Pular para o conteúdo principal

PAI NOSSO – SÚPLICAS SUBVERSIVAS *

 

            Por Jorge Luiz

            

Embora muitos discordem, o Pai Nosso (Mt, 6:9-13) transformou-se em um mantra. A quantidade de repetições é determinante para a absolvência do penitente, e se configura em uma oração que se universalizou e é encontrada em todas as religiões que se afirmam cristãs, inclusive no Espiritismo. Allan Kardec o estuda em O Evangelho Segundo o Espiritismo. Falando aos espíritas de Lyon Kardec interdita o Pai Nosso e qualquer prece litúrgica em reuniões públicas no Centro Espírita. Uma diferença se destaca nas profissões católicas e protestantes: a palavra dívida, mantida entre os protestantes, é substituída por ofensas pelo catolicismo. A tradução correta é dívida.

            O Pai Nosso como oração só se encontra nos dois evangelhos considerados sinóticos, no de Lucas (11:24) e Mateus (6:9-13). O evangelho de Marcos, o primeiro a ser escrito e que inaugura o gênero literário conhecido como “evangelho”, isto é, uma boa notícia trazida por Jesus, não o considera, muito embora enfatize o perdão das dívidas e a questão da fome dentro do contexto histórico em que Jesus conviveu.

            Esse mediano resenhista confessa que há de concordar com o evangelista Marcos e John Dominic Crossan, teólogo irlandês, cofundador do controverso Jesus Seminar (saiba mais), quando afirma que o surgimento de uma oração desse tipo parece marcar o ponto em que um grupo começa a se distinguir ou até mesmo se separar de uma comunidade religiosa mais ampla. O Pai Nosso não tem nada de apocalíptico. Desde que não se faça uma leitura exclusivamente espiritual dessa oração, ela serve como um belo resumo dos temas e preocupações que estão por trás da visão que Jesus tinha do reino de Deus. (Crossan, 1994). Estou em boa companhia!

            Analisar o Pai Nosso exige se observar determinantes históricos presentes no momento em que ele foi proferido por Jesus e que se revelam duas súplicas determinantes ali inseridas: o pão, as dívidas. Isso fica ainda mais óbvio se encararmos o pão “de cada dia” exatamente como tal, isto é, o mínimo de pão material necessário para suprir as necessidades diárias, e se o mútuo perdão das dívidas também for compreendido ao pé da letra, como o perdão de dívidas monetárias. O pão e a dívida eram simplesmente os dois problemas mais imediatos que os camponeses, os trabalhadores diaristas e os habitantes das cidades da Galileia tinham de solucionar. O alívio dessas duas preocupações seria o benefício mais óbvio a ser trazido pelo reinado de Deus (Crossan, 1994).

            Os milagres de Jesus sempre figuraram entre o maravilhoso e o sobrenatural – Allan Kardec os estuda em A Gênese – entretanto, eles ofereciam aos seus discípulos sinais como material político-programático sobre o Reino, que ele acabara de fundar. A multiplicação dos pães é importância primordial para a superação da fome que se operava à época. O evangelista Marcos está atento a essa situação em que a fome entre as massas era resultado de estruturas de poder e de privilégios. Essa atenção é dispensada a problemas concretos de privação que confere maior peso ao argumento de que o Evangelho na qual foi elaborado em ambiente em que a exploração socioeconômica do povo comum constituía problema agudamente sentido. O mundo narrativo do texto reflete forte inclinação para os pobres rurais e compromisso com a redistribuição econômica da riqueza. Portanto, os sinais não eram do céu, mas do Reino na terra. O milagre da multiplicação por meio da partilha implícita nas de alimento no deserto fica, assim, ligado à nova prática econômica da comunidade (Myers, 1988). Uma atitude de Jesus que explicita bem isso é quando ele orienta os doze apóstolos que saíssem de dois em dois, que não levassem nada pelo caminho, a não ser um cajado, nem pão, nem sacola, nem dinheiro à cintura, mas que calçassem sandálias e não usassem duas túnicas. Disse Jesus, a casa que não os recebessem e não os escutassem, disse Jesus, sai de lá  e sacudam a poeira, para que sirvam de testemunho contra eles. Prova cabal de que havia já uma comunidade que se consolidava na solidariedade.

A esse respeito, notícias, preservadas de forma bastante acidental, demonstram que até o ano 98, em cerca de 42 localidades, até 180, em cerca de 74, até 325, em mais de 550 localidades havia comunidades cristãs (Kautsky, 2010). A fraternidade entre os primeiros cristãos, inclusive com o compartilhar dos bens espirituais e materiais está registrada em Atos dos Apóstolos (2:42-46).

 O que agravava mais ainda o quadro da pobreza entre camponeses e agricultores era o grau de endividamento determinado pela obrigação do excedente à elite. Somando-se a isso, os pequenos arrendatários estavam sujeitos ao imposto da terra ou tributo dos reis herodianos ou ao anoma (produção) dos romanos, cada um deles variando de um quarto a um terço da colheita. Interessante notar que aqui não são considerados os dízimos para as autoridades judaicas que (diversamente do sábado) não receberam reconhecimento romano. A estrutura do pagamento do dízimo estipulada na tradição rabínica era a seguinte:

1.    Um décimo da colheita como terumah (contribuição) para os sacerdotes;

2.    Um décimo do restante como o primeiro dízimo para os levitas;

3.    Um décimo do restante como segundo dízimo no primeiro, segundo, quarto e quinto anos, e o dízimo do homem pobre no terceiro e sexto anos do ciclo sabático.

 

Considerem que, além de tudo isso, havia várias taxas e tarifas per capita cobradas do pequeno fazendeiro quando ele levava seu produto aos mercados da cidade (Myers, 1988).

Sérios conflitos surgiram a propósito de quem deveria controlar a distribuição de vários dízimos. A maioria dos produtores não podia fazer a viagem anual a Jerusalém para recolher os dízimos e, assim sendo, o clero de Jerusalém tentava controlar a distribuição local, muitas vezes com a desvantagem de sacerdotes levitas locais (Myers, 1988). Ocorreram situações de servos maus que iam com outros tomar à força as décimas, agredindo os que se recusavam a dá-las. Outros faziam a mesma coisa levando os sacrificadores, que não tinham outro meio de vida, reduzindo-os à extrema penúria (Josefo, 2000). Pode-se ver que o peso econômico que a estrutura do dízimo impunha aos produtores de alimento era a causa de ressentimento entre os camponeses, isso consolidava o que entendemos hoje como luta de classes.

Perante todo esse quadro é natural que a tensão social dê lugar a um selvagem ódio de classes (Kautsky, 2010), que se retrata na história de Lázaro e o rico (Lc, 16: 19-31), onde o rico vai para o inferno. O rico é condenado pela única razão de ser rico (idem).

Desse ódio de classe insurgirão movimentos sociais, como por exemplo, banditismo social, messiânicos, profetas e movimentos proféticos, zelotas e sicários, o último, usam punhais de lâmina curva, daí vem a denominação. É necessário compreender que o bandido social não tinha o mesmo significado de bandido que passou a ter a partir de sociedades com classes e Estado, e as suas transformações. Eric Hobsbaswm, historiador britânico, estudando o banditismo, onde chegou a afirmar que Lampião praticava o banditismo social, sendo defensor do povo e vingador dos oprimidos, tinha a fome como a terceira fase do banditismo social. Para ele o ritmo da fome determinava a estrutura básica do ritmo do banditismo (Hobsbaswm, 2000).

É de fácil compreensão que simbolicamente a ordem social do judaísmo palestinense tinha em sua estrutura a “dívida” e a “pureza”. A questão da “pureza” é muito determinante na passagem em que se faz observação aos discípulos de Jesus que se servem do pão sem lavarem as mãos (Mc 7,1-13). As “dívidas” articulavam a organização e a herarquia sociais e não eram inteiramente estranham às nossas formações sociais modernas. Merece destaque, no entanto, na questão da “pureza” nessa ordem social, o fato que os indivíduos que com alguma anomalia física ou mental, serem considerados “impuros”, portanto, marginalizados, pois não faziam parte dessa estruturas social. O perdão – dos devedores e credores – que Jesus manifesta no Pai Nosso é sem limites. Quando ele concebia as curas conhecidas como milagres, restaurava-os não só a saúde, como também a sua condição social, assim, também, era o condicionante aos que faziam parte das comunidades do Reino.

A fome e o endividamento nas formações sociais modernas são estatuídas na ideologia do contrato social e na economia política de comércio, como projeto político de exploração e opressão a partir da apropriação da força de trabalho do precariado. Ambos são fenômenos estruturais do capitalismo que se relacionam e se retroalimentam.

Dom Hélder Câmara definiu de forma muito objetiva, embora em outro momento, aquilo que Pe. Júlio Lancelotti vem enfrentando nos dias atuais e tantos que se arvorem em assim agir; disse ele: "Quando dou comida aos pobres, me chamam de santo. Quando pergunto porque eles são pobres, chamam-me de comunista."

“Numa sociedade organizada segundo a lei do Cristo, ninguém deve morrer de fome. ” (Kardec, 2000, q. nº 930), o que avaliza que o Pai Nosso ainda continua subversivo



Referências:

CROSSAN, John Domenic. Jesus histórico. Rio de Janeiro; Imago, 1991;

HOBSBAWN, Eric. Bandidos. São Paulo; Paz & Terra, 2015;

HORSLEY & HANSON. Richard e John S. Movimentos populares no tempo de Jesus. São Paulo; Paulus, 1995;

JOSEFO, Flávio. História dos hebreus. Rio de Janeiro; Cpad; 2000;

KARDEC, Allan. O Evangelho segundo o espiritismo. São Paulo; Lake, 2007;

_____________ A Gênese. São Paulo; Lake, 2010;

_____________ O Livro dos espíritos. São Paulo; Lake, 2000;

_____________ Viagem Espírita em 1862. São Paulo; Clarim, 2020;

KAUTSKI, Karl. A Origem do Cristianismo. Rio de Janeiro;  Civilização Brasileira, 2010;

MYERS, Ched. O Evangelho de São Marcos. São Paulo; Paulus, 2021.

 

* a etimologia de subversivo, vem do latim (sub=abaixo) e (vertere=dar voltas) + (ivo=efetividade, capacidade). De subverter = verter por baixo; executar atos visando à transformação ou derrubada da ordem estabelecida; revolucionário.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

PESTALOZZI E KARDEC - QUEM É MESTRE DE QUEM?¹

Por Dora Incontri (*) A relação de Pestalozzi com seu discípulo Rivail não está documentada, provavelmente por mais uma das conspirações do silêncio que pesquisadores e historiadores impõem aos praticantes da heresia espírita ou espiritualista. Digo isto, porque há 13 volumes de cartas de Pestalozzi a amigos, familiares, discípulos, reis, aristocratas, intelectuais da Europa inteira. Há um 14º volume, recentemente publicado, que são cartas de amigos a Pestalozzi. Em nenhum deles há uma única carta de Pestalozzi a Rivail ou vice-versa. Pestalozzi sonhava implantar seu método na França, a ponto de ter tido uma entrevista com o próprio Napoleão Bonaparte, que aliás se mostrou insensível aos seus planos. Escreveu em 1826 um pequeno folheto sobre suas ideias em francês. Seria quase impossível que não trocasse sequer um bilhete com Rivail, que se assinava seu discípulo e se esforçava por divulgar seu método em Paris. Pestalozzi, com seu caráter emotivo e amoroso, não era de ...

DARWINISMO ESPIRITUAL E A SOCIOBIOLOGIA DO REINO: A LUTA DE IDEIAS COMO MOTOR DA TRANSIÇÃO

           Por Jorge Luiz                    A Espiral da Transição e o Equívoco do Evento                 Uma celeuma existente no movimento espírita acerca de leituras literais de transições planetárias desviou aquilo que é um processo profundo de adaptação biossocial para a transição vista como um mero evento cronológico. A evolução não se opera em uma constante, mas sim em uma espiral de eventos. A evolução dos mundos está atrelada à evolução dos Espíritos vinculados a eles.             Para compreender esse mecanismo na escala macro, é imperativo analisar o microcosmo das relações humanas. No livro Missionários da Luz (Cap. 13), psicografado por Francisco C. Xavier, o espírito André Luiz relata o grave trauma sofrido por um núcleo familiar em virtude das atitudes predatória...

É HORA DE ESPERANÇARMOS!

    Pé de mamão rompe concreto e brota em paredão de viaduto no DF (fonte g1)   Por Alexandre Júnior Precisamos realmente compreender o que significa este momento e o quanto é importante refletirmos sobre o resultado das urnas. Não é momento de desespero e sim de validarmos o esperançar! A História do Brasil é feita de invasão, colonização, escravização, exploração e morte. Seria ingenuidade nossa imaginarmos que este tipo de política não exerce influência na formação do nosso povo.

13.05. ANIVERSÁRIO DE CRIAÇÃO DO CANTEIRO DE IDEIAS

09.10 - O AUTO-DE-FÉ E A REENCARNAÇÃO DO BISPO DE BARCELONA¹ (REPOSTAGEM)

            Por Jorge Luiz     “Espíritas de todos os países! Não esqueçais esta data: 9 de outubro de 1861; será marcada nos fastos do Espiritismo. Que ela seja para vós um dia de festa, e não de luto, porque é a garantia de vosso próximo triunfo!”  (Allan Kardec)                    Cento e sessenta e quatro anos passados do Auto-de-Fé de Barcelona, um dos últimos atos do Santo Ofício, na Espanha.             O episódio culminou com a apreensão e queima de 300 volumes e brochuras sobre o Espiritismo - enviados por Allan Kardec ao livreiro Maurice Lachâtre - por ordem do bispo de Barcelona, D. Antonio Parlau y Termens, que assim sentenciou: “A Igreja católica é universal, e os livros, sendo contrários à fé católica, o governo não pode consentir que eles vão perverter a moral e a religião de outr...

UM TAL SR. M...

                                                Anos atrás o pesquisador espírita Clóvis Nunes falou de um suposto encontro entre Allan Kardec e Karl Marx. Ele se escorou em duas mensagens insertas em Obras Póstumas , de 30 de abril de 1856  (saiba mais) e de 12 de maio de 1856 (saiba mais) . Leia-se um trecho da primeira, em que o Espírito se refere a um dos presentes, que para Nunes seria Marx: “A você, Rivail, sua missão está aí (livre, a cesta virou fortemente para meu lado, como o teria feito uma pessoa que me indicasse com o dedo). A você, M..., compete a espada que não fere, mas que mata. Contra tudo o que existe, será você que virá primeiro. Ele, Rivail, virá em segundo lugar, é o trabalhador que reconstrói o que foi destruído”.   ...

QUANDO O ESPIRITISMO VIRA ARENA DE PRÁTICAS “DIFERENTONAS”

  Sala para realização de cirurgia espiritual no C.E.Casa de Oração Espírito de Luz Por Jorge Hessen Entre a codificação e a fantasia mediúnica, alguns parecem ter escolhido a segunda Há algo profundamente preocupante no movimento espírita brasileiro: a crescente transformação da mediunidade em laboratório de novidades. Cada grupo inventa sua fórmula, cada dirigente anuncia seu método, cada médium apresenta uma experiência particular, como se representasse a evolução da Doutrina. E, quando alguém pergunta onde está Kardec, responde-se com a palavra mágica: “caridade”. Não. Caridade não é salvo-conduto para a improvisação “diferentona”.

UM HOMEM, UMA HISTÓRIA RESIGNIFICANDO O VÍNCULO SOLIDÁRIO

  Objetivando transmitir uma mensagem de “alento” e “esperança” a pessoas em desespero, John Edwards, de 61 anos, um ex-dependente de drogas e ex-alcóolatra (sóbrio há mais de duas décadas) inexplicavelmente se voluntariou deitar em um caixão que foi fechado e enterrado no terreno de uma igreja de Belfast, na Irlanda do Norte. Obviamente o ataúde foi especialmente adaptado para que Edwards “sobrevivesse” por três dias (quando fosse desenterrado) e pudesse transmitir a experiência ao vivo pelas redes sociais. No passado Edwards enfrentou abuso sexual, viveu na rua, recebeu tratamentos para distúrbios mentais, sobreviveu a várias overdoses e “perdeu” mais de 20 amigos por conta de abuso de drogas, álcool e suicídios. Sobreviveu a dois cânceres e a um transplante de fígado após desenvolver hepatite C por causa de uma agulha contaminada.

PACTO ÁUREO?

Por  Jorge Hessen (*)   Outubro de 2014 - 65 anos do Pacto Áureo Os primórdios do “espiritismo” De conformidade com as fontes compulsadas, identificamos os primórdios do movimento “pré-espírita” brasileiro nas experiências dos partidários do mesmerismo (1). Dentre os seus adeptos, encontramos os médicos homeopatas Benoît Jules Mure (francês) e João Vicente Martins (português). Ambos chegaram ao Brasil em 1840. Havia mais apaixonados pela técnica de Mesmer, a exemplo de José Bonifácio de Andrada e Silva (o “Patriarca da Independência”), igualmente adepto à homeopatia, e Mariano José Pereira da Fonseca (Marquês de Maricá), este último publicou um livro de essência “pré-Codificação espírita, em 1844. O “Espírito” Humberto de Campos explanou em “Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho” (*) que Benoît Jules Mure e João Vicente Martins “fariam da medicina homeopática verdadeiro apostolado. Muito antes da codificação espírita já conheciam os tran...

DESCAMINHOS DA DIVULGAÇÃO ESPÍRITA

“Mais vale um inimigo confesso do que um amigo desajeitado.” (Allan Kardec)             Por Jorge Luiz (*)             Recebi e-mail com programação de evento dito espírita, que será realizado aqui em Fortaleza. Fiquei perplexo pela escolha do tema central, mais apropriado para programas televisivos transmitidos na madrugada: “ Por que está dando “tudo errado” para mim?” Ou, quem sabe, para aqueles cartazes colados em postes de iluminação pública para anúncios de consulta, os conhecidos ledores de buena-dicha.             A grade de programação traz como subtemas: Por que não consigo me resolver sexualmente? Drogas resolve? Depressão: causa ou consequência? Estou na família certa?  Em nenhum momento assinala-se que o evento é espírita ou que as abordagens serão espíritas. Aliás, só se encontra a p...