Pular para o conteúdo principal

MENSAGEM INÉDITA DE EMMANUEL


O respeitado pesquisador e documentarista espírita Oceano Vieira de Melo nos ofereceu gentilmente a mensagem inédita de Emmanuel, psicografada por Francisco Cândido Xavier, que aparece publicada pela primeira vez nesta edição. Oceano nos revelou que obteve da família de Clóvis Tavares – um dos amigos mais próximos de Chico – permissão para investigar as gravações contidas em nove fitas de rolo gravadas nos anos 1950. Clóvis gravava com sua própria voz mensagens inéditas enviadas de Pedro Leopoldo pro Chico Xavier. Embora não esteja claramente datada, estima-se que a mensagem tenha sido psicografada entre 1954 e 1956. É o próprio Oceano em mensagem enviada ao autor do presente livro, quem explica a história desta descoberta:

            “A família de Clóvis Tavares, reconhecendo o nosso trabalho de restauração e preservação em audiovisual de tudo o que for relacionado a Chico Xavier, nos entregou uma caixa contendo nove fitas de rolo, nas quais Clóvis Tavares, fundador da Escola Jesus Cristo de Campos, no norte fluminense, que tinha um gravador de rolo – uma novidade na época – gravava as leituras de mensagens inéditas vindas de Pedro Leopoldo por Chico Xavier. Clóvis as lia antes de suas preces que antecediam as palestras. Emocionei-me ao ouvir o grande Clóvis Tavares lendo essa mensagem. Ele foi o maior amigo de Chico Xavier. Foi também seu biógrafo e o que transmitiu mais emoção ao retratar a humilde família do médium espírita. (30 anos com Chico Xavier e Amor e sabedoria de Emmanuel, IDE). Ao pesquisar onde essa mensagem teria sido publicada, a surpresa: era inédita, pois não encontrei em nenhum livro de Emmanuel ou no Reformador a partir de 1953”
           
REPARA A NATUREZA

De Emmanuel/ Chico Xavier
(Pedro Leopoldo – MG, 1953?)

Repara a natureza que te cerca no mundo.
Tudo é riqueza e esforço laborioso por assegurá-la.
O solo ferido pelo arado é berço milagroso da produção.
A árvore mil vezes dilacerada orgulha-se de sofrer e ajudar sempre mais.
A fonte, superando os montões dos seixos, pouco a pouco se transforma em grande rio a caminho do mar.
Algumas sementes formam a base de preciosa floresta.
Pedras agressivas se convertem nas obras-primas da estatuária, quando não vertem do seio a faiscante beleza do material de ourivesaria.
Animais humildes, padecendo e ajudando, garantem o conforto das criaturas contra a intempérie ou alimentam-lhes o corpo, sustentando-lhes a existência.
A pobreza é simples apanágio do homem.
Do homem enquanto se refugia, desassisado na furna da ignorância.
Somente a alma humana distanciada do conhecimento Superior, assemelha-se a um fantasma de angústia, de miséria, de lamentação.
Se podes, assim, observar o patrimônio das bençãos celestiais, no caminho em que evoluis, procura o teu lugar de trabalho e serve infatigavelmente ao Bem, para que o Bem te ensine a ver a fortuna imperecível que o Pai te concedeu por sublime herança.
Serve aos semelhantes, ajuda a planta e socorre o animal. Seja a tua viagem por onde passes um cântico de auxílio e bondade, de harmonia e entendimento.
E, à medida que avançares na senda de elevação, encontrar-te-ás cada vez mais rico de amor, encerrando no próprio peito o tesouro intransferível da luz que te coroará de felicidade inextinguível nos cimos da glória eterna.


Fonte: Espiritismo e Ecologia, André Trigueiro

Comentários

  1. Francisco Castro de Sousa14 de agosto de 2016 às 09:05

    Se não me engano, Clovis Tavares, era natural do Maranhão e publicou o livro: 50 Anos de Parnaso, o primeiro livro contendo mensagens de vários Espíritos, psicografadas pelo nosso querido e inesquecível Chico Xavier!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

PESTALOZZI E KARDEC - QUEM É MESTRE DE QUEM?¹

Por Dora Incontri (*) A relação de Pestalozzi com seu discípulo Rivail não está documentada, provavelmente por mais uma das conspirações do silêncio que pesquisadores e historiadores impõem aos praticantes da heresia espírita ou espiritualista. Digo isto, porque há 13 volumes de cartas de Pestalozzi a amigos, familiares, discípulos, reis, aristocratas, intelectuais da Europa inteira. Há um 14º volume, recentemente publicado, que são cartas de amigos a Pestalozzi. Em nenhum deles há uma única carta de Pestalozzi a Rivail ou vice-versa. Pestalozzi sonhava implantar seu método na França, a ponto de ter tido uma entrevista com o próprio Napoleão Bonaparte, que aliás se mostrou insensível aos seus planos. Escreveu em 1826 um pequeno folheto sobre suas ideias em francês. Seria quase impossível que não trocasse sequer um bilhete com Rivail, que se assinava seu discípulo e se esforçava por divulgar seu método em Paris. Pestalozzi, com seu caráter emotivo e amoroso, não era de ...

OS FILHOS DE BEZERRA DE MENEZES

                              As biografias escritas sobre Bezerra de Menezes apresentam lacunas em relação a sua vida familiar. Em quase duas décadas de pesquisas, rastreando as pegadas luminosas desse que é, indubitavelmente, a maior expressão do Espiritismo no Brasil do século XIX, obtivemos alguns documentos que nos permitem esclarecer um pouco mais esse enigma. Mais recentemente, com a ajuda do amigo Chrysógno Bezerra de Menezes, parente do Médico dos Pobres residente no Rio de Janeiro, do pesquisador Jorge Damas Martins e, particularmente, da querida amiga Lúcia Bezerra, sobrinha-bisneta de Bezerra, residente em Fortaleza, conseguimos montar a maior parte desse intricado quebra-cabeças, cujas informações compartilhamos neste mês em que relembramos os 180 anos de seu nascimento.             Bezerra casou-se...

ALLAN KARDEC, O DRUIDA REENCARNADO

Das reencarnações atribuídas ao Espírito Hipollyte Léon Denizard Rivail, a mais reconhecida é a de ter sido um sacerdote druida chamado Allan Kardec. A prova irrefutável dessa realidade é a adoção desse nome, como pseudônimo, utilizado por Rivail para autenticar as obras espíritas, objeto de suas pesquisas. Os registros acerca dessa encarnação estão na magnífica obra “O Livro dos Espíritos e sua Tradição História e Lendária” do Dr. Canuto de Abreu, obra que não deve faltar na estante do espírita que deseja bem conhecer o Espiritismo.