quinta-feira, 20 de setembro de 2012

COMO AGIR AOS ATAQUES AO ESPIRITISMO



Por Alkíndar de Oliveira (*)

                Ligue sua televisão pela madrugada. Com o seu controle escolha aquele canal em que um líder religioso está entrevistando uma pessoa do povo. Você vai ouvir mais ou menos o seguinte diálogo:
 “ -  Então a senhora se arrependeu de ter sido espírita?
- Sim, me arrependi. Foi um dos momentos de minha vida em que tudo dava errado e eu não sabia por quê.
- E agora que a senhora está em nossa Igreja, como está sua vida?
- Agora, com Jesus no meu coração, tudo mudou. Consegui emprego, consegui comprar minha casa própria e sou uma pessoa muito mais feliz.
- Então o Espiritismo prejudicou a senhora?
- Prejudicou. Hoje eu vejo que o Espiritismo é coisa de demônio. Se pudesse diria para todos os espíritas conhecerem a nossa Igreja onde Jesus é o nosso Mestre e Senhor. “Os espíritas precisam enxergar que o seu mestre é o demônio.”
             Depois de ouvir tudo isso, nós espíritas ficamos a imaginar:
            “Que desconhecimento em relação ao Espiritismo!”.
            Um parêntese: Você se lembra caro leitor, quando chutaram em um dos programas de televisão a imagem católica de Nossa Senhora Aparecida? Você se lembra da intensa e imensa reação dos católicos de todo o Brasil? Você se lembra dos insistentes noticiários da televisão e dos inflamados artigos de jornais e revistas sobre o assunto?
            A reação de todos foi impressionante!
            Há tempos não se via tamanha comoção em nosso país. O chute na imagem de Nossa Senhora era assunto nas escolas, nos bares, em todos os lugares.
            Agora reflita comigo:
            Você já imaginou que todos os dias determinados pastores chutam nossa Doutrina?
          Por terem chutado uma única vez uma imagem, os católicos e toda a mídia brasileira prontamente reagiram.
            E nós que estamos sendo chutados todos os dias, estamos reagindo?
            Poderíamos pensar que existem duas alternativas para resolver essa crítica situação de ataque diário e persistente ao Espiritismo:
            A primeira:
            Culpar o pastor e procurar fazer com que o mesmo nos dê satisfação por publicamente desrespeitar de maneira infame e inculta a Doutrina que professamos.
            A segunda:
            Divulgar melhor nossa Doutrina.
      Agirmos de acordo com a primeira alternativa geraria polêmica. E polêmica gera polêmica, que por sua vez gera polêmica...
            Divulgar melhor nossa Doutrina é a solução.
            Veja as palavras de Allan Kardec:
          “Uma publicidade, numa larga escala, feita nos jornais mais divulgados, levaria ao mundo inteiro, e até aos lugares mais recuados, o conhecimento das idéias espíritas, faria nascer o desejo de aprofundá-los, e, multiplicando os adeptos, imporia silêncio aos detratores que logo deveriam ceder diante do ascendente da opinião”.
            Vale a pena também ler as palavras de Vianna de Carvalho, espírito:
       “Na Era da informática com os seus valiosos recursos, o espírita não se pode marginalizar, sob pretexto pueris, em que se disfarça a timidez, o desamor à causa ou a indiferença pela divulgação, porquanto o único antídoto à má Imprensa, na sua vária expressão, é a aplicação dos postulados espíritas, hoje ainda ignorados e confundidos com as superstições, crendices, sofrendo as velhas conotações infelizes com que o caluniaram no passado, aguardando ser despojado das mazelas que lhe atiraram os frívolos e os déspotas, os fanáticos e os de má fé, quanto os que se apoiavam nos interesses subalternos, inconfessáveis...
            Hora de mentalidades abertas às informações de toda ordem, este é  o nosso momento de programar tarefas, fomentar a divulgação por todos os meios, tornando-se cada companheiro honesto e dedicado, nova “carta-viva”, para a estruturação de um homem melhor, portanto, de uma sociedade mais justa, uma humanidade mais feliz”.
            Complementa ainda Vianna de Carvalho “Como não é lícito fomentar debates ou gerar discussões improdutivas, cabem, frequentemente, sempre que possíveis, as honestas informações entre Doutrina Espírita e Doutrinas Espiritualistas, prática espírita e práticas mediúnicas, opiniões espíritas e opiniões medianímicas...”
            Kardec e Vianna de Carvalho nos mostram que gerar polêmicas, criar discussões improdutivas a nada levam.
            Procurar discutir no mesmo nível dos detratores é agir como eles estão agindo. É errar como eles estão errando.
            Nossa tarefa é melhor divulgar a Doutrina e respeitar todas as religiões.
            Uma eficiente e eficaz divulgação do Espiritismo, como disse Kardec: “imporia silêncio aos detratores que logo deveriam ceder diante do ascendente da opinião”.
            Portanto, qual deve ser nossa postura ao divulgar nossa Doutrina?
            Ao procurar divulgar nossa Doutrina, devemos fazê-la sem proselitismo, com ousadia e sensatez, tendo sempre em mente que nossa postura tem que ser a postura do conhecimento, da ética, da dignidade e da boa ação.


Alkindar de Oliveira, Palestrante, Escritor e Consultor de Empresas radicado em São Paulo-SP, profere palestras e ministra treinamentos comportamentais em todo o Brasil. Autor de diversos livros pela editora Truffa
e-mail: alkindar@terra.com.br
Site:  http://www.alkindar.com.br

6 comentários:

  1. Vamos divulgar a doutrina, pois temos convicção de que ELA planta Amor, Carinho e Caridade em nossos corações! Muita Paz!!!

    ResponderExcluir
  2. É caro amigo,o preconceito ainda é grande e só sabe quem passa por ele mas com as nossas ações não existirar argumento que destrua os ensinamentos da Doutrina,o melhor que fazemos é dar o exemplo a ser seguido enquanto não temos o dom da palavra assim como eu rsss

    ResponderExcluir
  3. Vale a pena ler de novo! Este texto está no twitter e no facebook.

    ResponderExcluir
  4. Divulgar é, de fato, a melhor opção! =)

    Não é aquela obra prima literária, mas, tem que ser "Guerra e Paz". rs A paz entre as ideologias reflete uns dos propósitos espírítas - o respeito/amor fraternal entre os homens.

    ResponderExcluir
  5. Lembro que uma vez ouvi uma anedota em que uma pessoa procurou Chico Xavier, muito angustiada e disse-lhe. -Chico, soube que o Padre Fulano todos os dias fala mal do Espiritismo em suas homilias, o que vamos fazer? - Nada. -Como nada? -O padre já está fazendo muito por nós, pois voce já imaginou quanto nunca ouviram falar de Espiritismo, e agora, graças a esse padre, estão sabendo? O que podemos é rogar aos espíritos de luz que a curiosidade deles seja maior que os seus medos....

    Postado por Alex Saraiva (Crateús-CE)

    ResponderExcluir
  6. A maior parte dos espíritas não tem a coragem e a ousadia necessárias à divulgação da doutrina.


    ResponderExcluir