Pular para o conteúdo principal

ENQUANTO ISSO, NOS CENTROS ESPÍRITAS¹...(PARTE FINAL)



Por André Trigueiro (*)


Coleta de água de chuva
A coleta de água e chuva para fins não nobres (lavagem de piso e janelas, descarga devasos sanitários, rega de jardins, brigada de incêndio, etc.) permite uma significativa economia na conta de água tratada e, portanto, mais recursos financeiros para a instituição. Em boa parte do país, a elevação da tarifa da água potável nos últimos anos tem sido superior à variação média da inflação e a tendência é que isso continue acontecendo. Nesse sentido, reduzir o consumo de água potável – tratada, clorada, fluoretada, transparente e inodora -, usando-a apenas para beber, tomar banho e cozinhar, parece ser uma medida de grande alcance econômico e ambiental no longo prazo. Recomenda-se também a substituição de válvulas de descarga por caixas acopladas e o uso de equipamentos econômicos em torneiras e chuveiros. Tolerância zero com vazamentos, infiltrações e pinga-pingas. É incrível que tanta gente ainda use água potável – um recurso cada vez mais raro, escasso e caro – para intermináveis lavagens de pisos, calçadas e automóveis, de forma descuidada e displicente. Em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba já existem legislações específicas para a coleta de água de chuva com o objetivo de facilitar a drenagem (o escoamento dessa água que se acumula com facilidade nas ruas da cidade) em dias de temporal. Portanto, quem possui reservatórios para água de chuva também colabora para prevenção de enchentes. A título de exemplo, no Rio de Janeiro, o Estádio Olímpico João Havelange (Engenhão) e a Cidade do Samba utilizam regularmente água de chuva para múltiplos usos.
LINKS ÚTEIS:
www.abcmac.org.br Associação Brasileira de Manejo e Captação de Água de chuva


Construções sustentáveis
A construção civil é o setor da economia que mais impacta o meio ambiente. Quando se tem o privilégio de erguer uma nova casa espírita, construindo-se da planta uma nova edificação, abre-se uma excelente oportunidade de planejar cada detalhe da obra segundo os preceitos da construção sustentável. Captação de água de chuva, coletores solares, instalação de biodigestores e espaço adequado para a separação dos materiais recicláveis, iluminação e ventilação naturais, todas as intervenções possíveis que reduzem a longo prazo os custos de manutenção em favor do uso sustentável dos recursos são bem-vindas. Se eventualmente as intervenções em favor da construção sustentável determinarem a elevação do custo da obra, é preciso dizer que essa diferença será amortizada em pouco tempo (na maioria das vezes, em até três anos) pela economia gerada a partir dessas modificações no projeto.
LINKS ÚTEIS:
www.cbcs.org.br O Conselho Brasileiro de Construção Sustentável milita em favor do uso inteligente dos recursos naturais na construção civil.
www.gbcbrasil.org.br O Green Bilding Council Brasil organiza a certificação de edifícios que seguem as premissas do selo verde.

Coleta seletiva de lixo
De todas as medidas em favor do meio ambiente, a COLETA SELETIVA parece ser a de mais fácil aplicação. A separação do chamado lixo seco – papel, papelão, vidros, materiais ferrosos, plásticos – demanda espaço para o armazenamento, até que a Prefeitura local (quando devidamente estruturada para a coleta seletiva) ou cooperativas de catadores possam buscar tudo o que foi separado. Dependendo do volume separado, algumas instituições podem até comercializar os recicláveis, gerando receitas extras – embora tímidas – para a instituição. Há como descobrir na internet quem trabalha com materiais recicláveis perto da instituição espírita (ver links). No caso de papéis – usados com fatura em muitas casas espíritas -, recomenda-se usar frente e verso antes do descarte. O mesmo cuidado se deve ter para com os livros velhos. Vale a pena investir na proteção das capas e na recuperação dos livros antigos das bibliotecas. Estima-se que 60% dos municípios brasileiros destinem seus resíduos para vazadouros de lixo a céu aberto, o popular LIXÃO. A separação do material reciclável reduz a demanda de matéria-prima e energia, gera emprego e renda e diminui exponencialmente a necessidade de espaço nos depósitos de lixo. Aproximadamente metade de todos os RESÍDUOS SÓLIDOS urbanos são de recicláveis. Nas instituições espíritas onde haja canteiros e jardins, é possível até reaproveitar parte do lixo orgânico (principalmente restos de comida) para a produção de adubo de excelente qualidade, sem custos.
LINKS ÚTEIS:
www.cempre.org.br Com sede em São Paulo, o Compromisso Empresarial para a Reciclagem (CEMPRE) disponibiliza no site da organização o Mapa da Reciclagem no Brasil. Por ele é possível localizar os sucateiros, recicladores e cooperativas de catadores mais próximos de sua casa ou da instituição.
www.recicloteca.org.br A Recicloteca funciona no Rio de Janeiro e também disponibiliza ferramentas virtuais para a localização de serviços de coleta de recicláveis em todo o Brasil.
www.minhocasa.com Aprenda a transformar matéria orgânica em adubo de excelente qualidade com a preciosa ajuda de minhocas. A tecnologia pode ser aplicada dentro de casa, despejando a matéria orgânica em compartimentos fechados, sem o risco de produzir odores ou sujeira.

Copos plásticos da água fluidificada
Quanto maior o centro espírita, maior a demanda por copinhos plásticos para o fornecimento de água fluidificada. Trata-se de uma embalagem de baixo custo e muito prática para esse fim, embora os plásticos descartáveis sejam um gênero de lixo que devemos evitar. Se, no entanto, tiverem de ser usados, procurar um tipo de plástico que seja visto como atraente, mesmo que minimamente, no mercado de reciclagem. As alternativas ao plástico precisam ser estudadas com cuidado. Usar copos de vidro – ou lavar copos plásticos usados – implica um aumento considerável do uso de água potável, o que também não pode ser visto como solução. A aquisição de copos pequenos feitos de papel ou papelão – mas atraentes no mercado de reciclagem – costuma custar mais caro, onerando a instituição. Pedir para que cada frequentador leve sua própria caneca ou copinho pode ser conveniente em centros pequenos, nas instituições maiores poderia gerar algum desconforto. Enfim, está aí um bom assunto para que cada instituição defina livremente se há algo que possa ser feito, e de que jeito.

Coleta de óleo de cozinha
Dependendo da instituição espírita, há bastante movimento na cozinha e um expressivo derrame de óleo de fritura pelo ralo, agravando o entupimento das tubulações e da poluição dos rios. O Brasil produz aproximadamente 9 bilhões de litros de óleo de cozinha por ano, e na maioria absoluta dos casos, não separa esse óleo residual para a reciclagem. Estima-se que apenas 2,5% de todo esse óleo é reciclado e reutilizado na cadeia produtiva como matéria-prima para a fabricação de sabão, massa de vidraceiro e biodiesel. Em algumas cidades brasileiras já existem serviços de coleta do óleo de fritura. São empresas que trocam o óleo por dinheiro ou produtos de limpeza. Quanto maior a quantidade de óleo separada, maior o benefício.
LINKS ÚTEIS:
www.trevo.org,br A organização Trevo realiza a coleta do óleo de fritura em São Paulo.
www.disqueoleo.com.br/contato/ A empresa Disque Óleo Vegetal Usado realiza a coleta do óleo de fritura no Rio de Janeiro.

Compras sustentáveis
Todas as compras que envolvem a manutenção de um centro espírita podem ser realizadas de forma consciente, levando-se em conta, em primeiro lugar, a real necessidade de um novo produto e serviço, e também os cuidados socioambientais do fabricante. É importante dar preferência a produtos certificados com selos verdes, que ainda são exceção à regra no mercado. Há muita informação disponível na internet para nos ajudar a comprar com responsabilidade e consciência.
LINKS ÚTEIS:
www.catalogosustentavel.com.br Organizado pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade da Escola de Administração de Empresas de São Paulo, a Fundação Getúlio Vargas (FGV/SP), O Catálogo Sustentável traz informações sobre aproximadamente mil produtos e serviços certificados ambientalmente.
www.akatu.com.br o Instituto Akatu para o consumo consciente é referência na produção de dados e informações relevantes nessa área.
www.idec.org.br O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor é referência na produção de dados e informações relevantes nessa área.
www.alana.org.br Os interessados em pesquisar o fenômeno do consumismo infantil devem acessar as informações disponíveis no site do Instituto Alana.

Transporte sustentável
O centro espírita pode promover o transporte solidário, a popular carona, estimulando a ocupação dos veículos que, muitas vezes, levam apenas o motorista. Em alguns casos, a campanha em favor da carona poderá permitir até o deslocamento de pessoas que deixam de frequentar a instituição pela distância, idade avançada ou problemas de saúde. Onde haja espaço, recomenda-se a instalação de bicicletários: é importante abrir caminho para o mais ecológico dos transportes, depois do próprio corpo humano. Se a instituição tiver a chance de comprar um veículo automotor para uso em uma instituição de caridade (ou escolher modelo que um doador resolva dar de presente), é importante priorizar modelos econômicos, que usem, de preferência, álcool etanol em lugar de gasolina e diesel. Um estudo da Embrapa Agrobiologia revela que a substituição da gasolina pelo etanol de cana-de-açúcar pode reduzir em 73% as emissões de CO2, na atmosfera.
LINKS ÚTEIS:

www.ta.org.br A organização Transporte Ativo oferece informação e promove campanhas para o uso de bicicletas como meio de transporte.


(*) jornalista com Pós-graduação em Gestão Ambiental pela COPPE/UFRJ onde hoje leciona a disciplina “Geopolítica Ambiental”, professor e criador do curso de Jornalismo Ambiental da PUC/RJ, autor dos livros “Mundo Sustentável 2 – Novos Rumos para um Planeta em Crise" (Ed.Globo, 2012); "Mundo Sustentável - Abrindo Espaço na Mídia para um Planeta em transformação" (Ed.Globo, 2005) e “Espiritismo e Ecologia” (Ed.FEB, 2009).
¹ fonte: da obra Espiritismo e Ecologia, FEB.

Comentários

  1. Olá amigo.
    Toda matéria do Canteiro de Ideias, postamos no blog do Bezerra (Crato-Ce)
    Obrigada pelas excelentes matérias.
    Abraço fraterno
    Luíza de Marilac

    ResponderExcluir
  2. Francisco Castro de Sousa18 de outubro de 2015 às 09:53

    CANTEIRO DE IDEIAS: Ultrapassa a marca dos 100.000 acessos!
    Iniciado em 12 de março de 2012 nesse dia 18 de outubro de 2015 ultrapassa os 100.000 acessos, por pouco não fui o Nº 100.000, fui o Nº 100.002! PARABÉNS ao criador do Blog JORGE LUIZ E PARABÉNS A TODOS QUE ACESSAM TANTOS CONHECIMENTOS ESPÍRITAS POR ESSE VEÍCULO! Vale salientar que já são mais de 60 Países, incluindo o BRASIL, os que têm acessado o BLOG!
    PARABÉNS! PARABÉNS! MAIS DE 100.000 VEZES PARABÉNS!

    ResponderExcluir
  3. Canteiro de ideais trabalha não só a evolução espiritual mas também a Conscientização da sustentabilidade do ambiente. Estão de parabéns pelas dicas e que venham mais e mais acessos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

PESTALOZZI E KARDEC - QUEM É MESTRE DE QUEM?¹

Por Dora Incontri (*) A relação de Pestalozzi com seu discípulo Rivail não está documentada, provavelmente por mais uma das conspirações do silêncio que pesquisadores e historiadores impõem aos praticantes da heresia espírita ou espiritualista. Digo isto, porque há 13 volumes de cartas de Pestalozzi a amigos, familiares, discípulos, reis, aristocratas, intelectuais da Europa inteira. Há um 14º volume, recentemente publicado, que são cartas de amigos a Pestalozzi. Em nenhum deles há uma única carta de Pestalozzi a Rivail ou vice-versa. Pestalozzi sonhava implantar seu método na França, a ponto de ter tido uma entrevista com o próprio Napoleão Bonaparte, que aliás se mostrou insensível aos seus planos. Escreveu em 1826 um pequeno folheto sobre suas ideias em francês. Seria quase impossível que não trocasse sequer um bilhete com Rivail, que se assinava seu discípulo e se esforçava por divulgar seu método em Paris. Pestalozzi, com seu caráter emotivo e amoroso, não era de ...

FÉ E CONSCIÊNCIA DE CLASSE: UMA ANÁLISE SOCIOLÓGICA DA LUTA ENTRE OPRESSORES E OPRIMIDOS NOS EVANGELHOS.

    Por Jorge Luiz   Para Além do Chão da Fábrica: A Luta de Classes na Contemporaneidade Até hoje, a história de todas as sociedades é a história das lutas de classes. Homem livre e escravo, patrício e plebeu, senhor feudal e servo, mestre de corporação e aprendiz; em resumo, opressores e oprimidos, estiveram em constante antagonismo entre si, travando uma luta ininterrupta, ora aberta, ora oculta — uma guerra que terminou sempre ou com uma transformação revolucionária de toda a sociedade ou com a destruição das classes em luta. Assim, Karl Marx e Friedrich Engels iniciam o desenvolvimento das ideias que comporão o Manifesto do Partido Comunista (Marx & Engels, ebook). As classes determinadas por Marx – burguesia e proletariado – não surgem de um tratado sociológico, são consideradas a partir das relações da reprodução da forma da mercadoria, frente os antagonismos e as contradições entre os opressores e oprimidos, a partir da apropriação do excedente da produç...

OS FILHOS DE BEZERRA DE MENEZES

                              As biografias escritas sobre Bezerra de Menezes apresentam lacunas em relação a sua vida familiar. Em quase duas décadas de pesquisas, rastreando as pegadas luminosas desse que é, indubitavelmente, a maior expressão do Espiritismo no Brasil do século XIX, obtivemos alguns documentos que nos permitem esclarecer um pouco mais esse enigma. Mais recentemente, com a ajuda do amigo Chrysógno Bezerra de Menezes, parente do Médico dos Pobres residente no Rio de Janeiro, do pesquisador Jorge Damas Martins e, particularmente, da querida amiga Lúcia Bezerra, sobrinha-bisneta de Bezerra, residente em Fortaleza, conseguimos montar a maior parte desse intricado quebra-cabeças, cujas informações compartilhamos neste mês em que relembramos os 180 anos de seu nascimento.             Bezerra casou-se...

SILÊNCIO, PODER E RESPONSABILIDADE MORAL: A JUSTIÇA ESPÍRITA E A ÉTICA DA PALAVRA NÃO DITA

  Por Wilson Garcia   Há silêncios que protegem. Há silêncios que ferem. E há silêncios que governam. No senso comum, o ditado “quem se cala consente” traduz uma expectativa moral básica: diante de uma interpelação legítima, o silêncio sugere concordância, incapacidade de resposta ou aceitação tácita. O direito moderno, por sua vez, introduziu uma correção necessária a essa leitura, ao reconhecer o silêncio como garantia individual — ninguém é obrigado a produzir provas contra si. Trata-se de um avanço civilizatório, pensado para proteger o indivíduo vulnerável frente ao poder punitivo do Estado. O problema começa quando esse direito — concebido para a assimetria frágil — é apropriado por indivíduos ou instituições fortes, que não se encontram em situação de coerção, mas de conforto simbólico. Nesse contexto, o silêncio deixa de ser defesa e passa a ser estratégia. Não responde, não esclarece, não corrige — apenas espera. E, ao esperar, produz efeitos.

O ESTUDO DA GLÂNDULA PINEAL NA OBRA MEDIÙNICA DE ANDRÉ LUIZ¹

Alvo de especulações filosóficas e considerada um “órgão sem função” pela Medicina até a década de 1960, a glândula pineal está presente – e com grande riqueza de detalhes – em seis dos treze livros da coleção A Vida no Mundo Espiritual(1), ditada pelo Espírito André Luiz e psicografada por Francisco Cândido Xavier. Dentre os livros, destaque para a obra Missionários da Luz, lançado em 1945, e que traz 16 páginas com informações sobre a glândula pineal que possibilitam correlações com o conhecimento científico, inclusive antecipando algumas descobertas do meio acadêmico. Tal conteúdo mereceu atenção dos pesquisadores Giancarlo Lucchetti, Jorge Cecílio Daher Júnior, Décio Iandoli Júnior, Juliane P. B. Gonçalves e Alessandra L. G. Lucchetti, autores do artigo científico Historical and cultural aspects of the pineal gland: comparison between the theories provided by Spiritism in the 1940s and the current scientific evidence (tradução: “Aspectos históricos e culturais da glândula ...

TRÍPLICE ASPECTO: "O TRIÂNGULO DE EMMANUEL"

                Um dos primeiros conceitos que o profitente à fé espírita aprende é o tríplice aspecto do Espiritismo – ciência, filosofia e religião.             Esse conceito não se irá encontrar em nenhuma obra da codificação espírita. O conceito, na realidade, foi ditado pelo Espírito Emannuel, psicografia de Francisco C. Xavier e está na obra Fonte de Paz, em uma mensagem intitulada Sublime Triângulo, que assim se inicia:

COMPULSÃO SEXUAL E ESPIRITISMO

  Certamente, na quase totalidade dos distúrbios na área da sexualidade, a presença da espiritualidade refratária à luz está presente ativamente, participando como causa ou mesmo coadjuvante do processo. O Livro dos Espíritos, na questão 567, é bem claro, ensinando-nos que espíritos vulgares se imiscuem em nossos prazeres porquanto estão incessantemente ao nosso redor, tomando parte ativamente naquilo que fazemos, segundo a faixa vibratória na qual nos encontramos. Realmente, na compulsão sexual ou ninfomania, a atuação deletéria de seres espirituais não esclarecidos é atuante, apresentando-se como verdadeiros vampiros, sugando as energias vitais dos doentes. O excelso sistematizador da Doutrina Espírita, Allan Kardec, em A Gênese, capítulo 14, define a obsessão como "(...) a ação persistente que um mau espírito exerce sobre um indivíduo". Diz, igualmente, que "ela apresenta características muito diferentes, que vão desde a simples influência moral, sem sin...

EDUCAÇÃO; INVESTIMENTO FUNDAMENTAL AO PROGRESSO

    Por Doris Gandres   Quando se pensa em educação, naturalmente lembramos dos professores, professores de todo tipo e de todas as áreas, as exatas, as humanas e, particularmente, as de cunho moral. Pelos séculos adentro, milênios mesmo, e pelo futuro afora, são os professores os construtores dos alicerces necessários ao progresso da humanidade, em todos os sentidos. E não nos faltaram, nem faltam, professores... De leste a oeste, de norte a sul, sob sol ou chuva, frio ou calor, com ou sem condições adequadas, lá estão eles, incansáveis, obstinados, devotados.

A PROPÓSITO DO PERISPÍRITO

1. A alma só tem um corpo, e sem órgãos Há, no corpo físico, diversas formas de compactação da matéria: líquida, gasosa, gelatinosa, sólida. Mas disso se conclui que haja corpo ósseo, corpo sanguíneo? Existem partes de um todo; este, sim, o corpo. Por idêntica razão, Kardec se reportou tão só ao “perispírito, substância semimaterial que serve de primeiro envoltório ao espírito”, [1] o qual, porque “possui certas propriedades da matéria, se une molécula por molécula com o corpo”, [2] a ponto de ser o próprio espírito, no curso de sua evolução, que “modela”, “aperfeiçoa”, “desenvolve”, “completa” e “talha” o corpo humano.[3] O conceito kardeciano da semimaterialidade traz em si, pois, o vislumbre da coexistência de formas distintas de compactação fluídica no corpo espiritual. A porção mais densa do perispírito viabiliza sua união intramolecular com a matéria e sofre mais de perto a compressão imposta pela carne. A porção menos grosseira conserva mais flexibilidade e, d...

A REBELDIA DOS JOVENS, COMO AGIRMOS?

  Por Alkíndar de Oliveira (*) As atitudes de determinados jovens (nossos filhos ou não) nos estimulam a pensar: o que fazermos com esses jovens rebeldes? Para ilustrar que a rebeldia do jovem é um fato a ser enfrentado, conto a seguir duas histórias reais. A primeira história real: Imagine certo professor que, ao estar ministrando determinada aula, percebe que a atenção dos alunos se dispersa como consequência do procedimento inusitado e inadequado de um deles. Aos olhos do professor este é um aluno problema. E, apesar de inteligente, pela sua displicência ele não se sai bem nas provas. Tem o hábito de falar em momentos errados, adota atitudes estranhas, e nesse dia em especial, colou algodão em seu rosto formando longos bigode e cavanhaque. Com esta expressão ridícula e engraçada, apoiou os queixos com as mãos, formando como que uma forquilha e, muito sério, fingiu estar prestando religiosa atenção à aula. A classe caiu em riso. Esse jovem, depois...