Pular para o conteúdo principal

MANIFESTO DOS GIRASSÓIS SOBRE AS ELEIÇÕES MUNICIPAIS

 


As eleições municipais estão chegando. Com elas, retoma-se' de forma mais intensa, o debate sobre qual projeto de sociedade nós queremos. Afinal, é fundamental conhecer a proposta política daqueles que elegeremos, seja para a Câmara, seja para a Prefeitura.

O Coletivo Girassóis, Espíritas pelo Bem Comum se formou após o pleito de 2018, pela insatisfação diante do resultado daquelas eleições. Apesar disso, assumimos uma conduta sem partido, embora progressista.

Não ter uma bandeira partidária vem da compreensão de que, como coletivo que deseja construir uma sociedade justa e fraterna, apostando no bem comum, é fundamental agregar todos que tenham este mesmo desejo, para, quiçá um dia, o ideal de justiça e fraternidade se torne o ideal de toda a humanidade terrena.

Além disso, o Espiritismo é uma doutrina universalista, posto ser baseado nas leis de Deus e ter como propósito alcançar cada alma humana, fomentando a transformação moral no bem.

Todavia, não podemos nos furtar ao debate que cercará os próximos meses, sob pena de ficarmos omissos quando se faz necessário refletir sobre que projeto político nos representará. Assim, o Coletivo Girassóis vem a público dizer que:

 

1. As eleições de 2020 sirvam ao bom debate, que possamos discutir ideias e propostas que visem ao bem viver coletivo

2.  Como espíritas, cujo modelo moral é Jesus Cristo, possamos orientar nossos atos pelo respeito, pela indulgência e cordialidade para com o outro, independente das divergências políticas

3. Tenhamos como fundamental a defesa dos direitos humanos e sociais, tendo em vista o combate a toda e qualquer forma de opressão

4. Possamos construir uma cidade para todos, com políticas que priorizem o ser humano e não o lucro

5. A defesa da diversidade de gênero e raça se reflita em ações governamentais

6. A construção de uma cultura de paz seja uma meta cotidiana no combate à violência e à criminalidade

7. Possamos construir uma vida mais harmoniosa com a natureza que nos cerca

 

Por fim, que possamos construir um lugar melhor para se viver; não somente pelo voto, mas principalmente por nossas ações cotidianas.

 

 

Comentários

  1. Excelente esses princípios... É isso que precisamos. Muito bom

    ResponderExcluir
  2. A primeira ação é votar. Este voto precisa ter uma significância em relação ao cotidiano urbano brasileiro. Cabe ao espírita compreender as indicações constantes no Livro dos Espíritos e no Evangelho sobre a progressão social da Humanidade.

    ResponderExcluir
  3. Não temos um caminho já trilhado, mas temos disposição de construir esta estrada.. tentando aprender e ser melhores

    ResponderExcluir
  4. É muito bom tecermos essas bandeiras colocadas nesse manifesto. Parabéns pela iniciativa!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

PESTALOZZI E KARDEC - QUEM É MESTRE DE QUEM?¹

Por Dora Incontri (*) A relação de Pestalozzi com seu discípulo Rivail não está documentada, provavelmente por mais uma das conspirações do silêncio que pesquisadores e historiadores impõem aos praticantes da heresia espírita ou espiritualista. Digo isto, porque há 13 volumes de cartas de Pestalozzi a amigos, familiares, discípulos, reis, aristocratas, intelectuais da Europa inteira. Há um 14º volume, recentemente publicado, que são cartas de amigos a Pestalozzi. Em nenhum deles há uma única carta de Pestalozzi a Rivail ou vice-versa. Pestalozzi sonhava implantar seu método na França, a ponto de ter tido uma entrevista com o próprio Napoleão Bonaparte, que aliás se mostrou insensível aos seus planos. Escreveu em 1826 um pequeno folheto sobre suas ideias em francês. Seria quase impossível que não trocasse sequer um bilhete com Rivail, que se assinava seu discípulo e se esforçava por divulgar seu método em Paris. Pestalozzi, com seu caráter emotivo e amoroso, não era de ...

OS FILHOS DE BEZERRA DE MENEZES

                              As biografias escritas sobre Bezerra de Menezes apresentam lacunas em relação a sua vida familiar. Em quase duas décadas de pesquisas, rastreando as pegadas luminosas desse que é, indubitavelmente, a maior expressão do Espiritismo no Brasil do século XIX, obtivemos alguns documentos que nos permitem esclarecer um pouco mais esse enigma. Mais recentemente, com a ajuda do amigo Chrysógno Bezerra de Menezes, parente do Médico dos Pobres residente no Rio de Janeiro, do pesquisador Jorge Damas Martins e, particularmente, da querida amiga Lúcia Bezerra, sobrinha-bisneta de Bezerra, residente em Fortaleza, conseguimos montar a maior parte desse intricado quebra-cabeças, cujas informações compartilhamos neste mês em que relembramos os 180 anos de seu nascimento.             Bezerra casou-se...

ALLAN KARDEC, O DRUIDA REENCARNADO

Das reencarnações atribuídas ao Espírito Hipollyte Léon Denizard Rivail, a mais reconhecida é a de ter sido um sacerdote druida chamado Allan Kardec. A prova irrefutável dessa realidade é a adoção desse nome, como pseudônimo, utilizado por Rivail para autenticar as obras espíritas, objeto de suas pesquisas. Os registros acerca dessa encarnação estão na magnífica obra “O Livro dos Espíritos e sua Tradição História e Lendária” do Dr. Canuto de Abreu, obra que não deve faltar na estante do espírita que deseja bem conhecer o Espiritismo.