domingo, 24 de agosto de 2014

COMPROMISSO




Por Gilberto Veras (*)



Seria bom para a humanidade que todos nós tivéssemos consciência dos nossos deveres no projeto divino da vida, a lei do progresso atuaria livre, sem oposições retardadoras, e seríamos obreiros vitoriosos galgando degraus em velocidade variável, é verdade, mas sempre ascendente, eliminaríamos a situação adversa do trabalho contra a vontade da Inteligência de Amor Supremo, e eventual retardamento só seria atribuído a comprometimentos pretéritos cujos resgates ocorreriam em reencarnações bem-sucedidas, com movimentos avante na estrada iluminada do bem.
Nossa missão no planeta de mares e céu azuis consiste no bom proveito de oportunidades divinas com o fim de desenvolver virtudes latentes concedidas pelo Alto e com poderes de avançamento, focados nesse compromisso e atendendo condições específicas (comportamentos em sintonia com normas naturais) situar-nos-emos em posição correspondente ao cumprimento da Vontade Superior, não ocorrerão falhas de insubordinação, desse modo estaremos semeando germes do sentimento original para colher frutos venturosos de sabor deífico, como consequência da lei de causa e efeito.
A paciência, associada à perseverança e tendo em vista ponto mais elevado, permitirá realizações promovedoras.

O conhecimento aliado à moralidade nos credenciará a ensinamento propulsor no trabalho digno que resgata e fortalece o próximo.
A transparência de conduta receberá em pagamento a confiabilidade que nos incentiva a cooperar na implantação da moral cristã.
O ouvido silente e o coração sensibilizado contribuirão no entendimento correto da mensagem recebida para que se estabeleça a verdade.
Avaliação do próximo será amparada por isenção criteriosa, fruto da certeza de que em potencialidade somos iguais por providência divina e, cedo ou tarde, haveremos de promover, sem exceção, nosso aperfeiçoamento para desfrutarmos a esplendecência da felicidade.
A humildade terá conotação elevada e a cultivaremos como precioso instrumento de avanço pessoal e não com a roupagem da humilhação que visa desmerecer o valor do outro.
Pela força do amor, a caridade assumirá papel autêntico para beneficiar o irmão através da fraternidade que não discrimina no momento do auxílio sincero.

Perseverar nesses procedimentos enobrecedores é garantia de iluminação e leveza da alma que se deslocará em sublimação contínua, a passos firmes e acelerados, em marcha facilitada pelo campo de atração a mundos cada vez mais adiantados.  


(*) poeta e escritor espírita.

Um comentário: