Pular para o conteúdo principal

DO TAPA AO ASSASSINATO - OS MUITOS CASOS HENRY BOREL!

 


Todas as vezes me espanto, me indigno, me revolto, quando ouço histórias – e são muitas, de pessoas de todas as idades – de maus tratos na infância, de gritos, tapas, humilhações a surras, espancamentos, marcas físicas e psíquicas, que seguem vida afora com aquele que sofreu. Muitos dos carrascos – pais, mães, padrastos e madrastas – por sua vez também foram vítimas de seus próprios pais, mães, padrastos e madrastas. Claro que a predominância é dos homens violentos. Mas há mães crudelíssimas também. E a reprodução da violência vai de geração em geração, até que alguém rompa o ciclo, vá se tratar e se negue a fazer sofrer o outro o que sofreu.

Por isso mesmo, um caso como o do casal Nardoni ou do Dr. Jairinho, que chega ao assassinato de uma criança, barbárie que considero inominável, não é algo isolado, uma anomalia, um ponto fora da curva, mas simplesmente o extremo de uma cultura arraigada na violência contra esses seres indefesos, que só precisam de amor e proteção. E ainda hoje, em pleno século XXI, temos os fundamentalistas evangélicos que recorrem ao Velho Testamento para conclamar que se apliquem varas na educação das crianças!

Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, numa pesquisa divulgada em abril, nos últimos dez anos (2010-2020), mais de 100 mil crianças e adolescentes morreram no Brasil vítimas de maus-tratos. Duas mil desse número, crianças até 4 anos. Não estou aqui falando do genocídio praticado contra crianças e adolescentes geralmente negros nas comunidades do Rio e de São Paulo, com balas perdidas ou certeiras. Esse é outro capítulo tenebroso da história. Estou falando aqui de crianças mortas em casa, por pessoas que supostamente deveriam dar a vida por elas.

O assunto dá engulhos e há semanas que estou ensaiando escrever sobre isso, desde o caso do menino Henry Borel. Quando penso nas crianças que amo em minha família – graças a Deus a salvo de tal barbárie – e penso nas crianças mortas, torturadas, espancadas, sinto-me devastada. Como educadora, não suporto sequer imaginar essas cenas.

A questão é que a violência contra crianças sempre foi naturalizada com frases como: “precisa apanhar para aprender”; “apanhei e estou aqui”, “apanhei e sobrevivi”. Pessoas que não consideram que os direitos humanos devam ser respeitados com adultos e pode-se torturar e matar quando se achar necessário, também ignoram os direitos da criança à sua integridade física, à sua dignidade, à sua saúde psíquica. Não sabem ou não querem saber que criança precisa de amor, diálogo e atenção. Não é mera coincidência que Dr. Jairinho é um miliciano, que já participou da tortura de um jornalista e é apoiador do desgoverno atual.

Penso que a grande herança de um sadismo implícito em nossa cultura brasileira vem da época da escravidão. Um povo que via pessoas açoitadas na rua, torturadas nas senzalas e introjetou a violência contra os mais fracos como algo natural (e isso tanto os carrascos quanto as vítimas).

Mas, pode-se dizer, que há uma distância infinita entre um tapa na bunda e um assassinato. Há e não há. Há a distância de alguém que perde um minuto o controle ou aquele que acha que um tapinha não faz mal e é necessário para educar, de alguém que tem uma psicopatologia perversa e não sente um pingo de empatia nem com uma criança. Mas ao mesmo tempo, a distância pode se encurtar porque tudo talvez comece com pequenas violências e avança para surras, espancamentos e num momento adiante vira uma tragédia fatal.

Criança não pode levar nenhum tapa, não deve ser tratada aos gritos, não pode ser humilhada, desqualificada, chamada de “burra”, “mentirosa”, “peste” … ou qualquer outro adjetivo, que muito repetido, acaba por lhe arrancar a autoestima. Qualquer violência física ou simbólica deixa marcas e feridas que trarão complicações emocionais na vida adulta, tornando inclusive a própria pessoa reprodutora de violência.

O que estamos assistindo no Brasil atualmente é o transbordamento à luz do dia desse sadismo do inconsciente coletivo das massas. As pessoas identificam nesses milicianos no poder seus pais-carrascos, seus maridos violentos, suas mães cúmplices da violência e se sentem em casa, à vontade. Acham natural o que foi sempre natural para elas.

Temos de refundar o Brasil a partir do que há de melhor e elevado, de um educador que falava de amorosidade como Paulo Freire; de uma poeta que brincava com as palavras para falar com as crianças como Cecília Meirelles; de músicas infantis leves e carinhosas como as de Vinicius e Toquinho e de todos os homens e mulheres que sabem que a infância é sagrada, tem que ser protegida e amparada, jamais eliminada, pisoteada, traumatizada!

Terapia para o Brasil e educação amorosa para todas as crianças! É preciso uma militância sem tréguas para acabar com essa covardia. Todos os grupos vulneráveis na sociedade, os negros, as mulheres, os LGBT+ gritam, reivindicam, exigem seus direitos. E as crianças, quem fala por elas?

 

*Texto originalmente publicado no Jornal GGN, dia03/05/2021

Comentários

  1. Ou seja: o caso é apenas a ponta de um iceberg que abafa o choro de incontáveis crianças.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

PESTALOZZI E KARDEC - QUEM É MESTRE DE QUEM?¹

Por Dora Incontri (*) A relação de Pestalozzi com seu discípulo Rivail não está documentada, provavelmente por mais uma das conspirações do silêncio que pesquisadores e historiadores impõem aos praticantes da heresia espírita ou espiritualista. Digo isto, porque há 13 volumes de cartas de Pestalozzi a amigos, familiares, discípulos, reis, aristocratas, intelectuais da Europa inteira. Há um 14º volume, recentemente publicado, que são cartas de amigos a Pestalozzi. Em nenhum deles há uma única carta de Pestalozzi a Rivail ou vice-versa. Pestalozzi sonhava implantar seu método na França, a ponto de ter tido uma entrevista com o próprio Napoleão Bonaparte, que aliás se mostrou insensível aos seus planos. Escreveu em 1826 um pequeno folheto sobre suas ideias em francês. Seria quase impossível que não trocasse sequer um bilhete com Rivail, que se assinava seu discípulo e se esforçava por divulgar seu método em Paris. Pestalozzi, com seu caráter emotivo e amoroso, não era de ...

OS FILHOS DE BEZERRA DE MENEZES

                              As biografias escritas sobre Bezerra de Menezes apresentam lacunas em relação a sua vida familiar. Em quase duas décadas de pesquisas, rastreando as pegadas luminosas desse que é, indubitavelmente, a maior expressão do Espiritismo no Brasil do século XIX, obtivemos alguns documentos que nos permitem esclarecer um pouco mais esse enigma. Mais recentemente, com a ajuda do amigo Chrysógno Bezerra de Menezes, parente do Médico dos Pobres residente no Rio de Janeiro, do pesquisador Jorge Damas Martins e, particularmente, da querida amiga Lúcia Bezerra, sobrinha-bisneta de Bezerra, residente em Fortaleza, conseguimos montar a maior parte desse intricado quebra-cabeças, cujas informações compartilhamos neste mês em que relembramos os 180 anos de seu nascimento.             Bezerra casou-se...

DIA DA ESPOSA DO PASTOR: PAUTA PARASITA GANHA FORÇA NO BRASIL

     Imagens da internet Por Ana Cláudia Laurindo O Dia da Esposa do Pastor tem como data própria o primeiro domingo de março. No contexto global se justifica como resultado do que chamam Igreja Perseguida, uma alusão aos missionários evangélicos que encontram resistência em países que já possuem suas tradições de fé, mas em nome da expansão evangélico/cristã estas igrejas insistem em se firmar.  No Brasil, a situação é bem distinta. Por aqui, o que fazia parte de uma narrativa e ação das próprias igrejas vai ocupando lugares em casas legislativas e ganhando sanções dentro do poder executivo, como o que aconteceu recentemente no estado do Pará. Um deputado do partido Republicanos e representante da bancada evangélica (algo que jamais deveria ser nominado com naturalidade, sendo o Brasil um país laico (ainda) propôs um projeto de lei que foi aprovado na Assembleia Legislativa e quando sancionado pelo governador Helder Barbalho, no início deste mês, se tornou a lei...

OS ESPÍRITAS E O CENSO DE 2022

  Por Jorge Luiz   O Desafio da Queda de Números e a Reticência Institucional do Espiritismo no Brasil Alguns espíritas têm ponderado sobre o encolhimento do número de declarados espíritas no Brasil, conforme o Censo de 2022, com abordagens diversas – desde análises francas até tentativas de minimizar o problema. O fato é que, até o momento, as federativas estaduais e a Federação Espírita Brasileira (FEB) não se manifestaram com o propósito de promover um amplo debate sobre o tema em conjunto com as casas espíritas. Essa ausência das federativas no debate não chega a ser surpreendente e é uma clara demonstração da dinâmica do movimento espírita brasileiro (MEB). As federativas, na realidade, tornaram-se instituições de relacionamento público-social do movimento espírita.

CONFLITOS E PROGRESSO

    Por Marcelo Henrique Os conflitos estão sediados em dois quadrantes da marcha progressiva (moral e intelectual), pois há seres que se destacam intelectualmente, tornando-se líderes de sociedades, mas não as conduzem com a elevação dos sentimentos. Então quando dados grupos são vencedores em dadas disputas, seu objetivo é o da aniquilação (física ou pela restrição de liberdades ou a expressão de pensamento) dos que se lhes opõem.

JUSTIÇA COM CHEIRO DE VINGANÇA

  Por Roberto Caldas Há contrastes tão aberrantes no comportamento humano e nas práticas aceitas pela sociedade, e se não aceitas pelo menos suportadas, que permitem se cogite o grau de lucidez com que se orquestram o avanço da inteligência e as pautas éticas e morais que movem as leis norteadoras da convivência social.  

O CERNE DA QUESTÃO DOS SOFRIMENTOS FUTUROS

      Por Wilson Garcia Com o advento da concepção da autonomia moral e livre-arbítrio dos indivíduos, a questão das dores e provas futuras encontra uma nova noção, de acordo com o que se convencionou chamar justiça divina. ***   Inicialmente. O pior das discussões sobre os fundamentos do Espiritismo se dá quando nos afastamos do ponto central ou, tão prejudicial quanto, sequer alcançamos esse ponto, ou seja, permanecemos na periferia dos fatos, casos e acontecimentos justificadores. As discussões costumam, normalmente e para mal dos pecados, se desviarem do foco e alcançar um estágio tal de distanciamento que fica impossível um retorno. Em grande parte das vezes, o acirramento dos ânimos se faz inevitável.

A FÉ COMO CONTRAVENÇÃO

  Por Jorge Luiz               Quem não já ouviu a expressão “fazer uma fezinha”? A expressão já faz parte do vocabulário do brasileiro em todos os rincões. A sua história é simbiótica à história do “jogo do bicho” que surgiu a partir de uma brincadeira criada em 1892, pelo barão João Batista Viana Drummond, fundador do zoológico do Rio de Janeiro. No início, o zoológico não era muito popular, então o jogo surgiu para incentivar as visitas e evitar que o estabelecimento fechasse as portas. O “incentivo” promovido pelo zoológico deu certo, mas não da maneira que o barão imaginava. Em 1894, já era possível comprar vários bilhetes – motivando o surgimento do bicheiro, que os vendia pela cidade. Assim, o sorteio virou jogo de azar. No ano seguinte, o jogo foi proibido, mas aí já tinha virado febre. Até hoje o “jogo do bicho” é ilegal e considerado contravenção penal.

O AUTO-DE-FÉ E A REENCARNAÇÃO DO BISPO DE BARCELONA¹ (REPOSTAGEM)

“Espíritas de todos os países! Não esqueçais esta data: 9 de outubro de 1861; será marcada nos fastos do Espiritismo. Que ela seja para vós um dia de festa, e não de luto, porque é a garantia de vosso próximo triunfo!”  (Allan Kardec)             Por Jorge Luiz                  Cento e sessenta e três anos passados do Auto-de-Fé de Barcelona, um dos últimos atos do Santo Ofício, na Espanha.             O episódio culminou com a apreensão e queima de 300 volumes e brochuras sobre o Espiritismo - enviados por Allan Kardec ao livreiro Maurice Lachâtre - por ordem do bispo de Barcelona, D. Antonio Parlau y Termens, que assim sentenciou: “A Igreja católica é universal, e os livros, sendo contrários à fé católica, o governo não pode consentir que eles vão perverter a moral e a religião de outros países.” ...

TRÍPLICE ASPECTO: "O TRIÂNGULO DE EMMANUEL"

                Um dos primeiros conceitos que o profitente à fé espírita aprende é o tríplice aspecto do Espiritismo – ciência, filosofia e religião.             Esse conceito não se irá encontrar em nenhuma obra da codificação espírita. O conceito, na realidade, foi ditado pelo Espírito Emannuel, psicografia de Francisco C. Xavier e está na obra Fonte de Paz, em uma mensagem intitulada Sublime Triângulo, que assim se inicia: