domingo, 8 de novembro de 2020

REALMENTE, UMA VIAGEM

 


             A vida de cada pessoa nesse planeta bem que poderia, por analogia, ser entendida como uma grande viagem. Vindo de uma região desconhecida aportamos sem nada saber a respeito do mundo que adentramos, em completa dependência do apoio objetivo dos viajores mais antigos, que nos ensinam os primeiros caminhos e saciam a nossa fome e sede. De certa forma estamos começando um percurso, do qual ignoramos conscientemente os detalhes. Curiosamente chegamos sem bagagem e vamos arrumando as malas à medida que o tempo passa. Por regra há festa e alegria na recepção ao estanho que chega.

            Resultado do cérebro novo que recebemos durante os processos embriológicos ocorridos no útero materno, a mente se encontra como se fora uma fita magnética sem informações. O Livro dos Espíritos em dezenas de questões esclarece o quanto o viajor traz de planos e pretensões que virão a eclodir no passo a passo de um aprendizado contínuo, ao cabo das circunstâncias e exigências de cada dia. Eis o que nos informa na questão 259: “O Espírito sabe que, escolhendo esse caminho, terá de passar por esse gênero de lutas; e sabe de que natureza são as vicissitudes que irá encontrar; mas não sabe quais os acontecimentos que o aguardam. Os detalhes nascem das circunstâncias e da força das coisas. Só os grandes acontecimentos, aqueles que influem no destino, estão previstos...”

            O que está em jogo nessa viagem é um plano de reeducação que remete às questões que cada pessoa precisa aprender a interpretar diante das situações que insistem em se repetir em sua rotina. O Espírito vai enfrentar exatamente os problemas que necessita para a aquisição de uma nova experiência a partir da capacidade que consolide em vencer os arrastos que produzem medo, pesar, raiva, tristeza ou culpa, em suma, quando consegue olhar para si mesmo como alguém que percebe o caminho, sabe quem é o outro, reconhece-se diante do espelho e respeita as trajetórias que diferem da sua, sem se descuidar de combater de forma altiva e generosa o que julga prejudicial ao seu equilíbrio emocional.

            A certeza de que o futuro não é uma estância que está aguardando para ser habitada, como se não dependesse de uma longa escadaria, cujos degraus são obrigatórios, é a substância que nutre a construção do projeto que se encontra oculto nas memórias não lembradas do passado mais longínquo. No fundo o que separa aqueles que vão completar a viagem com louvor, daqueles que se perdem nos desvios, é o entendimento silencioso de que coisa alguma que nos ocorre tem a finalidade de nos destruir e sim de encorajar-nos para encontrar uma opção de contornar a dificuldade. Como as maiores dificuldades humanas provêm dos relacionamentos humanos é exatamente aí que a solução se indica mais apropriada. Certamente esse é o porquê de repetirmos tantas vezes essa viagem.

            Iniciamos essa viagem de mãos vazias, bom que pudéssemos concluí-la de forma idêntica e quanto à memória, que saísse superlotada de saudades e lembranças dos amigos conquistados e das alegrias colecionadas. Cuide de sua viagem com carinho.

            Antena Espírita dá boas-vindas aos novos amigos que o novo horário haverá de trazer à audiência do Programa, agora à 13h aos sábados.      

Um comentário:

  1. "Viajor", "jornada" e palavras semelhantes ajudam a reforçar a temporariedade da vida terrena; não sei até que ponto ajudam a lembrar que a vida é eterna, e que somos Espíritos imortais em trajetória evolutiva, mas é importante deixarmos isso sempre claro.

    ResponderExcluir