Pular para o conteúdo principal

JARDINEIROS(as)

  
Alexandre Júnior - (Recife - PE)
Pedagogo e criador do coletivo Ágora Espírita.
 

Alexandre Mota (São Paulo -SP)
Mestre em hospitalidade, professor universitário e membro do Conselho Fiscal da Associação Brasileira de Pedagogia Espírita











Alkíndar de Oliveira (São Paulo - SP)
Palestrante, escritor e Consultor de Empresas radicado em São Paulo-SP, profere palestras e ministra treinamentos comportamentais em todo o Brasil.
Algumas obras espíritas publicadas:
Aprimoramento Espírita, Editora Truffa;
O Espírita do Século XXI, Editora EBM;
O Trabalho Voluntário na Casa Espírita, Editora Petit
 
Alysson Mascaro (São Paulo - SP

É doutor e livre-docente em Filosofia e Teoria Geral do Direito pela Universidade de São Paulo (Largo São Francisco/USP), professor da Pós-Graduação em Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Autor, entre outros, de Estado e Forma Política (Editora Boitempo). Pela Editora Comenius, autor de Cristianismo Libertador.

 

Américo Domingos N. Filho (R.Janeiro - RJ)
Presidente da AME-RIO (Associação Médico-Espírita do Rio de Janeiro). É autor de várias obras espíritas e articulista em diversos periódicos, abordando diversos temas de natureza científica e filosófica, dentre os quais na área da sexualidade e da genética, especialmente de fetos e crianças com deformações, e ainda sobre células-tronco. Suas pesquisas são citadas por diversos jornais e revistas como referências para estudos em diversas áreas.
Ana Cláudia Laurindo
 Mestra em Educação Brasileira, na lina História e Política, Cientista Social, blogueira, membra da Academia Matrizense de Letras - AMALE, escritora e humanista.



André Trigueiro (Rio de Janeiro - RJ)
Jornalista com Pós-graduação em Gestão Ambiental pela COPPE/UFRJ onde leciona a disciplina “Geopolítica Ambiental”, professor e criador do curso de Jornalismo Ambiental da PUC-Rio.

Obra espírita publicada:
Espiritismo e Ecologia, FEB Editora.
 
 
Mestre e Doutorando em Ciências da Religião pelo Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC MINAS. E-mail: brasil@netinfor.com.br
 
 
 

Carlos Augusto Guimarães (Sobral - CE)
Poeta, expositor espírita, voluntário do Grupo Espírita Bezerra de Menezes, em Sobral-Ce.





Dora Incontri (São Paulo - SP)
Jornalista, educadora e escritora. Suas áreas de atuação são Educação, Filosofia, Espiritualidade, Artes, Espiritismo. Tem mestrado, doutorado e pós-doutorado em Filosofia da Educação pela USP. É sócia-diretora da Editora Comenius e coordenadora geral da Associação Brasileira de Pedagogia Espírita. Coordenadora geral da Universidade Livre Pampédia.
Tem mais de 40 livros publicados. Livros sobre Educação, Filosofia, Espiritualidade; livros didáticos; livros psicografados.

Algumas obras espíritas publicadas:
A Educação Segundo o Espiritismo, Editora Comenius;
Textos Pedagógicos – Kardec Educador, Editora Comenius;
Pedagogia Espírita, Editora Comenius;
Pestalozzi – Educação e Ética, Editora Scipione.
 
 
DORIS MADEIRA GANDRES (Teresópolis - RJ)
Doris Gandres, atualmente residente em Teresópolis/RJ. Desde 1997 em matérias publicadas em alguns jornais espíritas, tais como Jornal Espírita/SP, Correio Fraterno do ABC, Revista Internacional de Espiritismo, Correio Espírita/RJ e outros.


 
 
 
Érika Renata Dias de Araújo (Juiz de Fora - MG)
Articulista do NEFCA - Núcleo Espírita de Filosofia e ciências Aplicadas, site que o Canteiro de Ideias obteve autorização para compartilhar artigos publicados.
 
                                       


Everaldo Mapurunga (Viçosa do Ceará - CE) 
Presidente do Centro Espírita “O Pobre de Deus”, no distrito do Vale Lambedouro, Viçosa do Ceará, Estado do Ceará. Coordena as atividades sociais do “Pão da Vida”, que busca a reestruturação e a promoção social de famílias pobres, através do programa Sociofamiliar e Socioeducativo (crianças e jovens em risco social), projetos comunitários e atividades doutrinárias.

F. A. Silva (Pseudônimo)

É tarefeiro de uma casa espírita comum.
Principia como articulista no Canteiro de Ideias.
Deseja ser conhecido pelos leitores a partir de suas ideias.
Define-se como um homem que está esculpindo a si mesmo.
  

   
                              
Filipe Luiz Albani (Teresópolis - RJ)

Professor de Português e Inglês e mestre em Linguística. Trabalhador da Casa Espírita Deolindo Amorim (Teresópolis-RJ) e coordenador de diversidade e povo preto do Coletivo de Estudos Espiritismo e Justiça Social (CEJUS)

 
 
 
Flávio Braun Fiorda (Santos - SP)
Médico, membro da Associação Brasileira de Psiquiatria, Coordenador do Curso de Formação de Terapeutas da Sociedade Brasileira de Terapias de Vivências Passadas em Santos (SP). Presidente da Associação Médico-Espírita de Santos (SP), Coordenador do Departamento de Comunicação da Associação Médico-Espírita do Brasil (AME-Brasil) e co-autor do livro “Saúde Integral – uma interação entre ciência e espiritualidade.
 
Fernando Bezerra (Fortaleza - CE)
Vice-Presidente do Instituto Cultura do Ceará e expositor espírita.






Francisco Barbosa (Aquiraz - CE)
Advogado, poeta, escritor, membro da Academia Maçônica de Letras do Estado do Ceará, e voluntário do Grupo Espírita Casa do Caminho, em Aquiraz, Ceará.

Francisco Cajazeiras (Fortaleza - CE) In Memorium
Médico, professor, escritor e orador espírita, Presidente do Instituto de Cultura Espírita do Estado do Ceará (ICE), Presidente da Associação Médico-Espírita do Estado do Ceará (AME-CE), Membro da Academia Metropolitana de Letras de Fortaleza (AMLEF). 
Algumas obras espíritas publicadas:
Elementos de Teologia Espírita, Editora EME,
Conselhos Mediúnicos, Editora EME,
Eutanásia (Enfoque Espírita), Editora EME;
Bioética, Editora Mnêmio Túlio;                                               
Existe Vida Depois do Casamento...?, Editora EME.

Francisco Castro (Fortaleza - CE) 
Advogado, escritor espírita, integrante da equipe do programa radiofônico Antena Espírita - Rádio Cidade AM, 860MHZ, membro da Academia Metropolitana de Letras de Fortaleza (AMLEF) voluntário do Centro Espírita Grão de Mostarda, Fortaleza, Ceará e autor da obra “Um Mundo das Pessoas Sem Corpo”.



Gilberto Veras (Fortaleza - CE)
Engenheiro aposentado do Banco do Brasil, poeta e escritor espírita. Autor das obras: Extrato do Ser, 20 Contos Conclusivos, A recompensa do Bem, Memórias em Ondas Etéreas.
 
 
 

JERRI ALMEIDA (Osório - RS)
Jerri Roberto Almeida é historiador e professor. Realizou sua especialização em História com uma reflexão acerca das possíveis contribuições da literatura para a construção do conhecimento histórico. 
Em suas reflexões, busca o diálogo entre Espiritismo e Ciências Humanas, demonstrando a importância da inserção do conhecimento espírita no conjunto do saber humano.
Jerri Roberto Almeida é historiador e professor. Realizou sua especialização em História com uma reflexão acerca das possíveis contribuições da literatura para a construção do conhecimento histórico.
Em suas reflexões, busca o diálogo entre Espiritismo e Ciências Humanas, demonstrando a importância da inserção do conhecimento espírita no conjunto do saber humano.
 
 


Joana Abranches (Vitória - ES)


Assistente Social, escritora e presidente da Sociedade Espírita Amor Fraterno, Vitória–ES





Jorge Cecílio Daher (Anapólis - GO)


Médico endocrinologista  do Hospital Geral de Goiânia, pesquisador clínico da RDM Pesquisas Médicas e médico do Hospital Espírita de Psiquiatria, Sanatório Espírita de Anápolis.




 Jorge Hessen (Brasília - DF) 
Articulista com textos publicados na Revista Reformador da FEB, O Espírita de Brasília, O Médium de Juiz de Fora, Brasília Espírita, Mato Grosso Espírita, Jornal União da Federação Espírita do DF. Artigos publicados na Revista eletrônica O Consolador, no Jornal O Rebate, site da Federação Espírita Espanhola, site da Espiritismogi.com.br



Jorge Luiz (Fortaleza - CE)
Avô, blogueiro, jardineiro de ideias e expositor espírita.



Juliana Paula Magalhães

Doutoranda e Mestra em Filosofia e Teoria Geral do Direito pela Faculdade de Direito da USP. Bacharela em Direito pela mesma instituição.
Autora da obra Marxismo, Humanismo e Direito


 



Júlio Peres (São Paulo - SP)
Psicólogo Clínico, Doutor em Neurociências e Comportamento - Instituto de Psicologia USP. Pós-doutorado no Centro de Espiritualidade e Mente - Universidade Pensilvânia, EUA. Pós-doutorado na Radiologia Clínica/Diagnóstico de Imagem - UNIFESP. Autor de "Trauma e Superação" (São Paulo, Editora Roca, 2009) e “Neuroimaging for - Clinicians” (Editora InTech).
                                                    

   

Klycia Fontenele - Fortaleza(CE) 

Professora de jornalismo, escritora e integrante do Coletivo Girassóis.

Leonel Vasconcelos (Trairi - CE)

Cordelista, empresário, proprietário da Pousada Cabôco Sonhador, na paradisíaca praia de Mundaú, litoral norte do Estado do Ceará. (na foto com a sua  esposa Cris)



.
Lucarocas (Fortaleza - CE)

Professor, cordelista e membro da Academia Metropolita de Letras de Fortaleza (AMLEF), 11ª cadeira. 



 
 
Luciano Klein (Fortaleza - CE)
Vice-Presidente da Federação Espírita do Estado do Ceará, orador e escritor espírita, bacharel em administração de empresas, licenciado em história, pós graduado em teoria e metodologia da história. É professor efetivo de história do Colégio Militar de Fortaleza.
 Obras espíritas:
Bezerra de Menezes, Editora Lachâtre;
Coloridos e Modulações (Manoel Viana de Carvalho); Edições León Denis;
Palavras de Viana de Carvalho, em parceria com Francisco Cajazeiras.



 
Luiz Acioli (Fortaleza - CE)
    
Presidente do Grupo Espírita Jayme Rolemberg, Fortaleza, Ceará, militar da reserva do Exército Brasileiro, expositor espírita                   




Marcelo Henrique (Florianópolis-SC)
Natural do Rio de Janeiro (RJ) e radicado há muitos anos em Florianópolis (SC), Marcelo Henrique se tornou espírita em 1981, vindo do catolicismo. É Secretário Executivo da Associação Brasileira de Divulgadores do Espiritismo (ABRADE) e presidente da Associação dos Divulgadores do Espiritismo de Santa Catarina (ADE-SC), assim como do Centro Cultural Espírita Herculano Pires, em São José (SC).


Marcelo Teixeira (São Paulo-SP)

Jornalista, redator publicitário, roteirista, autor de teatro, cronista, doceiro e membro da Associação Brasileira de Pedagogia Espírita

 


Márcio Alexandre (Recife - PE)







                                                                                                                                                                                                                                                       
Mário Portela - (Recife - PE)
Graduado em psicologia, filosofia e pedagogia. Especialista em SexualidadeHumana.                                                                                     
         
 
 
 
 
Maurício Zanolini (São Paulo-SP_   
 
Graduado em Design pela FAAP (1998) e pós graduado em Pedagogia Espírita, tem diversos trabalhos de design gráfico, desenho de móveis, colaborador da Associação Brasileira de Pedagogia Espírita.                                                          
                                                                 
Paulo Eduardo (Fortaleza - CE) In Memorium 
Juiz estadual aposentado, Jornalista, colunista semanal do Jornal Diário do Nordeste, Fortaleza, Ceará, membro da Academia Metropolitana de Letras de Fortaleza. (AMLEF) 


 
Orson Peter Carrara (Matão - SP)

Aposentado e consultor editorial do IDE-Araras e preside o Instituto Cairbar Schutel em São Paulo em São Paulo. 
Articulista de diversos órgãos da imprensa espírita e palestrante conhecido em todo pais, tem vasto material disponível na interenet.
Autor dos livros "Causa e Casa Espírita" e "Espíritos - Quem são? O que fazem? Onde estão. Por que nos procuram?



       

Richard Simonetti (Bauru - SP)
Expositor espírita tem percorrido todos os Estados brasileiros, em centenas de cidades, e também outros países.
Colabora assiduamente em jornais e revistas, espíritas. Escreve regularmente para periódicos espíritas de projeção nacional – Reformador, Revista Internacional de Espiritismo, Folha Espírita.
Tem quarenta e oito obras publicadas, com uma tiragem total de perto de dois milhões e duzentos mil exemplares.  É membro da Academia Bauruense de Letras.
Algumas de suas obras espíritas:
Antes que o galo cante, Editora CEAC;
Levanta-te, Editora CEAC;
A Presença de Deus, Editora CEAC
Quem tem medo da morte, Editora CEAC



Roberto Caldas (Fortaleza - CE)
 
Médico clínico com especialidade em homeopatia e medicina da família, escritor e expositor espírita, integrante da equipe do programa radiofônico Antena Espírita – Rádio Cidade AM 860MHZ.
Obras espíritas publicadas:
A Eternidade do Ser Feliz;
Antena de Luz.



Roberto Lúcio (Belo Horizonte - MG)
 
Médico psiquiatra, Vice-Presidente da Associação Médico-Espírita de Minas Gerais (AME-MG), Vice-Presidente da Associação Médico-Espírita do Brasil (AME-BRASIL) e Diretor-Clínico do Hospital Espírita André Luiz.


 Sérgio Aleixo (Rio de Janeiro - RJ)

Graduado e licenciado em Línguas e Literaturas de Língua Portuguesa, comunicador, escritor e palestrante espírita.
Algumas obras espíritas publicadas:
Pela Editora Lachâtre, publicou: Reencarnação (1999), Com Quem Falaram os Profetas? (2000), O Espírito das Revelações (2001) e O Mais Profundo Religar (2003). Pelo Centro Espírita Léon Denis, Meu Novo Nome (2003). Pela Editora Record/Nova Era, O Que é Espiritismo (2003). Pelo Grupo de Estudo, Ética e Cidadania, O Espiritismo perante a Bíblia (2009). Pela ADE-RJ, O Metro Que Melhor Mediu Kardec (2009).

Sérgio Felipe de Oliveira (São Paulo - SP)

Há 35 anos, o psiquiatra Sergio Felipe de Oliveira, doutor em neurociências pela Universidade de São Paulo, vem se dedicando a pesquisas que reúnem conceitos de psicologia, física, biologia e espiritismo. Desenvolve atualmente junto ao Hospital das Clínicas (USP) e à Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) trabalhos ligados à área de saúde e espiritualidade, seguindo os protocolos determinados pela Organização Mundial de Saúde.
Autor da tese sobre o mapeamento da glândula pineal e suas relações com atividades psíquicas, diretor clínico do Instituto Pineal Mind, em São Paulo, Sergio Felipe é também coordenador da Uniespírito – Universidade Internacional das Ciências do Espírito, projeto que criou em 2012 e que promove cursos de aperfeiçoamento médico, através de convênios com universidades nacionais e internacionais. Mais do que um depoimento de especialista, Sergio Felipe comenta aqui sobre a razão de seu recente desabafo sobre a necessidade do espírita entender o potencial do espiritismo ante a promoção da saúde.



Sérgio Luis da Silva Lopes - (Pelotas - RS)
Médico psiquiatra e psicoterapeuta. Exerceu os cargos de Diretor Clínico do Hospital Espírita de Pelotas, diretor do Departamento de Solidariedade Humana da Associação médico-espírita do Brasil, presidente da AME Pelotas. Colaborador do Lar Espírita Fabiano de Cristo.



Severino Celestino (João Pessoa - PB)
Professor de ensino superior da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal da Paraíba, escritor e orador espírita, conhecedor do Hebraico, do Grego e do Latim, sendo tradutor da Bíblia, além de pesquisador e estudioso das religiões cristãs.
Autor das obras “Analisando as Traduções Bíblicas” e o “Sermão do Monte”.


Valnei Francisco França (Curitiba - PR)

Mestrado em Educação pelo PPGE-UFPR. Graduado em Ciências

Sociais pela UFPR. Especialista em Pedagogia para o Ensino Religioso

pelo Convênios Assintec - PUC-PR .

 

 

Wilson Garcia - (São Paulo - SP)

Jornalista, publicitário, escritor e professor universitário.

É autor do livro Estratégia, Linguagem e Informação e coautor, com Manuel Carlos Chaparro e Norma Alcântara, do livro Imprensa na Berlinda – A Fonte Pergunta.

É, também, autor de obras com temática espírita, entre os quais: Você e os espíritos; Você e a Obsessão; Espiritismo Cultural; Nosso centro, casa de serviços e cultura espírita; O corpo fluídico; Entre o espírito e o mundo; Uma janela para Kardec, Vinícius, educador de almas; Você e o Passe; e outras.

Postagens mais visitadas deste blog

PESTALOZZI E KARDEC - QUEM É MESTRE DE QUEM?¹

Por Dora Incontri (*) A relação de Pestalozzi com seu discípulo Rivail não está documentada, provavelmente por mais uma das conspirações do silêncio que pesquisadores e historiadores impõem aos praticantes da heresia espírita ou espiritualista. Digo isto, porque há 13 volumes de cartas de Pestalozzi a amigos, familiares, discípulos, reis, aristocratas, intelectuais da Europa inteira. Há um 14º volume, recentemente publicado, que são cartas de amigos a Pestalozzi. Em nenhum deles há uma única carta de Pestalozzi a Rivail ou vice-versa. Pestalozzi sonhava implantar seu método na França, a ponto de ter tido uma entrevista com o próprio Napoleão Bonaparte, que aliás se mostrou insensível aos seus planos. Escreveu em 1826 um pequeno folheto sobre suas ideias em francês. Seria quase impossível que não trocasse sequer um bilhete com Rivail, que se assinava seu discípulo e se esforçava por divulgar seu método em Paris. Pestalozzi, com seu caráter emotivo e amoroso, não era de ...

SOBRE ATALHOS E O CAMINHO NA CONSTRUÇÃO DE UM MUNDO JUSTO E FELIZ... (1)

  NOVA ARTICULISTA: Klycia Fontenele, é professora de jornalismo, escritora e integrante do Coletivo Girassóis, Fortaleza (CE) “Você me pergunta/aonde eu quero chegar/se há tantos caminhos na vida/e pouca esperança no ar/e até a gaivota que voa/já tem seu caminho no ar...”[Caminhos, Raul Seixas]   Quem vive relativamente tranquilo, mas tem o mínimo de sensibilidade, e olha o mundo ao redor para além do seu cercado se compadece diante das profundas desigualdades sociais que maltratam a alma e a carne de muita gente. E, se porventura, também tenha empatia, deseja no íntimo, e até imagina, uma sociedade que destrua a miséria e qualquer outra forma de opressão que macule nossa vida coletiva. Deseja, sonha e tenta construir esta transformação social que revolucionaria o mundo; que revolucionará o mundo!

SOCIALISMO E ESPIRITISMO: Uma revista espírita

“O homem é livre na medida em que coloca seus atos em harmonia com as leis universais. Para reinar a ordem social, o Espiritismo, o Socialismo e o Cristianismo devem dar-se nas mãos; do Espiritismo pode nascer o Socialismo idealista.” ( Arthur Conan Doyle) Allan Kardec ao elaborar os princípios da unidade tinha em mente que os espíritas fossem capazes de tecer uma teia social espírita , de base morfológica e que daria suporte doutrinário para as Instituições operarem as transformações necessárias ao homem. A unidade de princípios calcada na filosofia social espírita daria a liga necessária à elasticidade e resistência aos laços que devem unir os espíritas no seio dos ideais do socialismo-cristão. A opção por um “espiritismo religioso” fundado pelo roustainguismo de Bezerra Menezes, através da Federação Espírita Brasileira, e do ranço católico de Luiz de Olympio Telles de Menezes, na Bahia, sufocou no Brasil o vetor socialista-cristão da Doutrina Espírita. Telles, ao ...

OS FILHOS DE BEZERRA DE MENEZES

                              As biografias escritas sobre Bezerra de Menezes apresentam lacunas em relação a sua vida familiar. Em quase duas décadas de pesquisas, rastreando as pegadas luminosas desse que é, indubitavelmente, a maior expressão do Espiritismo no Brasil do século XIX, obtivemos alguns documentos que nos permitem esclarecer um pouco mais esse enigma. Mais recentemente, com a ajuda do amigo Chrysógno Bezerra de Menezes, parente do Médico dos Pobres residente no Rio de Janeiro, do pesquisador Jorge Damas Martins e, particularmente, da querida amiga Lúcia Bezerra, sobrinha-bisneta de Bezerra, residente em Fortaleza, conseguimos montar a maior parte desse intricado quebra-cabeças, cujas informações compartilhamos neste mês em que relembramos os 180 anos de seu nascimento.             Bezerra casou-se...

ESPIRITISMO E POLÍTICA¹

  Coragem, coragem Se o que você quer é aquilo que pensa e faz Coragem, coragem Eu sei que você pode mais (Por quem os sinos dobram. Raul Seixas)                  A leitura superficial de uma obra tão vasta e densa como é a obra espírita, deixada por Allan Kardec, resulta, muitas vezes, em interpretações limitadas ou, até mesmo, equivocadas. É por isso que inicio fazendo um chamado, a todos os presentes, para que se debrucem sobre as obras que fundamentam a Doutrina Espírita, através de um estudo contínuo e sincero.

O BRASIL CÍNICO: A “FESTA POBRE” E O PATRIMONIALISMO NA CANÇÃO DE CAZUZA

  Por Jorge Luiz “Não me convidaram/Pra esta festa pobre/Que os homens armaram/Pra me convencer/A pagar sem ver/Toda essa droga/Que já vem malhada/Antes de eu nascer/(...)/Brasil/Mostra a tua cara/Quero ver quem paga/Pra gente ficar assim/Brasil/Qual é o teu negócio/O nome do teu sócio/Confia em mim.”   “ A ‘ Festa Pobre ’ e os Sócios Ocultos: Uma Análise da Canção ‘ Brasil ’”             Os verso s acima são da música Brasil , composta em 1988 por Cazuza, período da redemocratização do Brasil, notabilizando-se na voz de Gal Costa. A música foi tema da novela Vale Tudo (1988), atualmente exibida em remake.             A festa “pobre” citada na realidade ocorreu, realizada por aqueles que se convencionou chamar “mercado”,   para se discutir um novo plano financeiro, para conter a inflação galopante que assolava a Nação. Por trás da ironia da pobreza, re...

TRAPALHADAS "ESPÍRITAS" - ROLAM AS PEDRAS

  Por Marcelo Teixeira Pensei muito antes de escrever as linhas a seguir. Fiquei com receio de ser levado à conta de um arrogante fazendo troça da fé alheia. Minha intenção não é essa. Muito do que vou narrar neste e nos próximos episódios talvez soe engraçado. Meu objetivo, no entanto, é chamar atenção para a necessidade de estudarmos Kardec. Alguns locais e situações que citarei não se dizem espíritas, mas espiritualistas ou ecléticos. Por isso, é importante que eu diga que também não estou dizendo que eles estão errados e que o movimento espírita, do qual faço parte, é que está certo. Seria muita presunção de minha parte. Mesmo porque, pelo que me foi passado, todos primam pela boa intenção. E isso é o que vale.

OS ESPÍRITAS FAZEM PROSELITISMO?

  Por Francisco Castro (*) Se entendermos que fazer proselitismo é montar barracas em praça pública, fazer pessoas assinar fichinha, ou ter que fazer promessa de aceitar essa ou aquela religião? Por outro lado, se entendermos que fazer proselitismo significa fazer visitação porta a porta no sentido de convencer alguém, ou de fazer com que uma pessoa tenha que aceitar essa ou aquela religião? Ou, ainda, de dizer que essa ou aquela religião é a verdadeira, ou de que essa ou aquela religião está errada? Não. Não, os Espíritas não fazem proselitismo! Mas, se entendermos que fazer divulgação da existência da alma, da reencarnação, da comunicabilidade dos Espíritos, da Doutrina dos Espíritos, do Ensino Moral de Jesus e de que ele é modelo e guia da humanidade e não de certa parcela de uma nacionalidade ou de uma religião? A resposta é sim! Os Espíritas fazem proselitismo sim! Qual seria então a razão de termos essa grande quantidade de jornais e revistas espírita...

O ESPIRITISMO É PROGRESSISTA

  “O Espiritismo conduz precisamente ao fim que se propõe todos os homens de progresso. É, pois, impossível que, mesmo sem se conhecer, eles não se encontrem em certos pontos e que, quando se conhecerem, não se deem - a mão para marchar, na mesma rota ao encontro de seus inimigos comuns: os preconceitos sociais, a rotina, o fanatismo, a intolerância e a ignorância.”   Revista Espírita – junho de 1868, (Kardec, 2018), p.174   Viver o Espiritismo sem uma perspectiva social, seria desprezar aquilo que de mais rico e produtivo por ele nos é ofertado. As relações que a Doutrina Espírita estabelece com as questões sociais e as ciências humanas, nos faculta, nos muni de conhecimentos, condições e recursos para atravessarmos as nossas encarnações como Espíritos mais atuantes com o mundo social ao qual fazemos parte.

É HORA DE ESPERANÇARMOS!

    Pé de mamão rompe concreto e brota em paredão de viaduto no DF (fonte g1)   Por Alexandre Júnior Precisamos realmente compreender o que significa este momento e o quanto é importante refletirmos sobre o resultado das urnas. Não é momento de desespero e sim de validarmos o esperançar! A História do Brasil é feita de invasão, colonização, escravização, exploração e morte. Seria ingenuidade nossa imaginarmos que este tipo de política não exerce influência na formação do nosso povo.