quinta-feira, 12 de março de 2020

O TEMPO E A CONSCIÊNCIA

            

           O Universo é composto por uma Unidade que não se transforma, pois é absoluta, Deus, e uma unidade que sofre a constante ação do tempo e dos fatos, a consciência. A primeira, Perfeita e Imutável. A outra, imperfeita, surgida simples e ignorante, provida de uma capacidade de transformar-se à medida que entra em contato com as experiências naturais do processo de aprendizados através dos incontáveis ciclos reencarnatórios. A unidade primordial, Deus, é de complexa discussão e o seu alcance muito além de todas as tecnologias contemporâneas. Por outro lado a consciência, representando o coletivo do senso que governa a programação humana, é passiva de estudos que promovem uma verdadeira devassa em nossa amplitude civilizatória.

            As diversas ciências que analisam a mente humana e a sua resposta diante das sucessivas mudanças sofridas no decurso dos séculos e milênios, acabam por perceber a relatividade do comportamento das sociedades humanas. Vivemos numa mesma época, sem pertencermos a uma mesma época. Basta observar os inúmeros grupos que se aglomeram em torno das muitas ideologias para que fique claro que formamos um tecido social dismórfico, algo patológico. Há os que defendem a vida, outros o seu extermínio; alguns protegem a Natureza, outros a destroem; muitos clamam por justiça, enquanto outros buscam ocasião para a burla; aglomerados pedem paz, diversos alimentam as guerras. Numa mesma sociedade experimentamos sentimentos e pendores tão díspares que não há como se ter dúvida do quanto ainda haveremos de caminhar longamente até que se alcance um planeta pacificado.
           Num mundo que propõe a ideologia da moderação entre as pessoas, há quem alimente o hábito de perseguir a liberdade das diferenças, pois contraditoriamente, a essência do respeito ao livre arbítrio de cada pessoa repousa na aceitação da convivência com os desiguais. Na sua Imutabilidade, Deus é incapaz de interferir na livre decisão humana, enquanto a consciência humana em sua pequenez dimensional faz disso o seu grande intento. Felizmente ou infelizmente o contato com os iguais e os desiguais é a única forma de transformação da consciência. Assim proposto na questão 779 de O Livro dos Espíritos: “O homem tira de si mesmo a energia progressiva ou o progresso não é mais do que o resultado de um ensinamento? – O homem se desenvolve por si mesmo, naturalmente, mas nem todos progridem ao mesmo tempo e da mesma maneira; é então que os mais adiantados ajudam os outros a progredir, pelo contato social.”
            Cabe a reflexão a cerca das aspirações e tendências que alimentam os nossos pensamentos e atos. Saber exatamente quais os princípios que buscamos e quais os setores da sociedade exigem nossa participação e entrega. O tempo conta a história e fica fácil apontar os erros do passado. A dificuldade esta em reconhecer os equívocos que cometemos hoje que, certamente serão contados em um futuro. Esse mesmo tempo que mostra o passado é estrada do presente e ponte para o futuro. É ele, o tempo, que conta a viagem da consciência, mas são as livres iniciativas da consciência que faz com que cada um esteja mais ou menos próximo dos requisitos que nos aproximam individualmente de Deus, a Força Imutável do Universo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário