domingo, 23 de dezembro de 2012

NATAL DOS SONHOS (*)





 Por Paulo Eduardo (**)



Pensar o Natal. Reviver momentos. Canto de esperança para reencontrar o Menino Jesus. Nascimento de uma criança. Festa. Dia de aniversário. A simbologia do Natal mistura-se nas idades.

O nataliciante já não é o bebê da manjedoura. Ocorre a mudança cíclica das emoções. A lembrança do Menino Jesus surge de permeio com a presença de um velhinho: o Papai Noel. Paira no ar ainda o sopro divino da ternura das crianças recebendo brinquedos, recebendo amor. Sorrisos perdidos na Noite de Natal e recuperados no dia seguinte.

A magia dos sapatinhos em baixo da cama substituída pela realidade da informática. O trenó do Papai Noel navega agora via internet.


Nenhum Natal dos Sonhos ou sonhos de Natal para encantar pela inocência. Nenhuma doçura das poesias. Os versos cadenciados não mais declamados com a suavidade do amor, do carinho capaz de festejar a eterna criança que existe no imo de cada um.
Noite feliz. Os sinos ilusórios repicando. Os corais afinados. Coros infantis em vozes realmente de crianças tristes!

Paira no ar uma tristeza estranhamente misturada a uma alegria fabricada. Não é uma falsa alegria. É alegria contida entre lágrimas de emoções fugidias. Afinal de contas é Natal de verdade.

O aniversariante merece atenção toda especial. Jesus cresceu! Em criança ninguém lembra do encontro de Jesus com o Papai Noel.

Natal dos sonhos de viver em paz. Feliz Natal em mais um Canto de esperança por um amanhã de luz. Não custa nada tentar ser feliz!

(*)  Publicado na edição do Diário do Nordeste de 22.12.2012
(**) Paulo Eduardo Mendes     
       jornalista (Integrante do Programa Antena Espírita)

4 comentários:

  1. Bom Dia, amigo Jorge Luiz!
    Estou aqui, sempre conectado. Muito Obrigado pela palestra de ontem!
    Muita Paz!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Denísio,
      Obrigado pelas carinhosas palavras.
      Continuaremos juntos no próximo ano.
      Feliz Nata e 2013 repleto de realizações.
      Paz e alegria!

      Excluir
  2. Bom dia e Feliz Natal para todos...Excelente texto...Desejo um ano maravilhoso para todos nós e que continuemos a compartilhar esses textos que edificam grandemente as nossas vidas.
    Obrigado Jorge pela brilhante iniciativa. Saúde e paz!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Fransé,
      Grato pelas palavras de incentivo!
      Feliz Natal para você e familiares.
      Paz e Alegria!

      Excluir