sexta-feira, 31 de maio de 2013

PARA ONDE VAMOS DEPOIS DA MORTE?







Se raciocinarmos com aqueles que acham, que do “pó viemos e para o pó voltaremos”, a resposta é simples, para a sepultura. Ao contrário, raciocinando com os que admitem a existência da alma, a resposta não é tão simples assim.
Esse grupo formado por mais de noventa por cento da população do globo, se divide entre os que acreditam que após a morte a alma volta para o todo universal, perdendo sua individualidade, e os que defendem a sobrevivência da alma, porém individualizada, são os espiritualistas.
Essa corrente não é unânime, uns admitem para a alma após a morte apenas dois caminhos: A salvação, se pensarem e uma maneira, e o fogo do inferno, se pensarem de maneira diferente. Outros admitem para a alma, além do Céu e o inferno um terceiro caminho, o Purgatório.
 Ambas as vertentes, porém, aniquilam assim um dos atributos de Deus, a Justiça, e veem a divindade dirigindo um grande tribunal, inocentando uns e condenando outros, a nenhum permitindo uma chance sequer para que venham a se redimir, com isso olvidam dois outros atributos Divinos: A Bondade e a Misericórdia.

Restam somente aqueles que, acreditando numa outra destinação da alma após a morte, admitem inclusive o seu retorno para novas existências corporais, são os chamados reencarnacionistas.
Na antiguidade as doutrinas secretas, cujos conhecimentos só eram revelados àqueles que passavam por um longo processo de iniciação, pregavam a preexistência e as vidas sucessivas da alma, e prestavam a Deus o culto do espírito.
Modernamente, dentre as doutrinas reencarnacionistas destaca-se  o Espiritismo. Por uma simples razão como diz Leon Denis, “não basta ao homem de hoje apenas o raciocínio lógico. Ele precisa de fatos sensíveis, diretamente observados, para dissipar suas dúvidas”.
Allan Kardec, o codificador do Espiritismo, ao tomar contato com a nova revelação, seguindo a recomendação de João(1 João, 4.1)  “Não acrediteis em qualquer espírito, mas vede se os espíritos são de Deus”, procurou cercar-se de uma garantia séria, qual seja: “A concordância que haja entre as revelações que eles façam espontaneamente, servindo-se de grande número de médiuns, estranhos uns aos outros e em vários lugares”(Evangelho Segundo o Espiritismo, int.).
É ainda Leon Denis quem afirma em seu livro Depois da Morte: “A obra de Allan Kardec é, portanto, o resumo dos ensinos comunicados aos homens pelos espíritos, em um número considerável de grupos espalhados por todos os cantos da Terra, e durante um período de vinte anos”.
Com a publicação de “O Livro dos Espíritos” – por Allan Kardec em  Paris-1857, muitos estudiosos e luminares da ciência se interessaram pelas investigações dos fenômenos espíritas dentre os quais podemos destacar: Alexander Aksakof – Conselheiro de Estado da Rússia; Charles Richet – Professor da Faculdade de Medicina de Paris; Cesare Lombroso – Professor da Faculdade de Medicina de Turim; William Crookes – da Royal Society. Por caminhos diversos, imbuídos de propósitos nem sempre convergentes, esses homens chegaram a evidências objetivas da existência e sobrevivência dos espíritos.
Pois são esses espíritos (almas das pessoas que já morreram) que nos dizem: “A alma após a morte volta para o mundo dos espíritos. Conserva a sua individualidade, nada leva deste mundo, a não ser as lembranças e o desejo de ir para um mundo melhor, lembrança cheia de doçura ou de amargor, conforme o uso que ele fez da vida. Aquele que não alcançou a perfeição durante a vida corpórea, poderá depurar-se sofrendo a prova de uma nova existência”. É dessa forma que Deus, nosso Pai e Criador, manifesta sua infinita Bondade, Justiça e Misericórdia, permitindo àquele sofreu quedas a oportunidade de se levantar e caminhar para um dia alcançar a perfeição. Cabe ao homem que tudo faz para cuidar da saúde do corpo, um dia despertar para cuidar também da saúde do espírito e nada temer depois da morte.

4 comentários:

  1. A resposta então vai depender da evolução de cada ser! Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, texto muito esclarecedor... Saúde e paz...

    ResponderExcluir
  3. Acho que essa teologia errada e figurista do cristianismo (onde Deus aparece vestido com pele de diabo). Levou e ainda leva homens aos caminhos do céu e inferno.Uma tradição hipócrita.Que nos impediu por muitos séculos de raciocinar que a mensagem do Cristo estava limpa de correntes.Somos viajantes rumo a luz e em quando isso não for possível nasceremos muitas vezes.Caminho , Verdade e LUZ!!!!

    ResponderExcluir