sexta-feira, 3 de setembro de 2021

ANTENA ESPÍRITA 15 ANOS - TAPETE VERMELHO PARA AS MULHERES

 


            A história é muito mais que simples relembranças e transcende ao relato dos fatos que ocuparam um período do tempo que passou. O significado real da forma como se desenrolam uma rotina aparentemente normal frequentemente necessita da fruição de dezenas e até centenas de anos para determinar a sua importância na ciranda da vida. Vivendo o presente que propõe um dia por vez nem sempre se apercebe que as raízes que sustentam a germinação de uma ideia criam profundas mudanças que requerem o olhar de observadores do futuro para a justa compreensão de todo o processo.

            Viver a simplicidade de cada momento e respirar diante de cada obstáculo que se interpõe ao objetivo almejado. Uma obra concluída exige ter-se vencido pequenas tragédias do caminho e jamais ter desistido de caminhar. Sobretudo quando a arquitetura final não parece ser alcançável pelas mentes e as mãos que fazem a aposição dos tijolos dentro de um projeto que não lhes pertence originalmente.

            Antena Espírita representa um veleiro flutuando em oceano incomensurável. Num vislumbre de navegar nas profundas lições do Espiritismo, ergueu a vela para deslizar impulsionado pela brisa da mensagem esclarecedora de Jesus. Apenas um piscar de olhos e a estrada já contabilizou 15 anos. Parece que foi ontem, mas são 15 anos de nossas vidas, desde aquele setembro de 2006.

            Na linha do tempo, esse curto e tão longo período, representa uma continuidade não casual que iniciou no exato momento em que Allan Kardec traz à luz do mundo a primeira edição de O Livro dos Espíritos, evento ocorrido nos idos de 1857 e nos alcança no limiar do século XXI. Nesse ínterim pessoas, fatos e lutas catapultaram a história dos que viveram para nos deixar o legado que hoje nos serve de alicerce e plataforma de lutas.

            Emocionados com as perspectivas do futuro que destampa horizontes de conquistas, impossível negar que a gratidão há de ser o sentimento que permeia as nossas almas. O que haveria hoje não fosse a maestria daqueles que construíram o passado? Decidimos, então, homenagear nessa data de festa e alegria, a inteligência, a bravura e a obstinação das mulheres que deram importante e essencial contribuição para a Doutrina dos Espíritos, desde a sua concepção inicial em meados do século XIX.Tal empreendimento exige competência. Por isso mulheres que compõem o cenário do movimento espírita da atualidade foram chamadas para concretizarem a ideia, sem o concurso das quais o êxito estaria comprometido.

            O Programa Antena Espírita tem a honra de celebrar os seus 15 anos estendendo um tapete vermelho para as mulheres de ontem e de hoje. De ontem, Amélie Boudet, Joana de Angelis, Zilda Gama, além de uma visão do Espiritismo e do movimento espírita sobre a mulher. De hoje, Eliane Oliveira, Aline Sousa, Silvana Costa, Eugênia Canto.

            Programação imperdível, essa de setembro/21 de comemoração dos 15 anos de Antena Espírita. Uma fusão do passado que se fez história com o presente que indica o caminho da mudança do mundo, personificados no papel das mulheres, as grandes abre-alas, de um tempo que necessita da mística do encanto e da inteligência para se transformar.       

Nenhum comentário:

Postar um comentário