Pular para o conteúdo principal

JARDINEIROS(as)

  
Alexandre Júnior - (Recife - PE)
Pedagogo e criador do coletivo Ágora Espírita.
 

Alexandre Mota (São Paulo -SP)
Mestre em hospitalidade, professor universitário e membro do Conselho Fiscal da Associação Brasileira de Pedagogia Espírita











Alkíndar de Oliveira (São Paulo - SP)
Palestrante, escritor e Consultor de Empresas radicado em São Paulo-SP, profere palestras e ministra treinamentos comportamentais em todo o Brasil.
Algumas obras espíritas publicadas:
Aprimoramento Espírita, Editora Truffa;
O Espírita do Século XXI, Editora EBM;
O Trabalho Voluntário na Casa Espírita, Editora Petit
 
Alysson Mascaro (São Paulo - SP

É doutor e livre-docente em Filosofia e Teoria Geral do Direito pela Universidade de São Paulo (Largo São Francisco/USP), professor da Pós-Graduação em Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Autor, entre outros, de Estado e Forma Política (Editora Boitempo). Pela Editora Comenius, autor de Cristianismo Libertador.

 

Américo Domingos N. Filho (R.Janeiro - RJ)
Presidente da AME-RIO (Associação Médico-Espírita do Rio de Janeiro). É autor de várias obras espíritas e articulista em diversos periódicos, abordando diversos temas de natureza científica e filosófica, dentre os quais na área da sexualidade e da genética, especialmente de fetos e crianças com deformações, e ainda sobre células-tronco. Suas pesquisas são citadas por diversos jornais e revistas como referências para estudos em diversas áreas.
Ana Cláudia Laurindo
 Mestra em Educação Brasileira, na lina História e Política, Cientista Social, blogueira, membra da Academia Matrizense de Letras - AMALE, escritora e humanista.



André Trigueiro (Rio de Janeiro - RJ)
Jornalista com Pós-graduação em Gestão Ambiental pela COPPE/UFRJ onde leciona a disciplina “Geopolítica Ambiental”, professor e criador do curso de Jornalismo Ambiental da PUC-Rio.

Obra espírita publicada:
Espiritismo e Ecologia, FEB Editora.
 
 
Mestre e Doutorando em Ciências da Religião pelo Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC MINAS. E-mail: brasil@netinfor.com.br
 
 
 

Carlos Augusto Guimarães (Sobral - CE)
Poeta, expositor espírita, voluntário do Grupo Espírita Bezerra de Menezes, em Sobral-Ce.





Dora Incontri (São Paulo - SP)
Jornalista, educadora e escritora. Suas áreas de atuação são Educação, Filosofia, Espiritualidade, Artes, Espiritismo. Tem mestrado, doutorado e pós-doutorado em Filosofia da Educação pela USP. É sócia-diretora da Editora Comenius e coordenadora geral da Associação Brasileira de Pedagogia Espírita. Coordenadora geral da Universidade Livre Pampédia.
Tem mais de 40 livros publicados. Livros sobre Educação, Filosofia, Espiritualidade; livros didáticos; livros psicografados.

Algumas obras espíritas publicadas:
A Educação Segundo o Espiritismo, Editora Comenius;
Textos Pedagógicos – Kardec Educador, Editora Comenius;
Pedagogia Espírita, Editora Comenius;
Pestalozzi – Educação e Ética, Editora Scipione.
 
 
DORIS MADEIRA GANDRES (Teresópolis - RJ)
Doris Gandres, atualmente residente em Teresópolis/RJ. Desde 1997 em matérias publicadas em alguns jornais espíritas, tais como Jornal Espírita/SP, Correio Fraterno do ABC, Revista Internacional de Espiritismo, Correio Espírita/RJ e outros.


 
 
 
Érika Renata Dias de Araújo (Juiz de Fora - MG)
Articulista do NEFCA - Núcleo Espírita de Filosofia e ciências Aplicadas, site que o Canteiro de Ideias obteve autorização para compartilhar artigos publicados.
 
                                       


Everaldo Mapurunga (Viçosa do Ceará - CE) 
Presidente do Centro Espírita “O Pobre de Deus”, no distrito do Vale Lambedouro, Viçosa do Ceará, Estado do Ceará. Coordena as atividades sociais do “Pão da Vida”, que busca a reestruturação e a promoção social de famílias pobres, através do programa Sociofamiliar e Socioeducativo (crianças e jovens em risco social), projetos comunitários e atividades doutrinárias.

F. A. Silva (Pseudônimo)

É tarefeiro de uma casa espírita comum.
Principia como articulista no Canteiro de Ideias.
Deseja ser conhecido pelos leitores a partir de suas ideias.
Define-se como um homem que está esculpindo a si mesmo.
  

   
                              
Filipe Luiz Albani (Teresópolis - RJ)

Professor de Português e Inglês e mestre em Linguística. Trabalhador da Casa Espírita Deolindo Amorim (Teresópolis-RJ) e coordenador de diversidade e povo preto do Coletivo de Estudos Espiritismo e Justiça Social (CEJUS)

 
 
 
Flávio Braun Fiorda (Santos - SP)
Médico, membro da Associação Brasileira de Psiquiatria, Coordenador do Curso de Formação de Terapeutas da Sociedade Brasileira de Terapias de Vivências Passadas em Santos (SP). Presidente da Associação Médico-Espírita de Santos (SP), Coordenador do Departamento de Comunicação da Associação Médico-Espírita do Brasil (AME-Brasil) e co-autor do livro “Saúde Integral – uma interação entre ciência e espiritualidade.
 
Fernando Bezerra (Fortaleza - CE)
Vice-Presidente do Instituto Cultura do Ceará e expositor espírita.






Francisco Barbosa (Aquiraz - CE)
Advogado, poeta, escritor, membro da Academia Maçônica de Letras do Estado do Ceará, e voluntário do Grupo Espírita Casa do Caminho, em Aquiraz, Ceará.

Francisco Cajazeiras (Fortaleza - CE) In Memorium
Médico, professor, escritor e orador espírita, Presidente do Instituto de Cultura Espírita do Estado do Ceará (ICE), Presidente da Associação Médico-Espírita do Estado do Ceará (AME-CE), Membro da Academia Metropolitana de Letras de Fortaleza (AMLEF). 
Algumas obras espíritas publicadas:
Elementos de Teologia Espírita, Editora EME,
Conselhos Mediúnicos, Editora EME,
Eutanásia (Enfoque Espírita), Editora EME;
Bioética, Editora Mnêmio Túlio;                                               
Existe Vida Depois do Casamento...?, Editora EME.

Francisco Castro (Fortaleza - CE) 
Advogado, escritor espírita, integrante da equipe do programa radiofônico Antena Espírita - Rádio Cidade AM, 860MHZ, membro da Academia Metropolitana de Letras de Fortaleza (AMLEF) voluntário do Centro Espírita Grão de Mostarda, Fortaleza, Ceará e autor da obra “Um Mundo das Pessoas Sem Corpo”.



Gilberto Veras (Fortaleza - CE)
Engenheiro aposentado do Banco do Brasil, poeta e escritor espírita. Autor das obras: Extrato do Ser, 20 Contos Conclusivos, A recompensa do Bem, Memórias em Ondas Etéreas.
 
 
 

JERRI ALMEIDA (Osório - RS)
Jerri Roberto Almeida é historiador e professor. Realizou sua especialização em História com uma reflexão acerca das possíveis contribuições da literatura para a construção do conhecimento histórico. 
Em suas reflexões, busca o diálogo entre Espiritismo e Ciências Humanas, demonstrando a importância da inserção do conhecimento espírita no conjunto do saber humano.
Jerri Roberto Almeida é historiador e professor. Realizou sua especialização em História com uma reflexão acerca das possíveis contribuições da literatura para a construção do conhecimento histórico.
Em suas reflexões, busca o diálogo entre Espiritismo e Ciências Humanas, demonstrando a importância da inserção do conhecimento espírita no conjunto do saber humano.
 
 


Joana Abranches (Vitória - ES)


Assistente Social, escritora e presidente da Sociedade Espírita Amor Fraterno, Vitória–ES





Jorge Cecílio Daher (Anapólis - GO)


Médico endocrinologista  do Hospital Geral de Goiânia, pesquisador clínico da RDM Pesquisas Médicas e médico do Hospital Espírita de Psiquiatria, Sanatório Espírita de Anápolis.




 Jorge Hessen (Brasília - DF) 
Articulista com textos publicados na Revista Reformador da FEB, O Espírita de Brasília, O Médium de Juiz de Fora, Brasília Espírita, Mato Grosso Espírita, Jornal União da Federação Espírita do DF. Artigos publicados na Revista eletrônica O Consolador, no Jornal O Rebate, site da Federação Espírita Espanhola, site da Espiritismogi.com.br



Jorge Luiz (Fortaleza - CE)
Avô, blogueiro, jardineiro de ideias e expositor espírita.



Juliana Paula Magalhães

Doutoranda e Mestra em Filosofia e Teoria Geral do Direito pela Faculdade de Direito da USP. Bacharela em Direito pela mesma instituição.
Autora da obra Marxismo, Humanismo e Direito


 



Júlio Peres (São Paulo - SP)
Psicólogo Clínico, Doutor em Neurociências e Comportamento - Instituto de Psicologia USP. Pós-doutorado no Centro de Espiritualidade e Mente - Universidade Pensilvânia, EUA. Pós-doutorado na Radiologia Clínica/Diagnóstico de Imagem - UNIFESP. Autor de "Trauma e Superação" (São Paulo, Editora Roca, 2009) e “Neuroimaging for - Clinicians” (Editora InTech).
                                                    

   

Klycia Fontenele - Fortaleza(CE) 

Professora de jornalismo, escritora e integrante do Coletivo Girassóis.

Leonel Vasconcelos (Trairi - CE)

Cordelista, empresário, proprietário da Pousada Cabôco Sonhador, na paradisíaca praia de Mundaú, litoral norte do Estado do Ceará. (na foto com a sua  esposa Cris)



.
Lucarocas (Fortaleza - CE)

Professor, cordelista e membro da Academia Metropolita de Letras de Fortaleza (AMLEF), 11ª cadeira. 



 
 
Luciano Klein (Fortaleza - CE)
Vice-Presidente da Federação Espírita do Estado do Ceará, orador e escritor espírita, bacharel em administração de empresas, licenciado em história, pós graduado em teoria e metodologia da história. É professor efetivo de história do Colégio Militar de Fortaleza.
 Obras espíritas:
Bezerra de Menezes, Editora Lachâtre;
Coloridos e Modulações (Manoel Viana de Carvalho); Edições León Denis;
Palavras de Viana de Carvalho, em parceria com Francisco Cajazeiras.



 
Luiz Acioli (Fortaleza - CE)
    
Presidente do Grupo Espírita Jayme Rolemberg, Fortaleza, Ceará, militar da reserva do Exército Brasileiro, expositor espírita                   




Marcelo Henrique (Florianópolis-SC)
Natural do Rio de Janeiro (RJ) e radicado há muitos anos em Florianópolis (SC), Marcelo Henrique se tornou espírita em 1981, vindo do catolicismo. É Secretário Executivo da Associação Brasileira de Divulgadores do Espiritismo (ABRADE) e presidente da Associação dos Divulgadores do Espiritismo de Santa Catarina (ADE-SC), assim como do Centro Cultural Espírita Herculano Pires, em São José (SC).


Marcelo Teixeira (São Paulo-SP)

Jornalista, redator publicitário, roteirista, autor de teatro, cronista, doceiro e membro da Associação Brasileira de Pedagogia Espírita

 


Márcio Alexandre (Recife - PE)







                                                                                                                                                                                                                                                       
Mário Portela - (Recife - PE)
Graduado em psicologia, filosofia e pedagogia. Especialista em SexualidadeHumana.                                                                                     
         
 
 
 
 
Maurício Zanolini (São Paulo-SP_   
 
Graduado em Design pela FAAP (1998) e pós graduado em Pedagogia Espírita, tem diversos trabalhos de design gráfico, desenho de móveis, colaborador da Associação Brasileira de Pedagogia Espírita.                                                          
                                                                 
Paulo Eduardo (Fortaleza - CE) In Memorium 
Juiz estadual aposentado, Jornalista, colunista semanal do Jornal Diário do Nordeste, Fortaleza, Ceará, membro da Academia Metropolitana de Letras de Fortaleza. (AMLEF) 


 
Orson Peter Carrara (Matão - SP)

Aposentado e consultor editorial do IDE-Araras e preside o Instituto Cairbar Schutel em São Paulo em São Paulo. 
Articulista de diversos órgãos da imprensa espírita e palestrante conhecido em todo pais, tem vasto material disponível na interenet.
Autor dos livros "Causa e Casa Espírita" e "Espíritos - Quem são? O que fazem? Onde estão. Por que nos procuram?



       

Richard Simonetti (Bauru - SP)
Expositor espírita tem percorrido todos os Estados brasileiros, em centenas de cidades, e também outros países.
Colabora assiduamente em jornais e revistas, espíritas. Escreve regularmente para periódicos espíritas de projeção nacional – Reformador, Revista Internacional de Espiritismo, Folha Espírita.
Tem quarenta e oito obras publicadas, com uma tiragem total de perto de dois milhões e duzentos mil exemplares.  É membro da Academia Bauruense de Letras.
Algumas de suas obras espíritas:
Antes que o galo cante, Editora CEAC;
Levanta-te, Editora CEAC;
A Presença de Deus, Editora CEAC
Quem tem medo da morte, Editora CEAC



Roberto Caldas (Fortaleza - CE)
 
Médico clínico com especialidade em homeopatia e medicina da família, escritor e expositor espírita, integrante da equipe do programa radiofônico Antena Espírita – Rádio Cidade AM 860MHZ.
Obras espíritas publicadas:
A Eternidade do Ser Feliz;
Antena de Luz.



Roberto Lúcio (Belo Horizonte - MG)
 
Médico psiquiatra, Vice-Presidente da Associação Médico-Espírita de Minas Gerais (AME-MG), Vice-Presidente da Associação Médico-Espírita do Brasil (AME-BRASIL) e Diretor-Clínico do Hospital Espírita André Luiz.


 Sérgio Aleixo (Rio de Janeiro - RJ)

Graduado e licenciado em Línguas e Literaturas de Língua Portuguesa, comunicador, escritor e palestrante espírita.
Algumas obras espíritas publicadas:
Pela Editora Lachâtre, publicou: Reencarnação (1999), Com Quem Falaram os Profetas? (2000), O Espírito das Revelações (2001) e O Mais Profundo Religar (2003). Pelo Centro Espírita Léon Denis, Meu Novo Nome (2003). Pela Editora Record/Nova Era, O Que é Espiritismo (2003). Pelo Grupo de Estudo, Ética e Cidadania, O Espiritismo perante a Bíblia (2009). Pela ADE-RJ, O Metro Que Melhor Mediu Kardec (2009).

Sérgio Felipe de Oliveira (São Paulo - SP)

Há 35 anos, o psiquiatra Sergio Felipe de Oliveira, doutor em neurociências pela Universidade de São Paulo, vem se dedicando a pesquisas que reúnem conceitos de psicologia, física, biologia e espiritismo. Desenvolve atualmente junto ao Hospital das Clínicas (USP) e à Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) trabalhos ligados à área de saúde e espiritualidade, seguindo os protocolos determinados pela Organização Mundial de Saúde.
Autor da tese sobre o mapeamento da glândula pineal e suas relações com atividades psíquicas, diretor clínico do Instituto Pineal Mind, em São Paulo, Sergio Felipe é também coordenador da Uniespírito – Universidade Internacional das Ciências do Espírito, projeto que criou em 2012 e que promove cursos de aperfeiçoamento médico, através de convênios com universidades nacionais e internacionais. Mais do que um depoimento de especialista, Sergio Felipe comenta aqui sobre a razão de seu recente desabafo sobre a necessidade do espírita entender o potencial do espiritismo ante a promoção da saúde.



Sérgio Luis da Silva Lopes - (Pelotas - RS)
Médico psiquiatra e psicoterapeuta. Exerceu os cargos de Diretor Clínico do Hospital Espírita de Pelotas, diretor do Departamento de Solidariedade Humana da Associação médico-espírita do Brasil, presidente da AME Pelotas. Colaborador do Lar Espírita Fabiano de Cristo.



Severino Celestino (João Pessoa - PB)
Professor de ensino superior da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal da Paraíba, escritor e orador espírita, conhecedor do Hebraico, do Grego e do Latim, sendo tradutor da Bíblia, além de pesquisador e estudioso das religiões cristãs.
Autor das obras “Analisando as Traduções Bíblicas” e o “Sermão do Monte”.


Valnei Francisco França (Curitiba - PR)

Mestrado em Educação pelo PPGE-UFPR. Graduado em Ciências

Sociais pela UFPR. Especialista em Pedagogia para o Ensino Religioso

pelo Convênios Assintec - PUC-PR .

 

 

Wilson Garcia - (São Paulo - SP)

Jornalista, publicitário, escritor e professor universitário.

É autor do livro Estratégia, Linguagem e Informação e coautor, com Manuel Carlos Chaparro e Norma Alcântara, do livro Imprensa na Berlinda – A Fonte Pergunta.

É, também, autor de obras com temática espírita, entre os quais: Você e os espíritos; Você e a Obsessão; Espiritismo Cultural; Nosso centro, casa de serviços e cultura espírita; O corpo fluídico; Entre o espírito e o mundo; Uma janela para Kardec, Vinícius, educador de almas; Você e o Passe; e outras.

Postagens mais visitadas deste blog

PESTALOZZI E KARDEC - QUEM É MESTRE DE QUEM?¹

Por Dora Incontri (*) A relação de Pestalozzi com seu discípulo Rivail não está documentada, provavelmente por mais uma das conspirações do silêncio que pesquisadores e historiadores impõem aos praticantes da heresia espírita ou espiritualista. Digo isto, porque há 13 volumes de cartas de Pestalozzi a amigos, familiares, discípulos, reis, aristocratas, intelectuais da Europa inteira. Há um 14º volume, recentemente publicado, que são cartas de amigos a Pestalozzi. Em nenhum deles há uma única carta de Pestalozzi a Rivail ou vice-versa. Pestalozzi sonhava implantar seu método na França, a ponto de ter tido uma entrevista com o próprio Napoleão Bonaparte, que aliás se mostrou insensível aos seus planos. Escreveu em 1826 um pequeno folheto sobre suas ideias em francês. Seria quase impossível que não trocasse sequer um bilhete com Rivail, que se assinava seu discípulo e se esforçava por divulgar seu método em Paris. Pestalozzi, com seu caráter emotivo e amoroso, não era de ...

OS FILHOS DE BEZERRA DE MENEZES

                              As biografias escritas sobre Bezerra de Menezes apresentam lacunas em relação a sua vida familiar. Em quase duas décadas de pesquisas, rastreando as pegadas luminosas desse que é, indubitavelmente, a maior expressão do Espiritismo no Brasil do século XIX, obtivemos alguns documentos que nos permitem esclarecer um pouco mais esse enigma. Mais recentemente, com a ajuda do amigo Chrysógno Bezerra de Menezes, parente do Médico dos Pobres residente no Rio de Janeiro, do pesquisador Jorge Damas Martins e, particularmente, da querida amiga Lúcia Bezerra, sobrinha-bisneta de Bezerra, residente em Fortaleza, conseguimos montar a maior parte desse intricado quebra-cabeças, cujas informações compartilhamos neste mês em que relembramos os 180 anos de seu nascimento.             Bezerra casou-se...

A CULPA É DA JUVENTUDE?

    Por Ana Cláudia Laurindo Para os jovens deste tempo as expectativas de sucesso individual são consideradas remotas, mas não são para todos os jovens. A camada privilegiada segue assessorada por benefícios familiares, de nome, de casta, de herança política mantenedora de antigos ricos e geradora de novos ricos, no Brasil.

09.10 - O AUTO-DE-FÉ E A REENCARNAÇÃO DO BISPO DE BARCELONA¹ (REPOSTAGEM)

            Por Jorge Luiz     “Espíritas de todos os países! Não esqueçais esta data: 9 de outubro de 1861; será marcada nos fastos do Espiritismo. Que ela seja para vós um dia de festa, e não de luto, porque é a garantia de vosso próximo triunfo!”  (Allan Kardec)                    Cento e sessenta e quatro anos passados do Auto-de-Fé de Barcelona, um dos últimos atos do Santo Ofício, na Espanha.             O episódio culminou com a apreensão e queima de 300 volumes e brochuras sobre o Espiritismo - enviados por Allan Kardec ao livreiro Maurice Lachâtre - por ordem do bispo de Barcelona, D. Antonio Parlau y Termens, que assim sentenciou: “A Igreja católica é universal, e os livros, sendo contrários à fé católica, o governo não pode consentir que eles vão perverter a moral e a religião de outr...

O MOVIMENTO ESPÍRITA MUNDIAL É HOJE MAIS AMPLO E COMPLEXO, MAS NÃO É UM MUNDO CAÓTICO DE UMA DOUTRINA DESPEDAÇADA*

    Por Wilson Garcia Vivemos, sem dúvida, a fase do aperfeiçoamento do Espiritismo. Após sua aurora no século XIX e do esforço de sistematização realizado por Allan Kardec, coube às gerações seguintes não apenas preservar a herança recebida, mas também ampliá-la, revendo equívocos e incorporando novos horizontes de reflexão. Nosso tempo é marcado pela aceleração do conhecimento humano e pela expansão dos meios de comunicação. Nesse cenário, o Espiritismo encontra uma dupla tarefa: de um lado, retornar às fontes genuínas do pensamento kardequiano, revendo interpretações imprecisas e sedimentações religiosas que se afastaram de seu caráter filosófico-científico; de outro, abrir-se à interlocução com as descobertas contemporâneas da ciência e com os debates atuais da filosofia e da espiritualidade, como o fez com as fontes que geraram as obras clássicas do espiritismo, no pós-Kardec.

TRÍPLICE ASPECTO: "O TRIÂNGULO DE EMMANUEL"

                Um dos primeiros conceitos que o profitente à fé espírita aprende é o tríplice aspecto do Espiritismo – ciência, filosofia e religião.             Esse conceito não se irá encontrar em nenhuma obra da codificação espírita. O conceito, na realidade, foi ditado pelo Espírito Emannuel, psicografia de Francisco C. Xavier e está na obra Fonte de Paz, em uma mensagem intitulada Sublime Triângulo, que assim se inicia:

O ESTUDO DA GLÂNDULA PINEAL NA OBRA MEDIÙNICA DE ANDRÉ LUIZ¹

Alvo de especulações filosóficas e considerada um “órgão sem função” pela Medicina até a década de 1960, a glândula pineal está presente – e com grande riqueza de detalhes – em seis dos treze livros da coleção A Vida no Mundo Espiritual(1), ditada pelo Espírito André Luiz e psicografada por Francisco Cândido Xavier. Dentre os livros, destaque para a obra Missionários da Luz, lançado em 1945, e que traz 16 páginas com informações sobre a glândula pineal que possibilitam correlações com o conhecimento científico, inclusive antecipando algumas descobertas do meio acadêmico. Tal conteúdo mereceu atenção dos pesquisadores Giancarlo Lucchetti, Jorge Cecílio Daher Júnior, Décio Iandoli Júnior, Juliane P. B. Gonçalves e Alessandra L. G. Lucchetti, autores do artigo científico Historical and cultural aspects of the pineal gland: comparison between the theories provided by Spiritism in the 1940s and the current scientific evidence (tradução: “Aspectos históricos e culturais da glândula ...

ALLAN KARDEC E A DOUTRINA ESPÍRITA

  Por Doris Gandres Deolindo Amorim, ilustre espírita, profundo estudioso e divulgador da Codificação Espírita, fundador do Instituto de Cultura Espírita do Brasil, em dado momento, em seu livro Allan Kardec (1), pergunta qual o objetivo do estudo de uma biografia do codificador, ao que responde: “Naturalmente um objetivo didático: tirar a lição de que necessitamos aprender com ele, através de sua vida e de sua obra, aplicando essa lição às diversas circunstâncias da vida”.

JESUS E A QUESTÃO SOCIAL

              Por Jorge Luiz                       A Pobreza como Questão Social Para Hanna Arendt, filósofa alemã, uma das mais influentes do século XXI, aquilo que se convencionou chamar no século XVII de questão social, é um eufemismo para aquilo que seria mais fácil e compreensível se denominar de pobreza. A pobreza, para ela, é mais do que privação, é um estado de carência constante e miséria aguda cuja ignomínia consiste em sua força desumanizadora; a pobreza é sórdida porque coloca os homens sob o ditame absoluto de seus corpos, isto é, sob o ditame absoluto da necessidade que todos os homens conhecem pela mais íntima experiência e fora de qualquer especulação (Arendt, 1963).              A pobreza é uma das principais contradições do capitalismo e tem a sua origem na exploração do trabalho e na acumulação do capital.

DEMOCRACIA SEM ORIENTAÇÃO CRISTÃ?

  Por Orson P. Carrara Afirma o nobre Emmanuel em seu livro Sentinelas da luz (psicografia de Chico Xavier e edição conjunta CEU/ FEB), no capítulo 8 – Nas convulsões do século XX, que democracia sem orientação cristã não pode conduzir-nos à concórdia desejada. Grifos são meus, face à atualidade da afirmação. Há que se ressaltar que o livro tem Prefácio de 1990, poucas décadas após a Segunda Guerra e, como pode identificar o leitor, refere-se ao século passado, mas a atualidade do texto impressiona, face a uma realidade que se repete. O livro reúne uma seleção de mensagens, a maioria de Emmanuel.