domingo, 12 de maio de 2013

MÃE TERRA ¹






 Por Roberto Caldas (*)



No dia 12/04/1961, o cosmonauta soviético Iuri Gagarin, primeiro homem a percorrer a órbita do planeta, encanta o mundo ao proferir a sentença: “A Terra é azul. Como é maravilhosa. Ela é incrível!” As palavras de embevecimento daquele personagem da história da conquista espacial nos davam ciência a respeito da face azulada com que a nossa casa humana, a Mãe Terra, desfilava na imensidão do Universo. Foram necessários mais de 4 bilhões de anos para que pudesse nos receber em sua majestosa superfície coberta por água em dois terços de sua área total. Terra, planeta azul, planeta água. Espaço de nascimento, experiência de bilhões de filhos que povoam os seus 5 continentes. Constitui-se em um globo, cuja população de Espíritos em processo de reencarnações repetidas, depois de cursar por estradas primitivas atinge a era da socialização e aponta para a necessidade de aspirações ainda maiores de regeneração.
             Santo Agostinho em O Evangelho Segundo o Espiritismo se refere ao nosso mundo com as seguintes palavras: “Ele há chegado a um dos seus períodos de transformação, em que, de orbe expiatório, mudar-se-á em planeta de regeneração, onde os homens serão ditosos, porque nele imperará a lei de Deus. (Paris, 1862)”. Suas palavras expressam o futuro brilhante que espera o planeta azul, ao dar oportunidade de evolução à porção da humanidade universal que o habita. À medida que os homens evoluem, a Terra caminha junto, evoluindo também.

            A sua viagem saída da grande nebulosa, donde se originou, passou por tantas etapas, desde a bola incandescente de milhões de graus de calor até a paisagem dos seus vários biomas exuberantes, da floresta amazônica à caatinga e aos serrados. Seus vales e montanhas, cavernas e planícies, a beleza dos oceanos com todas as suas criaturas aquáticas, as geleiras dos pólos e os grandes desertos.
            Terra, nosso porto seguro. Gaia. Girando minúscula e ao mesmo tempo tão gigante, permite o calor do dia e o sossego da noite, renovando as estações que permitem na semente a viagem à árvore e ao fruto. Do fruto que alimenta os nossos corpos e garantem a manutenção da vida.
            Bendito sejas, planeta da redenção dos nossos caminhos espirituais. Estrada que escreve as tantas histórias de homens e mulheres que buscam sequiosos o grande encontro com a instâncias de paz em suas existências. Que possas estar sob as bênçãos contínuas do teu cioso governador, que acompanha de forma atenta cada um dos teus períodos.
            Grande Mãe Terra, aceita o nosso preito de gratidão e estende a todas as mulheres que contigo geram as existências humanas, nossas mães terrenas, auxiliares na tua obra de evolução da humanidade, um grande abraço de todos nós, seus filhos, todos devedores dos seus amores e apreços.

 ¹ excepcionalmente, pelo dia especial, o editorial do programa Antena Espírita foi postado antes do programa que vai ao ar das 21:00 as 22:00H na Rádio Cidade, AM, 860MHZ.

(*) integr4ante da equipe do programa Antena Espírita e voluntário do C.E. Grão de Mostarda.

3 comentários:

  1. Confesso que estava na expectativa da homenagem que o confrade Roberto Caldas traria nesta data. Realmente, surpreendeu-me! Fantástica homenagem! Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, Mãe Terra!
    Parabéns ao Dia das Mães!

    ResponderExcluir
  3. Sou ouvinte do Antena Espírita quase todos os domingos, e leio sempre os comentários desse Blog. Estou féliz pela postagem que acabo de ler, nada mais justo e sensato por esse grande dia. Parabéns Mãe terra, um pouco deteriorada mas que ainda tem jeito.

    ResponderExcluir