sexta-feira, 5 de junho de 2015

10 MOTIVOS PARA NÃO SE DEPRIMIR NO DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE¹




Por André Trigueiro (*)

 
5 de junho - Dia Mundial do Meio Ambiente

1 – A declaração de Fernando Meirelles, o grande cineasta, para a Revista Época: “Quando não sou ecochato, sou biodesagradável”.

2 – A mobilização de milhares de jovens americanos e europeus que exigem das universidades ricas onde estudam (Oxford e Harvard, inclusive) a retirada dos recursos investidos em fundos lastreados em combustíveis fósseis. Se depender da garotada, essas fortunas devem ser redirecionadas para fontes limpas e renováveis de energia.

3 – O lançamento da primeira geração de baterias solares para domicílios (“Powerwall”) ou indústrias (“Powerpack”) pela Tesla, que abriu mão das patentes para agilizar o desenvolvimento tecnológico desses produtos. Sol e vento já podem ser armazenados. Muitos especialistas consideram isso o início de uma revolução energética.


4 – A prisão de grandes empreiteiros que financiavam políticos para, depois das eleições, cobrar a fatura na forma de megaprojetos nem sempre inteligentes, invariavelmente caríssimos e nada sustentáveis. O Brasil ficou um país melhor depois que essa roubalheira veio à tona. A natureza, por vias indiretas, também agradece.

5 – Pela primeira vez em 40 anos de medições as emissões de gases estufa do planeta foram estabilizadas (em 2014) apesar da economia mundial ter crescido (3,0 %). A Agência Internacional de Energia atribuiu o resultado aos monumentais esforços da China para reduzir suas emissões de CO2.

6 – Ninguém gosta de falta d'água. Mas a maior crise hídrica da Região Sudeste do Brasil determinou uma tsunami de projetos de reúso de água, coleta de chuva e uso racional desse precioso recurso como jamais se viu antes.

7 –  Apesar das facadas e dos atropelamentos, os ciclistas resistem. De onde vem o poder das bicicletas, que ganham a cada ano mais quilômetros de ciclovias e ciclofaixas?  Difícil explicar. Mas é fato que o “carrocentrismo” colapsou as cidades, travou a mobilidade. Sobre duas rodas se vai mais rápido. Ou mais longe.

8 – Já ouviu falar em A3P? Então clica no Google e veja como esse Programa Ambiental na Administração Pública se espalha rapidamente como uma metástase verde. Até agora, 241 instituições públicas já aderiram. Um exército de servidores públicos brasileiros zela pela redução do desperdício de água, energia e lixo, entre outras medidas de ecoeficiência.

9 – Chega a 382 o número de projetos credenciados pela EPE (Empresa de Pesquisa Energética) para o leilão de energia solar do próximo dia 14 de agosto. Serão ofertados 12.528 megawatts (MW), mais que a capacidade instalada de Belo Monte. Analistas do setor dão como certo que a expansão do solar na matriz energética brasileira deverá ser tão ou mais rápida que a do vento.

10 – Se você prefere ver a parte vazia do copo, é uma opção. Mas pelo menos hoje, prefiro lembrar a frase atribuída ao ex-presidente Juscelino Kubitschek: “O otimista pode até estar errado, mas o pessimista já começa errando”. Dá pra virar esse jogo. Depende de nós.

¹fonte: portal G! – Mundo Sustentável

(*) Pós-graduado em gestão ambiental pela COPPE/UFRJ e professor de jornalismo ambiental da PUC RJ, André Trigueiro é jornalista da TV Globo e comentarista da Rádio CBN. Aqui, ele fala sobre os principais desafios e entraves do desenvolvimento sustentável e da preservação do meio ambiente.

Crédito de imagem: http://www.sccon.com.br/mercado/solucoes-meio-ambiente.html

2 comentários:

  1. MUITO BOA ESTA MATÉRIA, CRIA NA GENTE A ESPERANÇA QUE REALMENTE ESTÃO PREOCUPADOS PELO O NOSSO PLANETA, PROJETOS COMO ESTES E AÇÕES COMO ESTAS, DEVEM SER INCENTIVADAS NO DIA A DIA EM TODO O PLANETA, VIVA O MEIO AMBIENTE PRIMEIRO, DEPOIS A GANANCIA.

    ResponderExcluir
  2. Excelente texto! Saber quando você passa a semana compartilhando no facebook aquela enchurrada de charges que criticam as ações, muitas vezes, errôneas daqueles que poderiam mudar os rumos do desmatamento, extinção de animais etc. só para ver se pelos seus amigos se conscientizam um pouco na semana do meio ambiente.... então realmente veio um pouco de desânimo, mas este texto retirou! Ebaaaaaaaaaaa!!!!!!!!!!! Thanks Trigueiro!

    ResponderExcluir