segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

POLÊMICAS E POLÊMICAS





 Por Roberto Caldas (*)


A Doutrina Espírita experimenta desde o seu aparecimento em 18/04/1857 a exigência de provar-se aos demais sistemas de conhecimento que lhe antecederam no arcabouço do próprio conhecimento humano. As denominações representadas em seu tríplice aspecto cobram de forma justa e acirrada que se prove constituída das características de cada uma delas e assim a Filosofia, a Ciência e a Religião constituídas lhe arremetem questionamentos contínuos de verificação.
            Ressalte-se o esforço de Allan Kardec em diminuir o quanto pode os motivos de confusão com idéias que já circulavam no meio, quando publica nas primeiras páginas de O Livro dos Espíritos um esclarecimento com algumas palavras que tornassem menos confusas as acepções a serem empregados pela nova doutrina. Não parece ter surtido o resultado pretendido pelo Codificador.
            Logicamente a exigência que o Espiritismo recebe diariamente de provar-se significa o confrontar-se com os conceitos aceitos pelos que a negam. Um primeiro engano que comete o pretenso adversário, pois a sua mensagem não visa aquele que já se encontra satisfeito com as próprias crenças, senão os que se encontram  buscando algum outro sentido para as suas vidas. Essa a razão maior pela qual os espíritas não devem se esgotar em longas discussões de debates. A discussão lúcida sim, a gritaria sectária e impositiva é desnecessária.     

            Aos que buscam negar ou provar os postulados espíritas através dos experimentos que não se disponham a contabilizar a intermediação humana sugerimos que desista. A ciência espírita se relaciona com os fenômenos mediúnicos, não exatamente em provar-se falando de Física Quântica, essa uma missão muito importante dos missionários dos laboratórios avançados, de Física Quântica naturalmente. Até o momento, passados 155 anos de aportada a Doutrina Espírita na Terra, nenhuma conclusão da Ciência Oficial conseguiu derrubar qualquer dos seus princípios doutrinários, reforça-os, aliás. 
            Intentar desmentir o aspecto religioso do Espiritismo porque não se fundamenta na Bíblia considerando o Velho Testamento, apenas coloca-o ao lado de Jesus que fez inúmeras advertências à citada Obra, ao recitar os seus textos em meio à multidão e adicionar a conjunção adversativa “ PORÉM” para concluir o novo ensinamento(diziam os antigos[...], eu porém vos digo). Estamos sim com a Bíblia, apenas com o Novo testamento, daí com Jesus, o grande Mestre de todos nós.
            Precisamos entender aqueles que não conseguem entender a Doutrina Espírita. Ela trouxe uma mensagem de renovação que traz a atitude humana como a principal alavanca de crescimento intelecto-moral na existência. Patrocinou uma filosofia a serviço das respostas das questões fundamentais (quem somos, de onde viemos, para onde vamos). Utilizou a ciência para comprovar a imortalidade da alma e arremeter a vida à eternidade. Reconfigurou a idéia de religião para que se tornasse a prática rotineira de todos os dias, quando respeitamos as pessoas e as instituições se quisermos nos provar amantes a Deus, assim retirando-a dos templos e trazendo-a para as ruas das cidades, sem dogmas, aparatos, hierarquias ou sacramentos. Uma doutrina como essa não é fácil de ser aceita ou entendida para os que estão contentes com as fórmulas mais tradicionais do pensamento humano. É preciso mesmo o passar do tempo e o amadurecimento das mentes humanas para que se faça maior a compreensão em torno da Doutrina Espírita.

(*) médico, expositor espírita e integrante da equipe do Programa Antena Espírita, transmitido pela Rádio Cidade AM, 860MHZ, todos os domingos das 21:00H as 22:00h,

Um comentário:

  1. Excelente matéria. Parabéns!
    Cntinuo assistindo, quando posso, o programa depois da aula no domingo.

    ResponderExcluir