terça-feira, 2 de junho de 2020

ESPÍRITA INSTRUÍDO, EDUCADO E BEM HUMORADO: É POSSÍVEL?


Vivendo e aprendendo, apesar da rima, nem sempre é algo tão coeso, tão alinhado, ou unilateral. É exatamente nestes dias de perturbações nos cenários da pátria, que a vida esborra possibilidades de reflexão.

Se aprendi duas coisas sérias sobre o fato de ser espírita no Brasil hoje, a primeira é que aqueles espíritas que enchem as bocas para mandarem as pessoas irem estudar, de algum modo estão falando para si mesmos.


Pois pelos escritos deixam rastro de escassa leitura, apresentam fragilidade na escrita, e na interpretação de texto, são um deus-nos-acuda! Não é com ironia que pontuo estas observações, nem com arrogância de escritora, mas com certo sentimento de pesar.

Há algo errado na metodologia aplicada aos estudos feitos nas casas?

O segundo ponto se refere ao humor dos nossos irmãos que se declaram “espíritas verdadeiros”, pois pela forma manifesta no mundo virtual, chega a respingar acidez em quem faz leitura daquilo que comentam.

O que aconteceu com a alegria destes cristãos?

Talvez uma revisão conceitual possa ajudar a perceber, que estudar a doutrina espírita é algo prazeroso, e praticá-la é sem dúvida razão para viver alegremente, fluindo deste aprendizado maior capacidade interativa, inclusive.

Sempre é válido lembrar que Espiritismo é algo muito além das paredes das casas, até mesmo da assistência social e espiritual por elas ofertadas. E pode movimentar a individualidade no rumo de aprendizados os mais distintos, de acordo com as necessidades que trazemos no imo do ser.

É possível que aqueles que estão lendo os livros básicos apenas para cumprirem uma pauta formal, estejam assimilando menos do que outros que não dispõem dos mesmos recursos, mas abriram os corações para receber a doutrina.

E certamente, os que ainda sorriem e brincam, demonstram mais saúde mental, psicológica, do que os que vociferam contra seus irmãos pelo simples fato de estes confrontarem através da análise crítica, razão e fé.

Espiritismo é aurora, renovação e esperança! Comporta alegria, gentilezas, respeito e liberdades.

Sem idolatria, egolatria e vícios hierárquicos, amar e instruir integraliza o espírito na seara evolutiva. Quiçá seja ela poética!

Nenhum comentário:

Postar um comentário