quarta-feira, 31 de outubro de 2018

ESPÍRITAS EM AÇÃO


         

 
        Houve épocas em que se confessar adepto da Doutrina Espírita gerava um verdadeiro problema social. A ignorância a respeito das idéias que são defendidas em suas obras básicas foi capaz de empurrar as suas práticas para a clandestinidade até que fosse possível entender a sua importância no contexto da sociedade e dessa forma ampliar o papel do espírita à altura de qualquer cidadão, respeitado a condição de laicidade do Estado brasileiro, pela liberdade do pensamento e da livre crença. O espírita é toda a pessoa que estuda a Doutrina dos Espíritos, cuja teoria se encontra na Codificação de Kardec, a Enciclopédia norteadora, que remete à prática do respeito e da solidariedade conforme os ditames do Mestre Jesus.

Os espíritas contemporâneos conseguem conviver sem bloqueios ou preconceitos em todos os ambientes sociais e até gozam de relativo respeito pelas ideias que defendem, exatamente pela divulgação dos conceitos do Espiritismo através das diversas mídias, à revelia de diversos segmentos que ainda não conseguem absorver tais conceitos. Recentemente uma emissora iniciou a exibição de uma trama televisiva que trata, de forma explícita, a respeito da Reencarnação.
          Há espíritas em todas as profissões e ambientes, sem exceção. Os centros espíritas são os templos que agregam as práticas de estudos, local em que são deixados de fora os status sociais e espera-se que todos se relacionem de forma horizontal, visto que ali não deve haver hierarquias quaisquer. A ausência de sacerdócio e sacramentos exige que a livre associação se dê por absoluta voluntariedade, de onde promana absoluta gratuidade de suas práticas, o que torna necessária a cotização espontânea para a cobertura dos custos impostos ao funcionamento de qualquer instituição, sem que haja beneficiários pessoais desses proventos sob quaisquer pretextos.
          Ao espírita cabe a divulgação do Espiritismo, essa a sua função principal e por isso, a mais importante, não obstante outras atividades sejam realizadas desde que não tragam prejuízo àquela. Tal divulgação ocorre através de palestras, grupos de estudos, feira de livros, seminários e congressos. Utilizam os meios modernos de aumento do alcance da informação tal como acontece quando lança mão de iniciativas como o Programa Antena Espírita e o site Canteiro de Ideias.
          O espírita é uma pessoa no mundo, com as mesmas possibilidades de aprender com a vida social, através de erros e acertos, sem jamais se permitir tirar da mente que os mundos (visível e invisível) estão interpenetrados em qualquer ação que execute. Seu lema deverá ser o mesmo que embala a missão da Doutrina Espírita, que é tornar o espírito encarnado responsável pelas suas ações de cada dia, comprometendo às individualidades com as práticas que conduzam ao fortalecimento da paz nos corações. Os lares e as ruas das cidades são o seu laboratório de crescimento e aprendizado existencial, onde deve entregar, da forma mais generosa e serena, o saldo das lições apreendidas nas casas espíritas que frequenta. A ação espírita pretende trazer ao mundo que desconhece os princípios que a alimenta, a mensagem renovada de Jesus sob o prisma renovador de Allan Kardec. Vem plantar a esperança de um mundo melhor, no qual todos somos irmãos e filhos de um mesmo Deus.   

Um comentário:

  1. Caro Caldas,
    Parabéns pela bela reflexão e pelas partes que nos cabem: Canteiro de Ideias e Antena Espírita.

    ResponderExcluir