domingo, 1 de outubro de 2023

O AMOR COMO SOLUÇÃO

 

Por Roberto Caldas

            A palavra é minúscula e representa um sentimento. Gramaticalmente é um substantivo masculino. Na prática sua utilização parece definir as diversas situações que exibem empatia, leveza e senso associativo. O Amor. Curta e simples, dotada de amplitude, altura e profundidade, cuja significação não é completamente entendida por quem a profere nem pelos que a escutam.

            No alcance que lhe projeta a programação de Antena Espírita, no que tange ao cumprimento da festa dos seus 17 anos no ar, ganha destaque na esfera que avalia “O Adoecimento e a Educação da Alma”. O subtítulo “O Amor Como Solução” faz jus à grandeza que todos os grandes Mestres que pisaram à Terra lhe conferiram. Assunto denso e delicioso vai ser tratado pela advogada, empresária e educadora de almas, Pera Capelo.

            Compreender as várias acepções do Amor é, talvez, uma das maiores atribuições que o processo de educação da alma tem como objetivo. Dominar as emanações dos seus fluxos de energia gerados na mente e no corpo pode ser a chave para a manutenção do equilíbrio físico, psicológico e espiritual, protegendo dos grandes males que afligem à humanidade.

            Jesus ao ditar o que considerou a síntese de todos os mandamentos trouxe a concepção trina do Amor: amar a si; amar ao próximo e amar a Deus. Em sua linguagem cifrada ressoa em Mateus XXII; 38 e 39: “Amar ao PRÓXIMO como A SI MESMO e a Deus sobre todas as coisas”, dispondo que as acepções são semelhantes. Provável que aí esteja a indução do necessário caminho do Amor, que inicia no reduto da própria consciência, abraça generosamente o senso coletivo e mergulha na transcendentalidade. Configurando que essas formas de amar, no fundo, tratam de UMA só forma.

            Encontrar a equação para pôr em prática esse sinergismo do EU, do NÓS e do TODO é a chave para a vitória sobre as doenças do corpo e da alma. A fórmula mágica que tem o poder de resolver as dores do mundo. O passo da grande iluminação, da qual humanidade se encontra distante por ainda não ter compreendido o quão próximo possa estar da decisão de cada pessoa que desenvolva olhos para ver e ouvidos para ouvir.

            Muito se tem caminhado na busca do Elixir da Vida Eterna e as conquistas nesse campo são inúmeras pelo avanço das Ciências, em especial àquelas voltadas para os progressos na saúde orgânica e mental. Infelizmente, o imediatismo tem sido um freio para que se avance mais, caracterizado pelo medo da morte e da finitude, desaguando-se com frequência numa necessidade do fechar-se em si e tentar soluções individualistas.

Alguns passos podem ser decisivos para caminhar-se na direção do Amor pela superação da dor humana. Descobrir que se é imortal. Saber que a lei é nascer, morrer, renascer ainda, progredir sem cessar (Allan Kardec). Entender que o Universo é a casa de todos. Valorizar a presença do outro nas múltiplas existências que nos vinculam. Gozar da absoluta certeza de um Poder que nos reúne numa irmandade que é ferramenta na solução de todos os problemas que extrapolam a individualidade. Amar-se, amar ao outro, entregar-se a Deus.                      

Nenhum comentário:

Postar um comentário