Pular para o conteúdo principal

CRÔNICAS DO COTIDIANO: "O SUPERAVIT DO EGOÍSMO"










            Dados recentes, divulgados pela organização não-governamental (ONG) britânica Oxfam no relatório intitulado “Uma economia a serviço de 1%”, atestam que o capital acumulado por 1% das pessoas mais ricas do mundo suplantou os 99% restantes.
            A Oxfam exorta o fim dos chamados “paraísos fiscais”, considerando que nove em cada dez empresas que figuram “entre sócios estratégicos” do Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suiça, “estão presentes em pelo menos um paraíso fiscal”. Isso tem sido imperativo para o fomento das desigualdades no mundo.
            Enquanto isso, estatísticas apontam que há 800 milhões de pessoas desnutridas na Terra, um bilhão de pessoas passando fome, 30 mil crianças morrem de fome a cada dia, 15 milhões a cada ano, um terço das crianças dos países em desenvolvimento apresentam atraso no crescimento físico e intelectual, 1,3 bilhão de pessoas no planeta não dispõe de água potável, 40% das mulheres dos países em desenvolvimento são anêmicas e encontram-se abaixo do peso. Uma pessoa a cada sete da população mundial padece de fome. (1)

            O Brasil é, senão o mais, um dos países mais desiguais do mundo, onde a concentração de renda é associada à pouca tributação dos mais ricos. Segundo estudos também recentes, foram encontradas diferenças gritantes entre a concentração de rendas tributadas e a concentração de renda total. Sustenta ainda a posição do 9º país com o maior número de pessoas com fome, tem 15 milhões de crianças desnutridas. 45% de suas crianças, menores de cinco anos, sofrem de anemia crônica.
            A FAO – Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura exibe esse retrato da indiferença quando mostra que a cada ano 1,3 bilhão de toneladas de alimentos, ou seja, cerca de 1/3 do que se produz são perdidos por manipulação indevida, ou por se jogados fora. No Brasil, são mais de 25 milhões de toneladas de alimentos que vão parar no lixo todo ano, equivalente a 12 bilhões de reais, montante suficiente para alimentar 30 milhões de pessoas.
            Esses números atestam o que representa uma sociedade centrada no egoísmo. A esse respeito, o Espírito Viana de Carvalho, pela pena psicográfica de Divaldo Pereira Franco, na obra Atualidade do Pensamento Espírita, afirma que “A Terra tem condições para manter quase cinco vezes mais o número dos seus atuais habitantes, já que nas Esferas espirituais estão programados para a reencarnação mais de vinte bilhões de seres, que aguarda o momento próprio.”

            Em “O Livro dos Espíritos”, no capítulo da Lei de Igualdade, os Reveladores Celestes dissertam sobre a desigualdade das riquezas. Eles afirmam que a igualdade absoluta das riquezas, defendida por alguns, é impossível. Entretanto, advertem-nos que o “bem-estar é relativo e cada um poderia gozá-lo, se todos se entendessem bem..., e os homens se entenderão bem quando praticarem a lei da justiça.” Concluem a questão nº 812 afirmando que “O equilíbrio existe em tudo e é o homem quem o perturba.”
            A explicação também é clara no que tange as desigualdades sociais, que desaparecerão da Terra juntamente com a predominância do orgulho e do egoísmo, restando somente a desigualdade do mérito. Portanto, a estratificação social em vigor, que define os grupos sociais em função das dimensões social, econômica, política e ideológica deixarão de existir. O que prevalecerá é o status moral do Espírito, como mais ou menos puro o que não mais dependerá de posição social.
            No capítulo XII, questão nº 913, quando se reportam à Perfeição Moral, os Espíritos Superiores acentuam que no egoísmo se encontra a verdadeira chaga da sociedade.
            A crise do Brasil, como a crise do Mundo, é a crise moral do Homem.
            O ser humano é apenas um dígito no emaranhado de índices e siglas no contexto da economia da Nações. Figura nos quesitos dos superavit, PIB, como também nas estatísticas das misérias sociais. A fome que mata. As guerras que matam. O terrorismo que mata.
            Allan Kardec, no robusto ensaio sobre “O Egoísmo e o Orgulho”, publicado em Obras Póstumas, adverte que a maior parte das misérias humanas, como as aqui colocadas, são oriundas do egoísmo. Faceta do instinto de conservação, foi importante para a construção da individualidade do Espírito. Entretanto, sua exacerbação é fomentador das paixões mais vis do homem. Necessita-se atingir um novo estágio de consciência, superando-o através da Lei do Amor, tendo na caridade a sua dinâmica. Caso isso não aconteça, continuaremos a contabilizar o seu superavit, refletido nas misérias sociais que ainda assolam à Humanidade, em contraposição à concentração de renda como a publicada pela Oxfam.
            Jesus, consciente dos prejuízos espirituais da riqueza, em uma passagem encontrada nos evangelhos sinóticos ao ser indagado por um jovem rico de como proceder para herdar a vida eterna, já que afirmava conhecer e guardar os mandamentos, recebe dele a resposta para que vendesse todos os seus bens e doasse o dinheiro aos pobres, o que deixou o interlocutor profundamente entristecido.
            Allan Kardec, buscando esclarecer melhor o assunto, pergunta aos Benfeitores Celestes, na questão nº 816, de “O Livro dos Espíritos”, que apesar das tentações que provoca, a riqueza também abre maiores possibilidades para se fazer o bem. Recebe como resposta:
“- E justamente o que nem sempre faz; torna-se egoísta, orgulhoso e insaciável; suas necessidades aumentam com a fortuna e julga não ter o bastante para si mesmo.”
            Na sequência, Allan Kardec comenta:
“A riqueza e o poder despertam todas as paixões que nos prendem à matéria e nos distanciam da perfeição espiritual. Foi por isso que Jesus disse: - “Em verdade vos digo, é mais fácil um camelo passar pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no reino dos céus.”
Aí estão as causas do superavit do egoísmo.


FRANCO, Divaldo. Atualidade do pensamento espírita. Salvador. LEAL. 1998.
KARDEC, Allan. O Livro dos espíritos. São Paulo. LAKE. 2014;
_____________ Obras póstumas. São Paulo. FEB. 1987.

Comentários

  1. "O ser humano é apenas um dígito no emaranhado de índices e siglas no contexto da economia da Nações. Figura nos quesitos dos superavit, PIB, como também nas estatísticas das misérias sociais."
    Lamentavelmente tem sido assim, com respeitáveis exceções.

    ResponderExcluir
  2. Como sempre, são matérias que nos levam a reflexão e daí, compartilhar com os companheiros espíritas.
    Muita paz.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

PESTALOZZI E KARDEC - QUEM É MESTRE DE QUEM?¹

Por Dora Incontri (*) A relação de Pestalozzi com seu discípulo Rivail não está documentada, provavelmente por mais uma das conspirações do silêncio que pesquisadores e historiadores impõem aos praticantes da heresia espírita ou espiritualista. Digo isto, porque há 13 volumes de cartas de Pestalozzi a amigos, familiares, discípulos, reis, aristocratas, intelectuais da Europa inteira. Há um 14º volume, recentemente publicado, que são cartas de amigos a Pestalozzi. Em nenhum deles há uma única carta de Pestalozzi a Rivail ou vice-versa. Pestalozzi sonhava implantar seu método na França, a ponto de ter tido uma entrevista com o próprio Napoleão Bonaparte, que aliás se mostrou insensível aos seus planos. Escreveu em 1826 um pequeno folheto sobre suas ideias em francês. Seria quase impossível que não trocasse sequer um bilhete com Rivail, que se assinava seu discípulo e se esforçava por divulgar seu método em Paris. Pestalozzi, com seu caráter emotivo e amoroso, não era de ...

A PIOR PROVA: RIQUEZA OU POBREZA?

  Por Ana Cláudia Laurindo Será a riqueza uma prova terrível? A maioria dos espíritas responderá que sim e ainda encontrará no Evangelho Segundo o Espiritismo a sustentação necessária para esta afirmação. Eis a necessidade de evoluir pensamentos e reflexões.

UM POUCO DE CHICO XAVIER POR SUELY CALDAS SCHUBERT - PARTE II

  6. Sobre o livro Testemunhos de Chico Xavier, quando e como a senhora contou para ele do que estava escrevendo sobre as cartas?   Quando em 1980, eu lancei o meu livro Obsessão/Desobsessão, pela FEB, o presidente era Francisco Thiesen, e nós ficamos muito amigos. Como a FEB aprovou o meu primeiro livro, Thiesen teve a ideia de me convidar para escrever os comentários da correspondência do Chico. O Thiesen me convidou para ir à FEB para me apresentar uma proposta. Era uma pequena reunião, na qual estavam presentes, além dele, o Juvanir de Souza e o Zeus Wantuil. Fiquei ciente que me convidavam para escrever um livro com os comentários da correspondência entre Chico Xavier e o então presidente da FEB, Wantuil de Freitas 5, desencarnado há bem tempo, pai do Zeus Wantuil, que ali estava presente. Zeus, cuidadosamente, catalogou aquelas cartas e conseguiu fazer delas um conjunto bem completo no formato de uma apostila, que, então, me entregaram.

TRÍPLICE ASPECTO: "O TRIÂNGULO DE EMMANUEL"

                Um dos primeiros conceitos que o profitente à fé espírita aprende é o tríplice aspecto do Espiritismo – ciência, filosofia e religião.             Esse conceito não se irá encontrar em nenhuma obra da codificação espírita. O conceito, na realidade, foi ditado pelo Espírito Emannuel, psicografia de Francisco C. Xavier e está na obra Fonte de Paz, em uma mensagem intitulada Sublime Triângulo, que assim se inicia:

"FOGO FÁTUO" E "DUPLO ETÉRICO" - O QUE É ISSO?

  Um amigo indagou-me o que era “fogo fátuo” e “duplo etérico”. Respondi-lhe que uma das opiniões que se defende sobre o “fogo fátuo”, acena para a emanação “ectoplásmica” de um cadáver que, à noite ou no escuro, é visível, pela luminosidade provocada com a queima do fósforo “ectoplásmico” em presença do oxigênio atmosférico. Essa tese tenta demonstrar que um “cadáver” de um animal pode liberar “ectoplasma”. Outra explicação encontramos no dicionarista laico, definindo o “fogo fátuo” como uma fosforescência produzida por emanações de gases dos cadáveres em putrefação[1], ou uma labareda tênue e fugidia produzida pela combustão espontânea do metano e de outros gases inflamáveis que se evola dos pântanos e dos lugares onde se encontram matérias animais em decomposição. Ou, ainda, a inflamação espontânea do gás dos pântanos (fosfina), resultante da decomposição de seres vivos: plantas e animais típicos do ambiente.

ESPÍRITISMO E CRISTIANISMO (*)

    Por Américo Nunes Domingos Filho De vez em quando, surgem algumas publicações sem entendimento com a codificação espírita, clamando que a Doutrina Espírita nada tem a ver com o Cristianismo. Quando esse pensamento emerge de grupos religiosos dogmáticos e intolerantes, até entendemos; contudo, chama mais a atenção quando a fonte original se intitula espiritista. Interessante afirmar, principalmente, para os versados nos textos de “O Novo Testamento” que o Cristo não faz acepção de pessoas, não lhe importando o movimento religioso que o segue, mas, sim, o fato de que onde estiverem dois ou três reunidos em seu nome ele estará no meio deles (Mateus XVIII:20). Portanto, o que caracteriza ser cristão é o lance de alguém estar junto de outrem, todos sintonizados com Jesus e, principalmente, praticando seus ensinamentos. A caridade legítima foi exemplificada pelo Cristo, fazendo do amor ao semelhante um impositivo maior para que a centelha divina em nós, o chamado “Reino de...

“BANDIDO MORTO” É CRIME A MAIS

  Imagens da internet    Por Jorge Luiz   A sombra que há em mim          O Espírito Joanna de Ângelis, estudando o Espírito encarnado à luz da psicologia junguiana, considera que a sociedade moderna atinge sua culminância na desídia do homem consigo mesmo, que se enfraquece tanto pelos excessos quanto pelos desejos absurdos. Ao se curvar à sombra da insensatez, o indivíduo negligencia a ética, que é o alicerce da paz. O resultado é a anarquia destrutiva, uma tirania do desconcerto que visa apagar as memórias morais do passado. Os líderes desse movimento são vultos imaturos e alucinados, movidos por oportunismo e avidez.

OS FILHOS DE BEZERRA DE MENEZES

                              As biografias escritas sobre Bezerra de Menezes apresentam lacunas em relação a sua vida familiar. Em quase duas décadas de pesquisas, rastreando as pegadas luminosas desse que é, indubitavelmente, a maior expressão do Espiritismo no Brasil do século XIX, obtivemos alguns documentos que nos permitem esclarecer um pouco mais esse enigma. Mais recentemente, com a ajuda do amigo Chrysógno Bezerra de Menezes, parente do Médico dos Pobres residente no Rio de Janeiro, do pesquisador Jorge Damas Martins e, particularmente, da querida amiga Lúcia Bezerra, sobrinha-bisneta de Bezerra, residente em Fortaleza, conseguimos montar a maior parte desse intricado quebra-cabeças, cujas informações compartilhamos neste mês em que relembramos os 180 anos de seu nascimento.             Bezerra casou-se...

O CORDEIRO SILENCIADO: AS TEOLOGIAS QUE ABENÇOARAM O MASSACRE DO ALEMÃO.

  Imagem capa da obra Fe e Fuzíl de Bruno Manso   Por Jorge Luiz O Choque da Contradição As comunidades do Complexo do Alemão e Penha, no Estado do Rio de Janeiro, presenciaram uma megaoperação, como define o Governador Cláudio Castro, iniciada na madrugada de 28/10, contra o Comando Vermelho. A ação, que contou com 2.500 homens da polícia militar e civil, culminou com 117 mortos, considerados suspeitos, e 4 policiais. Na manhã seguinte, 29/10, os moradores adentraram a zona de mata e começaram a recolher os corpos abandonados pelas polícias, reunindo-os na Praça São Lucas, na Penha, no centro da comunidade. Cenas dantescas se seguiram, com relatos de corpos sem cabeça e desfigurados.

O ESTUDO DA GLÂNDULA PINEAL NA OBRA MEDIÙNICA DE ANDRÉ LUIZ¹

Alvo de especulações filosóficas e considerada um “órgão sem função” pela Medicina até a década de 1960, a glândula pineal está presente – e com grande riqueza de detalhes – em seis dos treze livros da coleção A Vida no Mundo Espiritual(1), ditada pelo Espírito André Luiz e psicografada por Francisco Cândido Xavier. Dentre os livros, destaque para a obra Missionários da Luz, lançado em 1945, e que traz 16 páginas com informações sobre a glândula pineal que possibilitam correlações com o conhecimento científico, inclusive antecipando algumas descobertas do meio acadêmico. Tal conteúdo mereceu atenção dos pesquisadores Giancarlo Lucchetti, Jorge Cecílio Daher Júnior, Décio Iandoli Júnior, Juliane P. B. Gonçalves e Alessandra L. G. Lucchetti, autores do artigo científico Historical and cultural aspects of the pineal gland: comparison between the theories provided by Spiritism in the 1940s and the current scientific evidence (tradução: “Aspectos históricos e culturais da glândula ...