Pular para o conteúdo principal

RESSURREIÇÃO E REENCARNAÇÃO¹








Uma das principais objeções à doutrina da Reencarnação é, dizem, que ela não consta ensinada na Bíblia. Mas estão errados os que pensam assim. Pela língua e cultura helênicas é que muitos conteúdos da Bíblia e dos Evangelhos chegaram até nós, donde ser fundamental, para um resgate de muitas ideias e conceitos algo deturpados hoje em dia, o retorno aos manuscritos antigos, ainda que sejam apenas cópias dos originais, estes, quiçá, perdidos para sempre.
   No Brasil, o nome que superou todos os que empreenderam tal demanda ao grego, ao hebraico, etc., a nosso ver, foi o do Prof. Carlos Juliano Torres Pastorino, Docente do Colégio Pedro II e catedrático da Universidade Federal de Brasília; Iatinista, helenista e exímio poliglota; diplomado em Teologia e Filosofia pelo Colégio Internacional Santo Antônio Maria Zaccaria, em Roma, este insigne linguista nasceu em 04/11/1910 no Rio de Janeiro, desencarnando em Brasília em 13/06/1980. Deixou-nos raras obras-primas de exegese, como Sabedoria do Evangelho (1964-1971, oito volumes) e La Reincarnaciòn En El Antiguo Testamento (Revista SPIRITVS, 1964, versão castelhana do Prof. Angel Herrera), infelizmente sem reedições modernas.

Quis Deus, porém, que estes recursos de elucidação não ficassem estanques, e, no nosso caso, esforçamo-nos no sentido de franqueá-los a todos, tão só com a preocupação de articulá-los ao esquema doutrinário do Espiritismo, já que, como se sabe, nem toda a obra de Pastorino atende ao programa kardeciano, o que se deve a suas incursões na Teosofia e no Esoterismo em geral.
     Não obstante, conta-nos o grande teólogo que são frequentemente traduzidos por "ressuscitar" os verbos gregos egeirô (estar acordado, despertar) e anistêmi (tornar a ficar de pé, regressar), e que este último encerra um sentido geralmente negligenciado pelos tradutores: o de "reencarnar". Explica-nos o afamado autor de Minutos de Sabedoria que as Escrituras não falam em "ressurreição dos corpos” ou "da carne", mas em anástasis ek tón nekron, ou seja: "ressurreição dos mortos".
    De posse destes esclarecimentos oferecidos por uma autoridade linguística festejada como a do Prof. Pastorino, torna-se relativamente fácil aos estudiosos das Escrituras identificarem os sentidos negligenciados propositadamente pelos tradutores modernos, mais ainda se utilizarem a chave que faculta a compreensão definitiva de obscuridades antes insuperáveis: a Ciência Espírita,
Assim, se a ressurreição é dos mortos e não dos corpos, podemos deduzir existirem pelo menos três sentidos para o "tornar a ficar de pé", o "regressar", pois quem ressuscita, quem ressurge é o Espírito: 1o - Para o plano espiritual, quando desencarna; 2o - Para o plano físico, quando reencarna; e 3o - Pela vidência ou pelas materializações.
  Do primeiro sentido, o da ressurreição como desencarne, temos, na Codificação Espírita, uma instrução do Espírito da Verdade que preceitua com clareza: "... a morte é a ressurreição..." (O Evangelho Segundo o Espiritismo, VI:5); isto é, com a morte do corpo, o Espírito liberta-se para o plano espiritual, extrafísico. Tal o significado das palavras de Jesus: "... na ressurreição nem se casam nem se dão em casamento, mas são como os anjos no céu" (Mt. 22:30); quer dizer, essa outra natureza não necessita de reprodução, pois não está submetida à morte. Como disse Paulo de Tarso: "...a carne e o sangue não podem herdar o reino de Deus" (1 Cor. 15:50).
Já do segundo sentido, o da ressurreição como reencarnação, temos de Allan Kardec a seguinte afirmativa: "A Reencarnação fazia parte dos dogmas dos judeus, sob o nome de Ressurreição" (Ob. Cit., IV:4). Isto o mestre lionês identificou naquele episódio em que os discípulos dizem a Jesus que o povo pensa ser ele João Batista, Elias, Jeremias, ou algum dos profetas que "ressurgiu” (cf. Lc 9:18-19), trecho que o Prof. Pastorino, fazendo justiça a este sentido do verbo grego anistemi, traduziu por "... um dos profetas dos antigos reencarnou (cf. Sabedoria do Evangelho, 4o volume, pg. 41). E realmente, à exceção de João Batista, morto havia pouco tempo, a lógica da reencarnação autorizava essa crença do povo, que, em parte, conhecia Jesus desde a infância (cf. Mt 13:55); logo não podia crer que era ele um antigo profeta senão pelo Espírito, isto é, reencarnado.
  Caso se alegue confusão na mentalidade popular, o mesmo não se poderá dizer da crença na reencarnação entre os doutos, porquanto Flávio Josefo, historiador judeu (37-103 d.C), foi perempto   ao definir a profissão de fé dos doutores da lei, os fariseus: "Eles - diz Josefo - julgam que as almas são imortais, que são julgadas em um outro mundo e recompensadas ou castigadas segundo foram neste, viciosas ou virtuosas; que umas são eternamente retidas prisioneiras nessa outra vida e que outras voltam a esta" (História dos Hebreus, Primeira Parte, Livro Décimo Oitavo, Capítulo dois).
Outra prova da crença na reencarnação, com o nome de ressurreição, está na Epístola aos Hebreus (11:35-36), onde se lê, na versão Novo Mundo das Escrituras Sagradas, 1984: "Mulheres receberam os seus mortos pela ressurreição; [alguns foram torturados], porque não queriam aceitar o seu livramento por meio de algum resgate, a fim de que pudessem alcançar uma ressurreição melhor; sim, outros receberam a sua provação por mofas e por açoites, deveras, mais que isso, por laços e prisões"  (trecho entre colchetes, da versão revista e atualizada de Almeida, 1993)
  Vemos que mulheres, e não homens, receberam os seus mortos pela ressurreição, pois elas é que podem gerar, em seus ventres, os corpos destinados à reencarnação, ao ressurgimento dos desencarnados no plano físico. O autor chega mesmo a falar em livramento, provação e resgate, termos que pressupõem a lei de causa e efeito, a preexistência da alma e, por conseguinte, a reencarnação.
  Quanto ao terceiro sentido, o de se considerar espíritos desencarnados como seres que ressuscitaram, se deve à incompreensão dos fenômenos de natureza mediúnica; nestes, os espíritos se apresentam à percepção extra-sensorial de alguns encarnados, pela vidência, ou, doutra forma, à visão ordinária de qualquer pessoa, através da materialização, ou ectoplasmia; nem todos, porém, compreendem que não quer isso significar que hajam tais espíritos retornado à vida na matéria carnal. Tal é o caso das aparições de Jesus após a sua morte, e, sendo real a narrativa de Mateus (27:52-53), isso também se aplicaria a muitas outras aparições, quando por ocasião da morte do Mestre.
A Bíblia judaica, que é o nosso Velho Testamento, está cheia de referências a lei dos renascimentos. Os profetas Ezequiel e Jeremias, inspirados em sua mediunidade apurada, desenvolveram brilhantemente a temática da responsabilidade pessoal, negando a dita popular que dizia que os pais comiam uvas verdes e os dentes dos filhos é que se estragavam (Jr. 31:29); com isso, pode-se constatar que os profetas repudiaram a doutrina deturpada do pecado original, que não era "hereditário", mas relativo à individualidade de cada um.
No dizer dos profetas: "..de todo homem que comer uvas verdes os dentes se estragarão" (Jr. 31:30); "...o filho não levará a iniquidade do pai, nem o pai a iniquidade do filho; a justiça do justo ficará sobre ele, e a perversidade do perverso ficará sobre este" (Ez. 18:20). Só a reencarnação dá sentido a tais postulados! Por isso Allan Kardec identificou a crença vulgar no chamado pecado original como uma espécie de intuição da existência das múltiplas experiências terrestres (A Gênese, XI:46)
Podemos, desse modo, melhor entender o que ensinam os próprios Dez Mandamentos: "eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a maldade dos pais nos filhos, na terceira e quarta geração" in tertiam et quartam generationem (Vulgata Latina, 1838). Como vemos, não está escrito: "até a terceira e quarta geração" - o que confrontaria com o ensinamento dos profetas -, mas 'na terceira e quarta geração” (Ex. 20:5); isto é, quando já houve tempo o suficiente de o Espírito portador da iniquidade em questão retornar, às vezes na própria descendência corporal, sendo, no caso, o bisneto a reencarnação do bisavô, e assim por diante. Portanto, a lei de causa e efeito (a "visita" de Deus) atinge a própria "alma que pecar" (Ez. 18:20), e não outrem. Tal o motivo por que, conforme o mandamento, a "visita" de Deus não se dá na primeira e segunda geração, pois animadas por almas diferentes, cuja iniquidade não está em questão, e que, com frequência, contemporâneas dos avós, não podem ser destes a reencarnação. Deus não confundiria justiça com vingança.
  Outro dado interessante é que assim como os gregos criam que dos hades as almas dos mortos retornavam à vida, o que incluíam num processo de ordem geral, que chamavam palingenesia, ou palingênese (novo nascimento) os hebreus, igualmente, criam que do scheol os mortos retornavam ao mundo material, o que a tradução grega dos LXX (setenta) refere como anástasis (de anístêmi: tornar a ficar de pé, regressar), expressão traduzida por "ressurreição". Está escrito: "O Senhor é o que tira a vida e dá: faz descer ao scheol e faz tornar a subir dele" (1 Sm 2:6). Embora tentem sufocar a antiga crença reencarnacionista, traduzindo inúmeras vezes scheol por "sepultura", tal intento restará sempre malogrado aos estudiosos esclarecidos.
   Numa passagem, por exemplo, do profeta Isaías, é descrita a entrada do rei de Babilônia no scheol, onde outros reis mortos o reconhecem e dele passam a escarnecer (Is. 14:9-16). Tais "mortos" (do hebraico refaim), julgando que a futura descendência babilônica reincidiria nas mesmas faltas de seus antepassados - os quais estavam ali, no scheol -, aconselham aos que estavam na Terra seu morticínio: "Por causa da maldade dos pais, promovei a matança dos filhos". O mais alarmante e revelador, contudo, é a certeza que os levou a esse tétrico aconselhamento: "Não se tornem eles a levantar para submeterem a terra e encherem de cidades a face da Terra" (Is. 14:21).
  Ou seja, ao suporem, ali no scheol, que os cruéis babilônicos não estavam arrependidos do que haviam feito quando vivos, aqueles reis mortos avisam, pelo profeta Isaías, que tais criminosos poderiam tornar a levantar-se, isto é, voltar em futuras gerações, repetindo suas faltas antigas. Tanto assim é que muitos tradutores, nas suas deturpadas versões bíblicas, suprimem o verbo auxiliar "tornem". O sentido da palingênese, expresso no verbo anistêmi (composto de ana: 'para cima', ou 'de novo', ou 'para trás' e istêmi: 'estar de pé'), não fica então patenteado; o verdadeiro sentido - isto é, o de que os espíritos não tornem a subir, que os pais não tornem a levantar-se do scheol, pela reencarnação em futuras gerações - resta completamente negligenciado.

¹ publicado originalmente na Revista Visão Espírita.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PESTALOZZI E KARDEC - QUEM É MESTRE DE QUEM?¹

Por Dora Incontri (*) A relação de Pestalozzi com seu discípulo Rivail não está documentada, provavelmente por mais uma das conspirações do silêncio que pesquisadores e historiadores impõem aos praticantes da heresia espírita ou espiritualista. Digo isto, porque há 13 volumes de cartas de Pestalozzi a amigos, familiares, discípulos, reis, aristocratas, intelectuais da Europa inteira. Há um 14º volume, recentemente publicado, que são cartas de amigos a Pestalozzi. Em nenhum deles há uma única carta de Pestalozzi a Rivail ou vice-versa. Pestalozzi sonhava implantar seu método na França, a ponto de ter tido uma entrevista com o próprio Napoleão Bonaparte, que aliás se mostrou insensível aos seus planos. Escreveu em 1826 um pequeno folheto sobre suas ideias em francês. Seria quase impossível que não trocasse sequer um bilhete com Rivail, que se assinava seu discípulo e se esforçava por divulgar seu método em Paris. Pestalozzi, com seu caráter emotivo e amoroso, não era de ...

OS FILHOS DE BEZERRA DE MENEZES

                              As biografias escritas sobre Bezerra de Menezes apresentam lacunas em relação a sua vida familiar. Em quase duas décadas de pesquisas, rastreando as pegadas luminosas desse que é, indubitavelmente, a maior expressão do Espiritismo no Brasil do século XIX, obtivemos alguns documentos que nos permitem esclarecer um pouco mais esse enigma. Mais recentemente, com a ajuda do amigo Chrysógno Bezerra de Menezes, parente do Médico dos Pobres residente no Rio de Janeiro, do pesquisador Jorge Damas Martins e, particularmente, da querida amiga Lúcia Bezerra, sobrinha-bisneta de Bezerra, residente em Fortaleza, conseguimos montar a maior parte desse intricado quebra-cabeças, cujas informações compartilhamos neste mês em que relembramos os 180 anos de seu nascimento.             Bezerra casou-se...

DEUS¹

  No átimo do segundo em que Deus se revela, o coração escorrega no compasso saltando um tom acima de seu ritmo. Emociona-se o ser humano ao se saber seguro por Aquele que é maior e mais pleno. Entoa, então, um cântico de louvor e a oração musicada faz tremer a alma do crente que, sem muito esforço, sente Deus em si.

SOCIALISMO E ESPIRITISMO: Uma revista espírita

“O homem é livre na medida em que coloca seus atos em harmonia com as leis universais. Para reinar a ordem social, o Espiritismo, o Socialismo e o Cristianismo devem dar-se nas mãos; do Espiritismo pode nascer o Socialismo idealista.” ( Arthur Conan Doyle) Allan Kardec ao elaborar os princípios da unidade tinha em mente que os espíritas fossem capazes de tecer uma teia social espírita , de base morfológica e que daria suporte doutrinário para as Instituições operarem as transformações necessárias ao homem. A unidade de princípios calcada na filosofia social espírita daria a liga necessária à elasticidade e resistência aos laços que devem unir os espíritas no seio dos ideais do socialismo-cristão. A opção por um “espiritismo religioso” fundado pelo roustainguismo de Bezerra Menezes, através da Federação Espírita Brasileira, e do ranço católico de Luiz de Olympio Telles de Menezes, na Bahia, sufocou no Brasil o vetor socialista-cristão da Doutrina Espírita. Telles, ao ...

SOBRE ATALHOS E O CAMINHO NA CONSTRUÇÃO DE UM MUNDO JUSTO E FELIZ... (1)

  NOVA ARTICULISTA: Klycia Fontenele, é professora de jornalismo, escritora e integrante do Coletivo Girassóis, Fortaleza (CE) “Você me pergunta/aonde eu quero chegar/se há tantos caminhos na vida/e pouca esperança no ar/e até a gaivota que voa/já tem seu caminho no ar...”[Caminhos, Raul Seixas]   Quem vive relativamente tranquilo, mas tem o mínimo de sensibilidade, e olha o mundo ao redor para além do seu cercado se compadece diante das profundas desigualdades sociais que maltratam a alma e a carne de muita gente. E, se porventura, também tenha empatia, deseja no íntimo, e até imagina, uma sociedade que destrua a miséria e qualquer outra forma de opressão que macule nossa vida coletiva. Deseja, sonha e tenta construir esta transformação social que revolucionaria o mundo; que revolucionará o mundo!

ESPIRITISMO E POLÍTICA¹

  Coragem, coragem Se o que você quer é aquilo que pensa e faz Coragem, coragem Eu sei que você pode mais (Por quem os sinos dobram. Raul Seixas)                  A leitura superficial de uma obra tão vasta e densa como é a obra espírita, deixada por Allan Kardec, resulta, muitas vezes, em interpretações limitadas ou, até mesmo, equivocadas. É por isso que inicio fazendo um chamado, a todos os presentes, para que se debrucem sobre as obras que fundamentam a Doutrina Espírita, através de um estudo contínuo e sincero.

O AUTO-DE-FÉ E A REENCARNAÇÃO DO BISPO DE BARCELONA¹ (REPOSTAGEM)

“Espíritas de todos os países! Não esqueçais esta data: 9 de outubro de 1861; será marcada nos fastos do Espiritismo. Que ela seja para vós um dia de festa, e não de luto, porque é a garantia de vosso próximo triunfo!”  (Allan Kardec)             Por Jorge Luiz                  Cento e sessenta e três anos passados do Auto-de-Fé de Barcelona, um dos últimos atos do Santo Ofício, na Espanha.             O episódio culminou com a apreensão e queima de 300 volumes e brochuras sobre o Espiritismo - enviados por Allan Kardec ao livreiro Maurice Lachâtre - por ordem do bispo de Barcelona, D. Antonio Parlau y Termens, que assim sentenciou: “A Igreja católica é universal, e os livros, sendo contrários à fé católica, o governo não pode consentir que eles vão perverter a moral e a religião de outros países.” ...

É HORA DE ESPERANÇARMOS!

    Pé de mamão rompe concreto e brota em paredão de viaduto no DF (fonte g1)   Por Alexandre Júnior Precisamos realmente compreender o que significa este momento e o quanto é importante refletirmos sobre o resultado das urnas. Não é momento de desespero e sim de validarmos o esperançar! A História do Brasil é feita de invasão, colonização, escravização, exploração e morte. Seria ingenuidade nossa imaginarmos que este tipo de política não exerce influência na formação do nosso povo.

O ESPIRITISMO É PROGRESSISTA

  “O Espiritismo conduz precisamente ao fim que se propõe todos os homens de progresso. É, pois, impossível que, mesmo sem se conhecer, eles não se encontrem em certos pontos e que, quando se conhecerem, não se deem - a mão para marchar, na mesma rota ao encontro de seus inimigos comuns: os preconceitos sociais, a rotina, o fanatismo, a intolerância e a ignorância.”   Revista Espírita – junho de 1868, (Kardec, 2018), p.174   Viver o Espiritismo sem uma perspectiva social, seria desprezar aquilo que de mais rico e produtivo por ele nos é ofertado. As relações que a Doutrina Espírita estabelece com as questões sociais e as ciências humanas, nos faculta, nos muni de conhecimentos, condições e recursos para atravessarmos as nossas encarnações como Espíritos mais atuantes com o mundo social ao qual fazemos parte.

OS ESPÍRITAS E OS GASPARETTOS

“Não tenho a menor pretensão de falar para quem não quer me ouvir. Não vou perder meu tempo. Não vou dar pérolas aos porcos.” (Zíbia Gaspareto) “Às vezes estamos tão separados, ao ponto de uma autoridade religiosa, de um outro culto dizer: “Os espíritas do Brasil conseguiram um prodígio:   conseguiram ser inimigos íntimos.” ¹ (Chico Xavier )                            Li com interesse a reportagem publicada na revista Isto É , de 30 de maio de 2013, sobre a matéria de capa intitulada “O Império Espírita de Zíbia Gasparetto”. (leia matéria na íntegra)             A começar pelo título inapropriado já que a entrevistada confessou não ter religião e autodenominou-se ex-espírita , a matéria trouxe poucas novidades dos eventos anteriores. Afora o movimento financeiro e ...