Pular para o conteúdo principal

CARPE DIEM!






“Deus pede hoje estrita conta do meu tempo
E eu vou, do meu tempo dar-lhe conta.
Mas como dar, sem tempo, tanto conta
Eu, que gastei, sem conta, tanto tempo?
Frei Antonio das Chagas (1631-1682)





Por Jorge Luiz (*)


             O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) divulgou no dia 18 último, resultado de pesquisa que revela que em uma escala de 0 a 10, os brasileiros dão em média 7,1 para suas vidas. Esse nível colocaria o Brasil em 16º entre os 147 países pesquisados pela Gallup World Poll, que apontava uma felicidade média de 6,8 no Brasil em 2010.
            O Nordeste é a região mais feliz do Brasil, com nota média de 7,38. Se fosse considerado um país, nós nordestinos ficaríamos em 9º na classificação global, entre belgas e finlandeses. Apesar de ser considerada a região mais rica do Brasil, o Sudoeste foi considerada a região mais infeliz do Brasil com índice de 6,68%.
            A pesquisa mostrou uma relação direta entre renda e felicidade. No entanto, pesquisadores contestam. Segundo eles, a renda só interfere na felicidade quando comparada a renda do seu vizinho. Quando a renda aumenta para todos, não se observa variação no índice de felicidade.
            As expectativas para que o fim do mundo ocorresse no dia 21 não se concretizaram. De bônus, a Divindade nos brinda com mais um ano “novinho em folha” para escrevermos mais uma página da nossa história espiritual, sempre almejando a felicidade, conscientes de que ela ainda não é desse mundo, segundo Eclesiastes.
            Ano Novo! Feliz Ano Novo! Feliz Ano Novo!... O desejo de felicidade é o sonho de todos e para todos no ano vindouro.
            Os votos renovam-se, e as esperanças também; os sonhos reciclam-se e as expectativas ampliam-se...Como nos versos do saudoso Tim Maia, “Essa tal felicidade, hei de encontrar/Mesmo se eu tiver que aguardar, se eu tiver que esperar                    
            Ano Novo!  Tempo Novo! Vida Nova?        
            Nem sempre! A vida só mudará no ano que se inicia, se mudarmos a forma de nos relacionarmos com o tempo. Mas, o que é o tempo?
            O filósofo materialista André Comte-Sponville, nessa ótica, afirma que o tempo parece indefinível, inapreensível, como se só existisse em fuga, como se aparecesse com a condição de sempre desaparecer.
            “O tempo é apenas uma medida relativa da sucessão das coisas transitórias; a eternidade não é susceptível de medida alguma, do ponto de vista da duração; para ela não há começo, nem fim: tudo lhe é presente.” (A Gênese, cap. VII, item 2)

Os estudiosos do comportamento humano afirmam que, via de regra, vivemos:
·         70% do tempo vivendo e pensando no passado;
·         25% do tempo vivendo e pensando no futuro e,
·          5% do tempo vivendo o presente.

            O tempo só existe no presente. Viver esse presente – tempo – como presente – dádiva Divina para a construção interior. Como experimentá-la, se o momento real da nossa existência passa despercebido, já que estamos, quase sempre, lamentando o passado, que não tem forma de mudá-lo e ansiando pelo futuro que não existe? Horácio, poeta lírio e satírico romano dizia: Mesmo enquanto falamos, o tempo ciumento está fugindo de nós. Colha o dia (Carpe Diem!), confia o mínimo no amanhã!
            Jesus, o psicoterapeuta por Excelência recomendou: “E assim não andeis inquietos pelo dia de amanhã. Porque o dia de amanhã a si mesmo trará seu cuidado; ao dia basta a sua própria aflição.”
            Por não sabermos viver o presente, experimentamos, na realidade, um sentimento de não-realização. Os momentos de felicidade que experienciamos são inapreensíveis já que não os experimentamos, pelos condicionamentos – passado e futuro.
            Viver uma vida nova é concentrar a inteligência e a vontade no que é essencial no momento presente, sem se poupar.
            Para os espíritas o essencial é o crescimento espiritual, para isso é necessário planejar, certo de que estamos no mundo, mas não somos do mundo. Como elaborar isso dispondo de pouco tempo, já que o tempo parece estar quase em fuga ante os desafios da contemporaneidade: trabalho, repouso, lazer, estudos, deslocamentos etc? Ufa!
            Os Espíritos Reveladores afirmam na questão 992 de “O Livro dos Espíritos”, que a medida comum de felicidade para todos os homens é: “Para a vida material, a posse do necessário; para a vida moral a consciência pura e a fé no futuro.”
            Saber usar o tempo, tendo como essencialidade no planejamento de 2013 o desapego dos bens terrenos e a construção de uma consciência reta. Assim, conquistaremos a felicidade relativa, já que a felicidade em plenitude ainda não é deste mundo.

            Carpe diem!

            Feliz 2013!
           

Comentários

  1. Ligiane Neves-Casa do Caminho de Aquiraz28 de dezembro de 2012 às 14:44

    Jorge, belo material. Suas palavras, sem dúvida, nos levam a uma profunda reflexão. Desejo a você e a todos que fazem parte do Blog um 2013 de muitas realizações e de muito sucesso! Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Francisco Castro de Sousa28 de dezembro de 2012 às 15:38

    Jorge, se o leitor/seguidor quiser aproveitar melhor o seu dia, todo os dias, que tal começar fazendo um bom plano, detalhado, de crescimento individual, material e espiritual para 2013? É só juntar o Carpe Diem com Está Chegando 2013: Ainda Dá Tempo! Belo artigo Jorge, Feliz 2013 para você e família e todos aqueles que o Blog canteiro de Ideias! Castro

    ResponderExcluir
  3. Concordo com as palavras ditas acima pela Ligiane Neves e pelo Francisco Castro.

    Se sentir bem com o que você possui é um estado de paz muito grande. Na maior parte das vezes nosso olhar se volta para as coisas negativas ou que não temos, isso parece ser parte intríseca nossa.

    Estamos como queremos, acredito que estar alegre ou triste faz parte de nossas escolhas, em muitos casos vira até doença, não é mesmo? Os sentimentos se instalam e nos fazem refém.

    ----------------------------------------

    O ano novo acontece primeiramente dentro de nós para somente depois se expandir em forma de atitudes e recomeços. Que ele comece a se renovar desde hoje para todos!

    -----------------------------------------------------

    Eita, blog invocado! O mundo todo de olho nos comentários, hein? hehehe........

    ResponderExcluir
  4. Jorge, I've loved the button that translates from Portuguese into any language. Great! Just amazing!

    ResponderExcluir
  5. Ligiane, Castro e Fernanda!
    Estamos juntos nessa caminhada. 2013 que venha!
    Abração!

    ResponderExcluir
  6. Companheiros de estrada, estamos nessa estrada da vida juntos...Que venha 2013!!!
    O essencial é a vida espiritual abraço a todos...saúde e paz!!!!

    ResponderExcluir
  7. Jorge, boa inspiração. Parabéns.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns Jorge! Vc está entrando 2013 muito inspirado! VIVA O INTENSAMENTE! Isso é eternidade!!!!

    ResponderExcluir
  9. Aprovado.Pena que são poucos os que assimilam estas verdades intrícicas de um futuro maior e melhor espiritual.Nem todos tbm tem acesso a este conteúdo de vida,porque ainda estão durmindo em outras crenças.Porém cada um a seu tempo.Cabe começarmos hoje,pois o tempo este nos atropela...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O ESPIRITISMO E A CIÊNCIA MATERIALISTA¹

Por Roberto Caldas (*)               A ciência humana, considerada um dos grandes avanços da espécie desde o seu aparecimento sobre o planeta, tem sido uma das inequívocas provas do caminho evolutivo pelo qual trilha a humanidade. Descortinando os ditames da Natureza o pesquisador abre perspectivas para o crescimento coletivo e acena para novos patamares de conquistas nos campos da qualidade de vida e da socialização dos grupamentos mundo afora.             Dotada de exigência afinada à compreensão analítica profunda e baseada em resultados objetivos resultantes de estudos e experiências que necessitam ser sérias para então aceitas, a ciência humana estabelece uma ponte entre o imaginário que alimenta a observação e o concreto que estabelece a mudança de paradigma sempre que vencida uma etapa de testes e formulação de teses. Foram as experiências que c...

OS FILHOS DE BEZERRA DE MENEZES

                              As biografias escritas sobre Bezerra de Menezes apresentam lacunas em relação a sua vida familiar. Em quase duas décadas de pesquisas, rastreando as pegadas luminosas desse que é, indubitavelmente, a maior expressão do Espiritismo no Brasil do século XIX, obtivemos alguns documentos que nos permitem esclarecer um pouco mais esse enigma. Mais recentemente, com a ajuda do amigo Chrysógno Bezerra de Menezes, parente do Médico dos Pobres residente no Rio de Janeiro, do pesquisador Jorge Damas Martins e, particularmente, da querida amiga Lúcia Bezerra, sobrinha-bisneta de Bezerra, residente em Fortaleza, conseguimos montar a maior parte desse intricado quebra-cabeças, cujas informações compartilhamos neste mês em que relembramos os 180 anos de seu nascimento.             Bezerra casou-se...

PESTALOZZI E KARDEC - QUEM É MESTRE DE QUEM?¹

Por Dora Incontri (*) A relação de Pestalozzi com seu discípulo Rivail não está documentada, provavelmente por mais uma das conspirações do silêncio que pesquisadores e historiadores impõem aos praticantes da heresia espírita ou espiritualista. Digo isto, porque há 13 volumes de cartas de Pestalozzi a amigos, familiares, discípulos, reis, aristocratas, intelectuais da Europa inteira. Há um 14º volume, recentemente publicado, que são cartas de amigos a Pestalozzi. Em nenhum deles há uma única carta de Pestalozzi a Rivail ou vice-versa. Pestalozzi sonhava implantar seu método na França, a ponto de ter tido uma entrevista com o próprio Napoleão Bonaparte, que aliás se mostrou insensível aos seus planos. Escreveu em 1826 um pequeno folheto sobre suas ideias em francês. Seria quase impossível que não trocasse sequer um bilhete com Rivail, que se assinava seu discípulo e se esforçava por divulgar seu método em Paris. Pestalozzi, com seu caráter emotivo e amoroso, não era de ...

O QUE É O ESPÍRITO SANTO?

    Quem se defronta com os textos bíblicos sem os subsídios proporcionados pela Doutrina Espírita, fica confuso, em muitas situações, como, por exemplo, no entendimento da identidade do chamado “Espírito Santo”. Em verdade, o Mestre Jesus, sabendo que suas instruções seriam falseadas, esquecidas e mal compreendidas, prometeu enviar, e assim o fez, o Consolador, a excelsa Doutrina Espírita que faz lembrar os seus sublimes ensinamentos. Ao mesmo tempo, revelou que todos os esclarecimentos seriam ofertados (“vos ensinará todas as coisas”), deixando evidente à posteridade que não pode dizer tudo devido ao intenso atraso evolutivo das criaturas daquela época (João XIV: 15-26).

MARCHA PARA JESUS: ENTRE A FIGUEIRA ESTÉRIL E A FÁBRICA DE LÁZAROS

    Imagem criada por IA, a partir do texto Por Jorge Luiz                  O Chão da Avenida e as Vozes do Povo               Ao estudar a psicologia das multidões, Gustave Le Bon (2022) assegura que, quando o edifício de uma civilização está podre, as massas apressam a sua destruição. É esse o seu papel: por um instante, a força cega do número transforma-se na única filosofia da história.             As entrevistas concedidas pelos fiéis na última Marcha para Jesus, realizada no dia 23 de maio, e veiculadas por um portal de notícias (1) , demonstram com exatidão essa práxis. As declarações, desconexas da realidade, estão desalinhadas à mensagem do paraninfo do evento, “em nome de Jesus”.

A DOR É NOSSA AMIGA E AGE COMO CINZEL DIVINO PARA NOSSA EVOLUÇÃO

       Por Jorge Hessen   A humanidade foge da dor desde os tempos mais antigos. Busca-se o prazer, o conforto, a estabilidade e a ausência de dor como se isso representasse a verdadeira felicidade. Entretanto, a experiência humana demonstra exatamente o contrário:  são as grandes dores que frequentemente transformam as criaturas, despertam consciências e renovam destinos .             À luz da Doutrina Espírita,  a dor não é punição arbitrária de Deus.  Ela possui finalidade educativa. Allan Kardec ensina que Deus, sendo soberanamente justo e bom, não cria dores inúteis. Toda aflição possui causa, objetivo e valor moral. Em muitos casos, a dor é o instrumento através do qual o espírito corrige excessos, aprende limites e reconstrói a própria caminhada.

DEUS¹

  No átimo do segundo em que Deus se revela, o coração escorrega no compasso saltando um tom acima de seu ritmo. Emociona-se o ser humano ao se saber seguro por Aquele que é maior e mais pleno. Entoa, então, um cântico de louvor e a oração musicada faz tremer a alma do crente que, sem muito esforço, sente Deus em si.

SOBRE ATALHOS E O CAMINHO NA CONSTRUÇÃO DE UM MUNDO JUSTO E FELIZ... (1)

  NOVA ARTICULISTA: Klycia Fontenele, é professora de jornalismo, escritora e integrante do Coletivo Girassóis, Fortaleza (CE) “Você me pergunta/aonde eu quero chegar/se há tantos caminhos na vida/e pouca esperança no ar/e até a gaivota que voa/já tem seu caminho no ar...”[Caminhos, Raul Seixas]   Quem vive relativamente tranquilo, mas tem o mínimo de sensibilidade, e olha o mundo ao redor para além do seu cercado se compadece diante das profundas desigualdades sociais que maltratam a alma e a carne de muita gente. E, se porventura, também tenha empatia, deseja no íntimo, e até imagina, uma sociedade que destrua a miséria e qualquer outra forma de opressão que macule nossa vida coletiva. Deseja, sonha e tenta construir esta transformação social que revolucionaria o mundo; que revolucionará o mundo!

09.10 - O AUTO-DE-FÉ E A REENCARNAÇÃO DO BISPO DE BARCELONA¹ (REPOSTAGEM)

            Por Jorge Luiz     “Espíritas de todos os países! Não esqueçais esta data: 9 de outubro de 1861; será marcada nos fastos do Espiritismo. Que ela seja para vós um dia de festa, e não de luto, porque é a garantia de vosso próximo triunfo!”  (Allan Kardec)                    Cento e sessenta e quatro anos passados do Auto-de-Fé de Barcelona, um dos últimos atos do Santo Ofício, na Espanha.             O episódio culminou com a apreensão e queima de 300 volumes e brochuras sobre o Espiritismo - enviados por Allan Kardec ao livreiro Maurice Lachâtre - por ordem do bispo de Barcelona, D. Antonio Parlau y Termens, que assim sentenciou: “A Igreja católica é universal, e os livros, sendo contrários à fé católica, o governo não pode consentir que eles vão perverter a moral e a religião de outr...

A RELIGIÃO DO CAPITAL: O ENRIQUECIMENTO DOS PASTORES E A ESTERILIDADE DA FÉ INSTITUCIONAL.

      Por Jorge Luiz   A “Teocracia do Capital”: A Ascensão das Organizações Religiosas no Brasil Moderno             Os números denunciam. Segundo o Censo de 2022, o Brasil tem mais estabelecimentos religiosos que superam a soma de hospitais e escolas. O número de organizações religiosas criadas por dia no Brasil varia de 17 a 25. Essas mesmas instituições movimentam mais de R$ 21 bilhões por ano, riqueza cujo retorno social institucionalizado é questionável. Esse montante, contudo, carece de um vetor social direto, uma vez que goza de imunidade tributária e não se reverte em investimentos em saúde ou educação. Tamanha pujança econômica permitiu, inclusive, que diversos pastores brasileiros figurassem na revista Forbes como detentores de fortunas bilionárias.             Em contrapartida a isso tudo, o Brasil vive uma anomia moral. Os escândalos de ...