sábado, 4 de novembro de 2017

A INATA ARTE DE SONHAR¹



  

Seres imortais... é o que somos. Consciências cósmicas nascidas da poeira das estrelas que encantaram universos que já desapareceram no tempo fugidio de Deus. Surgimos das cinzas da matéria mais densa eclodida em eras primitivas compondo a argamassa dos mundos e hoje tantos bilhões de anos depois podemos ver nos rastros iluminados da abóbada celeste o campo de lutas que serviram de terreno para a nossa evolução. Por mais longo para as nossas expectativas, esse momento passado terá sido apenas uma fração minúscula relativizado à eternidade que dispomos a nossa frente.

Munidos de capacidade de inteligência temos o fustigante desafio do futuro. Outra vez mergulhados na vestimenta corporal temos o expresso convite para novas experiências que exigem habilidades que treinamos antes de assumir a existência. Nem sempre o treino corresponde ao jogo, diriam os desportistas, e essa é uma verdade insofismável. A composição de fatos que nos alcançam fala profundo aos pontos de transformação que carecemos. As provas, específicas para cada um, exatamente no limite da capacidade de superação, dificilmente serão vencidas julgando-se que um mínimo esforço será suficiente. Não há derrotas definitivas e as vitórias levam à superação trazendo outros desafios mais expressivos. A conquista de si mesmo é uma engenhosa viagem que não termina.
Ao lado da dureza da realidade, na qual somos experimentados nos mínimos detalhes, surge a porta de escape que traz um fôlego a qualquer mergulhador asfixiado. A projeção mental que na catapulta para o planeta dos sonhos. Tanto o exercício de todas as noites, quando deixamos o corpo físico e retornamos ao campo das forças espirituais onde encontramos os amigos e orientadores para uma nova rodada de negociações para o próximo passo (LE – q. 402). Da mesma forma o exercício contínuo da mente para o domínio das ações pretendidas, enquanto despertos e em absoluta vigília, pela aquisição das qualidades e possibilidades que carecemos se encontra à disposição de tantos quanto assim o desejem fortemente (LE – q. 833). Seja dormindo ou acordados podemos sonhar. E o sonho é o complemento essencial se quisermos cumprir a jornada de forma satisfatória. Significa tirar os pés do chão para aumentar a nossa capacidade de equilíbrio. É o reduto pessoal e intransferível onde as forças são revitalizadas.
Jesus foi e continua sendo o grande semeador de sonhos. Intercedeu pela formação do planeta azul e sonhou uma humanidade fraterna para o mundo sob Sua direção. Veio pessoalmente nos repassar as suas milenares experiências e através de parábolas convidou-nos ao aprendizado próprio. Demonstrou, à custa da própria vida, que é impossível a quem quer que seja nos afastar dos objetivos ou roubar-nos a certeza do futuro. Produziu uma mensagem que resiste ao tempo e às modernidades deixando inequívoco que o Amor de Deus é maior que qualquer manifestação passageira que produza dor e desencanto.
Comecemos hoje. Faça planos. Sonhe. Projete toda noite os seus mais ardentes desejos de conquista. Desperte todo dia com o afã de ser o melhor você que for possível e ainda além do possível. O maior sonhador, Jesus, nos disse que foi ao se sentir UM com o Pai que conseguiu superar todas as suas dificuldades. Sigamo-lo.    


¹editorial do programa Antena Espírita de 22.10.2017 

Nenhum comentário:

Postar um comentário