Pular para o conteúdo principal

TAREFA QUE PROSSEGUE¹

Por Roberto Caldas (*)


                Abram as portas de suas casas! Antena Espírita começa 2016 com a mesma intenção de todos os outros domingos que esteve fazendo companhia a sua família, levar a Doutrina Espírita da forma mais comprometida com os preceitos de Allan Kardec e discutir as questões espirituais mostrando a versatilidade da mensagem dos Espíritos Superiores, destituída que se encontra de qualquer ceticismo, fanatismo ou preconceito.
            É pouco dizer-nos felizes pela oportunidade de prosseguirmos com essa parceria que já atravessa vários anos aumentando a cada dia que passa. Temos uma certeza inamovível quanto à intervenção dos amigos espirituais na harmonia da nossa programação e na expansão dessa ajuda na direção de cada lar que recebe as nossas vozes nesse pequeno intervalo de tempo em que estamos juntos durante a sua audição. Produzimos todos juntos uma rede de conexões que satura todo o espaço que nos separa estabelecendo uma vertente luminosa capaz de permitir ações espirituais que atendem a muitas de nossas necessidades íntimas de reequilíbrio. Apesar de separados e distribuídos por vasto território que se estende além dos olhos compomos, em um nível invisível, um único espaço onde respiramos as singelas energias de Jesus.

            Reiniciamos mais um ano e é necessário que ampliemos os nossos agradecimentos ao Criador do Universo pela permissão de continuidade, render graças ao Mestre Jesus pela presença incondicional em todos os momentos, enaltecer ao apoio das mentes desencarnadas que nos dão o suporte e alimentam a nossa disposição.
            Aproveitamos a ocasião para referenciar aos dois grandes amigos que nos deixaram em direção ao mundo invisível: Marcus Vinícius e Mário Kaúla, certos de que perdemos em qualidade com as suas ausências, porém convictos de estarmos fazendo o que fariam se estivessem aqui, se nossas fossem as ausências, continuar a tarefa com o que temos de melhor. Eles sabem que o tempo consegue diluir a saudade, mas não nos permite de forma alguma que os esqueçamos. O que vivemos ao largo dos anos deixou marcas que não se apagam da memória, até porque Antena Espírita lhes deve o nome, a organização, a autoridade e competência que nos emprestaram pelo período em que dividimos o microfone. Resta-nos convidá-los a estarem conosco nessa empreitada de 2016, tipo assim... Que tal reconstituirmos a equipe para prosseguirmos mais fortes?
            Abram as suas portas! Antena Espírita inicia 2016 com a finalidade de fazer-se melhor a cada semana. A equipe se encontra disposta ao desafio dos próximos 50 domingos que vem pela frente. Jean, Castro, Paulos (Vale e Eduardo), Cid Carvalho, Rute, Auxiliadora, Rosi e Roberto armados com o arsenal da Doutrina Espírita, prontos para o combate, cujo grande comandante é Jesus e Allan Kardec o estrategista.
            Contamos com a audiência e participação daqueles que fizeram de Antena Espírita um dos mais longevos em divulgação espírita no rádio, prestes a completar 10 anos no ar. Agradecidos pelas parcerias dos mantenedores e do blog Canteiro de Ideias. Feliz ano novo aos ouvintes. E que Deus nos abençoe a todos.


(*) escritor espírita, editorialista do programa Antena Espírita e voluntário do C.E. Grão de Mostarda.

¹ editorial do programa Antena Espírita de 03.01.2016.

Comentários

  1. CAROS AMIGOS E AMIGAS.
    SINTO-ME HONRADO EM FAZER PARTE DO PUBLICO OUVINTE DESTE PROGRAMA, E DE DIVULGAR AS 24 HORAS DO DIA, O BLOG. CANTEIRO DE IDEIAS, A PARTIR DO MEU BLOGGER SONHAR GRANDE, O QUAL ESTAMOS ATINGINDO MAIS DE 8.000 VISITANTES.
    O PROGRAMA ANTENA DE LUZ, É MUITO BEM ELABORADO, POIS ELE É DIVIDIDO

    ResponderExcluir
  2. CONTINUANDO, É DIVIDIDO EM VÁRIOS ASSUNTOS.APROVEITO PRA PARABENIZAR A PARTICIPAÇÃO DOS IRMÃOS, NO PROGRAMA NA TV DIARIO QUESTÃO ABERTA, APRESENTADO PELO TADEU NASCIMENTO.PARABENS PELOS 10 ANOS DO PROGRAMA ANTENA ESPIRITA.



    BRUNO FILHO

    MEMBRO DA SOCIEDADE ANTONIO JUSTA - PROFESSOR DE HISTÓRIA, ESCRITOR.
















    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Francisco Castro de Sousa4 de janeiro de 2016 às 18:56

      Caro Bruno Filho, agradeço sua audiência e divulgação do programa Antena Espírita, suas congratulações em relação à nossa participação no Programa Espaço Aberto com o jornalista Tadeu Nascimento na TV Diário, bem como a divulgação que você faz em seu Blog. Feliz 2016!

      Excluir
  3. FELIZ 2016, PRA VCS TBEM.O ESPIRITISMO PRECISA SER MAIS DIVULGADO, E VCS ESTÃO FAZENDO ISTO COM GARRA.
    ABÇOS.
    BRUNO FILHO- SOCIEDADE DR. ANTONIO JUSTA.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

PESTALOZZI E KARDEC - QUEM É MESTRE DE QUEM?¹

Por Dora Incontri (*) A relação de Pestalozzi com seu discípulo Rivail não está documentada, provavelmente por mais uma das conspirações do silêncio que pesquisadores e historiadores impõem aos praticantes da heresia espírita ou espiritualista. Digo isto, porque há 13 volumes de cartas de Pestalozzi a amigos, familiares, discípulos, reis, aristocratas, intelectuais da Europa inteira. Há um 14º volume, recentemente publicado, que são cartas de amigos a Pestalozzi. Em nenhum deles há uma única carta de Pestalozzi a Rivail ou vice-versa. Pestalozzi sonhava implantar seu método na França, a ponto de ter tido uma entrevista com o próprio Napoleão Bonaparte, que aliás se mostrou insensível aos seus planos. Escreveu em 1826 um pequeno folheto sobre suas ideias em francês. Seria quase impossível que não trocasse sequer um bilhete com Rivail, que se assinava seu discípulo e se esforçava por divulgar seu método em Paris. Pestalozzi, com seu caráter emotivo e amoroso, não era de ...

A FARSA DA HISTÓRIA NO CENTRO DO CAPITAL: "ONDE DORMIRÃO OS POBRES?"

    Por Jorge Luiz OS RECENTES EVENTOS NA VENEZUELA ANTECIPARAM A POSTAGEM DESTE ARTIGO, QUE JÁ ESTAVA CONCLUÍDO, MAS QUE AGORA SE TORNA AINDA MAIS NECESSÁRIO.   De Reagan a Leão XIV: A Batalha pelo Cristianismo de Libertação Espero que Karl Marx esteja enganado quando afirmou que a história se repete “duas vezes” ao filósofo alemão Hegel, mas adicionou a sua própria conclusão sobre o caráter da repetição. A tragédia é o evento original, a farsa é a sua repetição, mas com uma diferença. A primeira versão é um evento dramático, enquanto a segunda é uma imitação que, apesar de ridícula, pode não ser menos prejudicial. A frase é a chave para analisar a crise social e geopolítica contemporânea.             A questão que se repete nos tempos atuais é o Império Americano e o Cristianismo de Libertação, cunhado por Michael Lövi, que antes chamava Teologia de Libertação. A arena escolhida é a América Latina, hoje ma...

“CANALHA! CANALHA! CANALHA!”: O GRITO DE INDIGNAÇÃO CONTRA A CANALHICE ESTRUTURAL BRASILEIRA

    Por Jorge Luiz     O Grito da Canalhice: Uma Definição Multifacetada             “Assim sendo, declaro vaga a Presidência da República.” Com essas palavras,  o presidente do Senado, Auro Moura Andrade, anunciou a um tumultuado Congresso Nacional, na madrugada do dia 2 de abril de 1964, que João Goulart não era mais o presidente do Brasil. Jango estava em Porto Alegre. Na gritaria que se seguiu à fala de Auro, o deputado Almino Afonso ouviu Tancredo Neves, líder do governo na Câmara, gritar: “Canalha! Canalha! Canalha”. A frase é frequentemente citada por outros políticos em momentos de crise, como fez o senador Roberto Requião, em 2016, durante o processo de impeachment de Dilma Rousseff, evocando a memória do ato de Moura Andrade e a reação de Tancredo.

EDUCAÇÃO CONTRA A VIOLÊNCIA

  Por Doris Gandres Atualmente somos bombardeados com notícias de violências de todos os tipos, crimes dos mais inesperados aos mais chocantes; violações de toda ordem; maus tratos até de familiares; guerrilhas de facções; confrontos entre policiais e bandidos; milícias clandestinas pretensamente justiceiras... E a violência mais covarde, a violência moral, encoberta por títulos e cargos que deveriam ser honrados por seus titulares, mas que lhes servem de ferramenta de abuso e exploração indébita... E existe ainda outra violência: a imposição de um sistema exacerbado de consumo, gerando uma escala de valores deturpada, onde o homem vale pela roupa de marca, pelo carro importado, pelo cartão bancário, pelo título, pelo poder através de seu cargo, de suborno, chantagem, ou pelo medo que espalha...

OS FILHOS DE BEZERRA DE MENEZES

                              As biografias escritas sobre Bezerra de Menezes apresentam lacunas em relação a sua vida familiar. Em quase duas décadas de pesquisas, rastreando as pegadas luminosas desse que é, indubitavelmente, a maior expressão do Espiritismo no Brasil do século XIX, obtivemos alguns documentos que nos permitem esclarecer um pouco mais esse enigma. Mais recentemente, com a ajuda do amigo Chrysógno Bezerra de Menezes, parente do Médico dos Pobres residente no Rio de Janeiro, do pesquisador Jorge Damas Martins e, particularmente, da querida amiga Lúcia Bezerra, sobrinha-bisneta de Bezerra, residente em Fortaleza, conseguimos montar a maior parte desse intricado quebra-cabeças, cujas informações compartilhamos neste mês em que relembramos os 180 anos de seu nascimento.             Bezerra casou-se...

UM POUCO DE CHICO XAVIER POR SUELY CALDAS SCHUBERT - PARTE II

  6. Sobre o livro Testemunhos de Chico Xavier, quando e como a senhora contou para ele do que estava escrevendo sobre as cartas?   Quando em 1980, eu lancei o meu livro Obsessão/Desobsessão, pela FEB, o presidente era Francisco Thiesen, e nós ficamos muito amigos. Como a FEB aprovou o meu primeiro livro, Thiesen teve a ideia de me convidar para escrever os comentários da correspondência do Chico. O Thiesen me convidou para ir à FEB para me apresentar uma proposta. Era uma pequena reunião, na qual estavam presentes, além dele, o Juvanir de Souza e o Zeus Wantuil. Fiquei ciente que me convidavam para escrever um livro com os comentários da correspondência entre Chico Xavier e o então presidente da FEB, Wantuil de Freitas 5, desencarnado há bem tempo, pai do Zeus Wantuil, que ali estava presente. Zeus, cuidadosamente, catalogou aquelas cartas e conseguiu fazer delas um conjunto bem completo no formato de uma apostila, que, então, me entregaram.

DESCOBRINDO UM ESPIRITISMO LIBERTADOR

  Por Ana Cláudia Laurindo Ser espírita livre em uma sociedade prenhe de padrões e vícios, tem sido a conquista deste tempo, onde não pertencer é sinônimo de alcance, mantendo fidelidade intelectual e moral aos preceitos do livre pensamento. O elitismo de provar que sabe ronda os agrupamentos espíritas brasileiros, inclusive aqueles que se recomendam progressistas, no entanto, as armadilhas dos hábitos de manutenção de perspectivas sociais baseadas em correlação de força que perpassam o status quo, disparam alertas.

ALLAN KARDEC, O DRUIDA REENCARNADO

Das reencarnações atribuídas ao Espírito Hipollyte Léon Denizard Rivail, a mais reconhecida é a de ter sido um sacerdote druida chamado Allan Kardec. A prova irrefutável dessa realidade é a adoção desse nome, como pseudônimo, utilizado por Rivail para autenticar as obras espíritas, objeto de suas pesquisas. Os registros acerca dessa encarnação estão na magnífica obra “O Livro dos Espíritos e sua Tradição História e Lendária” do Dr. Canuto de Abreu, obra que não deve faltar na estante do espírita que deseja bem conhecer o Espiritismo.

O ESTUDO DA GLÂNDULA PINEAL NA OBRA MEDIÙNICA DE ANDRÉ LUIZ¹

Alvo de especulações filosóficas e considerada um “órgão sem função” pela Medicina até a década de 1960, a glândula pineal está presente – e com grande riqueza de detalhes – em seis dos treze livros da coleção A Vida no Mundo Espiritual(1), ditada pelo Espírito André Luiz e psicografada por Francisco Cândido Xavier. Dentre os livros, destaque para a obra Missionários da Luz, lançado em 1945, e que traz 16 páginas com informações sobre a glândula pineal que possibilitam correlações com o conhecimento científico, inclusive antecipando algumas descobertas do meio acadêmico. Tal conteúdo mereceu atenção dos pesquisadores Giancarlo Lucchetti, Jorge Cecílio Daher Júnior, Décio Iandoli Júnior, Juliane P. B. Gonçalves e Alessandra L. G. Lucchetti, autores do artigo científico Historical and cultural aspects of the pineal gland: comparison between the theories provided by Spiritism in the 1940s and the current scientific evidence (tradução: “Aspectos históricos e culturais da glândula ...

TRÍPLICE ASPECTO: "O TRIÂNGULO DE EMMANUEL"

                Um dos primeiros conceitos que o profitente à fé espírita aprende é o tríplice aspecto do Espiritismo – ciência, filosofia e religião.             Esse conceito não se irá encontrar em nenhuma obra da codificação espírita. O conceito, na realidade, foi ditado pelo Espírito Emannuel, psicografia de Francisco C. Xavier e está na obra Fonte de Paz, em uma mensagem intitulada Sublime Triângulo, que assim se inicia: