Pular para o conteúdo principal

PROMOÇÃO SOCIAL ESPÍRITA






Não estava em meus planos escrever, agora, sobre o tema que me é proposto. Considero-o vasto demais para abordá-lo no pouco tempo de que disponho. Mas reflito que de alguma forma o estou “vivendo” e que, portanto, posso tentar algo, sem o conhecimento do profissional de assistência social, que não sou; sem assento nos órgãos de assistência social, dos quais jamais participei; e até mesmo sem participação no movimento espírita federativo, que arregimenta o Serviço de Assistência e Promoção Social Espírita.
Presentemente, atuo como voluntário em instituição de assistência social de cuja fundação fui um dos atores e da qual não me afastei, ao longo de duas décadas, e é nessa perspectiva que escrevo, pedindo a Jesus que me inspire na tarefa, que propus fazer por partes, de forma a tornar-se menos cansativa ao leitor.

A poesia de Denis

Quando recebi a incumbência e avaliei se poderia aceitá-la, senti-me como León Denis descreve na introdução de Depois da Morte. Ele viu o desfile das importantes cidades na estrada do tempo, com todos os seus personagens, passando “como sombras efêmeras”. Eu “vi” os abnegados trabalhadores da fraternidade, que a partir do Cristo se lançaram a mitigar a dor humana, tarefa em diversos momentos considerada “fora” ou “à margem” das leis, por isso custando-lhes alto preço, algumas vezes o da vida. E os vi, nos dias de hoje, com as mesmas lidas, em franco esforço na preparação do Caminho para que se concretize aquele pedido de Jesus na oração do Pai Nosso: “Venha a nós o Teu Reino...” 

A perspectiva humanitária

É na perspectiva humanitária que escrevo. Muito apressadamente discorrerei sobre as leis, que representam sinceras aspirações desses abnegados que socorreram os aflitos em condições inacreditáveis.  
Em uma época na qual o estado não assegurava o direito previdenciário, por exemplo, e em que o idoso sem família estava sujeito a mais absoluta pobreza, a recomendação de “O Livro dos Espíritos” não deixava dúvidas: “Na falta da família, a sociedade deve tomar-lhe o lugar”.
Aconteceu! Tomando o exemplo de nosso País, hoje os idosos necessitados tem previdência. Morre-se de solidão, por exploração, por falta de cuidados... Mas raramente um idoso dá cabo à vida como François-Simon Louvet, referido pelo Codificador em O CÉU E O INFERNO, Segunda Parte, Cap. V: “Meu Deus, tive uma vida tão miserável!... Era um pobre diabo; sofria frequentemente de fome em meus velhos dias; foi por isso que me pus a beber e tinha vergonha e desgosto de tudo... Eu queria morrer e me atirei...”, disse a Kardec, após o suicídio.

Tais conquistas hoje estão asseguradas por leis.

Ainda sobre as leis


As leis, que como resultado do trabalho dos homens justos, vem ao encontro dos infortúnios, ainda não conseguem suprimir a ação dos burocratas que inviabilizam seu alcance ou daqueles que fazem do sofrimento do outro uma forma indireta de exploração, mediante desvios de recursos e outros vícios da administração. Se elas lograssem tais resultados, a miséria teria sido tratada. Isto posto não me deterei no exame delas, repito, por serem do domínio dos advogados, profissionais da assistência social, etc. Direi que devemos conhecê-las, respeitá-las e cumpri-las, mas também reconhecer que evoluem; que qualificamos como retrógradas as que eram vigentes há poucas décadas; e que em 2050, por exemplo, consideraremos ultrapassada parte do que é vigente hoje.
Além disto, o Manual do Serviço de Assistência e Promoção Social Espírita, da Federação Espírita Brasileira apresenta, de forma muito bem elaborada, todo o histórico da assistência social no Brasil e no mundo, fazendo referência à legislação e apresentando, inclusive, documentos que podem ser utilizados por centros e instituições de assistência social espírita.

Ao caro leitor

Pretendo prosseguir em próximo artigo, discorrendo sobre ASSISTÊNCIA x PROMOÇÃO SOCIAL.  Gostaria de seu feed back para ir norteando esta conversa.


(*) Um dos fundadores do Centro Espírita “O Pobre de Deus”, Oiticicas, Viçosa do Ceará.
Para conhecer as obras sociais do C.E. “O Pobre de Deus”, acesse:
Contato com Everaldo:

Comentários

  1. Temos que tentar de alguma forma, mitigar a fome e o sofrimento dos nossos irmãos, pois o Meigo Nazareno nos ensinava: "O que fizerdes a um destes pequeninos de meu Pai, a mim estareis fazendo" !

    Se será uma obra 'assistencialista' não interessa, a fome massacra, a fome corrói os mais puros sonhos, somos responsáveis por todas as misérias. Então caros irmãos, mãos à obra para abrandarmos a fome moral e material.

    Paz.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

PESTALOZZI E KARDEC - QUEM É MESTRE DE QUEM?¹

Por Dora Incontri (*) A relação de Pestalozzi com seu discípulo Rivail não está documentada, provavelmente por mais uma das conspirações do silêncio que pesquisadores e historiadores impõem aos praticantes da heresia espírita ou espiritualista. Digo isto, porque há 13 volumes de cartas de Pestalozzi a amigos, familiares, discípulos, reis, aristocratas, intelectuais da Europa inteira. Há um 14º volume, recentemente publicado, que são cartas de amigos a Pestalozzi. Em nenhum deles há uma única carta de Pestalozzi a Rivail ou vice-versa. Pestalozzi sonhava implantar seu método na França, a ponto de ter tido uma entrevista com o próprio Napoleão Bonaparte, que aliás se mostrou insensível aos seus planos. Escreveu em 1826 um pequeno folheto sobre suas ideias em francês. Seria quase impossível que não trocasse sequer um bilhete com Rivail, que se assinava seu discípulo e se esforçava por divulgar seu método em Paris. Pestalozzi, com seu caráter emotivo e amoroso, não era de ...

OS FILHOS DE BEZERRA DE MENEZES

                              As biografias escritas sobre Bezerra de Menezes apresentam lacunas em relação a sua vida familiar. Em quase duas décadas de pesquisas, rastreando as pegadas luminosas desse que é, indubitavelmente, a maior expressão do Espiritismo no Brasil do século XIX, obtivemos alguns documentos que nos permitem esclarecer um pouco mais esse enigma. Mais recentemente, com a ajuda do amigo Chrysógno Bezerra de Menezes, parente do Médico dos Pobres residente no Rio de Janeiro, do pesquisador Jorge Damas Martins e, particularmente, da querida amiga Lúcia Bezerra, sobrinha-bisneta de Bezerra, residente em Fortaleza, conseguimos montar a maior parte desse intricado quebra-cabeças, cujas informações compartilhamos neste mês em que relembramos os 180 anos de seu nascimento.             Bezerra casou-se...

DIA DA ESPOSA DO PASTOR: PAUTA PARASITA GANHA FORÇA NO BRASIL

     Imagens da internet Por Ana Cláudia Laurindo O Dia da Esposa do Pastor tem como data própria o primeiro domingo de março. No contexto global se justifica como resultado do que chamam Igreja Perseguida, uma alusão aos missionários evangélicos que encontram resistência em países que já possuem suas tradições de fé, mas em nome da expansão evangélico/cristã estas igrejas insistem em se firmar.  No Brasil, a situação é bem distinta. Por aqui, o que fazia parte de uma narrativa e ação das próprias igrejas vai ocupando lugares em casas legislativas e ganhando sanções dentro do poder executivo, como o que aconteceu recentemente no estado do Pará. Um deputado do partido Republicanos e representante da bancada evangélica (algo que jamais deveria ser nominado com naturalidade, sendo o Brasil um país laico (ainda) propôs um projeto de lei que foi aprovado na Assembleia Legislativa e quando sancionado pelo governador Helder Barbalho, no início deste mês, se tornou a lei...

CONFLITOS E PROGRESSO

    Por Marcelo Henrique Os conflitos estão sediados em dois quadrantes da marcha progressiva (moral e intelectual), pois há seres que se destacam intelectualmente, tornando-se líderes de sociedades, mas não as conduzem com a elevação dos sentimentos. Então quando dados grupos são vencedores em dadas disputas, seu objetivo é o da aniquilação (física ou pela restrição de liberdades ou a expressão de pensamento) dos que se lhes opõem.

OS ESPÍRITAS E O CENSO DE 2022

  Por Jorge Luiz   O Desafio da Queda de Números e a Reticência Institucional do Espiritismo no Brasil Alguns espíritas têm ponderado sobre o encolhimento do número de declarados espíritas no Brasil, conforme o Censo de 2022, com abordagens diversas – desde análises francas até tentativas de minimizar o problema. O fato é que, até o momento, as federativas estaduais e a Federação Espírita Brasileira (FEB) não se manifestaram com o propósito de promover um amplo debate sobre o tema em conjunto com as casas espíritas. Essa ausência das federativas no debate não chega a ser surpreendente e é uma clara demonstração da dinâmica do movimento espírita brasileiro (MEB). As federativas, na realidade, tornaram-se instituições de relacionamento público-social do movimento espírita.

JUSTIÇA COM CHEIRO DE VINGANÇA

  Por Roberto Caldas Há contrastes tão aberrantes no comportamento humano e nas práticas aceitas pela sociedade, e se não aceitas pelo menos suportadas, que permitem se cogite o grau de lucidez com que se orquestram o avanço da inteligência e as pautas éticas e morais que movem as leis norteadoras da convivência social.  

O CERNE DA QUESTÃO DOS SOFRIMENTOS FUTUROS

      Por Wilson Garcia Com o advento da concepção da autonomia moral e livre-arbítrio dos indivíduos, a questão das dores e provas futuras encontra uma nova noção, de acordo com o que se convencionou chamar justiça divina. ***   Inicialmente. O pior das discussões sobre os fundamentos do Espiritismo se dá quando nos afastamos do ponto central ou, tão prejudicial quanto, sequer alcançamos esse ponto, ou seja, permanecemos na periferia dos fatos, casos e acontecimentos justificadores. As discussões costumam, normalmente e para mal dos pecados, se desviarem do foco e alcançar um estágio tal de distanciamento que fica impossível um retorno. Em grande parte das vezes, o acirramento dos ânimos se faz inevitável.

A FÉ COMO CONTRAVENÇÃO

  Por Jorge Luiz               Quem não já ouviu a expressão “fazer uma fezinha”? A expressão já faz parte do vocabulário do brasileiro em todos os rincões. A sua história é simbiótica à história do “jogo do bicho” que surgiu a partir de uma brincadeira criada em 1892, pelo barão João Batista Viana Drummond, fundador do zoológico do Rio de Janeiro. No início, o zoológico não era muito popular, então o jogo surgiu para incentivar as visitas e evitar que o estabelecimento fechasse as portas. O “incentivo” promovido pelo zoológico deu certo, mas não da maneira que o barão imaginava. Em 1894, já era possível comprar vários bilhetes – motivando o surgimento do bicheiro, que os vendia pela cidade. Assim, o sorteio virou jogo de azar. No ano seguinte, o jogo foi proibido, mas aí já tinha virado febre. Até hoje o “jogo do bicho” é ilegal e considerado contravenção penal.

O AUTO-DE-FÉ E A REENCARNAÇÃO DO BISPO DE BARCELONA¹ (REPOSTAGEM)

“Espíritas de todos os países! Não esqueçais esta data: 9 de outubro de 1861; será marcada nos fastos do Espiritismo. Que ela seja para vós um dia de festa, e não de luto, porque é a garantia de vosso próximo triunfo!”  (Allan Kardec)             Por Jorge Luiz                  Cento e sessenta e três anos passados do Auto-de-Fé de Barcelona, um dos últimos atos do Santo Ofício, na Espanha.             O episódio culminou com a apreensão e queima de 300 volumes e brochuras sobre o Espiritismo - enviados por Allan Kardec ao livreiro Maurice Lachâtre - por ordem do bispo de Barcelona, D. Antonio Parlau y Termens, que assim sentenciou: “A Igreja católica é universal, e os livros, sendo contrários à fé católica, o governo não pode consentir que eles vão perverter a moral e a religião de outros países.” ...

TRÍPLICE ASPECTO: "O TRIÂNGULO DE EMMANUEL"

                Um dos primeiros conceitos que o profitente à fé espírita aprende é o tríplice aspecto do Espiritismo – ciência, filosofia e religião.             Esse conceito não se irá encontrar em nenhuma obra da codificação espírita. O conceito, na realidade, foi ditado pelo Espírito Emannuel, psicografia de Francisco C. Xavier e está na obra Fonte de Paz, em uma mensagem intitulada Sublime Triângulo, que assim se inicia: