Pular para o conteúdo principal

O FUZIL QUE MATA ESPÍRITOS ESPÍRITAS

 

Colaboradores do grupo espírita "Fundação Caminho Verdade e Vida" - Belo Horizonte - MG

Há quem imagine que tudo o que precisava ser dito sobre o bolsonarismo no meio espírita já tenha esgotado; há quem acredite que nada mais pode ser elencado no intuito da análise, da reflexão e consequentemente, do aprendizado. Mas não é verdade. Pois quando menos se espera, um grupo de espíritas fardados como imaginam vestir os habitantes de Nosso Lar faz um vídeo sorridente em apoio viril a um dos piores presidentes que este país já teve, o atual.

Talvez já tenhamos falado bastante sobre a incompatibilidade de se afirmar seguidor de Jesus e companheiro de Allan Kardec segurando a bandeira bolsonarista, pois se daquele lado se fala de amor e compaixão, deste outro se prega a violência em todas as suas expressões, o anti-amor.

Espírita bolsonarista é espírita desinformado?

Não necessariamente.

Por esta razão seguimos em estudos, tendo como base nossa teoria sobre a evolução política e não religiosa dos espíritos.

Desde os longínquos tempos históricos, de modo ostensivo nos processos de imposição da fé católica na Europa, do controle protestante na América do Norte e colonização das Américas do Sul e Central, a religião tem sido mote para a decadência dos espíritos encarnados, através de ações legitimadas pela política da força, equidistante do amor.

Assim vamos desvendando mistérios dessa fé que leva à morte dos espíritos através do assassinato de corpos e pensamentos diversos, quando transforma o outro em território de conquista a qualquer custo.

Eis o fio condutor: sempre a busca de reafirmação de algum tipo de poder, de verdade, de missão.

Jesus por certo não entra neste conluio bestial, mas sua transformação em rei tem servido para justificar tais crimes. E ainda hoje o fazem.

Onde ligar tais fatos ao vídeo dos espíritas apoiadores de Bolsonaro? Fica simples de fazer, quando compreendemos que eles defendem um tipo de sociedade tirânica, tendo à frente um líder que tenta obrigar o país a trocar a luta por feijão que alimenta corpos, pelo fuzil que serve apenas para destruir corpos.

Esse é Bolsonaro, o candidato a ditador que joga o Brasil na vala da indigência social dia após dia, com larga lista de responsabilização em desencarne coletivo na pandemia não contida, enlouquecimento de algozes e vítimas do rastro cruel de desgraças que produz com aplicações de políticas desumanas, como por exemplo, o desmonte do Sistema Único de Saúde e incentivo ao crescimento da miséria, proliferando desemprego e fome em uma terra carente de proteções.

Os espíritas de fenótipo branco que aparecem no vídeo defendendo a criatura espúria que envergonha o Brasil exibem o caráter religioso das ditas casas de caridade, que em nome de um amor punitivista e seletivo, amaciam a carne explorada e acreditam com isso salvar suas almas dependentes, mas em verdade, apenas servem ao poder dominante e idolatram os filhos do deus mercado.

Desse modo, e pelas linhas meticulosas de um estudo paciente, vamos desfiando palavras firmes porém não-violentas, para explicar que o inimigo da fé não é o sexo, mas a política dominante, conservadora, que distorce a representação de Deus e eleva o ego dos que se acreditam puros, seja em raça, classe ou nível cultural religiosista.

Sim, a evolução dos espíritos é política!

E se no Brasil os espíritas apoiam Bolsonaro, é porque o meio está a anos-luz de compreender o amor, já que este direcionamento espiritual sublime sequer pode ser percebido por Bolsonaro, o destruidor de lumes, o braço das trevas nesta terra de ignorância cultivada, e por isso, digna de comiseração.


Que a misericórdia de Deus nos alcance para que não nos falte o alimento nesta hora de miséria exposta.

Comentários

  1. A resposta está lúcida e à altura do desatino cometido por alguns irmãos, mas não acredito que estes estejam em condições de entender este artigo.

    ResponderExcluir
  2. A Ana Cláudia foi feliz na abordagem: a nossa evolução é política e não religiosa. Jorge Luiz

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O ESPIRITISMO ANTE AS IDEOLOGIAS DE ESQUERDA E DE DIREITA

  Por Elias Moraes O movimento espírita não teve como se furtar ao acirramento das disputas ideológicas no campo político partidário, observadas nas duas últimas décadas; ao contrário, foi fortemente atingido por essas disputas. A princípio, mediante manifestações ostensivas de muitas das suas principais lideranças em defesa das pautas do campo ideológico da Direita, ainda que sob a forma de uma fingida neutralidade. A essas manifestações seguiu-se uma forte reação dos que discordavam dessa postura, e que foram estigmatizados sob o rótulo de "espíritas de Esquerda". Ante o clima de confronto que se estabeleceu, o argumento mais utilizado pelos que adotavam a negação como estratégia de silenciamento das discussões era que o Espiritismo não era nem de Esquerda e nem de Direita, mas "de cima", ou "do alto", como se a doutrina espírita não tivesse posições muito bem definidas a respeito de cada um dos temas colocados em pauta pelos atores de ambos os campos ...

O AMOR É PARA SEMPRE...

Por Dora Incontri (*) (Escrevi esses pensamentos, muito sentidos, há alguns anos. Pretendia publicá-los num livro, mas antes que ficarem guardados, na memória do computador, melhor partilhar com outros que, como eu, estejam amadurecendo essa que é a maior herança divina em nós: a capacidade de amar.) Parque Nacional da Tijuca - Rio de Janeiro O amor é o oposto da indiferença. O amor nunca tanto faz, com o que o ser amado faz. Por isso se empenha sempre por um fazer de luz. O amor pode curar, salvar, elevar, educar, regenerar. Mas tudo a longo prazo, pois para se mostrar, atuar e agir, precisa muito ter paciência, perseverar, persistir, muitas, infinitas vezes perdoar… Tudo devagar. O amor desgovernado, tumultuado pelas paixões, queima os corações, provoca afastamentos, descontentamentos, dilacerações… Por isso, o amor precisa se asserenar, se suavizar, alimentando-se de eternidade!

UM PALHAÇO NA MEDIÚNICA

Existe um ponto que reúne o melhor de mim nesta curta jornada pelas estradas pedagógicas da vivência espírita: a mesa mediúnica! Lembro como agora da primeira participação, e como aquilo mudou minha percepção de mundo, com um sentimento de vastidão insondada para tão distante de todos os conceitos construídos pelos setores formais aos quais me ligava.

À MUSA ESTUPRADA

"O Rapto das Sabinas", pintura de Nicolas Poussin           Há indignações tão profundas, que só podem ser expressas em poesia, pelo menos para mim. Nos últimos meses, no meio do espetáculo constrangedor e bizarro em que o país mergulhou, a mulher brasileira foi alvo das mais absurdas violências: uma presidenta que não cometeu nenhum crime afastada do poder por um bando de criminosos, depois de ter sido xingada por uma parte da população, com as maiores baixarias e depois de ter sido ofendida por um Bolsonaro, que invocou seu torturador, num gesto de fascismo e supremo desrespeito humano; a primeira dama do presidente golpista posta como modelo de “beleza, do lar e recato”; um ministério inteiro só de homens (a maioria envolvidos com corrupção); um fundamentalismo religioso avançando no Estado, ameaçando os direitos da mulher; a visita de um ator machista, de filmes pornô, que nada tem a ver com Educação e que se ufana de ter estuprado uma mulher, no ...

COMO SUPERAR A DEPRESSÃO?

A depressão é a segunda causa de incapacidade no trabalho (a projeção é que, até 2020, seja a primeira da lista) e apenas 10% das pessoas deprimidas recebem tratamento adequado, conforme a Organização Mundial de Saúde. Infelizmente, muitas pessoas não buscam tratamento para Depressão por confundi-la com uma tristeza profunda. A causa da depressão é tida como multifatorial, isto é: converge vários fatores como o estilo de vida, o tipo de personalidade, a história pessoal e a predisposição genética. Não há um momento único ou específico em que a depressão comece. A depressão tem características neuroquímicas importantes e não depende necessariamente de um evento gatilho para se manifestar. Muitas pessoas apresentam sintomas depressivos na infância ou na adolescência. Tenho pacientes que após uma sequência de eventos traumáticos na idade adulta manifestaram a depressão. 

UM TAL SR. M...

                                                Anos atrás o pesquisador espírita Clóvis Nunes falou de um suposto encontro entre Allan Kardec e Karl Marx. Ele se escorou em duas mensagens insertas em Obras Póstumas , de 30 de abril de 1856  (saiba mais) e de 12 de maio de 1856 (saiba mais) . Leia-se um trecho da primeira, em que o Espírito se refere a um dos presentes, que para Nunes seria Marx: “A você, Rivail, sua missão está aí (livre, a cesta virou fortemente para meu lado, como o teria feito uma pessoa que me indicasse com o dedo). A você, M..., compete a espada que não fere, mas que mata. Contra tudo o que existe, será você que virá primeiro. Ele, Rivail, virá em segundo lugar, é o trabalhador que reconstrói o que foi destruído”.   ...

INVISÍVEIS TAMBÉM SE COMPRAZEM EM ILUDIR

  Por Orson P. Carrara Sabe-se que os espíritos não sabem tudo. Eles nada mais são que homens e mulheres que já deixaram a vida material ou estão para nela retornar, e que guardam conteúdos morais, intelectuais, emocionais e psicológicos, habilidades, tendências e gostos do estágio em que se encontram. Há que se lembrar que a morte não é uma varinha mágica que transforma o espírito; este terá que evoluir pelo esforço próprio visando o aprimoramento intelecto moral. E como não há privilégios, nem preferências, todos teremos que trilhar esse caminho.

INTERDEPENDÊNCIA E LIBERDADE INDIVIDUAL

      Por Doris Gandres   “A liberdade individual e a interdependência são essenciais para a vida em sociedade.” Mahatma Gandhi (1)               Hoje ainda, em geral, imaginamos que temos liberdade para realizar tudo aquilo que nos agradar, tudo que atender aos nossos interesses, independentemente de estarmos atingindo ou não a liberdade alheia. Muito frequentemente ignoramos o limite para o exercício da nossa liberdade.             Usualmente somos muito cônscios dos nossos direitos, porém muito relapsos quanto aos nossos deveres. Léon Denis nos recomenda “considerar a vida e suas responsabilidades sob um aspecto mais grave, a submeter mais estritamente nossos atos à regra austera do dever” (2).             No Evangelho Segundo o Espiritismo, Cap.XVII, item 7, Lázaro Espírito transmite ...

DEPOIS DE HARARI: A ERA DA CONSCIÊNCIA

  Por Wilson Garcia A recente entrevista de Yuval Noah Harari ao  El País  pode ser lembrada não tanto pelas respostas que ele deu, mas pelas perguntas que provocou. Como em  Sapiens ,  Homo Deus  e  Nexus , o historiador israelense tem o dom de observar a história de cima, captando transformações que ainda mal percebemos enquanto acontecem. É bom refletir com o olhar espírita sobre isso.               Sua preocupação explícita é a Inteligência Artificial. Mas a implícita — e talvez a mais urgente — é outra: o próprio ser humano.             Durante séculos, acreditamos que nosso diferencial estava na inteligência. Hoje, começamos a descobrir que talvez esse não seja o nosso trunfo. A IA calcula melhor, memoriza mais, escreve mais rápido, traduz centenas de idiomas e analisa milhões de documentos em segundos. Se inteligência for ap...

DA QUIMERA HUMANA AO VOTO ANÔMICO

        Por Jorge Luiz                   A Contradição como Condição Ontológica             A paisagem político-social contemporânea expõe com crudeza o colapso dos filtros ético-morais no exercício da cidadania, revelando um fenômeno ainda mais perverso: a eleição consagradora de indivíduos formalmente denunciados por crimes gravíssimos, impulsionada justamente pelas parcelas mais vulneráveis da população. Desprovidos de amparo social e desarmados de senso crítico por um histórico de exclusão, esses grupos tornam-se alvos prioritários de apelos religiosos instrumentalizados, em que a fé é dobrada para anestesiar o discernimento ético e sacralizar a barbárie. Ao converter a transgressão em capital político com a chancela dos próprios espoliados, o corpo social escancara a sua contradição ontológica e o ponto cego do Brasil anômico — aquele em que a desori...