terça-feira, 26 de junho de 2018

TÁ ESPERANDO O QUE CAMARADA?







           Sonhamos de olhos abertos com o ideal. O ideal ao mesmo tempo em que significa “a reunião de toda a perfeição imaginável” é também “aquilo que só existe na idéia”, segundo a palavra respeitável dos dicionaristas. É até lógico que otimismo seja a forma de expectativa com que se aguarda o resultado de empreendimentos em qualquer campo da vida cotidiana. Daí não faz mal que o trabalho realizado augure respostas absolutamente felizes. Certo que o planejador precavido entende que precisa estar preparado em casos de reveses possíveis. 

          O problema ocorre quando adiamos a ação no aguardo das condições ideais para dar o pontapé inicial. Argumentos para a procrastinação jamais faltam ao vocabulário daquele que não encontra o passo inicial para começar a jornada. Lembra aquela pessoa que dizia não ter tempo para atividade física porque trabalhava, daí aposentou e continua sem tempo? Pois é assim que acontece. O uso da desculpa para a falta de realização de algo demonstra na essência a falta de motivação interior, uma realidade que se pretende deixar oculta enquanto se busca obstáculos que possam ser mostrados aos circunstantes. Para os que vivem essa situação, aqueles que conseguem sucesso naquele sentido só o conseguem porque detém benesses que lhes faltam. Pense numa Paraolimpíada em que os concorrentes esperassem a condição ideal para competir. Simplesmente não existiria, pois àqueles atletas falta o ideal do corpo perfeito para o desempenho de suas atividades, mas isso não lhes impede a realização.
          Há quem deseje que todas as dificuldades sejam retiradas de sua frente antes mesmo de fazer um esforço sequer. À espera de um milagre é nome de filme, mas uma mera ficção quando se vive a realidade. Milagre na essência se resume à vida. De resto tudo está atrelado ao binômio trabalho/merecimento. Certamente não seria assim se a existência fosse única e depois mergulhássemos no Nada ou fôssemos guindados ao céu ou ao inferno, conforme algumas crenças professam. Nesses casos Deus teria que dar uma mãozinha, pois diante do imediato vêem-se muitos esforçados que não alcançam e uma leva de encostados que parecem estar se saindo muito bem, mas isso aí é tudo uma ilusão de quem não compreende o que significa a Lei de causa e Efeito.
          Esse binômio premia os buscadores objetivos que entendem quanto as conquistas precisam de dedicação, destemor e paciência, e sabem que quanto mais amplo o objetivo, maiores as dificuldades do caminho e o tempo para a colheita. Muitas respostas podem chegar nessa existência, outras podem exigir período mais longo de semeadura. Vale acreditar num Deus Justo que jamais premia a preguiça ou facilita para uns enquanto endurece para outros.
          Tá esperando o que camarada? Tudo que você precisa está a sua frente. Aprenda a ver, aprenda a ouvir, descubra o que parece encoberto. Não há uma só pessoa no tempo errado, no lugar errado, no ambiente errado. Essas são as desculpas mais comuns e mais frágeis que se exibe. É o mesmo que dizer EU SOU A PESSOA ERRADA PARA SER EU.
          Qual o objetivo de toda a luta. A questão 170 de O Livro dos Espíritos esclarece: “em que se transforma o Espírito após a sua última encarnação? – Espírito bem aventurado. Um Espírito puro”. Será que vale a pena se pôr a caminho? Tá esperando o quê?


editorial do programa Antena Espírita de 27.05.2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário