quarta-feira, 11 de março de 2015

ENGAJAR-SE EM UMA CAUSA AJUDA NO CRESCIMENTO ESPIRITUAL APÓS UM TRAUMA




Por Júlio Peres (*)

Grupo Fantasia - S. E. de Maracanaú (SOESMA) - Maracanaú(CE)


Ao contrário do que se acreditava, psicólogos e psiquiatras começam a reconhecer o trauma como uma oportunidade para os indivíduos transformarem suas vidas para melhor.

Experiências traumáticas podem criar oportunidades de crescimento pessoal através da introdução de novos valores e perspectivas para a vida. A Psicologia e a Psiquiatria recentemente estudam os diferenciais de comportamentos dos numerosos exemplos de crescimento pós-traumático espontâneo como esteios para novas formulações de estratégias terapêuticas. As psicoterapias atuais enfatizam os caminhos de superação utilizados naturalmente por indivíduos resilientes (com a capacidade de atravessar situações traumáticas e voltar a qualidade de vida satisfatória).


“Existem casos que o paciente percebe que é possível se reerguer e ajudar outras pessoas a superarem o peso de um grande trauma. Temos observado um crescente número de publicações cientίficas sobre o crescimento pós-traumático de indivíduos acometidos por acidentes, enfermidades, internações hospitalares, violência urbana e doméstica, assalto, estupro e desastres naturais, que buscam ajuda especializada”, afirma Julio Peres, Psicólogo clínico e Doutor em Neurociências e Comportamento pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo.

Um caso destacado pelo Psicólogo é o de um paciente que encarou a leucemia da mãe como uma forma de, não só superar o próprio trauma, como também de mobilizar outros cidadãos sobre a importância de ser um doador de medula óssea.

“Quando ele chegou ao consultório, estava desestruturado emocionalmente, sentia-se incapaz, fragilizado e com medo do que poderia acontecer. Durante a psicoterapia, percebeu que poderia ajudar não só sua mãe como muitas outras famílias e se engajou na causa”, conta Julio Peres. “As iniciativas foram importantes para conscientizar muitas pessoas, assim como para o seu crescimento e fortalecimento pessoal. Ou seja, com isso observamos que a angústia e o crescimento pós-trauma podem caminhar juntos quando uma aliança de aprendizado com o sofrimento é construída, favorecendo a melhora da qualidade de vida.”

Essa atitude de desenvolver novos interesses e objetivos de vida após o trauma é um dos cinco fatores do crescimento pessoal. Os outros fatores que podem agir de modo independente ou paralelamente são: apreciação e valorização da vida, melhor relação familiar e interpessoal, resgate da religiosidade e espiritualidade no dia-a-dia e descoberta de força e recursos pessoais para superação de adversidades.


(*) Julio Peres, psicólogo clínico, doutor em Neurociências e Comportamento pela USP e pós-doutorado pelo Centro Espiritualidade e Mente da Universidade Pensilvânia, EUA

fonte:http://www.clinicajulioperes.com.br/categoria/artigos/

4 comentários:

  1. Adorei a foto! Mostrei pra eles. Muito obrigada pelo artigo rs.

    ResponderExcluir
  2. Muito bacana esse trabalho!

    Abraço, Augusto Leão

    ResponderExcluir
  3. obrigada pelo artigo,precisamos nos fazer mais presentes em atitudes que nos revelem de que somos capazes bem mais do que imaginamos...precisamos nos mostrar para nos mesmos e não para o mundo, e ir de encontro com a próprio livro da vida , prestar contas com o nosso medo interior e nos mostrar mais humanos e valorizados....obrigada ...nós estamos tentando há 13 anos kkkkkkkk a fortificar laços e amizades ...historias incontáveis não caberiam nesse curto espaço..e vamos em frente!!!!! que atras vem uma ruma de gente pegar minhas jujubas.... kkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. (risos)
      As boas atitudes devem servir de inspiração para todos. O amor é contagioso (Patch Adams). Quando li o artigo, o grupo veio logo à minha mente. Que bom que provoquei alegria.
      Parabéns pelo trabalho!

      Excluir