domingo, 16 de julho de 2017

O CORPO E SUAS RAZÕES¹



                       
            Os mentores espirituais afirmam em O Livro dos Espíritos (q. 230) que para alcançar os graus pretendidos de evolução e autoconhecimento, ao Espírito é obrigatória a encarnação. Naquela questão aprendemos que não é possível que se evolua apenas no estado de erraticidade, apesar dessas regiões se tratarem de grandes escolas, consideradas como sendo o mundo espiritual onde todos aqueles que não alcançaram o estado de Espírito Puro.
          Assim sendo o corpo físico é um elo fundamental para a aquisição das capacidades espirituais que almejamos. Ferramenta de complexa constituição é o símbolo do ápice da evolução da matéria, cuja estrutura íntima ainda está longe de ser compreendida pela ciência médica da contemporaneidade. O afã das pesquisas que devastam a intimidade dos cromossomos e os entendimentos em torno dos mecanismos do cérebro são centímetros valorosos de caminhada, mas convenhamos ainda necessitamos de alguns milênios até que se alcance toda a plenitude da essência do organismo humano.

          Lógico que o pior inimigo das pesquisas é o materialismo arraigado na mente dos pesquisadores, os quais necessariamente até podem ter crenças em suas práticas fora dos laboratórios e academias, mas não encontram disposição na atitude de levarem a certeza da intervenção do Espírito sobre o corpo quando se encontram debruçados sobre os seus estudos, daí o resumo de suas conclusões jamais corresponderem à realidade factual quanto às interferências exercidas mutuamente no binômio corpo/espírito.
          Dentro da avaliação unipolar (apenas o corpo) pouca dedução pode ser retirada dos estudos científicos, embora pareça ao vulgo um grande passo, mas o pesquisador criterioso sabe que não há uma resposta exata em organismos diferentes, mesmo quando se cruzam informações em caso de gêmeos univitelinos, verdadeiros clones naturais. Só a teimosia impede a compreensão que ainda assim as respostas são diferentes e a razão disso é simples. Os gêmeos univitelinos, corpos geneticamente iguais dirigidos por Espíritos diferentes.
          O fato do indivíduo humano se constitur em uma organização dual é que estabelece as variáveis que dificultam o entendimento mais exato quando estudadas as disposições anatômicas, fisiológicas ou mesmo patológicas tanto quanto as respostas aos tratamentos que são pensados para atender a um universo de pessoas, o porque respondemos diferente a um mesmo estímulo.
          A constituição do organismo não é apenas o resultado de uma conjunção de fatores unicamente biológicos. O nascimento na Terra traz dentro do corpo um piloto dotado de inteligência que organizou a matéria a fim de que ela se ajustasse ao tipo de existência que as suas necessidades exijam. O genótipo e a fisiologia atendem ao pensamento daquele piloto e faz o seu corpo diferente dos outros corpos, por ser fruto de um planejamento diferente. O que pode se deduzir disso é que quanto melhor cuidarmos do corpo maior as nossas chances de alcançar êxito na jornada. Se a possibilidade da evolução reside em renascer e se renascer exige a adoção de um corpo físico, importa que façamos jus, com respeito e carinho, ao organismo com que a existência nos presenteou.   

¹ editorial do programa Antena Espírita de 09.07.2017.
                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário