sexta-feira, 8 de abril de 2016

O ESTUDO DA GLÂNDULA PINEAL NA OBRA MEDIÙNICA DE ANDRÉ LUIZ¹



Alvo de especulações filosóficas e considerada um “órgão sem função” pela Medicina até a década de 1960, a glândula pineal está presente – e com grande riqueza de detalhes – em seis dos treze livros da coleção A Vida no Mundo Espiritual(1), ditada pelo Espírito André Luiz e psicografada por Francisco Cândido Xavier. Dentre os livros, destaque para a obra Missionários da Luz, lançado em 1945, e que traz 16 páginas com informações sobre a glândula pineal que possibilitam correlações com o conhecimento científico, inclusive antecipando algumas descobertas do meio acadêmico.

Tal conteúdo mereceu atenção dos pesquisadores Giancarlo Lucchetti, Jorge Cecílio Daher Júnior, Décio Iandoli Júnior, Juliane P. B. Gonçalves e Alessandra L. G. Lucchetti, autores do artigo científico Historical and cultural aspects of the pineal gland: comparison between the theories provided by Spiritism in the 1940s and the current scientific evidence (tradução: “Aspectos históricos e culturais da glândula pineal: comparação entre as teorias fornecidas pelo Espiritismo na década de 1940 e as provas científicas atuais”), aceito em dezembro de 2013 e publicado em janeiro deste ano, exclusivamente em inglês, pela revista europeia Neuroendocrinology Letters. Para falar sobre essa importante pesquisa, entrevistamos um de seus coautores, Jorge Cecílio Daher Júnior, médico goiano formado em 1986, com residência em Medicina Interna e em Endocrinologia e Metabologia, médico da SES-GO e do Sanatório Espírita de Anápolis e professor da Faculdade de Medicina do Centro Universitário Anápolis. No meio espírita, tem participação ativa na Associação Médico-Espírita (AME), como secretário geral da AME-BRASIL, presidente da AME-Goiânia e colaborador da AME-Anápolis.

___________________________________________


RIE – Como resumir, em poucas palavras, o que é a glândula pineal e qual a sua função?
Jorge Cecílio Daher Júnior –A glândula pineal, localizada no centro do cérebro, é um órgão endócrino de extrema importância por ser o centro regulador dos ajustes dos ritmos biológicos ao ciclo diário de 24 horas, ou ritmo circadiano, o que lhe garante a função de centro regulador cronobiológico.

RIE – De que período datam as primeiras pesquisas científicas sobre a glândula pineal? E quais os principais pesquisadores?
Daher – Se considerarmos as especulações filosóficas sobre a pineal, diríamos que o primeiro grande pesquisador da pineal foi René Descartes, que sugeriu que esse minúsculo órgão fosse o controlador das emoções e da regulação temporal. Durante muitos anos, mais especificamente durante o desenvolvimento da moderna Medicina a partir do século XIX, a pineal foi relegada a segundo plano. Na década de 1960, entretanto, em decorrência da descoberta em 1958, por Lerner e colaboradores, da melatonina (hormônio da pineal), a glândula pineal voltou à cena dos estudos médicos, aí incluídas suas correlações com a fisiologia humana. Desde a década de 1980, as pesquisas sobre a pineal têm alcançado destaque pelo volume de informações relevantes para o conhecimento da fisiologia do sono, da regulação metabólica e das correlações entre pineal e saúde mental. Destacam-se como grandes pesquisadores da pineal, nos últimos trinta anos, o Dr. Russel Reiter, da Universidade de San Antonio, no Texas (USA), Dr. Daniel Cardinali, da Universidade Católica de Buenos Aires (Argentina), e Dr. Pandi-Perumal, da Universidade de Toronto (Canadá).

RIE – Quais obras psicografadas por Chico Xavier foram analisadas e quais delas são as mais relevantes para o estudo?
Daher – No artigo publicado, todas as obras da série A Vida no Mundo Espiritual, pelo espírito André Luiz, foram analisadas, com destaque para a obra Missionários da Luz, que em pouco mais de 16 páginas forneceu volume imenso de informações para o objeto de pesquisa científica.

RIE – De que forma foi feita a comparação entre as citações encontradas na obra de Chico Xavier e a literatura científica?
Daher – Cada tópico informado por André Luiz foi analisado como um subject de pesquisa (isto é, tema principal), depois separado por tópicos. Esses tópicos foram inicialmente analisados no aspecto histórico, ou seja, foi realizada uma comparação com o que havia de conhecimento sobre cada tópico na literatura científica antes da publicação da obra de Chico Xavier. Isso nos permitiu perceber o que já era conhecimento científico, o que já havia sido especulado e o que poderia ser informação relevante trazida pela obra do médium. Em uma segunda etapa, cada um dos tópicos destacados foi analisado como termo de pesquisa nas principais bases de dados médicos e os resultados obtidos foram analisados de forma comparativa, ponderando as informações mediúnicas com o conhecimento científico obtido até os dias atuais.

RIE – A publicação fala sobre a descrição, nas obras de Chico Xavier, da interação da glândula pineal com saúde mental, sistema reprodutivo, sistema endócrino, conexão com o mundo espiritual, entre outros. Que conclusões podem ser tiradas do estudo em relação à saúde mental?
Daher – As especulações entre função da pineal e doenças mentais datam da Antiguidade. Nos séculos XVII e XVIII, a relação entre glândula pineal e doença mental foi incorporada ao conhecimento médico da época, e em 1920 foram publicados na literatura médica resultados de experimentos com extrato de pineal para tratamento da esquizofrenia. As informações obtidas pelo médium quando da publicação da obra, sobre saúde mental, não eram novidade para a Medicina, embora, àquela época, tais informações fossem tidas como superadas. Somente na década de 1990, com o auge da cronobiologia, a relação entre função da pineal e saúde mental foi estabelecida como conhecimento médico.

RIE – E sobre o sistema reprodutivo?
Daher – A relação entre glândula pineal e sistema reprodutivo já é mais antiga. A função do hormônio da pineal como frenador da puberdade data do início do século XX, com Huebner. O que se destaca nesse campo são as informações de André Luiz, em Missionários da Luz, sobre o papel da pineal na regulação dos aspectos emocionais envolvidos na relação sexual e sua ação decisiva sobre os cromossomas dos espermatozoides. Essas informações são de extrema relevância porque as evidências de que a pineal funciona como integradora dos sinais neuroendócrinos são da década de 2010. Sobre os cromossomas dos gametas masculinos, apenas na década de 1990 houve avanço no estudo e conhecimento do cromossoma Y e dos genes responsáveis pela determinação sexual masculina. Ainda mais recentemente, na década de 2000, foi publicada a relação entre melatonina e proteção gênica dos gametas masculinos.

RIE – E com relação à conexão com o mundo espiritual?
Daher – A correlação entre pineal e chacra coronal é da sabedoria védica e recua no tempo do conhecimento humano por quase 5 mil anos. A informação trazida por André Luiz é relevante por falar de fluxo energético e controle de todas as glândulas endócrinas através da pineal, durante a atividade mediúnica. Atualmente apenas estudos de neuroimagem correlacionam atividade da pineal com função transcendente, mas esses estudos sugerem que a informação de André Luiz pode ter correlação fisiológica relevante e merece ser investigada.

RIE – Grande parte dos temas abordados foi escrita na obra de Chico Xavier décadas antes de qualquer confirmação científica. Para a comunidade científica, existe a hipótese de justificar tal fato alegando coincidência ou imaginação do médium?
Daher – Em relação ao artigo publicado, ainda é muito cedo para colhermos qualquer opinião da comunidade científica na forma de refutação ou aceitação em publicações especializadas. Um artigo científico demora em média seis meses desde a submissão à publicação, porém podemos dizer que a receptividade do artigo foi excelente.

RIE – Alguma consideração final?
Daher – O mais relevante a ser considerado é que nas bases de dados médicos não havia nenhum trabalho científico sobre Chico Xavier e, desde a publicação do artigo, de autoria dos Drs. Giancarlo Lucchetti, Alessandra Lucchetti, Décio Iandoli, Juliana Gonçalves e minha (como segundo autor), o grande médium brasileiro foi inserido no PubMed(2), que é o mais relevante banco de dados médicos de todo o globo. O artigo em questão, aliás, traz como conclusão que a mediunidade é fonte relevante para obterem-se informações e, como tal, deve ser investigada.

1. A série foi publicada entre 1943 e 1968 e é composta pelas obras: Nosso Lar (1943), Os Mensageiros (1944), Missionários da Luz (1945), Obreiros da Vida Eterna (1946), No Mundo Maior (1947), Libertação (1949), Entre a Terra e o Céu (1954), Nos Domínios da Mediunidade (1954), Ação e Reação (1957), Evolução em Dois Mundos (1958), Mecanismos da Mediunidade (1959), Sexo e Destino (1963) e E a Vida Continua (1968).
2. O PubMed é um banco de dados público mantido pela Biblioteca Nacional de Saúde Americana (US National Library of Medicine – NLM) e abre acesso a cerca de 20 milhões de citações bibliográficas relativas a artigos da área médica desde meados da década de 1960. O banco de dados, em inglês, pode ser consultado pelo endereço www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed; a versão brasileira, que reúne apenas artigos em português, pode ser consultada pelo endereço www.netmed.com.br/pubmed.

¹ Revista Internacional de Espiritismo - Outubro de 2014
http://www.oclarim.org/site/


Nenhum comentário:

Postar um comentário