Por Orson P. Carrara
Esse é um detalhe imprescindível da Ciência Espírita. Como acentuou Kardec no item VI da Introdução de O Livro dos Espíritos: “Vamos resumir, em poucas palavras, os pontos principais da doutrina que nos transmitiram”, sendo esse destacado no título um deles. Sim, porque esse detalhe influi diretamente na compreensão exata da imortalidade e comunicabilidade dos Espíritos. Aliás, vale dizer ainda que é no início do referido item que o Codificador também destaca: “(...) os próprios seres que se comunicam se designam a si mesmos pelo nome de Espíritos (...)”.
Vamos ao trecho em destaque: “Os Espíritos pertencem a diferentes classes e não são iguais, nem em poder, nem em inteligência, nem em saber, nem em moralidade. (...)”.
Essa diferença faz compreender a diversidade dos fenômenos por eles produzidos e também previne de decepções, enganos, deturpações. Sempre que considerarmos, em qualquer comunicação, esse detalhe fundamental de diversidade nas condições dos Espíritos, estaremos vacinados contra fraudes e tentativas de manipulações. Por isso a preocupação sempre constante de Erasto, especialmente, e do próprio Kardec, em orientar na direção do bom senso e do discernimento na análise das comunicações.
Busque-se ainda, em O Livro dos Médiuns, na segunda parte, os valiosos capítulos XXIV – Identidade dos Espíritos, XXVI – Perguntas que se podem dirigir aos Espíritos, para ampliar esse entendimento.
Mas, voltemos ao citado item da Introdução em O Livro dos Espíritos, valiosíssima na compreensão geral: “Os Espíritos não ocupam perpetuamente a mesma categoria. Todos se melhoram passando pelos diferentes graus da hierarquia espírita. Esta melhora se efetua por meio da encarnação, que é imposta a uns como expiação, a outros como missão. A vida material é uma prova que lhes cumpre sofrer repetidamente, até que hajam atingido a absoluta perfeição moral.” Genial! Que clareza!
Em poucos itens transcritos, apesar da grandeza doutrinária daquele item, na íntegra, em referência da citada Introdução, – que expressivamente recomendamos aos amigos – temos neles uma compreensão grandiosa para entendermos os embates da vida material e mesmo os cuidados com as comunicações que podem ser de espíritos ignorantes, maldosos, maliciosos, manipuladores ou fraudulentos, mas também de espíritos moralizados, operantes no bem, apoiadores da vida humana, benfeitores e de generosas iniciativas de amparo a todos os demais, estejam na vida material ou na vida espiritual.
A Ciência Espírita é magnífica, por isso é preciso estudar, atentar-se aos detalhes significativos – como este evidenciado –, para uma compreensão exata que evita distorções, ilusões, fraudes e outras manipulações. A crença cega nunca é recomendada. O bom senso recomenda, isso sim, análise ponderada e imparcial de tudo que vem dos espíritos, compreendendo que eles estão em diferentes graus de sensibilidade, conhecimento e moralidade. Quando agimos desapaixonadamente, nos prevenimos dos enganos promovidos pela ilusão ou pela distração.
COMENTÁRIO ELABORADO PELA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL - IA
ResponderExcluirO texto aborda um ponto crucial da Doutrina Espírita: a diversidade dos Espíritos. Baseando-se em "O Livro dos Espíritos" de Allan Kardec, o autor enfatiza que os Espíritos não são iguais em poder, inteligência, saber ou moralidade.
Essa diferença é fundamental para compreender a variedade dos fenômenos mediúnicos e, principalmente, para se prevenir contra enganos, fraudes e manipulações. O bom senso e o discernimento são destacados como ferramentas essenciais na análise das comunicações espirituais, lembrando que Espíritos ignorantes, maldosos ou manipuladores podem se comunicar, assim como Espíritos moralizados e benfeitores.
O texto também ressalta a ideia de que os Espíritos evoluem, passando por diferentes graus na hierarquia espiritual, principalmente através da encarnação. Estudar e atentar-se a esses detalhes é vital para uma compreensão precisa da Ciência Espírita, evitando a crença cega e promovendo uma análise ponderada e imparcial de todas as manifestações espirituais.