações para receberdes a dádiva divina que o Senhor permitiu descesse até vós.
Quisestes glorificar o vosso Patrono num gesto de amor fraterno e Deus permitiu assim fosse.
Meus filhos amados, quisestes que os vossos corações aqui confraternizassem, co-mungando com o vosso Patrono. Ele aqui está para sentir convosco, para amar convosco, para querer convosco, guiando-vos conforme a vontade do Pai.
Meus filhos bem-amados, andastes bem inspirados, reunindo-vos para glorificardes o vosso Guia nessa expressão de fé e de amor. O Pai bem quis que assim fizesses. E assim foi feito.
O vosso trabalho é grande, deve ser intensificado e será frutuoso.
Nunca se semeia em terreno que Jesus preparou sem que deixe de nascer, crescer e frutificar. A messe será proveitosa e útil.
Colhereis o resultado do vosso trabalho para o vosso bem, dos vossos irmãos, da vossa Pátria.
Meus filhos, orai e vigiai que a hora é difícil, porém, assim procedendo, tereis o resul-tado do vosso trabalho.
A Cruzada irá progredindo, aumentando, crescendo sempre para o bem dos que so-frem e desejam aperfeiçoar-se.
Meus filhos, aqui saúdo-vos, apreciando os vossos esforços. Ajudaremos o vosso Guia nesse esforço de amparar-vos e orientar-vos.
Exultai. Graças a Deus.

O Núcleo de Fortaleza da CME está instalado temporariamente no Centro Espírita Casa do Caminho, sito à Rua Mombaça, 157, Aldeota. Fortaleza – Ceará.
Ontem, dia 21 de setembro, foi realizada uma reunião comemorativa à data, com uma palestra intitulada “Panorama da CME – Capitão Maurício, testemunho de fidelidade”, onde, na oportunidade, foi lida a “Mensagem Maurícia/2016”, de autoria do Ten Cel R1, Jo-sé Carlos Cavalcanti, presidente do Núcleo de Manaus da CME.

7 comentários:

  1. Comovente. Bravo Capitão Maurício e dignos tebanos de ontem e de hoje! Se fossem a maioria, o mundo seria outro, completamente melhor, quase feliz. Mas com esse espírito de verdade e retidão, um ou dois que sejam já faz grande diferença. Deve haver muitos mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sobre o holocausto de Maurício e seus comandados (Legião Tebana), dois comentários gostaria de destacar:

      1) General Duque-Estrada (1883-1982), em Setembro de 1959, quando presidente da Cruzada dos Militares Espíritas (CME):
      "Por certo, espetáculo igual jamais ocorrera em qualquer época, em parte alguma, de estoicismo e devotamento a uma causa, de renúncia coletiva, como o que legaram ao mundo Maurício e seus comandados".

      2) Divaldo Pereira Franco, médium baiano, em 1992, no Núcleo da CME da Escola Naval, no Rio de Janeiro, quando a Cruzada completava 48 anos de fundação:
      “Um dos maiores exemplos que se tem na história da humanidade é o grande Maurício, comandante da chamada Legião Tebana. Este homem, em nome do Cristo, preferiu o holocausto a abjurar sua fé”.

      Excluir
  2. Magnífico trabalho. Maurício é uma espécie de trabalhador da paz de Ismael e atua basicamente nas forças armadas para que o Brasil se defenda mas jamais avance sobre outros países. A Cruzada espalha-se por todo o Brasil. Atua nos quarteis apoiando a evangelização e o estudo da DoutrinaEspirita. Há casos emocionantes, por exemplo, na Amazônia, onde a Doutrina chega pelas mãos dos militares às populações mais distantes.Virtudes militares como disciplina, estoicismo e respeito são iluminadas pela Doutrina. Que o Senhor ampare mais esse bendito esforço que só poderia mesmo nascer no "coração do mundo".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, segundo as tradições espirituais, Capitão Maurício é um dos Espíritos da paz no Brasil, exercendo a sua função, principalmente, no âmbito das Forças Armadas, dando a elas um caráter "sui-generis" no mundo.

      Excluir
  3. Informo aos amigos leitores que o retrato que identifica o texto "Semana Maurícia" é do Capitão Maurício, comandante da Legião Tebana "A Invicta".
    O retrato foi recebido mediunicamente, pela Sra. Dinorah Simas Enéas (médium), e publicado em "O Cruzado", boletim de divulgação da Cruzada dos Militares Espíritas, no dia 22 de setembro de 1948.

    ResponderExcluir
  4. Achei muito interessante e elucidativa esta matéria falando do Patrono da Cruzada dos Militares Espíritas.
    Solicito ao autor do texto escrever mais sobre esse assunto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Informo aos amigos leitores que existem outros textos de minha autoria neste site "Canteiro de Ideias".

      http://www.canteiroideias.com.br/2016/07/os-militares-na-historia-do-cristianismo_17.html

      http://www.canteiroideias.com.br/2015/10/uma-prosa-com-divaldo.html

      http://www.canteiroideias.com.br/2015/05/homenagem-um-soldado-espirita.html

      http://www.canteiroideias.com.br/2015/02/militares-espiritas_23.html

      Excluir