terça-feira, 21 de março de 2017

CENTRO ESPÍRITA: PROCURA E ACHARÁ¹



             
         
Quando alguém busca uma instituição espírita traz em sua mente uma série de objetivos que condizem com suas necessidades fundamentais. O leque de motivos varia desde uma curiosidade intelectual até os processos graves de alteração do estado de saúde, física ou espiritual. Ao recém chegado cabem todas as dúvidas e exigências que caracterizam a razão daquela busca e nisso não deve residir qualquer problema ou veto de sua entrada naquela casa de prestação de serviços ao próximo.
            Aberta ao livre desembarque de pessoas, a casa espírita é que precisa de regras e formas para dispor da mais bem acabada recepção e encaminhamento daqueles que adentram as suas portas. Não seja vista com assombro a constatação de que o momento presente destaca as instituições espíritas numa condição de respeito e dignidade perante a opinião pública que em outras épocas, mercê dos preconceitos filhos da ignorância, as consideravam um espaço de sandices e práticas condenáveis. Essa nova visão se deve ao avançar das idéias propostas pelo Espiritismo que, qual a semeadura proposta por Jesus, fertiliza a inteligência humana e se multiplica em todas as classes sociais, pela adesão sistemática de centenas de homens e mulheres que são respeitados na sociedade.
            Fiéis aos proclames da equipe comandada pelo Espírito da Verdade, o trabalhador da seara espírita precisa estar atento à essencialidade de manter efervescente o foco no caminho indicado por Allan Kardec nas obras que consubstanciam o Pentateuco Kardeciano e nos volumes da Revista Espírita, da lavra do mesmo autor. Impossível qualquer equívoco quanto à certeza de que sem a firmeza desse conhecimento não há Espiritismo para atender aos anseios das pessoas que adentram em busca de esclarecimento ou consolo.
            Respeitadas todas as ideias e boas intenções, o oxigênio que alimenta a casa espírita tem o nome de estudo doutrinário. Definitivamente é vital, para quem aporta àquele recinto em busca da consolação e apoio espiritual da mensagem cristalina da Doutrina Espírita, compreender nos seus primeiros passos que estão iniciando um processo de tratamento interior, uma viagem para a vitória sobre as próprias deficiências humanas, essa a única maneira de galgar novas posições diante da vida. É preciso entender de imediato que o Espiritismo não depende da exposição aos fenômenos mediúnicos ou da promessa de curas de doenças, daí o principal serviço oferecido aos que nos buscam, muito mais que a possibilidade do passe que magnetiza positivamente e da água fluidificada que alimenta as energias, deve estar baseado na prática do auto-aperfeiçoamento, a maior e mais profunda revolução que a pessoa pode buscar para a transformação que deseja para si.
            A Instituição Espírita para fazer jus a essa denominação fundamenta a sua edificação no sólido alicerce da Codificação. Jamais se compromete senão com a divulgação que esclarece e só assim consola e fortalece o espírito humano. Cuida pela pureza doutrinária e jamais se permite desviar pelas sendas do proselitismo ou de práticas de engajamento pela promessa de ganhos materiais. O objetivo que a constitui é servir de solo fecundo onde a mensagem da espiritualidade superior faz morada formando uma ponte entre os dois mundos e trazendo o singelo ensinamento de Jesus para aliviar as dores da humanidade.  

¹ editorial do programa Antena Espírita de 19.03.2017        

Nenhum comentário:

Postar um comentário