Pular para o conteúdo principal

UMA AMOSTRAGEM DA TESE ESPÍRITA: DOIS CASOS SUGESTIVOS DE REENCARNAÇÃO (FINAL)

 

Por Jerri Almeida

 

O caso Rodrigo e Fernando (Estudado por Hernani Guimarães Andrade)

Imagine um casal no período de uma semana, enfrentar a morte de dois de seus filhos? Entre os dias 7 e 13 de janeiro de 1923 esse doloroso fato foi vivenciado pelo Sr. Jesuíno V. Marques e sua esposa D. Eulina Sl. Vilares. Cristiano, com seis meses, desencarnou com uma gastroenterite, e Fernando, de 4 anos, seis dias após, vitimado por uma doença de complexo tratamento para a época. Após a morte dos dois meninos, os pais com a filha Antônia, resolveram mudar daquela casa, adquirindo outra residência onde passaram a morar.

Em entrevista ao Dr. Hernani G. Andrade, no dia 4 de julho de 1975, Antônia relatou que após instalados na nova casa, ela passou a ter visões muito reais de Fernando, o “Nandinho” como era chamado em família. À noite, antes de dormir, ela via o espírito do menino adentrar em seu quarto e subia, como sempre o fazia quando encarnado, em sua cama. Mesmo sem se assustar, a menina resolveu relatar o fato a seu pai. Entretanto, na noite seguinte, o espírito de Fernando percebendo que seu pai se aproximara do quarto, desapareceu e não mais tornou a voltar.

Dona Eulina S. Vilares engravidou em pouco tempo, sendo que no dia 21 de dezembro de 1923, nasceu Rodrigo. Quando Rodrigo estava com dois anos e meio, sua mãe estava revendo alguns objetos pertencentes a Fernando que houvera guardado. Entre os objetos havia um copo de alumínio. Rodrigo aproximou-se e exclamou: - Ah! O meu copo! É meu, mamãe!

Naturalmente Dona Eulina explicou de forma simples, que aquele copinho havia sido de seu outro filho. Ficou espantada, no entanto, ao ouvir o pequeno insistir: - Eu sou o Rodrigo, mas eu era o Fernando! Eu era grande assim! A partir desse fato, Rodrigo passou a insistir e a fornecer dados de fatos ocorridos com Fernando. Certo dia, mexendo em suas coisas, D. Eulina encontrou uma roupinha de escoteiro que havia confeccionado para Fernando. Sem ouvir nenhum comentário a respeito da roupa, Rodrigo enfaticamente afirmou: - Ah! Minha roupinha de escoteiro.

O fato começou a atrair a atenção e a preocupação dos familiares. Na medida em que o tempo passava, Rodrigo demonstrava conhecer detalhes da vida de Fernando. Nesse sentido, vários episódios reveladores se seguiram. Quando Fernando estava próximo de morrer, chamou pelo e pai e pediu que lhe trouxesse Petita, sua galinha de estimação. De repente, a galinha subiu na janela de seu quarto. O menino chamou por ela, que se aproximou de sua cama. Nandinho então passou a mão sobre ela carinhosamente. Isso ocorreu momentos antes de sua desencarnação. Rodrigo descreveu, espontaneamente, esse fato com muito detalhe, sem que ninguém lhe tivesse contado.

Quando Fernando ainda estava encarnado, sua avó havia mandado fazer duas pequenas cadeiras iguais, uma para ele e outra para sua irmã Antônia. Para diferenciar sua cadeira, Fernando fez dois riscos, com um prego, pelo lado direito do espaldar. Quando Rodrigo cresceu, passou a usar uma das cadeirinhas. Antônia já estava grande e não tinha mais interesses naquele móvel, mas Rodrigo, sem conhecer o fato, escolhia sempre a cadeira que havia pertencido a Fernando.

O fato de Rodrigo reconhecer como seu os objetos que haviam pertencido a “Nandinho” é um aspecto relevante. Fernando havia ganhado de seu pai um par de sapatos marrom, cor que muito lhe agradava. Com sua desencarnação o sapatinho foi carinhosamente guardado. Em certa ocasião, quando contava com idade próxima de 3 anos, Rodrigo viu o tal sapatinho quando sua mãe arrumava o armário. Pareceu tomado de grande euforia asseverando sem titubear: “Meu sapatinho que papai trouxe!”

Marcante, no entanto, foi o evento ocorrido na antiga residência da família, onde os irmãos haviam morrido. Depois de algum tempo, o Sr. Jenuino vendeu a casa onde moravam num lucrativo negócio, tencionando retornar para a antiga morada. De acordo com os relatos de D. Antônia, o pai havia solicitado que sua esposa fosse até a casa para fazer faxina e alguns reparos. D. Eulina dirigiu-se para a antiga residência acompanhada de Rodrigo. O menino nunca havia ido lá e, tampouco, sabia que nela havia ocorrido as mortes de Cristiano e Fernando. Quando D. Eulina abriu a porta da casa, Rodrigo começou, sem nenhuma justificativa, entrar em pânico. E, aos prantos, pedia que sua mãe não entrasse. Chorava, desesperadamente, de tal forma que a mãe não conseguiu entrar na casa, nem ao menos para ver a situação interna do imóvel. Foram embora e, no caminho, o menino olhava para trás como se algo lá ocorrido lhe causasse verdadeiro terror. A família procurou outra casa para fixar moradia.

Rodrigo, ao ver a residência onde havia morrido, na personalidade de Fernando, acessou sua memória extra-cerebral, revivendo as angústias da enfermidade e o processo da desencarnação. Descreveu, ainda, sua falecida avó, sem tê-la conhecido nesta encarnação.

Aos 52 anos de idade, quando se encontrou com o Dr. Hernani G. Andrade, Rodrigo afirmava recordar-se perfeitamente de uma ocasião em que Fernando, juntamente com outros amiguinhos, caiu dentro de um rio, afirmando: “...Eu me lembro que o rapaz que me pegou (refere-se como se ele fosse Fernando) no rio teve de levantar-me para o alto, porque a distância entre a água e o nível de cima era grande.”

As hipóteses explicativas levantadas por Hernani G. Andrade (fraude deliberada, criptomnésia, telepatia, memória genética, incorporação mediúnica) foram sendo eliminadas, uma a uma, através de análise criteriosa de doze itens sobre o fato e sólidos argumentos. Em sua conclusão sobre o caso, Dr. Hernani considerou que as hipóteses investigadas se mostraram insuficientes para explicar esse evento, com exceção da hipótese das vidas sucessivas. Considerou que a reencarnação da personalidade de Fernando em Rodrigo tenha sido a mais sólida e plausível explicação para se entender o ocorrido.

Rodrigo conservou o “estoque” de informações adquiridas pela personalidade de Fernando durante sua vida corporal. Como o período entre a desencarnação e sua reencarnação foi muito breve, retornando, inclusive, na mesma família, esses dados ainda estavam muito presentes no seu psiquismo. Andrade considerou que: “Em certas circunstâncias, as informações estocadas na memória subconsciente da individualidade espiritual poderão aflorar, em forma de ‘memória extra-cerebral, na nova personalidade. Têm-se então, as manifestações de comportamento e de lembranças reencarnatórias (...)”.

 

Palavras finais

A necessidade de o espírito retornar, muito brevemente, ao mundo físico se explica a partir de alguns fatores, dentre os quais destacamos: concluir tarefa ou missão importante; reencontro com fortes laços afetivos ou com violentos sentimentos de ódio, entre pessoas que foram protagonistas de dramas, tragédias, em seu passado existencial, próximo ou remoto. A reencarnação responde também, pelo processo evolutivo dos indivíduos e das sociedades, oferecendo condições para que o espírito amplie seu leque de experiências culturais, intelectuais, afetivas e espirituais.

Se as pesquisas e conclusões de Ian Stevenson e Hernani G. Andrade foram objeto de críticas por setores materialistas do mundo acadêmico, ofereceram contributo extraordinário ao universo das pesquisas psicológicas. Esses dois notáveis cientistas tiveram a lisura e coragem de, como diria Kardec, tirar o véu que encobria os fatos, até então inexplicáveis por outras hipóteses.

A tese espírita da imortalidade da alma e da reencarnação, dessa forma, evidencia-se pelos esforços investigativos da ciência que não se fecha em preconceitos pueris. Assim como asseverou Allan Kardec que o Espiritismo acompanharia a ciência e aproveitaria toda a contribuição que está lhe pudesse oferecer, o que se nota inegavelmente com esses trabalhos.

A reencarnação não pode ser posta no terreno da crença ou limitada meramente ao universo religioso. Trata-se de compreendê-la sob o prisma da racionalidade e da investigação, uma vez que a pluralidade das existências se encontra estribada nas Leis da Vida, consubstanciando o processo de evolução do espírito humano, sob a égide da Justiça Divina. Compreender a reencarnação como um mecanismo natural da vida é a possibilidade de ampliarmos nosso entendimento sobre o contexto ao qual nos inserimos – individual e coletivamente – e, ao mesmo tempo, despertar-nos para a responsabilidade de bem administrarmos nossa existência, sobretudo, educando nossos sentimentos dentro da Lei de Justiça, Amor e Caridade.

 

 

Bibliografia

STEVENSON, Ian. Vinte Casos sugestivos de Reencarnação. Trad. Agenor Pegado e Sylvia M. P. da Silva. São Paulo: Editora Difusora Cultural, 1970.

ANDRADE, Hernani Guimarães. Reencarnação no Brasil. 2ª. ed. Matão-SP: Casa Editora O Clarim, 1998.

ALMEDER, Robert. Sobre a Reencarnação. In. DOORE, Gary.(Org.) Explorações Contemporâneas da Vida Depois da Morte. Trad. Hloysa De Lima Dantas. São Paulo: Cultrix, 1990. p.

Comentários

  1. COMENTÁRIO ELABORADO PELA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL - IA
    O artigo apresenta um relato detalhado e intrigante sobre o caso de Rodrigo e Fernando, estudado por Hernani Guimarães Andrade, que é um dos nomes mais notáveis na pesquisa de reencarnação no Brasil. A narrativa constrói um argumento sólido a favor da hipótese da reencarnação, utilizando uma série de eventos e coincidências que, de forma isolada, poderiam ser desconsiderados, mas que em conjunto formam um quadro bastante persuasivo.

    Um dos pontos mais fortes do texto é a apresentação de fatos verificáveis e a eliminação sistemática de outras hipóteses. O autor do artigo destaca como Andrade, ao analisar o caso, descartou explicações como fraude, telepatia ou criptomnésia. Isso reforça a metodologia científica utilizada na investigação, mostrando que a conclusão sobre a reencarnação não foi baseada em uma fé cega, mas em um processo de exclusão racional. A persistência de Rodrigo em reconhecer objetos de Fernando e seu pânico ao visitar a antiga casa, fatos que seriam difíceis de fabricar ou explicar por outros meios, são particularmente marcantes.

    Outro aspecto relevante é a abordagem do artigo sobre a memória extrassensorial. A forma como Rodrigo se lembra de detalhes que não lhe foram contados — como o incidente com a galinha "Petita" e a queda no rio — sugere uma memória que transcende a experiência da vida atual. O conceito de "estoque de informações adquiridas pela personalidade anterior" e "memória extra-cerebral" é uma explicação consistente para esses fenômenos, oferecendo uma ponte entre as duas vidas.

    Por fim, o artigo faz uma importante conexão entre a pesquisa científica e a tese espírita. Ao citar nomes como Ian Stevenson e Allan Kardec, o texto argumenta que a reencarnação não deve ser vista apenas como uma crença religiosa, mas como um campo de investigação racional. Ele defende que a ciência e a espiritualidade podem coexistir, e que a primeira pode até validar os conceitos da segunda. Essa perspectiva desafia o materialismo puro e convida o leitor a considerar a reencarnação como uma lei natural da vida, com implicações significativas para a nossa compreensão do propósito da existência e da evolução espiritual.

    O caso de Rodrigo e Fernando, como apresentado no artigo, serve como um exemplo poderoso de como a pesquisa de casos de reencarnação pode fornecer evidências que, para muitos, são mais convincentes do que a mera fé, convidando a uma reflexão mais profunda sobre a natureza da consciência e da existência.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

PESTALOZZI E KARDEC - QUEM É MESTRE DE QUEM?¹

Por Dora Incontri (*) A relação de Pestalozzi com seu discípulo Rivail não está documentada, provavelmente por mais uma das conspirações do silêncio que pesquisadores e historiadores impõem aos praticantes da heresia espírita ou espiritualista. Digo isto, porque há 13 volumes de cartas de Pestalozzi a amigos, familiares, discípulos, reis, aristocratas, intelectuais da Europa inteira. Há um 14º volume, recentemente publicado, que são cartas de amigos a Pestalozzi. Em nenhum deles há uma única carta de Pestalozzi a Rivail ou vice-versa. Pestalozzi sonhava implantar seu método na França, a ponto de ter tido uma entrevista com o próprio Napoleão Bonaparte, que aliás se mostrou insensível aos seus planos. Escreveu em 1826 um pequeno folheto sobre suas ideias em francês. Seria quase impossível que não trocasse sequer um bilhete com Rivail, que se assinava seu discípulo e se esforçava por divulgar seu método em Paris. Pestalozzi, com seu caráter emotivo e amoroso, não era de ...

OS FILHOS DE BEZERRA DE MENEZES

                              As biografias escritas sobre Bezerra de Menezes apresentam lacunas em relação a sua vida familiar. Em quase duas décadas de pesquisas, rastreando as pegadas luminosas desse que é, indubitavelmente, a maior expressão do Espiritismo no Brasil do século XIX, obtivemos alguns documentos que nos permitem esclarecer um pouco mais esse enigma. Mais recentemente, com a ajuda do amigo Chrysógno Bezerra de Menezes, parente do Médico dos Pobres residente no Rio de Janeiro, do pesquisador Jorge Damas Martins e, particularmente, da querida amiga Lúcia Bezerra, sobrinha-bisneta de Bezerra, residente em Fortaleza, conseguimos montar a maior parte desse intricado quebra-cabeças, cujas informações compartilhamos neste mês em que relembramos os 180 anos de seu nascimento.             Bezerra casou-se...

SOBRE ATALHOS E O CAMINHO NA CONSTRUÇÃO DE UM MUNDO JUSTO E FELIZ... (1)

  NOVA ARTICULISTA: Klycia Fontenele, é professora de jornalismo, escritora e integrante do Coletivo Girassóis, Fortaleza (CE) “Você me pergunta/aonde eu quero chegar/se há tantos caminhos na vida/e pouca esperança no ar/e até a gaivota que voa/já tem seu caminho no ar...”[Caminhos, Raul Seixas]   Quem vive relativamente tranquilo, mas tem o mínimo de sensibilidade, e olha o mundo ao redor para além do seu cercado se compadece diante das profundas desigualdades sociais que maltratam a alma e a carne de muita gente. E, se porventura, também tenha empatia, deseja no íntimo, e até imagina, uma sociedade que destrua a miséria e qualquer outra forma de opressão que macule nossa vida coletiva. Deseja, sonha e tenta construir esta transformação social que revolucionaria o mundo; que revolucionará o mundo!

TRAPALHADAS "ESPÍRITAS" - ROLAM AS PEDRAS

  Por Marcelo Teixeira Pensei muito antes de escrever as linhas a seguir. Fiquei com receio de ser levado à conta de um arrogante fazendo troça da fé alheia. Minha intenção não é essa. Muito do que vou narrar neste e nos próximos episódios talvez soe engraçado. Meu objetivo, no entanto, é chamar atenção para a necessidade de estudarmos Kardec. Alguns locais e situações que citarei não se dizem espíritas, mas espiritualistas ou ecléticos. Por isso, é importante que eu diga que também não estou dizendo que eles estão errados e que o movimento espírita, do qual faço parte, é que está certo. Seria muita presunção de minha parte. Mesmo porque, pelo que me foi passado, todos primam pela boa intenção. E isso é o que vale.

A HISTÓRIA DA ÁRVORE GENEROSA

                                                    Para os que acham a árvore masoquista Ontem, em nossa oficina de educação para a vida e para a morte, com o tema A Criança diante da Morte, com Franklin Santana Santos e eu, no Espaço Pampédia, houve uma discussão fecunda sobre um livro famoso e belo: A Árvore Generosa, de Shel Silverstein (Editora Cosac Naify). Bons livros infantis são assim: têm múltiplos alcances, significados, atingem de 8 a 80 anos, porque falam de coisas essenciais e profundas. Houve intensa discordância quanto à mensagem dessa história, sobre a qual já queria escrever há muito. Para situar o leitor que não leu (mas recomendo ler), repasso aqui a sinopse do livro: “’...

SOCIALISMO E ESPIRITISMO: Uma revista espírita

“O homem é livre na medida em que coloca seus atos em harmonia com as leis universais. Para reinar a ordem social, o Espiritismo, o Socialismo e o Cristianismo devem dar-se nas mãos; do Espiritismo pode nascer o Socialismo idealista.” ( Arthur Conan Doyle) Allan Kardec ao elaborar os princípios da unidade tinha em mente que os espíritas fossem capazes de tecer uma teia social espírita , de base morfológica e que daria suporte doutrinário para as Instituições operarem as transformações necessárias ao homem. A unidade de princípios calcada na filosofia social espírita daria a liga necessária à elasticidade e resistência aos laços que devem unir os espíritas no seio dos ideais do socialismo-cristão. A opção por um “espiritismo religioso” fundado pelo roustainguismo de Bezerra Menezes, através da Federação Espírita Brasileira, e do ranço católico de Luiz de Olympio Telles de Menezes, na Bahia, sufocou no Brasil o vetor socialista-cristão da Doutrina Espírita. Telles, ao ...

O ESPIRITISMO É PROGRESSISTA

  “O Espiritismo conduz precisamente ao fim que se propõe todos os homens de progresso. É, pois, impossível que, mesmo sem se conhecer, eles não se encontrem em certos pontos e que, quando se conhecerem, não se deem - a mão para marchar, na mesma rota ao encontro de seus inimigos comuns: os preconceitos sociais, a rotina, o fanatismo, a intolerância e a ignorância.”   Revista Espírita – junho de 1868, (Kardec, 2018), p.174   Viver o Espiritismo sem uma perspectiva social, seria desprezar aquilo que de mais rico e produtivo por ele nos é ofertado. As relações que a Doutrina Espírita estabelece com as questões sociais e as ciências humanas, nos faculta, nos muni de conhecimentos, condições e recursos para atravessarmos as nossas encarnações como Espíritos mais atuantes com o mundo social ao qual fazemos parte.

O BRASIL CÍNICO: A “FESTA POBRE” E O PATRIMONIALISMO NA CANÇÃO DE CAZUZA

  Por Jorge Luiz “Não me convidaram/Pra esta festa pobre/Que os homens armaram/Pra me convencer/A pagar sem ver/Toda essa droga/Que já vem malhada/Antes de eu nascer/(...)/Brasil/Mostra a tua cara/Quero ver quem paga/Pra gente ficar assim/Brasil/Qual é o teu negócio/O nome do teu sócio/Confia em mim.”   “ A ‘ Festa Pobre ’ e os Sócios Ocultos: Uma Análise da Canção ‘ Brasil ’”             Os verso s acima são da música Brasil , composta em 1988 por Cazuza, período da redemocratização do Brasil, notabilizando-se na voz de Gal Costa. A música foi tema da novela Vale Tudo (1988), atualmente exibida em remake.             A festa “pobre” citada na realidade ocorreu, realizada por aqueles que se convencionou chamar “mercado”,   para se discutir um novo plano financeiro, para conter a inflação galopante que assolava a Nação. Por trás da ironia da pobreza, re...

ÉTICA E PODER

     Por Doris Gandres Do ponto de vista filosófico, ética e moral são conceitos diferentes, embora, preferivelmente, devessem caminhar juntos. A ética busca fundamentação teórica para encontrar o melhor modo de viver de acordo com o pensamento e o interesse humanos. Enquanto que a moral se fundamenta na obediência a normas, costumes ou mandamentos culturais, hierárquicos ou religiosos – e mais, se fundamenta em princípios de respeito a valores superiores de justiça, fraternidade e solidariedade, ou seja, nas próprias leis naturais, as leis divinas.

É HORA DE ESPERANÇARMOS!

    Pé de mamão rompe concreto e brota em paredão de viaduto no DF (fonte g1)   Por Alexandre Júnior Precisamos realmente compreender o que significa este momento e o quanto é importante refletirmos sobre o resultado das urnas. Não é momento de desespero e sim de validarmos o esperançar! A História do Brasil é feita de invasão, colonização, escravização, exploração e morte. Seria ingenuidade nossa imaginarmos que este tipo de política não exerce influência na formação do nosso povo.