Pular para o conteúdo principal

O ESPÍRITA E A RACIONALIDADE




 
A partir de 2013, com a necessidade das pessoas se posicionarem politicamente frente à situação econômica e social do Brasil, o movimento espírita inicia um processo em que ficam claros posicionamentos de diversas matizes e, de certa maneira, antagônicas, que podemos aqui classificar como os conservadores e os progressistas. Divergem aqueles que defendem a institucionalização do movimento e os que querem a prática espírita kardecista livre de qualquer amarra.

Com a polarização, não só no espiritismo, mas em linhas evangélicas cristãs, houve ampla campanha contra ideias socialistas, comunistas, marxistas. Em uma dessas campanhas, o pensador alemão Karl Marx é demonizado por ter tirado Deus de seus trabalhos, dando força ao materialismo e contaminando a ciência e filosofia desde o fim do século XIX até hoje.


Assim, partindo do espiritismo como lente para olhar o mundo e as ideias, há quem diga que aqueles que defendem ideias socialistas não podem ser espíritas, pois se creem em Deus e no mundo espiritual, não poderiam aderir ou sequer estudar qualquer assunto materialista. A conclusão dessa narrativa é que aqueles que se denominam espíritas progressistas, que constroem pontes entre ideias materialistas e espiritismo, seriam falsos espíritas que buscariam na verdade acabar com o movimento espírita no Brasil.

Não há sentido nesse tipo de afirmação.

Aqui vale a pena desenvolver um contra ponto à questão de que o estudo, a análise e o uso de teorias materialistas não permite que alguém seja um espiritualista. Algum tempo atrás, em uma entrevista de Stephen Hawking para a revista Scientific American, o físico declarou que não podia dizer se Deus existia ou não, mas que a ciência até onde foi não precisava dele para nada. Foi uma declaração de um cientista maduro que sabe como se estabelecem as teorias cientificas que dão corpo e sentido à realidade que nos rodeia. Enquanto elas traduzirem essa realidade, elas persistem.

Ou seja, a física, como ciência, se apropriou de sistemas e métodos que proporcionaram que ela se estabelecesse no mundo como guardiã da verdade relacionada ao funcionamento do mundo material sem Deus, sem espíritos ou qualquer crença sobrenatural. Se nos debruçarmos sobre a origem do universo devemos abraçar a teoria criacionista da Bíblia ou o Big Bang?

Na Introdução do Livro dos Espíritos, Kardec nos mostra como foi seu processo ao tomar contato com o fenômeno das mesas girantes e como isso evoluiu para seu trabalho de pesquisa. Teve mente aberta, sem ideias pré-concebidas, fazendo a análise de todas as possibilidades sobre os fatos que observava. Como intelectual, ele estava mergulhado no ambiente filosófico e científico de sua época, porém não limitou seu olhar a partir das premissas em voga. Ele criou um método totalmente novo para abordar o mundo espiritual que se descortinava. Significa dizer que o Espiritismo, isso é bem claro, não é uma revelação, é um trabalho de ciência e filosofia empreendido por Kardec, que após suas pesquisas, concluiu implicações morais e religiosas. Ele ligou nossa vida material à espiritual mostrando que existia um encadeamento lógico e evolutivo, a partir de uma entidade superior que criou o mundo e todas as coisas.

A partir do entendimento das implicações morais e religiosas (no sentido de se ligar a Deus), Kardec desenvolveu seus argumentos da fé racionalizada: sem dogmas e sem qualquer misticismo. Nada poderia ser aceito sem reflexão e senso crítico, especialmente a tradição religiosa daquele tempo que ainda está presente nos dias de hoje.

Se eu vejo o mundo pelo olhar do espiritismo, se me coloco como progressista e consigo dialogar com teorias materialistas, como as de Marx ou de Hawking, eu amplio meu entendimento de mundo e capacidade de ser um espírito que trabalha em prol da evolução de todos. Não há problema algum com essa postura, já que a fé racionalizada leva à emancipação e não à submissão do espírito. Essa emancipação é demonstrada no uso da razão para além da fé, quando partimos das premissas básicas presentes em Kardec, como o papel do amor e da igualdade na evolução, para balizar nossa postura ativa no mundo. Com essas premissas, a compreensão e o estudo de ideias materialistas fazem com que tais ideias ganhem uma dimensão que nunca tiveram, assim como nós espíritas ganhamos uma visão de mundo mais rica e complexa.

Comentários

  1. Penso que ao estudar a doutrina e concebendo a fé raviocinada cai por terra a idéia que um espírita não pode ser socialista. Quando estudamos e vemos poucos exemplos pelo mundo de práticas socialistas se constata essa aproximação com aquele que mais pregou a igualdade, a fraternidade entre os homens.
    A cada investida em cima da classe trabalhadora vejo que estou do lado certo da história política e religiosa.precisamos é colocar em prática a caridade com justiça social. A verdadeira!

    ResponderExcluir
  2. A raiz da sociedade humana é socialista, exatamente em obediência ao princípio harmônico da Natureza, onde todos os elementos se demonstram complementares. Os demais sistemas são filhos das imperfeições humanas (inclusive as formas de poder socialista que fizeram implodir o Muro de Berlim) e têm tempo contado sobre o planeta. Todos os grandes missionários que vieram à Terra, especialmente Jesus, foram socialistas, pois propagaram Justiça Social com o apelo à visão de igualdade entre os homens/mulheres sob o prisma da visão divina que trouxeram em seus enunciados. É uma ignorância julgar que a visão socialista objetiva igualdade de posses e haveres, isso tornaria o mundo estagnado. O que propugna o socialismo é redução das desigualdades para que todos tenham a garantia dos direitos e respeito a sua dignidade, com o combate ao preconceito e o estabelecimento da harmonia social. Fora desses conceitos é possível que não seja possível alguém se dizer espírita. Roberto Caldas

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

PESTALOZZI E KARDEC - QUEM É MESTRE DE QUEM?¹

Por Dora Incontri (*) A relação de Pestalozzi com seu discípulo Rivail não está documentada, provavelmente por mais uma das conspirações do silêncio que pesquisadores e historiadores impõem aos praticantes da heresia espírita ou espiritualista. Digo isto, porque há 13 volumes de cartas de Pestalozzi a amigos, familiares, discípulos, reis, aristocratas, intelectuais da Europa inteira. Há um 14º volume, recentemente publicado, que são cartas de amigos a Pestalozzi. Em nenhum deles há uma única carta de Pestalozzi a Rivail ou vice-versa. Pestalozzi sonhava implantar seu método na França, a ponto de ter tido uma entrevista com o próprio Napoleão Bonaparte, que aliás se mostrou insensível aos seus planos. Escreveu em 1826 um pequeno folheto sobre suas ideias em francês. Seria quase impossível que não trocasse sequer um bilhete com Rivail, que se assinava seu discípulo e se esforçava por divulgar seu método em Paris. Pestalozzi, com seu caráter emotivo e amoroso, não era de ...

OS FILHOS DE BEZERRA DE MENEZES

                              As biografias escritas sobre Bezerra de Menezes apresentam lacunas em relação a sua vida familiar. Em quase duas décadas de pesquisas, rastreando as pegadas luminosas desse que é, indubitavelmente, a maior expressão do Espiritismo no Brasil do século XIX, obtivemos alguns documentos que nos permitem esclarecer um pouco mais esse enigma. Mais recentemente, com a ajuda do amigo Chrysógno Bezerra de Menezes, parente do Médico dos Pobres residente no Rio de Janeiro, do pesquisador Jorge Damas Martins e, particularmente, da querida amiga Lúcia Bezerra, sobrinha-bisneta de Bezerra, residente em Fortaleza, conseguimos montar a maior parte desse intricado quebra-cabeças, cujas informações compartilhamos neste mês em que relembramos os 180 anos de seu nascimento.             Bezerra casou-se...

SOBRE ATALHOS E O CAMINHO NA CONSTRUÇÃO DE UM MUNDO JUSTO E FELIZ... (1)

  NOVA ARTICULISTA: Klycia Fontenele, é professora de jornalismo, escritora e integrante do Coletivo Girassóis, Fortaleza (CE) “Você me pergunta/aonde eu quero chegar/se há tantos caminhos na vida/e pouca esperança no ar/e até a gaivota que voa/já tem seu caminho no ar...”[Caminhos, Raul Seixas]   Quem vive relativamente tranquilo, mas tem o mínimo de sensibilidade, e olha o mundo ao redor para além do seu cercado se compadece diante das profundas desigualdades sociais que maltratam a alma e a carne de muita gente. E, se porventura, também tenha empatia, deseja no íntimo, e até imagina, uma sociedade que destrua a miséria e qualquer outra forma de opressão que macule nossa vida coletiva. Deseja, sonha e tenta construir esta transformação social que revolucionaria o mundo; que revolucionará o mundo!

ESPIRITISMO E POLÍTICA¹

  Coragem, coragem Se o que você quer é aquilo que pensa e faz Coragem, coragem Eu sei que você pode mais (Por quem os sinos dobram. Raul Seixas)                  A leitura superficial de uma obra tão vasta e densa como é a obra espírita, deixada por Allan Kardec, resulta, muitas vezes, em interpretações limitadas ou, até mesmo, equivocadas. É por isso que inicio fazendo um chamado, a todos os presentes, para que se debrucem sobre as obras que fundamentam a Doutrina Espírita, através de um estudo contínuo e sincero.

É HORA DE ESPERANÇARMOS!

    Pé de mamão rompe concreto e brota em paredão de viaduto no DF (fonte g1)   Por Alexandre Júnior Precisamos realmente compreender o que significa este momento e o quanto é importante refletirmos sobre o resultado das urnas. Não é momento de desespero e sim de validarmos o esperançar! A História do Brasil é feita de invasão, colonização, escravização, exploração e morte. Seria ingenuidade nossa imaginarmos que este tipo de política não exerce influência na formação do nosso povo.

O CENSO E O CONSENSO: AS PRÁTICAS ESPÍRITAS INSTITUCIONALIZADAS NÃO CRESCEM, ENQUANTO AS CRENÇAS NA REENCARNAÇÃO E NA MEDIUNIDADE SE DISSEMINAM NO BRASIL

  Por Wilson Garcia    "A adesão ao Espiritismo no Brasil: limites da autodeclaração censitária e complexidades identitárias.”   O Censo Demográfico de 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), indicou que aproximadamente 1,8% da população brasileira se declara espírita, o que corresponde a cerca de 3,8 milhões de pessoas. Esse dado representa uma leve queda em relação ao Censo de 2010, quando 2,2% da população (aproximadamente 3,8 milhões, na época) se identificava como tal. À primeira vista, os números parecem indicar uma estagnação ou discreta retração do movimento espírita no país. No entanto, uma análise mais aprofundada revela limitações importantes na metodologia censitária, sobretudo no tocante à forma como se entende e se mede a pertença religiosa.

A CODIFICAÇÃO NÃO É TUDO

  Por Marcelo Henrique         Convivendo a quase três décadas no movimento espírita, volta e meia nos deparamos com situações e posturas um tanto equivocadas, as quais se já não são mais surpreendentes, ainda nos motivam à acurada reflexão. Uma delas diz respeito ao discurso de tribuna acerca da realidade do Mundo Espiritual. Alguns expositores, talvez, maravilhados ante certos relatos contidos em livros psicografados (nem todos submetidos, é bem verdade, ao cotejo com os princípios fundamentais e as orientações contidas nas obras básicas), passam a contar para a plateia “como é” a vida na espiritualidade, descrevendo, até, cenários e contingências “fantásticas” (!), frágeis ante o conteúdo essencial da Doutrina Espírita. Há “modernos" aparelhos e instrumentos, veículos de transporte, alimentos, remédios e outros recursos, que mais parecem a continuidade dos nossos cenários físicos, mesclados com alguns elementos de obras de ficção científica, ...

EDUCAÇÃO CONTRA A DESINFORMAÇÃO

    Por Maurício Zanolini Imaginem a seguinte situação: as aulas de matemática do ensino fundamental trabalham coleta de dados estatísticos e os professores mostram as possíveis maneiras de se manipular a opinião das pessoas que vão ver os dados, dependendo da forma como eles são apresentados. Outra situação: um dos projetos da escola é preparar os alunos para conduzir entrevistas com vereadores do seu distrito, atentos às tentativas dos políticos de se esquivar das respostas, preparando-os para checarem tudo o for declarado. Talvez essa seja a reforma no currículo mais importante para esse início de século, mas com certeza não é no Brasil.

O ESPIRITISMO É PROGRESSISTA

  “O Espiritismo conduz precisamente ao fim que se propõe todos os homens de progresso. É, pois, impossível que, mesmo sem se conhecer, eles não se encontrem em certos pontos e que, quando se conhecerem, não se deem - a mão para marchar, na mesma rota ao encontro de seus inimigos comuns: os preconceitos sociais, a rotina, o fanatismo, a intolerância e a ignorância.”   Revista Espírita – junho de 1868, (Kardec, 2018), p.174   Viver o Espiritismo sem uma perspectiva social, seria desprezar aquilo que de mais rico e produtivo por ele nos é ofertado. As relações que a Doutrina Espírita estabelece com as questões sociais e as ciências humanas, nos faculta, nos muni de conhecimentos, condições e recursos para atravessarmos as nossas encarnações como Espíritos mais atuantes com o mundo social ao qual fazemos parte.

DE PAI PARA FILHO – CONSTRUINDO UM MAPA MENTAL (*)

  Por Roberto Caldas            A poesia descreve o ciclo, o tempo estabelece as regras, a estrada manobra o passo a passo. O enredo apresenta alguém de calças curtas, joelhos ralados e uma incansável sede de sorver toda a alegria que possa ser extraída das peraltices da infância.