sábado, 3 de abril de 2021

E SE FOSSE O DIA DO ALTRUÍSMO?

 


   Foi no longínquo dia 02/04/1910 que em Pedro Leopoldo/MG nascia Francisco de Paula Cândido, depois conhecido como Francisco Cândido Xavier e finalmente apenas Chico Xavier. Aparentemente uma data como qualquer outra, esse dia revelaria para o mundo uma das mais expressivas figuras entre os nascidos em todos os tempos na pátria Brasil. Difícil alguém que dele não tenha notícia em solo brasileiro. Unanimidade? Não, muitos discordaram de sua trajetória. trata-se de alguém que fez a diferença no mundo.

            À parte de infância difícil pela orfandade precoce recebe o consolo de sua falecida mãe diante das repetidas oscilações de humor da madrasta, cuja violência sofria com a candura de um anjo disposto a desculpar as agressões diárias. Sob a proteção materna invisível, com a qual aprendia a respeitar os desígnios de Deus, dá os seus primeiros passos na direção dos fenômenos mediúnicos para se transformar no maior médium de todos os tempos. 

            Psicógrafo por excelência, vidente/audiente, médium de materializações e de cura, sendo que, sem se julgar humilde o suficiente para aquele exercício, solicitou aos mentores que o mantivesse afastado das curas, por medo de ser tomado pela vaidade. Ainda assim, curava em silêncio, pois cientistas alemães com a utilização de aparelhos de radiestesia afirmaram que a sua aura conseguia alcançar as pessoas que se perfilavam fora do centro espírita no momento em que psicografava.

            Sua maior vocação, a psicografia. As obras que produziu se conta próximas aos 450 livros, sob a ordenação do mentor Emmanuel e da lavra de centenas de Espíritos desencarnados, entre personalidades de afamada passagem pela Terra até outros de encarnação ignorada. Segundo projeções, até 2010, havia vendido mais de 50 milhões de exemplares, o que o coloca como escritor brasileiro de maior sucesso comercial, mas apesar disso jamais exigiu domínio de conteúdo nem recebeu um centavo sequer de direitos autorais. Toda renda se converteu em linhas editoriais de divulgação do espiritismo e para ser distribuída em assistência aos mais necessitados. Vivia tão somente dos valores pecuniários dos empregos e da aposentadoria. Importante informar: psicografou 10 mil cartas de familiares desencarnados semeando ondas de consolo aos familiares daqueles.

            Nos anos de 1981 e 1982 teve indicações para o Prêmio Nobel da Paz, tendo sido reunidas 2 milhões de assinaturas em seu favor. Ainda em 1999, o governo de Minas Gerais (Itamar Franco) cria a Comenda da paz Chico Xavier, outorga que premiava anualmente pessoas físicas e jurídicas envolvidas com a paz e o bem estar social, infelizmente suspensa sem explicaçãoes pelo atual governador Romeu Zema. Em 2012 foi eleito pelo SBT/BBC, O Maior Brasileiro de Todos os Tempos, disputando a final com Santos Dumont e Princesa Isabel, tendo ganho com 71% dos votos dos brasileiros. Nesse preito pretendia-se eleger “aquele que fez mais pela nação destacando-se pelo seu legado à sociedade”.

            Considerado o maior líder espiritual do Brasil, Chico Xavier se dizia apenas um servidor do mundo espiritual. Certamente seria honra muito justa se, a partir do ilustre nascimento, o dia 02/04/1910 passasse a ser reconhecido como O Dia do Altruísmo.                     

Um comentário:

  1. É sempre importante separar o ser humano de sua obra. Chico sempre transmitiu muita bondade e se dedicou como poucos a uma causa. A obra, contudo, merece ser lida e estudada sob os olhos da criticidade.

    ResponderExcluir